domingo, fevereiro 26, 2006

Futebol: Académica 0 x Sporting 3 - Análise Individual

Ricardo - Excelente exibição, plena de segurança e com niveis de confiança contagiantes a toda a defesa. Destaco a sua cada vez maior voz de liderança em termos de organização da própria estrutrura defensiva e nunca hesitando em pedir mais aos seus companheiros de sector e ao meio-campo de cobertura. Enorme defesa a uma remate fortissimo de curta distância de N'Doye.
Abel - Basta dizer que finalmente temos um defesa direito de raiz na nossa equipa. Certissimo a defender, ontem tinha pela frente N'Doye e em algumas situações também o lateral esquerdo adversário Vitor Vinha (18 anos - aplaude-se de pé o conceder destas oportunidades pelo Prof. Nelo Vingada), portanto trabalho complicado que cumpriu a preceito. Já a sua influência na manobra ofensiva da equipa é determinante, e quando a opção inicial de transição não é pelo seu corredor, quando é necessário variar o flanco e alargar o permietro de jogo, ele já lá está, desmarcado e pronto. Qualquer opção diferente da compra definitiva do seu passe no final da temporada, será incompreensivel.
Tonel - Está confiante e não inventa. Forte no jogo aereo, e ontem com uma tranquilidade extrema que lhe permitiu evitar fazer faltas perigosas sobre os avançados contrários de costas para a baliza, e que saõ normalmente perigosas. O nosso central apenas revela, na minha opinião, alguma falta de sentido posicional em termos de o possibilitar acorrer mais a dobrar os seus colegas de sector batidos, mas para esse efeito temos...
Polga - É forçoso destacar a exibição do nosso actual PATRÃO da defesa. Intrasponivel nos duelos individuais, rapidissimo a dobrar os seus companheiros, tempos de entrada aos lances perfeitos. Está num momento de forma enorme, e assim, é claramente forçoso RENOVAR!
Caneira - Jogo muito complicado para o nosso lateral. Viu um cartão amarelo no minimo ridiculo (estas arbitragens habilidosas já são demais!) numa jogada em que nem sequer fez falta, e se foi por protestos, apenas o vi colocar as mãos na cabeça, enfim... Depois, tal como aconteceu com Abel, teve de se deparar por várias vezes com mais que um adversário pelo seu flanco, e na 2ª parte o treinador academista ainda lançou mais um jogador fresco e rápido para o seu flanco, valendo aí a ajuda preciosissima de Liedson em ajuda defensiva. Digamos que cumpriu num jogo sempre muito dificil para poder brilhar. Muito importante a sua colaboração constante a fechar ao meio em várias situações, já que a Académica jogava com 2 pontas-lança.
Custódio - Ainda sem estar num bom momento de forma, no entanto, a sua grande capacidade de leitura táctica fazem dele insubstituivel neste momento na equipa. Sempre com a máxima atenção ás compensações defensivas, e com grande empenho nas recuperações de bola, cumpriu bem o seu papel. Para quando toda a dimensão do seu futebol, com a componente ofensiva que já demonstrou a época passada?
Moutinho - Grande exibição do nosso mais rotativo médio. Sempre disponivel seja para conduzir, seja em desmarcação para receber, seja em garra para recuperar a bola, seja em leitura táctica para preencher os espaços no nosso meio-campo defensivo. Melhor exemplo foi mesmo o seu golo, nunca o defesa esquerdo da Briosa sonhou que ainda aparecesse por ali algum jogador verde-e-branco, mas esqueceu-se claro, que no nosso 11 actual marca presença - João Moutinho.
Romagnoli - Ontem sem Carlos Martins, já deu para ver alguma da dimensão futebolistica deste reforço de Inverno. Acabou por conduzir, enquanto ainda tinha capacidade fisica para tal, o ataque com grandes pormenores reveladores de classe e qualidade e com uma excelente visão de jogo. Mas, a dura realidade é que não tem ritmo para mais que 30 minutos. Como resolver esta situação? Deixo a minha opinião, Pipi é uma boa opção para entrar a partir do banco. Para uma substituição de Sá ou Martins, por exemplo. Mas a titular, por favor, NÃO!
Nani - Mais um caso que me parece óbvio de um jogador talhado para entrar em campo vindo do banco de suplentes. Alterna demasiado entre bons e maus momentos. Sendo que os maus resultaram ontem sempre em contra-ataques e ataques rápidos do adversário, e os bons apenas em faltas favoraveis ou alguma subida da equipa no terreno, portanto manifestamente insuficiente. Continua a agarrar-se demasiado á bola, será que ninguém o alerta para isso? Tem que melhorar o remate de meia-distância para jogar como médio ofensivo titular no Sporting actual ou de futuro.
Deivid - Boa 1ª parte especialmente durante a melhor fase de toda a equipa. Está no 1º golo e é indiscutivel a sua espectacular valia técnica com tudo o que representa em termos de problemas que coloca ás defensivas advesárias. Apenas o gostaria de ver recuperar alguma da velocidade que demonstrou ao serviço do Santos, em que arrancava rápido com a bola bem controlada para cima dos defesas e rematava colocado. Ainda vai muito a tempo de o demonstrar em Alvalade.
Liedson - QUE GRANDE GOLO! Execução espantosa e explosiva do Levezinho! Para além desta sua dimensão ofensiva, sempre muito disponivel para ajudar atrás, especialmente sobre o nosso flanco esquerdo defensivo, o que só demonstra bem a sua entrega e dedicação em prol da equipa. Não me esqueço, no entanto, daquele falhanço de baliza aberta em que tenta picar artisticamente a bola por cima de Pedro Roma, mas... logo a seguir a sua irreverência retiram o palhaçinho cobardolas do Pedro Roma (um dos melhores GR da Liga) do jogo e um penalty para acabar com qualquer esperança academista no jogo.
João Alves - Algum tempo em campo e ainda sem conseguir disfarçar um medo terrivel de usar a nossa camisola. Caro João, não é medo que deves sentir, é ORGULHO!
Hugo - Pouco tempo só para sentir pulso ao jogo. Jogo resolvido, mas até puderia ter sido importante caso a Académica lograsse a proeza de marcar o 1-2 e voltasse ao jogo.
Douala - Velocidade ele tem, mas... e o resto para ser jogador de futebol de alto nivel. É sempre uma opção para o contra-ataque, e ontem a certa altura o jogo estava mesmo propenso para um jogador como Douala fazer miséria, mas... não fez.

