domingo, fevereiro 26, 2006

Video : Imagens de um golo fabuloso

Vídeo gentilmente "roubado" a http://stromp.castpost.com/

Peço desculpa pelo gamanço, mas isto merece ser divulgado a quem não viu...uma obra prima...

Futebol: Académica 0 x Sporting 3 - Análise Individual

Ricardo - Excelente exibição, plena de segurança e com niveis de confiança contagiantes a toda a defesa. Destaco a sua cada vez maior voz de liderança em termos de organização da própria estrutrura defensiva e nunca hesitando em pedir mais aos seus companheiros de sector e ao meio-campo de cobertura. Enorme defesa a uma remate fortissimo de curta distância de N'Doye.
Abel - Basta dizer que finalmente temos um defesa direito de raiz na nossa equipa. Certissimo a defender, ontem tinha pela frente N'Doye e em algumas situações também o lateral esquerdo adversário Vitor Vinha (18 anos - aplaude-se de pé o conceder destas oportunidades pelo Prof. Nelo Vingada), portanto trabalho complicado que cumpriu a preceito. Já a sua influência na manobra ofensiva da equipa é determinante, e quando a opção inicial de transição não é pelo seu corredor, quando é necessário variar o flanco e alargar o permietro de jogo, ele já lá está, desmarcado e pronto. Qualquer opção diferente da compra definitiva do seu passe no final da temporada, será incompreensivel.
Tonel - Está confiante e não inventa. Forte no jogo aereo, e ontem com uma tranquilidade extrema que lhe permitiu evitar fazer faltas perigosas sobre os avançados contrários de costas para a baliza, e que saõ normalmente perigosas. O nosso central apenas revela, na minha opinião, alguma falta de sentido posicional em termos de o possibilitar acorrer mais a dobrar os seus colegas de sector batidos, mas para esse efeito temos...
Polga - É forçoso destacar a exibição do nosso actual PATRÃO da defesa. Intrasponivel nos duelos individuais, rapidissimo a dobrar os seus companheiros, tempos de entrada aos lances perfeitos. Está num momento de forma enorme, e assim, é claramente forçoso RENOVAR!
Caneira - Jogo muito complicado para o nosso lateral. Viu um cartão amarelo no minimo ridiculo (estas arbitragens habilidosas já são demais!) numa jogada em que nem sequer fez falta, e se foi por protestos, apenas o vi colocar as mãos na cabeça, enfim... Depois, tal como aconteceu com Abel, teve de se deparar por várias vezes com mais que um adversário pelo seu flanco, e na 2ª parte o treinador academista ainda lançou mais um jogador fresco e rápido para o seu flanco, valendo aí a ajuda preciosissima de Liedson em ajuda defensiva. Digamos que cumpriu num jogo sempre muito dificil para poder brilhar. Muito importante a sua colaboração constante a fechar ao meio em várias situações, já que a Académica jogava com 2 pontas-lança.
Custódio - Ainda sem estar num bom momento de forma, no entanto, a sua grande capacidade de leitura táctica fazem dele insubstituivel neste momento na equipa. Sempre com a máxima atenção ás compensações defensivas, e com grande empenho nas recuperações de bola, cumpriu bem o seu papel. Para quando toda a dimensão do seu futebol, com a componente ofensiva que já demonstrou a época passada?
Moutinho - Grande exibição do nosso mais rotativo médio. Sempre disponivel seja para conduzir, seja em desmarcação para receber, seja em garra para recuperar a bola, seja em leitura táctica para preencher os espaços no nosso meio-campo defensivo. Melhor exemplo foi mesmo o seu golo, nunca o defesa esquerdo da Briosa sonhou que ainda aparecesse por ali algum jogador verde-e-branco, mas esqueceu-se claro, que no nosso 11 actual marca presença - João Moutinho.
Romagnoli - Ontem sem Carlos Martins, já deu para ver alguma da dimensão futebolistica deste reforço de Inverno. Acabou por conduzir, enquanto ainda tinha capacidade fisica para tal, o ataque com grandes pormenores reveladores de classe e qualidade e com uma excelente visão de jogo. Mas, a dura realidade é que não tem ritmo para mais que 30 minutos. Como resolver esta situação? Deixo a minha opinião, Pipi é uma boa opção para entrar a partir do banco. Para uma substituição de Sá ou Martins, por exemplo. Mas a titular, por favor, NÃO!
Nani - Mais um caso que me parece óbvio de um jogador talhado para entrar em campo vindo do banco de suplentes. Alterna demasiado entre bons e maus momentos. Sendo que os maus resultaram ontem sempre em contra-ataques e ataques rápidos do adversário, e os bons apenas em faltas favoraveis ou alguma subida da equipa no terreno, portanto manifestamente insuficiente. Continua a agarrar-se demasiado á bola, será que ninguém o alerta para isso? Tem que melhorar o remate de meia-distância para jogar como médio ofensivo titular no Sporting actual ou de futuro.
Deivid - Boa 1ª parte especialmente durante a melhor fase de toda a equipa. Está no 1º golo e é indiscutivel a sua espectacular valia técnica com tudo o que representa em termos de problemas que coloca ás defensivas advesárias. Apenas o gostaria de ver recuperar alguma da velocidade que demonstrou ao serviço do Santos, em que arrancava rápido com a bola bem controlada para cima dos defesas e rematava colocado. Ainda vai muito a tempo de o demonstrar em Alvalade.
Liedson - QUE GRANDE GOLO! Execução espantosa e explosiva do Levezinho! Para além desta sua dimensão ofensiva, sempre muito disponivel para ajudar atrás, especialmente sobre o nosso flanco esquerdo defensivo, o que só demonstra bem a sua entrega e dedicação em prol da equipa. Não me esqueço, no entanto, daquele falhanço de baliza aberta em que tenta picar artisticamente a bola por cima de Pedro Roma, mas... logo a seguir a sua irreverência retiram o palhaçinho cobardolas do Pedro Roma (um dos melhores GR da Liga) do jogo e um penalty para acabar com qualquer esperança academista no jogo.
João Alves - Algum tempo em campo e ainda sem conseguir disfarçar um medo terrivel de usar a nossa camisola. Caro João, não é medo que deves sentir, é ORGULHO!
Hugo - Pouco tempo só para sentir pulso ao jogo. Jogo resolvido, mas até puderia ter sido importante caso a Académica lograsse a proeza de marcar o 1-2 e voltasse ao jogo.
Douala - Velocidade ele tem, mas... e o resto para ser jogador de futebol de alto nivel. É sempre uma opção para o contra-ataque, e ontem a certa altura o jogo estava mesmo propenso para um jogador como Douala fazer miséria, mas... não fez.

