terça-feira, janeiro 10, 2006

Futebol : Adriano, o "craque" emprestado que se segue?

Segundo notícia d' "A Bola", Adriano estará de volta a Portugal, por um empréstimo de 6 meses com destino a Alvalade, após má temporada no Cruzeiro de Belo Horizonte.

Impressão minha ou Adriano é um avançado fixo de área (marcou os seus golitos e tem o seu valor...) e é exactamente o contrário do que se tem falado ser necessário para o ataque da equipa? Avançados do estilo, assim de repente, lembro-me de Liedson e Deivid.

Será que não é mais importante contratar um trinco que dê força. consistência e coloque aquele meio campo na ordem, e manter o Varela no plantel para resolver problemas ofensivos?
Digo isto à muito tempo...o Sporting não tem consistencia no meio campo defensivo...já não a tinha com Fabio Rochemback, agora então...e quando não se consegue controlar a bola no centro, não há equipa que resista...

O certificado de Romagnoli já chegou...é uma boa notícia...mas quem é que lhe vai proteger as costas para poder explanar toda a sua criatividade? Custódio é muito macio e joga sozinho...Moutinho não é trinco e também é fraco fisicamente...precisa-se de músculo.

29 comentários:

Thor disse...

Muito bem observado, e na linha do que já referimos neste blog muitas vezes. Aliás, os sectores carenciados da equipa já estão mais do que identificados, no entanto, parece que essa identificação não é comum a PB e á SAD. Não se compreende...

bgvp disse...

Há duas situações aqui, primeiro o Adriano seria muito bem vindo porque ao que parece o nosso sector ofensivo foi delapidado sem necessidade nenhuma, mas agra que foi melhor mesmo contratar um avançado fixo mesmo que possa ser alternativa a Liedson e que não faça birra por estar no banco, a segunda é que não se compreende muito bem pq emprestam jogadores que até não são maus de todos e dps vão buscar outros por emprestimo que tem tanto a provar como os que emprestamos e que não permite mais do que 6 meses na equipa e depois adeus.

Quanto ao facto da posição mais debilitada ser a unica que realmente não ha reforço de facto é caricato, o meio campo é a chave de tudo e todos vemos que é no meio campo que estamos a perder o controle dos jogos e por consequencia não havendo apoio nem a defesa nem ao ataque e sem duvidas que a posição 6 merecia um reforço pq há mts anos que eu n vejo um trinco jogar tão mal no Sporting e não estou a falar do Loureiro.

Anónimo disse...

Se querem musculo, temos lá o Loureiro (quase 2 metros!)... já os pézinhos...
Deixo aqui uma pergunta:
Será que o Romagnoli era tão necessário como, digamos, um trinco? Falo de trinco e não de tronco (Loureiro).

Cherbakov disse...

Romagnoli era necessário, se for mesmo o médio de ataque "fantástico" que dizem...infelizmente porque Carlos Martins não aguenta meia duzia de jogos seguidos...mas mais importante que isso seria um médio defensivo.

Quando Loureiro foi titular, jogou sozinho no meio (era habitual no tempo de Peseiro jogar só um trinco...não muda mto agora) e apesar da sua falta de velocidade, trouxe à equipa força física e altura...além disso foi um jogador que não tinha problemas em fazer faltas úteis...viu 4 amarelos em 4 jogos seguidos dessa maneira...tirando uma falta na ala que deu golo no ultimo jogo que fez...todas as outras eram necessárias e ele sacrificou-se pela equipa.

A meu ver era muito mais importante jogar Custódio e Loureiro no meio (ou melhor ainda, outra contratação), jogando Romagnoli/Carlos Martins na frente, suportado por um meio campo defensivo e ficando Liedson orfão do cabeça oca do Douala, do que aquilo que se tem visto agora...mas isto sou só eu...

Anónimo disse...

e tiravas o Moutinho do 11?

Thor disse...

O Loureiro é tão cepo que marcou um golo fantástico "á Zidane" contra o Benfica. Loureiro pode e deve ser uma alternativa real ao Custódio, especialmente numa altura como esta em que Custódio está em clara má forma. Depois Moutinho será sempre, estando em condições, o 2º médio centro box-to-box. Também concordo com dupla Romagnoli e Martins. Mais adiantados, no momento actual com as opções disponiveis: Nani (2º ponta lança) e Liedson. Nem sequer percebo onde podem estar as duvidas do PB ou outro em colocar a equipa neste esquema. Outra opção válida mas nada rodada era montar um esquema 3 centrais, para poder jogar o tello na ala e talvez o abel na outra, sacrificando um dos médios criativos, mas repito esta solução nunca foi sequer testada.

Cherbakov disse...

A minha ideia seria mais...

Ricardo
Abel, Beto, Tonel e Caneira
Custodio e Loureiro (não existem mais...)
Carlos Martins, Moutinho e Romagnoli (pensando que ele efectivamente pega de estava na equipa...se n, Nani)
Liedson

Esta seria a minha equipa...consistencia no meio campo defensivo...criatividade no ofensivo e um matador que seria bem "alimentado"...:) mas como n sou treinador do Sporting...

bgvp disse...

Ricardo, Miguel Garcia, Tonel, Polga e Caneira, Custódio, Moutinho, Carlos Martins, Romagnoli, Nani e Liedson.

O Loureiro está lesionado senão apostava nele porque o Custódio esta época não joga com alma, arrasta-se em campo, para isso mais vale um tractor como era o Vidigal ou o Oceano mas que ajude a defender.

Anónimo disse...

Ricardo;
Abel, Beto, Tonel, Caneira;
Loureiro;
Moutinho;
Nani, C.Martins, Romagnoli;
Liedson.

