quarta-feira, janeiro 11, 2006

Futebol: Sporting 2-1 Vizela - Análise Individual

Tiago (3) - Praticamente sem trabalho de maior, esteve quase sempre seguro, acabou por sofrer um golo que nada podia fazer.

Abel (4) - Estreia fulgurante do lateral vindo de Braga, aparentou uma capacidade fisica bastante superior a todos os seus companheiros (alguma influência da diferença de preparação fisica entre Braga e Sporting?), parecia um autêntico cavalo nas arrancadas pela direita, a fazer lembrar Saber mas agora com mais mestria no passe, teve um momento mau ao perder a bola e causar contra ataque isolado do Vizela mas viria a recuperar em grande velocidade.

Tello (2) - Apagadissimo o lateral chileno não está agora num momento positivo, num jogo em que tinha bastante liberdade para subir manteve-se quase sempre preso na defesa, tem que melhorar.

Caneira (3) - Sem deslumbrar teve uma actuação sobria o q.b., de realçar que a defesa constituida com Polga torna o Sporting bastante permeável no jogo aéreo.

Polga (2) - Nas mesmas condições que Caneira, nada fez que se nota-se nem pela positiva nem pela negativa apesar de ter tentando dar fifias o que não é nada de bom para uma equipa que pretende ser segura.

Custódio (2) - Melhor que em Braga mas insufiente para controlar um meio-campo, neste momento é talvez o jogador em pior forma do 11 leonino, Custódio não consegue ganhar nem em força nem em técnica, não consegue estar no local certo no momento certo, está apático.

Carlos Martins (2) - Não esteve mal de todo na 1ª parte mas a 2ª foi de péssimo nível, desinspirado, desastrado, se fosse so a 2ª teria nota 1, valeu-lhe a 1ª parte onde foi o jogador que tentava levar a equipa para a frente.

João Moutinho (3) - O nosso sempre em pé leva porrada de tudo o que é adversário e mesmo assim vai a todas as bolas, não desiste, é incansável mas não pode fazer tudo, cumpriu no que pode sem deslumbrar.

Nani (3) - Desequilibrou o quanto pode, tentou ao máximo romper na defesa nortenha e por várias vezes o conseguiu mas exagerou no individualismo e não conseguiu ter eficácia.

Tomané (3) - Estava até se lesionar um jogador bastante activo na frente de ataque, de destacar excelentes combinações com Liedson, raro ver alguém combinar bem com Liedson logo há que afirmar que Tomané estava a cumprir, teve 2 remates que podia fazer um pouco melhor mas falta-lhe força no remate e resistência para 90m algo que só pode ser conseguido com trabalho.

Liedson (2) - Apenas bem servido pelo jovem Tomané, não conseguiu destinguir-se dos demais, apesar de lutar não conseguiu sequer aproximar-se de um simples Liedson, falhou um golo de baliza aberta a passe de Romagnoli no fim do jogo e foi o melhor que se viu do brasileiro.

Sá Pinto (4) - Decidiu e tornou-se o herói da partida, assumiu a responsabilidade de marcar o penalti por si sofrido e acabou por marcar o golo decisivo a passe de Romagnoli, Sá Pinto foi um bravo na hora de lutar e desta vez eficaz na hora de marcar.

João Alves (2) - Tentou dar uma ajuda num meio campo cada vez mais ofensivo que forçava o Vizela a recuar, não esteve mal nem bem, pode e deve fazer melhor no entanto.

Romagnoli (3) - 10 minutos em campo e muita fantasia do novo nº 30 do Sporting, espectacular jogada que daria golo de Sá Pinto apesar de afortunado na hora da decisão, amarelado incrivelmente por um toque na camisola do adversário, é assim que os arbitros recebem os novos jogadores do Sporting.

8 comentários:

Peyroteo disse...

Concordo com quase todas as notas, talvez ache a do Custódio exagerada. Merecia nota 1! O Polga tb não esteve nada feliz! Quantos lances ganhou ao Bock?! Muito poucos...E falhou no golo (era ele que marcava o jogador que cabeceou)

Fabuloso aquele passe do Romagnoli para o Liedson, que falhou escandalosamente. Entrou muito bem o argentino.
O Abel também jogou bem, tal como o Nani e, claro, o Sá Pinto, que foi decisivo!