sábado, fevereiro 25, 2006

Futebol: Próximo adversário - A. Académica Coimbra


A nossa próxima batalha rumo ao tão desejado titulo nacional, está marcada para hoje, em Coimbra, frente á Associação Académica local. Clube com enormes tradições no futebol português, faz parte do núcleo de clubes simpáticos que todos gostamos de ver a disputar a principal Liga do nosso futebol.
Orientada pelo Prof. Nelo Vingada (não esquecer que atingiu os pontos mais altos da sua longa carreira como adjunto do nosso extraórdinário Prof. Carlos Queirós), a Académica tem feito um trajecto dentro das possibilidades estruturais do clube (poucas) e por isso, luta como pode, pela manutenção na Liga BetandWin. Pratica um futebol muito organizado e sobretudo compacto defensivamente, espreitando só pela certa o contra-ataque ou mesmo um ou outro lance de bola parada. Desde a perca precoce (ainda com muito por explicar) de Marcel (principal goleador da equipa na 1ª metade da Liga), têm procurado várias soluções ofensivas, no entanto qualquer uma delas longe de atingir o rendimento do brasileiro actualmente no nosso inferior vizinho da 2ª circular. Deixo aqui o onze previsivel para a Académica de hoje, sabendo que um dos seus melhores executantes, o lateral-esquerdo Ezequias está indisponivel: Pedro Roma (um dos melhores GR da Liga); Nuno Luis, Danilo, Hugo Alcântara, Sarmento; Roberto Brum, Paulo Adriano, Dionattan, Filipe Teixeira, N'Doye (lembram-se deste e aquele golinho o ano passado em Alvalade); Joeano. Propositadamente coloquei a equipa em 4x5x1 porque acredito que é o que vamos ter de defrontar, duas linhas defensivas muito juntas, bem ao jeito do prof. Vingada e as suas tácticas dos transportes públicos (autocarro, eléctrico, comboio, tudo o que há) em frente da baliza. Assim, recomenda-se muita paciência á nossa equipa, em especial ao meio-campo e laterais para nunca desguarnecerem a retaguarda, mantendo sempre os equilibrios, pois é por aí que a Briosa tentará conseguir algo do jogo. Com calma e sobretudo muita tranquilidade e confiança, vamos certamente ultrapassar este dificil obstáculo, e citando Paulo Bento: "1 - 0 basta para somarmos os 3 pontos."