Este seria o meu onze. É claro que preferia que houvesse alguma alternativa ao Loureiro e Custódio, mas não há. Era para aí um Andres Madrid ou coisa parecida, mas não quero mais nada com o Braga...

Cherbakov disse...

Falou-se em Moreno antes do Sporting-Guimarães...nunca mais...mas era alguém do estilo, para aquela posição, que o plantel precisava.

bgvp disse...

O vidigal tem jogado na udinese?

Cherbakov disse...

Até tem, 60% dos jogos...em 18 fez 11, marcou 1 golo e viu 4 amarelos.

Thor disse...

Onze base para atacar a 2ª volta para tentar apagar a triste figura da 1ª: Ricardo; Abel (Miguel Garcia depois do enterro na pedreira descansa), Tonel, Beto, Caneira; Custódio (última hipótese), Moutinho, Martins, Romagnoli; Nani e Liedson. Outras opções: Sá, Polga, Tomané, Tiago, Miguel Garcia, Tello, Loureiro.

Anónimo disse...

Eu temo que o C. Martins e o Romagnoli possam vir a atrapalhar-se jogando juntos mas, como ainda não vi o argentino jogar, se calhar este onze do Thor é mesmo o melhor que se pode arranjar nesta altura.
O nosso plantel tá a ficar escasso, ou será da minha vista...?

Thor disse...

Não é da tua vista, está mesmo a ficar curto. Curto e de fraca qualidade. Tirando os onze que escolhi pouco sobra. Depois da debandada geral de empréstimos, então avançados temos Liedson e... Tomané. Daí a tentativa de adaptar Nani a 2º ponta de lança, parece-me que tem caracteristicas para isso.

Anónimo disse...

Bom, o que nos vale é que o verde é a cor da esperança :)
Abraço leonino

bgvp disse...

Há que ser realista e o plantel está qualititavamente limitado e quantitivamente reduzido, não há nada a fazer, há que começar a lançar os miudos aos pcs, não pensem que sejam todos estrelas como o moutinho ou o nani mas podem trazer algo de positivo a equipa nem que seja querer e vontade, raça e velocidade.

Anónimo disse...

Ainda temos a Taça de Portugal...!
Nem tudo está perdido...

bgvp disse...

Esse ainda não me soou bem... no entanto vamos a ELA! E o campeonato não o dou por perdido, qualquer que seja o 11 do Sporting em todos os jogos tem que tentar ganhar, se clubes como Nacional, Braga, Setubal tem equipas de futebol que fazem isso e demonstram ambição pq não o Sporting?

Thor disse...

Atenção porque uma correcção é obrigatória Nacional e sobretudo Setúbal (Braga dou de barato) não demosntram ambição rigorosamente nenhuma em campo. Tanto Manuel Machado como Norton de Matos priveligiam os transportes públicos em frente da baliza. lol

Thor disse...

Quanto a esta música da Taça, ainda lá estão as trutas todas e o tubarão maior - FCP, principal candidato a todos os titulos internos esta temporada. Mas, enquanto estivermos em prova, com um pouco de sorte no sorteio (evitar fora na Luz ou Dragão), sem rotações desnecessárias de jogadores, tudo pode acontecer.

bgvp disse...

É verdade que não demonstram ambição para jogar..mas demonstram para vencer... jogam para os pontos...tal e qual...

Thor disse...

Acho que tens andado a conversar com o Paulo Bento. Deve ser por essas linhas que ele acha que vai conquistar alguma coisa no Sporting. Esquece-se, no entanto, que para se jogar para os pontos como dizes e bem, são necessários jogadores com caracteristicas de garra, luta, consistência táctica e muita determinação e profissionalismo, ora, começo por onde a desmontar esta teoria na realidade do sporting actual?...

bgvp disse...

Não não tenho conversado com ele, mas não me importava thor ;) e de certo tanto ele como os seus antecessores tentam fazer o melhor que podem com os recursos que tem entre mãos. E la está... falta qualquer coisa ali... que o cherbakov até ja identificou a mto, no meio está a virtude e neste momento o nosso meio...

Thor disse...

O nosso meio é muito macio. Não dá para competir com Paulo Assunção-Lucho; nem mesmo (em destruição) com Petit-Beto; pior é que nem com Chainho-Cleber ou Madrid-Vandinho. Aqui é que está o problema, mas não só...

bgvp disse...

Essa é que é essa se fosse só esse o problema até faziamos um abaixo assinado pa resolver isso não é? ;)Mas é um dos problemas decisivos e aí como tu dizes ate mesmo o vitoria de setubal tinha um dembele...qt mais os outros que falas...alias devem se contar pelos dedos as equipas com menos coesão no meio campo que nós!

Anónimo disse...

Loureiro tem lugar de caras, desde que a equipa que jogue em 4x2x3x1..., como no tempo dos Bentos....(Paulo e Rui).
Ricardo; Abel, Beto, Tonel e Caneira;
Loureiro e Custódio (Moutinho); C. Martins (Moutinho), Moutinho (Romanholi)e Nani (Sá); Liedson (qq outro - Deivid...)

Nota: Deivid e Polga não deviam jogar mais no Sporting...!!!

Mário Costa

Thor disse...

As com menos coesão no meio campo são aquelas (poucas) que conseguem ter mais golos sofridos que nós. É como temos escrito, no meio campo é que se decide o controlo (ou não) do jogo. Apoia-se a defesa sem posse de bola e o ataque em posse de bola. Todos que vemos futebol sabemos isto, não é preciso um curso de treinador de 3º nivel.

bgvp disse...

Podes crer, mas como é possivel haver tantos treinadores e ainda mais dirigentes que não veem isso?