quarta-feira, janeiro 11, 2006

Futebol: Análise ao Futebol Clube Vizela

O sorteio da quinta eliminatória da Taça de Portugal colocou o actual 10º classificado da Liga de Honra no caminho do Sporting, jogo este que será uma reedição das épocas de 1983/84 quando o clube minhoto nos quartos-de-final foi eliminado pelos leões em Alvalade por 2-0 (Romeu e Kostov) e de 1988/89 por 4-1 (Mário Jorge, Silas, Miguel e Jorge Plácido, Ferrinho (a.g.).

O FC Vizela trata-se de uma filial do F.C. Porto, usando equipamento idêntico ao do clube da cidade do Porto.(camisola às riscas azuis e brancas e calção azul), é u m clube que participou por uma vez na 1ª Divisão na época de 1984/85 acabando então na 16ª e última posição, já mais recentemente, na época passada, sagrou-se vencedor da zona Norte da II Divisão B com um total de 82 pontos (72-32 em golos), consagrando Bock como o maior goleador dos campeonatos nacionais com a marca de 32 remates certeiros.

O Vizela tem um orçamento global (modalidades, futebol de formação e sénior) de um milhão de euros, dinheiro resultante das quotas de 2600 sócios, da venda de camarotes, da ajuda dos industriais da região, entre outros. É um clube que se orgulha de ter as contas em dia numa altura em que o futebol vive tremendas dificuldades financeiras e em que a Liga de Honra é um espelho perfeito com as recentes crises no Estoril, Ovarense, Marco e Maia.

É também um clube que aposta na formação, sendo o terceiro maior clube do Minho a formar jogadores depois do Sp. Braga e do V.Guimarães, sendo a sua
maior bandeira, Vítor Paneira, antigo jogador do Benfica, formado nas escolas do clube, tem cerca de 300 jovens nas camadas de formação e sessenta por cento do plantel sénior é constituído por jogadores formados no clube.

À frente dos destinos da equipa está o experiente treinador Carlos Garcia, 55 anos, e conta nas suas fileiras com Bock, avançado formado no F.C. Porto, Artur Jorge, ponta-de-lança nascido no V. Guimarães, e Margarido, veterano lateral que passou pelo Marítimo e Varzim, bem como o médio Pedro Caravana iniciado no Gil Vicente.

4 comentários:

Thor disse...

Esqueceste o Cavaleiro que marcou uns quantos no último jogo em Gondomar, de resto perfeita análise. Totalmente ao nosso alcance, ainda para mais em Alvalade.

bgvp disse...

Nuno Cavaleiro, avançado nascido em Lisboa a 7-1-76, teve o seu jogo de glória contra o Gondomar, esperemos que hoje não o tenha mas já era pedra influente junto a Bock no conjunto vizelense da epoca passada. No entanto penso que não se destacará hoje, falei dos mais experientes porque neste tipo de jogos, há sempre aquela sensação de rever jogadores que ha mto estão afastados da 1ª liga. É para ganhar. Mais lg...analise à antevisão...do 11 do Scp.

Anónimo disse...

Só espero que nenhuma capa de jornal venha amanhão com o título: "SUPER BOCK!"
Não seria decerto bom sinal...

bgvp disse...

As maiores felicidades na II Liga...para o VIzela FC.