sexta-feira, fevereiro 24, 2006

Futebol: Lista de convocados para a deslocação a Coimbra

Guarda-redes: Ricardo e Tiago;
Defesas: Abel, Polga, Hugo, Tonel, Caneira;
Médios: Luís Loureiro, Custódio, Moutinho, João Alves, Romagnoli, Nani e Tello;
Avançados: Koke, Deivid, Liedson e Douala.
Destaque para as ausências de Sá Pinto e Carlos Martins. Se o primeiro é por indicação do Departamento médico para poupar o nosso grande capitão para o que falta do resto da Liga, já Martins é por opção técnica (embora também se deva prender com razões de precaução e poupança das capacidades fisicas do nosso médio mais desiquilibrador). Assim arrisco um onze para amanhã:
Ricardo; Abel, Polga, Tonel, Caneira; Custódio, Moutinho, Romagnoli e Nani; Deivid e Liedson.

Novas revelações - Estou INDIGNADO!

"Verifiquei que, de facto, havia um défice na exploração que era preciso colmatar, nomeadamente um grande desvio no bingo. O que faz a diferença na exploração do Sporting, o que contribui com cerca de 30 por cento no desvio de tesouraria é o bingo. Na SAD há dois vectores que contribuem pouco para o défice de tesouraria. Concretizando, o Sporting tinha-se comprometido a fazer todos os anos uma mais-valia de 5.5 milhões de euros. No ano passado, só fez 6.7 milhões de euros. Só tinha livre para investir 1.2 milhões de euros e investiu mais de 9 milhões. Ficou com défice na tesouraria. Em cima desses cerca de 8 milhões de euros, teve o azar de não ir às competições europeias, o que provoca uma ausência de receita de 4 milhões. Na SAD temos um défice de tesouraria de 12 milhões de euros, o que representa 75 por cento do défice global que anda à volta de 16 milhões de euros. Em resumo, 4 do Sporting, cerca de 12 da SAD." Estas saõ revelações de Filipe Soares Franco entrevista ao Jornal Record. Perante isto, respondam-me se souberem:
- Como é possivel que o bingo seja fonte quase única de desvio de tesouraria do Sporting-clube?
- Como é possivel que a SAD com uma mais-valia anual obrigatória de 5,5 milhões, tendo conseguido 6,7 milhões, não se tenha limitado a re-investir os restantes 1, 2 milhões de euros?
- Quem é/são o/s responsável/eis pela luz verde dum investimento extra de 8 milhões?
- Se efectivamente o prejuizo em termos de inexistência de receita duma ausência nas competições europeias é de 4 milhões de euros, então não será OBRIGATÓRIO garantir e assegurar dentro do possivel que a equipa de futebol atinja esse objectivo consecutivamente?
- Qual a alternativa a realizar um encaixe financeiro consideravel (venda de património rende por baixo 50 milhões de euros) a utilizar para colmatar incumprimento com a banca desde junho 2005 e re-equilibrar com alguma margem este défice?
- Qual a garantia de que não serão realizados investimentos extra na SAD tão volumosos como o referido, sem quaisquer resultados de ordem desportiva daí decorrentes?
A resposta a esta última pergunta é óbvia e daí resulta a minha mais profunda INDIGNAÇÃO. É que se esse investimento é realizado por admnistrações totalmente incompetentes em termos de gestão desportiva (não me canso de referir, sublinhar isto) como infelizmente tem acontecido sucessivamente, o destino deste projecto é agravar ainda mais o défice de tesouraria da SAD, com resultados desportivos longe dos pretendidos. basta dizer que dos investimentos mais avolumados que calculo estejam incluidos nesse esforço desmedido extra, temos João Alves, Wender, entre outros, que pura e simplesmente nada trouxeram á nossa equipa de futebol. Portanto longe, muito longe de se traduzirem em investimentos resultantes em futuras mais-valias, como são desejavelmente todos a realizar por uma empresa como é a Sporting Futebol SAD.

