domingo, janeiro 15, 2006

Futebol:Belenenses 0 Sporting 1 - Análise Individual

Ricardo (3) - Uma exibição um pouco mais intranquila do que o costume nos jogos anteriores, no entanto conseguiu manter as suas redes invioláveis o que é um feito a realçar num conjunto com enormes carências defensivas.

Abel (3) - Sem deslumbrar nem brilhar como no jogo de estreia a meio da semana, Abel foi extremamente seguro e denotou-se uma grande capacidade fisica ao aguentar 2 jogos em 4 dias em plenas e máximas condições.

Caneira (4) - 3º jogo de Caneira com a camisola do Sporting esta época e 1º a lateral esquerdo e pode-se dizer que foi bastante importante na missão de tapar o flanco esquerdo já que Paulo Sérgio foi completamente anulado, neste posição Caneira promete ser uma mais valia.

Tonel (5) - De regresso a titularidade e às grandes exibições, Tonel foi um esteio defensivo, no ar dominou tudo o que lhe passava a frente, um verdadeiro controle aéreo, não só Tonel foi soberbo a defender como a atacar ao marcar o golo do jogo e consequente vitória bem como em mais 2 oportunidades de golo que ia concretizando.

Polga (4) - Extremamente seguro, nem parecia o nosso Polga, hoje Polga esteve bem, não complicou como costume, despachou fácil e foi dele também o corte decisivo a impedir Rolando de facturar.

Custódio (2) - Mais agressivo que nos jogos anteriores, Custódio parece ter nos ouvido pedir maior agressividade de certo, no entanto não consegue ser aquele jogador que já nos habituou ser, esperemos melhore porque jogou pouco apesar de melhor.

Moutinho (2) - Não esteve bem, procurou ajudar a equipa defensivamente mas ofensivamente não se viu, foi substituido quando já há muito se justificava a sua saída.

Sá Pinto (3) - É o tipo de jogador que é sempre importante, é ele que dá garra a equipa, que aguenta a equipa quando ela ta a cair e a ele que o Sporting pode agradecer de ter alguém com alma no entanto Sá Pinto nem sempre está bem, foi dele o penalti assinalado a favor do Belenenses e é dele também o penalti falhado sofrido por ele proprio, no entanto pelo esforço e pela entrega nota 3.

Carlos Martins (3) - Um jogador que alterna maravilhas com desaparecimentos, Carlos Martins teve periodos onde foi decisivo como na 1ª parte e outros que nem se viu como na 2ª, nitidamente não aguenta mais que 60m.

Romagnoli (2) - Bons pormenores e bons toques de bola insuficientes para registar uma boa actuação mas a promessa de que melhores tempos virão, impossível a rápida adaptação a quem é argentino e vem do México, mas nota-se que é jogador de classe, precisa de tempo para explodir.

Liedson (4) - O levezinho hoje não marcou mas foi decisivo, batalhador incansável, por 3 vezes podia ter facturado, assistiu Tonel no golo do encontro e deu água pela barba a toda a defesa azul, só ele prendeu 4 jogadores e libertou a equipa para missões mais defensivas, este parecia o nosso Liedson mesmo sem marcar lutou por nós.

Nani (3) - Entrado na 2ª parte mostrou que é sempre uma boa opção, a 1ª quando parte do banco de suplentes, conseguiu trazer dinamismo e vivacidade, pena não saber ainda o momento certo para soltar a bola, mas irá aprender de certo, ajudou o Sporting a segurar a vantagem com alguma posse de bola no meio campo do adversário, dos poucos que conseguiu.

João Alves (2) - Entrou para ajudar o meio-campo numa altura em que o mais importante era já defender, marcou um livre perigosissimo em que Tonel ia fazendo o 2º golo da partida, pouco mais se mostrou.

Miguel Garcia (-) - Tempo de defender e Miguel entrou para isso.

9 comentários:

Thor disse...

