sábado, fevereiro 04, 2006

Futebol: SPORTING 1-0 nacional 0 (Caneira)

Ricardo (3) - Sem trabalho não pode brilhar e por isso não pode levar uma nota superior a normal... o nacional parecia uma equipa distrital... nenhum perigo criou.

Abel (4)- Extraordinário jogo até se lesionar, parece que encaixou nesta equipa como uma luva, dá a ideia que já está no Sporting à anos tal o seu à vontade quer a defender quer a atacar, um apoio fantastico ao ataque pelo flanco direito.

Caneira (4) - Sempre certinho a defender, seguro a atacar, poucas vezes subiu mas as vezes que subiu foi influente patenteado com um golo extraordinário, o 1º com a camisola do Sporting, 10 anos depois de se estrear pelos séniores.

Polga (3) - Anulou completamente os avançados ilheus, esteve quase sempre bem, lá está sempre não consegue porque há sempre uma fifia para ser dada.

Tonel (3) - Não esteve tão bem como em jogos anteriores, especialmente na parte do passe ofensivo, variadas vezes endossou a bola directamente para fora do campo, no entanto a defender esteve imperial.

Custódio (3) - Cumpriu sem deslumbrar, importantissimo no dominio do meio-campo não se conseguiu destacar por aí além no entanto foi precioso.

Carlos Martins (4) - Estava até se lesionar a abrir o livro, a fazer magias que só ele sabe fazer no entanto, mais uma lesão atirou-o para fora do jogo...

Sá Pinto (4) - Uma primeira parte bastante apagada e uma segunda parte enorme do nosso capitão, empolgado e empolgante, catapultou os adeptos para a luta e a equipa para a vitória, espectacular jogada que merecia golo mais que tudo.

Moutinho (4) - Dinâmica impressionante do nosso João pequeno, arrancada fantastica na primeira parte pelo lado esquerdo, dominio elevado no centro do miolo e raça constante recompensada com inúmeras bolas ganhas e vários ataques começados a partir dos seus pés.

Deivid (3) - Apesar de falhar um golo fácil no 2º tempo estava nessa altura a fazer uma exibição muito boa, até parecia Liedson na maneira como corria e disputava cada bola, pareceu mais dentro do jogo que em muitos que já actuou.

Liedson (4) - Não marcou mas foi um verdadeiro quebra-cabeças para a turma insular, está com uma vontade impressionante, joga e faz jogar, se não fosse o seu marcador o argentino Avalos estar em grande no dia de hoje tinha feito miséria.

Nani (4) - Traz algo de especial a equipa, é um jogador que inventa lances atrás de lances mas também os desperdiça de uma maneira muito infantil, não tem ainda o tempo certo para soltar a bola e por vezes abusa do jogo individual no entanto trata-se de um jogador de fino recorte que trás a uma equipa variadas soluções em termos ofensivos como foi visto no dia de hoje.

Miguel Garcia (3) - Entrou para o lugar de Abel e cumpriu perfeitamente a sua missão, com a tarefa de marcar Miguelito acabou por ser superior na maioria das vezes, algo que foi demonstrado até pela forma como subiu algumas vezes.

João Alves (-) - Poucos minutos em campo, mais um jogo para o duche.

4 comentários:

Peyroteo disse...

Mais uma boa exibição! Estamos no bom caminho e o calendário favorece-nos. Penso que é possível chegar ao título mas acho que temos todas as condições para, pelo menos, conseguir o 2º lugar e o acesso directo à Champions League. Grandes exibições de Sá Pinto (na segunda parte) e de Moutinho (a tempo inteiro)!

Thor disse...

Destaques positivos para:
- Abel: chegou viu e venceu na nossa equipa, que grande contratação (pena ser por empréstimo) de um lateral moderno certo a defender e muito apto a atacar;
- Caneira: cabe que nem uma luva nesta defesa, veio conferir estabilidade e segurança ao resto da defesa junto com Abel, o golo é de grande avançado, espectacular!
- Moutinho: parece agora sim no pleno da sua condição fisica o que lhe permite demonstrar toda a sua qualidade de recuperação, passe e arranque em velocidade, tudo em altissima rotação durante os 90 minutos, e a Alemanha está ali tão perto;
- Sá: imagem da garra e do querer desta equipa actual, abraço pelo gesto de celebração em frente ao palhaço Alves (fez o que qualquer de nós gostaria de ter feito);
- Polga: injusta a nota que deste, esteve em grande e começa a embalar para um resto de temporada em grande nivel, insuperável nos duelos individuais, rápido nas antecipações, sentido posicional assinalavel, mais um excelente jogo. "Fifia para ser dada", não estavas a falar do Luisão? ;)

Destaque Negativo:
- Nani: não posso deixar de destacar negativamente a exibição deste jovem leão. Não basta no futebl actual driblar, voltar a driblar e rematar mesmo em desiquilibrio á baliza. Isso, só por si, dificilmente resultará em algo de concreto para a equipa, e é manifestamente insuficiente. Na 2ª parte teve várias situações seguidas de ataques rápidos que conduziu e que só por egoismo puro da sua parte não resultaram em golos ou pelo menos ocasiões claras para que acontecessem. Alguém tem que lhe explicar a forma de resolver uma contra-ataque/ataque rápido em vantagem numérica, e de certeza que não lhe dirão para driblar dois flectindo para o meio (onde existem mais adversários) e rematar desiquilibrado á baliza. Necessita urgentemente de racionalizar um pouco mais o seu jogo, especialmente em termos de tempo de soltar a bola. Só assim conseguirá tornar-se o grande jogador que todos vaticinamos.

Cherbakov disse...

:) Sinceramente acho que o Thor tem razão...injusta a nota de Polga.

Eu já lhe bati diversas vezes, mas a verdade tem de ser dita, o Polga tem estado, nos ultimos jogos, a um nível exibicional fantástico...a unica coisa que lhe posso apontar ontem, e longe de se chamar a isso fifia, (então depois de ter visto o grande Luisinho em Leiria...tinha que dar uma nova definição ao termo "fifia"...)foi um mau controle de bola que ia deixando fugir...quando não tinha ninguem ao pé...nitidamente uma nota 4 para Polga.
Inclusive vi-o a fazer passes longos de mais de 40 metros com uma precisão apreciável.

É deste Polga que o Sporting precisa...mais um caso de motivação dentro do plantel, depois de Liedson parecer ser outro, correndo a todos os lances como se fosse o ultimo...até o Deivid me confundiu ontem...tal a garra apresentada...pareciam dois Liedsons na frente...

Alguém anda a trabalhar muito bem a psicologia dos jogadores em Alvalade (fisicamente também parecem outros)...estes ultimos 2 jogos foram de verdadeiros guerreiros...ou então é da chacota prévia dos adversários :p.
Se for assim...tenho pena do Sr. Chumbita já não estar em Setúbal, pois era pessoa para dizer mais umas barbaridades e nos motivar para o próximo jogo.

Croissants disse...

Concordo com as análises do Thor em relação ao Abel e ao Nani (está a perder-se em individualismos), e com o Peyroteo em relação ao Moutinho e ao Sá Pinto.
Para acabado o Sá Pinto está muito bom.