7 comentários:

Anónimo disse...

estou de acordo com esta analise. nani ontem nao jogou muito mas mostrou apesar de tudo que tem estofo para num futuro proximo ser titularissimo, a nao esquecer que tem apenas 19 aninhos...e nao tem a escola toda do scp ate porque jogou ate aos 17 anos no massama. portanto ainda tem de "ser formado2 de certa forma.;-)

bgvp disse...

O Nani tem uma qualidade tecnica fenomenal mas não tem é maturidade.. mas isso também se ganha se ele estiver disponivel para aprender e ser aconselhado pelo P Bento.

Foi um jogo sempre sobre controle... em que demonstramos que tamos a crescer essencialmente como equipa.

Para a semana não jogam Liedson e Caneira...para os seus lugares quem entrará?

Anónimo disse...

ui esse pormenor passou-me...o liedson nao joga?!?! nem o caneira?!?! fu** espero que a equipa nao se ressenta das asencias de duas pecas importantissimas. devem jogar o tello e o douala para os respectivos lugares.

Cherbakov disse...

Liedson não joga? Não o vi a levar cartão amarelo...acho que a ideia era essa quando foi "picar" o Roma, mas n dei por ter visto nenhum cartão...tens a certeza?

Cherbakov disse...

Amarelos 42' Caneira, 45'+2' Abel, 90'+2' Liedson, 90'+5' Douala

:) Afinal levou...queria e levou mesmo...limpa os cartões em casa contra o Gil Vicente...esperemos que não saía o tiro pela culatra, mas teoricamente é melhor do q na outra semana, contra o Boavista...

bgvp disse...

A realidade é que Tello vai para o Chile so volta na 6 feira logo não vai treinar com o plantel...durante a semana e com P bento quem não treina....

André Marques já treina nos juniores mas será que tá em condições para os seniores depois de um mes lesionado?

E atenção o Gil tem extremos muito perigosos... Carlitos... Nandinho... etc...

Thor disse...

Para lateral esquerdo vai o Abel, e entra o Miguel Garcia para lateral direito. Ou então mantém o Abel no seu posto especifico de origem e coloca o Miguel Garcia na esquerda. Para fazer companhia a Deivid, recuso-me determinantemente a ter Douala. O Paulo tem várias soluções para essa posição como Sá (regresso mais que certo), Nani (mais adiantado), Romagnoli junto com Martins e Sá, ou será que é desta que vamos ver Koke pela primeira vez como titular?