Gostaria de deixar alguns detaques positivos e negativos das exibições individuais de ontem.
Positivos:
- grande golo de Tonel, parecia o famoso pontapé escorpião de Higuita, a coroar um grande jogo deste central, sempre perigoso nas bolas paradas ofensivas e segurissimo na defesa;
- Abel começa a mostrar o seu valor, na 1ª parte também com uma dimensão ofensiva porque a equipa e o jogo o permitiam, na 2ª muito certo defensivamente;
- Centrais seguros e sem inventar, ontem parecia uma dupla diferente dos últimos jogos com Polga a conferir uma versatilidade muito importante a uma defesa que não tinha um ponta-lança adversário fixo para marcar, Silas andava por ali. Tonel em grande já referido acima.
- Liedson está sempre no melhor do Sporting, golos, ocasiões de golo, jogadas perigosas, justifica uma renovação mais rápida e sem sobressaltos.
- Paulo Bento: talvez tenha sido a 1ª vez que decidiu não inventar na construção do onze, e aí está vitória e defensivamente muito melhor.
Negativos:
- Sá Pinto não pode com todos os anos de futebol ao mais alto nivel fazer uma grande penalidade como a que aconteceu, parecia que tinha vindo dos juniores. sabemos que nas marcações individuais nas bolas paradas todos se agarram mas descontinuamente, isto é um puxão e já está desiquilibra o adversário. O que ele fez foi agarrar Romeu desde que a bola partiu até que o jogador a tenta receber e nas barbas do árbitro - muito mal e um erro que poderia ter custado muito caro.
- meio campo zona central: Custódio como tem sido habitual ultimamente muito mal, ontem com a companhia desastrada de Moutinho, a incapacidade que demonstraram fisica, táctica e técnica no 2º tempo levaram a equipa a recuar em demasia. O problema é que não existem alternativas para nenhum destes 2 jogadores, João Alves como se viu ontem mais uma vez, está com medo de jogar.
- Romagnoli: se não lhe passarem a bola, ele com as suas caracteristicas nem joga, passamos a ser 10. A equipa não se habituou a ter alguém para marcar o ritmo e o jogo.
- Carlos Martins: a sua exibição até foi bastante positiva mas falta treino a esta co-habitação com Romagnoli. Martins pode bem ser o 1º construtor e depois seguir para "pipi", ou então um em cada lado podendo trocar durante o jogo. Agora como ontem, em que martins faz a 1ª fase de construção e a 2ª com Sá, não me parece lógico.
- Nani: saiu bem do banco, mas já não será altura de começar a pproduzir algo de mais relevante? Com todo o espaço que o belenenses deu nas costas da sua defesa na 2ª parte e fresco, não entendo como não conseguiu explorar melhor a sua velocidade com a bola controlada. Mais treino é obrigatório, tem que largar a bola mais cedo. Pensem nele para 2º ponta-lança.
- árbitro João Ferreira: não vi a estatistica, mas na 2ª parte só faltas contra o Sporting, estava como se costuma dizer a "inclinar o campo" e para quê? Já nunca chegaremos a incomodar o lider.

Anónimo disse...

Salvou-se o resultado...

bgvp disse...

Sem dúvidas salvou-se o resultado mas é de realçar que a defesa esteve bastante bem noutros tempos teriamos levado 3 ou 4, um erro defensivo marcante o penalti do sá, infantil, por mta boa vontade que tenha tem que ter calma para não prejudicar a equipa, o Liedson quase que vale por 3 no ataque mas não pode fazer tudo, deixo para o fim o meio campo onde está o problema actual do Sporting, como identificamos já a semanas atrás qualquer equipa consegue ter um meio campo defensivo mais forte que o Sporting logo recupera mais bolas e domina o encontro, é este o nosso problema e Custodio e Moutinho não estão a conseguir resolver. Soluções?

Bulhão Pato disse...

Só não concordo com a nota do Nani. Entrou muito mal no jogo. Já tinha ficado com essa ideia no estádio e comprovei-a depois, vendo a gravação do jogo.

bgvp disse...

Em termos de colectivo se calhar não merecia não mas conseguiu ser o único a levar a equipa para a frente nos ultimos 30m... pena ser inconsequente mas levar a bola para longe da nossa area ontem estava raro na 2ª parte.

Thor disse...

O Nani entrou bem no jogo, só que para jogar no meio campo precisa de outra consistência fisica e espaço para utilizar a sua velocidade com bola, e na frente o seu único defeito é o timing de soltar a bola. No entanto, o PB (conhece-o melhor do que eu) insiste em colocá-lo no meio campo.
Quanto ao nosso meio-campo defensivo, é clara a ineficiência e já começa a ser aproveitada pelos adversários para pressionarem de várias formas esses jogadores, algumas formas até ilegais e violentas como as que Rui Ferreira ontem fez. O problema está nas soluções, não existem. Talvez esteja na altura de experimentar o Zezinando a espaços, ontem por exemplo em vez de colocar o João Alves e se era para defender porque não o Zezinando? De certeza que não se encolhia tanto como o João Alves.

bgvp disse...

Eu penso que ele insiste em colocá-lo no meio campo por falta de opções, mas aí eu tenho que lembrar que o Tello poderia ser uma boa opção, mais consistente quer a atacar quer a defender e acho que faria melhor que o proprio J Alves.

O pobre do Moutinho anda a ser massacrado jornada após jornada porque não há um jogador do Sporting que defenda o proprio Moutinho, qdo há jogadores que abusam da agressividade tem que haver alguém para os por na linha.

Qto a entrada do Zezinando ontem não seria fácil mas penso que no futuro terá hipóteses, acho que devia ter hipoteses de ser convocado de novo pelo menos.

bgvp disse...

Bem vinda Cláudia. Sim a vitória do Sporting acabou por ser justa mesmo não sendo um grande jogo, o jogo esteve quase sempre controlado. O falhanço do Sá pode ser derivado a td isso, não pode é cometer aquele penalti. O Moutinho anda mt cansado e a ser massacrado pelos adversários lg não csg render td o que pode.

Anónimo disse...

Jogaram mal como a merda e ganharam o jogo!