quinta-feira, fevereiro 23, 2006

Dia D para FIlipe Soares Franco

A Assembleia Geral extraordinária do Sporting Clube de Portugal realiza-se hoje às 20.30 horas, no Centro de Congressos de Lisboa (antiga FIL), que terá como ponto único deliberar sobre alienação de imóveis não afectos a uso desportivo do Clube.
Dia D de:
- Decisão: impõe-se deliberar na efectiva venda ou não de património não-desportivo do clube;
- Descontrolo: financeiro e orçamental que permitiu que o clube chegasse a esta situação aflitiva (sem pânicos);
- Demissão: é certo e sabido que caso a proposta venda do património proposta por FSF não seja sufragada pela maioria de 2/3 dos sócios, FSF demitir-se-á de imediato.
- Desastre: se a solução passar por uma deliberação contrária á venda, nascendo um movimento populista que açambarcará mercenariamente o clube, através do apelo á mistica e ao poder dos associados nas decisões futuras do clube.
Mas, esperemos que, como na História Mundial, este dia sirva apenas para marcar uma viragem. Neste caso, na saúde financeira do nosso grandioso SPORTING CLUBE PORTUGAL.

segunda-feira, fevereiro 20, 2006

Atletismo: SPORTING CAMPEÃO NACIONAL DE PISTA COBERTA

O SPORTING sagrou-se Campeão Nacional de Pista Coberta em Masculinos e Femininos.

Foi o 11º titulo do Sporting em Masculinos ficando à frente do Benfica e da Juventude Operária do Monte Abraão (JOMA).

Já em Femininos foi o 12º titulo do nosso clube acabando à frente da Juventude Operária do Monte Abraão (JOMA) e CA Madeira.

O Canal SCP mostra-se orgulhoso dos nossos Campeões que tantos sacrificios fazem para continuar a por o Sporting no lugar mais alto do pódio.

Parabéns Campeões!

