segunda-feira, fevereiro 06, 2006

Agenda: 06/02/1977 - Sporting Campeão Europeu de Corta-Mato

Foi no dia 6 de Fevereiro de 1977 que o Sporting Clube de Portugal se sagrou pela 1ª vez vencedor da Taça dos Clubes Campeões Europeus de Corta-Mato na modalidade de Atletismo.

Era uma equipa brilhante a de 1977, constituida por Carlos Lopes (1º), Fernando Mamede (2º) e Aniceto Simões (3º), e sería o ínicio dos muitos titulos europeus que viriam a entrar na sala de troféus do antigo Estádio José de Alvalade, algo que agora podemos ver no novo Museu do Sporting.

O Canal SCP não poderia esquecer de realçar o ínicio dos feitos de uma modalidade que deu e continua a dar imensas alegrias a muitos sportinguistas, aproveitamos assim para homenagear não apenas os vencedores mas também todos aqueles que vestiram e lutaram pela camisola do Sporting contribuindo para o aumento do prestigio do nosso clube para além das fronteiras nacionais, comprovando que o Sporting não é apenas futebol... o Sporting é o Sporting Clube de Portugal.

7 comentários:

Anónimo disse...

Muito bem lembrado, Thor.
Abraço leonino

bgvp disse...

bgvp ;)

Thor disse...

Não fui eu, vaka. O mérito a quem o tem. (Mais) este excelente post é da autoria do bgvp.
Como dizes e muito bem o nosso clube não é só futebol e nunca deveremos permitir que este facto se altere.

bgvp disse...

Temos que fazer um post para debater cada modalidade ou o conjunto delas, no entanto... já falamos um pc disso mas... é essencial que não sejam deficitárias no entanto...eu penso que seja possivel mante-las mesmo que não seja com profissionais...ha-de voltar o tempo em que as pessoas voltem a fazer desporto pelo prazer e não pelo dinheiro.

Anónimo disse...

O seu a seu dono...sorry BGVP! De qualquer forma é sempre importante sublinhar o ecletismo do SCP, o clube que mais atletas olímpicos deu a Portugal.
Abraço leonino,

bgvp disse...

no problem vaka ;) sem dúvidas imensos atletas olimpicos e vários medalhados... grande clube...grandes treinadores...grandes atletas...

bgvp disse...

O Sporting tinha uma enorme tradição em atletismo, constantes vitórias em competições importantes, algo que continua felizmente, as pessoas aderiam em massa, existiam meetings em alvalade,casas cheias para ver os melhores atletas a nivel internacional, o desporto pelo desporto, ao contrario de hoje em dia que o cifrão fala mto alto.

A pista era verdusca...e ate foi usada para ciclismo...mas aí ja n era do meu tempo, no entanto dizem que até voltas a portugal acabaram no nosso estádio e era sempre casa cheia...

Temos obrigação de ser muito mais que uma equipa de futebol, somos um clube com tradições ecléticas, não peço profissionalismo em todas as modalidades porque isso era suicidio, mas peço que deem oportunidades a quem quer representar o Sporting e ainda existem muitos que o sonham.