quinta-feira, janeiro 12, 2006

Entrevista SICnoticias a Filipe Soares Franco

O actual presidente Filipe Soares Franco concedeu esta noite uma entrevista clarificadora á SICnoticias. Deixando claro que se perfila como candidato á presidência do clube nas próximas eleições, não deixando de enumerar algumas condições para que tal tomada de posição seja efectivada. Talvez seja oportuno começarmos por analisar essas condições.
- Alienação de património do clube: deste património falou-se de Edificio Sede do Clube, Centro Comercial Alvaláxia, etc. A lógica para esta alienação tem a ver com o peso dos encargos financeiros com a Banca de 25% na totaliadde dos encargos do clube. Isto é vender para, por um lado, tentar realizar algum capital e por outro, deixar de ter o encargo com a Banca.
- Reformulação do projecto de comunicação: no qual se inclui o Jornal Sporting noutros moldes com a certeza porém de que deverá caminhar para a sua auto-rentabilização.
- Diminuir as modalidades profissionais: significando em termos práticos que Atletismo á parte, as modalidades deverão ser economicamente viaveis, isto é, e apontou directamente o Andebol, ou apostam na formação ou para continuar um esforço de investimento com assistências a rondar as 60-70 pessoas e resultados deficitários - acaba!
Caso estas medidas sejam aprovadas em Assembleia Geral pelos sócios do clube, Soares Franco será candidato á presidência do Sporting.
Quando confrontado com a sua perspectiva do actual momento do futebol do clube e sobretudo com o projecto para o futuro, reafirmou a sua total confiança em Paulo Bento. Referindo entre outras palavras elogiosas que "...é um Sportinguista. Já está no Clube á muitos anos...é a pessoa indicada para conferir o enquadramento necessário aos jovens da formação que chegam á equipa principal...". Também referiu que aposta é e vai continuar a ser na formação que deverá ser a base da equipa principal de futebol. Aliás, a propósito, comparou a média de idades do meio-campo da época passada com o desta época (20 e muitos - 20). Defendendo ser esse o caminho a seguir.
Referiu-se mais particularmente a 2 casos da actualidade do futebol: o negócio Wender-Abel e a sua oportunidade e os atrasos de Deivid e Polga. Quanto ao 1º defende a total justificação do negócio e situações como a dos brasileiros "Não podem, nem se admitem."
Por último, e para mim pessoalmente foi marcante, deixou os números do apoio das respectivas autarquias ás construções dos estádios dos 3 grandes, que aqui reproduzo: SCP 10 milhões euros, SLB 40 milhões de euros e FCP (pasme-se) 150 milhões de euros. Meus amigos, 150 milhões de euros não custou todo o Estádio Alvalade XXI!!!!!

9 comentários:

joaquim agostinho disse...

Penso que esta entrevista è um atestado de imcompetência a quem tem gerido o clube nos últimos anos.

Cherbakov disse...

Além disso o Sporting construiu o centro de estágio enquanto o FC Porto paga €500 mensais(foi o que li, apesar de parecer irreal) pela utilização do centro de estágio pago pela CM Gaia...alguém aqui é mto esperto...e alguém é mto anjinho, ou então afinal a regionalização sempre avançou, o Porto é outro país e ninguém me avisou...

Cherbakov disse...

Infelizmente ouvi-o a dizer isso...lamentável tal opinião vinda do presidente do Sporting...nem no tamanho do nome o Benfica é maior do que o Sporting...

Anónimo disse...

Caro Thor, esta do estádio marca a grande diferença entre o Sporting e todos os outros: ainda não pensávamos sequer em realizar um europeu de futebol e já nós tinhámos um projecto bem fundamentado para um novo estádio; todos os restantes aproveitaram a "maminha" do Euro e como se movimentam melhor que nós no submundo lá começaram a jorrar os milhões.
No nosso futebol a honestidade não compensa...
Abraço leonino,

bgvp disse...

Ya foi verdade mas não senti nem um pc de entusiasmo a ouvir a entervista, todos sabemos que FSF já fez parte das anteriores direcções e sempre ajudou em mto o Sporting mas opta sempre pelos caminhos mais fáceis como fechar, acabar, reduzir, como ele mts tb defenderiam isso.

A situação do Estádio é pa rir mas já é costume, lembram-se do Mundial de Sub-20 em 1991? Quem ficou a arder fomos nos, a realidade é que o Sporting não tem o poder negocial que os outros tem pq simplesmente somos mto comodistas, anjinhos, deixamos os outros passar a perna.

n_sardas disse...

Apesar dessa situação dos apoios aos clubes ser gravissima... na altura devida o Sporting devia ter protestado e denunciado essa situação, não é fazer passado mais de 1 ano... assim parece mais uma "desculpa" para a situação financeira deficitaria do clube!!!
é inegavel a gravidade da mesma, mas não é a unica razão, tem havido erros de gestão gravissimos no clube e é sobre isso que devemos centra o nosso discurso!!!

Saudações Leoninas

bgvp disse...

Lá está...é grave o que fizeram ao Sporting mas tb é grave os dirigentes aceitarem a situação subalterna do Maior clube português.

Thor disse...

Sem querer ser o "advogado do diabo" - Sobre a tal frase " ... o Benfica é maior do que o Sporting...", é forçoso reinseri-la no contexto em que foi proferida, e esse era, o Benfica ser maior do que o Sporting em termos de capacidade de gerar receitas. E aí penso que estamos todos de acordo, e ninguém é mais sportinguista por dizer o contrário.
Concordo com muito do que aqui já foi escrito, mas devo salientar que existe uma ideia importantissima que resulta do discurso do Filipe Soares Franco e essa é a certeza de que o negócio futebol (tal como todos os outros, excepto o das armas) alterou-se radicalmente nos últimos anos, obrigando todos os clubes com uma gestão minimante racional a diminuir as suas despesas correntes para colmatar a inapelavel diminuição das receitas correntes. Sublinho que aqui, dos 3 grandes do nosso futebol, estamos sós. Os outros 2 preferem fechar os olhos ao rigor dos tempos, e arregalá-los aos adeptos com contratações sonantes. Esse não pode ser o nosso caminho. FORÇA SPORTING!

bgvp disse...

A realidade é que também contaram com receitas que nc chegariam a fazer como das receitas de liga de campeões e várias vezes o Sporting teve perto de entrar na Champions e deitou td a perder... É verdade que não podemos gastar o que não temos... mas estamos a pagar erros do passado.