domingo, fevereiro 19, 2006

Futebol: Sporting 3 x Paços Ferreira 0 - Análise individual

Ricardo - Providencial a sua defesa logo nos primeiros minutos do jogo, quando se deparou cara-a-cara com Junior Bahia na melhor ocasião de golo (e única) do Paços em todo o jogo. Transpira confiança que se estende por todo o bloco defensivo.
Abel - Mais um grande jogo do nosso defesa direito reforço de Inverno. Sempre muito perigoso nas suas incursões ofensivas, e dificilmente perde um lance defensivamente. Já impõe a compra do seu passe no final da época.
Tonel - Imperial no jogo aereo, sem complicar no jogo pelo chão. Confiança nesta altura é a palavra de ordem neste sector da nossa equipa.
Polga - Implacavel nos duelos com qualquer um dos avançados que cairam na sua zona de acção. Ficou na retina um corte "á Campeão do Mundo" de carrinho com perfeito tempo de entrada a anular um remate forte e potencialmente perigoso já dentro da área de rigor.
Caneira - Apesar de globalmente bem, imperdoavel a sua incapacidade de recuperação no lance logo no inicio do jogo de contra-ataque quase letal do Paços, em que Didi corre 60 metros com a bola pelo seu flanco sem que Caneira tenha esboçado qualquer recuperação defensiva para a contrariar. Subiu bem no seu flanco emprestando profundidade, mas terá que estar atento á recuperação defensiva, sabendo-se que não se trata de um jogador particularmente rápido. Na 1ª parte também demonstrou algumas dificuldades em conter Didi que aparecia pelo seu lado.
Custódio - Bem defensivamente e na sua colocação táctica no terreno. Mas, causa-me imenso espanto a sua inibição ofensiva (nada habitual em épocas anteriores), até mesmo a sua participação na 1ª fase de construção. Normalmente com passes muito lateralizados e curtos. Talvez lhe falte ainda os niveis de confiança dos seus colegas mais atrasados. No entanto, muito postiva a sua clara melhoria em termos de condição fisica.
Moutinho - (Mais um) Grande jogo do pequeno, em tamanho, enorme, em entrega, João Moutinho. A sua alta rotatividade é uma constante fonte de desiquilibrios na estrutura defensiva do adversário. Lance do penalty (clarissimo, foi a chamada entrada "a varrer" de Peçanha) foi um óptimo exemplo disso. Pena encontrá-lo muitas vezes encostado á lateral esquerda, mas serão certamente indicações de PB para dar maior largura á equipa.
Carlos Martins - Talvez o jogo menos conseguido de entre os mais recentes do nosso médio criativo. Insisto que não é compativel com Romagnoli no mesmo onze. Neste momento, Martins deve ser o nosso médio ofensivo que assume a condução do jogo. Talvez tenha sentido demasiadamente a tentação de rematar de fora da área para explorar o estado do terreno (muito escorregadio).
Romagnoli - Definitivamente inadaptado ao estado do terreno. O nosso argentino pratica um futebol de toque de bola, gosta de tabelar e saír ao 1º toque nas jogadas, tudo isso ontem era praticamente impossivel. De resto não entendi a opção de PB em colocar Pipi como titular naquelas condições, neste jogo em particular. Esforçado sem dúvida, mas ainda sem o ritmo de jogo do futebol europeu. A rever... noutras condições climatéricas.
Sá Pinto - Brilhante 1ª parte em todos os aspectos do nosso simbolo máximo leonino no 11 actual, coroada com 1 golo na marcação irrepreensivel de uma grande penalidade indiscutivel. Adaptou-se maravilhosamente á posição de 2º avançado com Liedson, com grande mobilidade que lhe é caracteristica, mas a detonar constantemente o lado esquerdo da defesa do Paços. Pena a lesão que o impediu de continuar a grande exibição na 2ª parte (desconheço ainda qual a lesão de que padeceu). Grande capitão, demonstra toda a garra do verdadeiro LEÃO!
Liedson - Jogo dificil para o Levezinho, face á grande exibição protagonizada por Luis Carlos, que deveria ter sido interrompida pelo árbitro com ordem de expulsão aquando daquela entrada assassina "a ceifar" Liedson na ala esquerda já depois da bola ter passado. Sentiu-se mais confortável na 2ª parte aquando da entrada de Deivid e Nani, e já com outro tipo de espaços concedidos pelo Paços em busca do prejuizo.
Deivid - Sem ter sido uma grande exibição, longe disso, gostei do jogo de Deivid. É indesmentivel a sua grande capacidade técnica e sobretudo de recepção de bola em condições dificeis (quando comparado com Douala...) O seu golo resulta de uma brilhante assistência de Nani, mas a sua desmarcação é de antologia, fugindo ao 2º poste nas costas de toda a defesa Paçense.
Nani - Depois de o ter criticado por mais que uma vez pela sua dificuldade em fazer o último passe e agarrar-se demasiado á bola, pois ontem foi precisamente o contrário que fez avolumar o marcador. Está nos 2 golos, com 2 assistências de compêndio futebolistico. Na 1ª contemporiza a jogada e coloca com garnde precisão no movimento goleador de Deivid. Na 2ª em grande velocidade faz um passe atrasado deixando logo nesse momento toda a defesa em contrapé e permitindo o remate vitorioso de Tello. Assim, Nani é certamente uma grande opção para a nossa equipa. Velocidade no transporte de bola, forte no um-contra-um e mortifero no último passe. Muito bem!
Tello - Imperdoavel o meu esquecimento do Rodrigo. Entrou bem no jogo e teve a capacidade de finalizar uma excelente jogada rápida de ataque com um remate certeiro com o seu pior pé. A sua colocação a meio-campo é sem dúvida uma opção muito válida para PB, que finalmente percebeu que o deverá utilizar como médio em detrimento de um flop como João Alves.

sábado, fevereiro 18, 2006

Futebol: TODOS A ALVALADE (Sporting-Paços: 20h30)


Venho mais uma vez pedir a TODOS os SPORTINGUISTAS o ESFORÇO económico temporal de irem ver o nosso clube contra a equipa de Paços de Ferreira, certo que tal DEDICAÇÃO e DEVOÇÃO será essencial para a conquista dos 3 pontos, vitória esta que será decisiva para a caminhada para o titulo e consequente GLÓRIA.