Thor disse...

Estamos com alguns problemas dificeis de resolver em termos de constituição de um onze minimamente equilibrado e este factor só por si justifica idas para intervalo consecutivamente em desvantagem no marcador. Senão vejamos:
- Centrais: não se consegue acertar com uma dupla que ofereça o minimo de garantias, Polga continua a enterrar, Tonel enterrou na pedeira, Caneira sem rotina de central e sem termos um lateral esq. seria opção natural mas para a esq., Beto ofereceu camisola no final do jogo a uma claque e parece certo no Maiorca, Semedo emprestado ao Feirense - resultado: ?
- Trinco puro: Custódio está longe da melhor forma, e sem alternativas (Loureiro onde anda, lesionado?), resta a opção que PB tem tomado paras as 2ª partes de recuperação - João Moutinho a trinco.
- Meio campo ofensivo/ataque: não se entende a relutância de PB em colocar Romagnoli de inicio (terá obrigatoriamente de o fazer em Belém), depois insiste num medroso João Alves incapaz de ter a bola nos pés numa zona do campo onde isso é fundamental (tê-la, não a perder e criar alguma coisa com ela), com Sá Pinto a querer demonstrar que enquanto tem gás em campo podemos contar com ele.
Assim, fica o onze que gostaria de ver em Belém:
Ricardo;
Abel (Miguel Garcia perdeu o lugar), Tonel, Polga (não temos mais ninguém), Caneira (Tello já percebeu ele próprio que não consegue jogar a lateral);
Moutinho, Carlos Martins, Sá, Romagnoli (se PB volta a insistir em tê-lo no banco, tenho uma crise de nervos com o Lamp);
Liedson e Nani.

BG disse...

Tello não esteve muito bem, mas dizer que ele esteve sempre preso cá atrás é de quem ou não esteve presente ou não teve atenção...

Thor disse...

Sempre cá atrás ou não, já todos percebemos que é, no minimo, teimosia do PB, continuar a insistir no Tello para lateral esq. O Caneira pode e deve ser opção para esse lugar o mais rápido possivel. Quem não vê isto é porque não está com atenção.

Cherbakov disse...

Ficou-me na memória uma arrancada fantástica do Tello, que comentei na altura com o bgvp ter sido uma jogada fantástica...infelizmente só vejo uma destas de 5 em 5 jogos...de resto mal passa o meio campo...é pena estar preso à lateral, aqueles cruzamentos mereciam ir mais vezes à linha de fundo...mas ou se tem pulmão para o vaivem....ou n se vai...

Por falar em pulmão...Abel e Romagnoli (apenas 10 minutos) até pareciam que tinham feito uma pré-temporada noutro lado qualquer...a diferença de ritmo é abismal...

bgvp disse...

peyroteu: eu proprio achava que o Custódio merecia a 1, mas subi para 2 pq dei lhe o beneficio da duvida, como não jogou a 2ª parte poderia acabar por melhorar, mas de facto...talvez o 1 fosse o mais apropriado.

bg: contra um adversário daqueles o Tello tinha obrigação de ter actuado quase como médio e apenas fez 2 ou 3 subidas perigosas, o cherbakov é testemunha, nós temos uma especial atenção a este jogador até porque gostamos dele.

Anónimo disse...

Caneira: lateral esquerdo
Tello: ala esquerdo
Parece-me a única hipótese de não os queimar nesta altura complicada da nossa (e da deles...) carreira

Thor disse...

Pelo menos o Caneira a lateral é incontornavel. Quanto ao Tello não tenho a certeza que se trate de um flanqueador, penso que as suas caracteristicas se enquadram melhor a médio-centro, no entanto, seria de observar a ala-extremo.
Espero sinceramente que o PB não invente outra vez na elaboração do onze para Belém. Senão vai obter a sua equipa-tipo quando receber o Braga em Alvalade.