PS: APOIEM O SPORTING... DO 1º AO ÚLTIMO MINUTO...

Futebol: Próximo adversário FC Paços Ferreira

Hoje temos no percurso do nosso grandioso SPORTING até ao tão almejado e ambicionado titulo nacional, o FC Paços Ferreira. Treinado por um "homem da casa" José Mota, esta equipa tem como principal caracteristica um fio de jogo bem definido que assenta na constante vontade de jogar futebol. As suas equipas primam sempre pela tentativa de jogar bem e valorizar a posse de bola, muito perigosas normalmente em contra-ataque quando actuam fora da Mata Real. O esquema táctico que normalmente utiliza é o 4x3x3, onde prevalece a velocidade que sempre tentam imprimir pelos homens das alas. Fica o recado á atenção dos laterais leoninos que gostam de subir e bem, para as devidas compensações que não puderão falhar. Aqui fica o onze provavel do Paços para este jogo: Peçanha (em grande no último jogo frente ao Gil segurou os 3 pontos); Primo, Luis Carlos, Emerson, Fredy; Paulo Sousa, Junior, Pedrinha; Junior Bahia, João Paulo, Didi (melhor marcador da equipa).
Acredito na nossa vitória neste jogo, mas a nossa equipa terá que entrar logo desde o apito inicial determinada em resolver rapidamente a questão. Se o jogo evoluir com o nulo, o Paços ganhará confiança e puderá produzir um bom futebol rápido de contra-ataque. Chave verde e branca para este jogo será (mais uma vez) o nosso meio-campo onde teremos forçosamente que impôr, em vantagem numérica (4 verdes para 3 amarelos), a nossa troca de bola, criatividade e mais-valia técnica. Aposto em golos dos nosso médios criativos: Sá, Carlos Martins ou Moutinho.

sexta-feira, fevereiro 17, 2006

Renovações : Fábio Paim até 2010

Depois de Liedson renovar contrato e Polga recusar a proposta que lhe foi apresentada, hoje foi a vez do junior Fábio Paim, apontado já há bastante tempo como a estrela mais cintilante da academia, renovar contrato até 2010 com contrato profissional.

Existia alguma expeculação sobre a continuidade de Paim no Sporting, falando-se inclusive que estariam a tentar "desviá-lo" para o FCP (eu já começava a duvidar que alguma vez jogasse pelos séniores) mas no final a questão contratual foi ultrapassada e Paim (se tiver sorte e juizinho) poderá ser um dos nossos futuros ídolos com a camisa verde e branca.

;-) Aguardamos o 1º golo no palco do Alvalade XXI

P.S. Clausula de rescisão....€25M

Futebol : Convocatória Sporting - P. Ferreira

Paulo Bento não mudou nada e repete a convocatória do jogo de Setúbal

Guarda-redes: Nelson e Ricardo;

Defesas: Abel, Tonel, Hugo, Polga, Caneira e Tello;

Médios: Carlos Martins, Custódio, João Moutinho, Romagnoli, Sá Pinto e Nani;

Avançados: Douala, Liedson, Koke e Deivid.

Amanhã, todos a Alvalade devolver os 3-0 ao Paços...desta vez sem o Polga a defesa esquerdo.... ás 20h30.

quinta-feira, fevereiro 16, 2006

Mundo Sporting: ESPECIAL ELEIÇÕES

  • Filipe Soares Franco, actual Presidente do Sporting cooptado a quando da saída de Dias da Cunha, antigo Presidente Substituto, antigo Vice-Presidente, uma das caras de sempre do Projecto Roquette, será candidato se conseguir a aprovação para venda de património na Assembleia Geral de 23 de Fevereiro.
  • A apoiar o projecto de FSF aparecem o ex-Presidente José Roquette e o actual Presidente da Comissão do Centenário e Presidente do Conselho Fiscal Ernesto Ferreira da Silva.
  • Do lado da oposição a este cenário, aparece o Ex-Presidente Dias da Cunha, ex-vice-Presidente e actual candidato Dias Ferreira, o ex-Presidente João Rocha, o ex-Presidente da Assembleia Geral e provável candidato Abrantes Mendes e/ou o ex-Presidente do Conselho Fiscal Jesus de Oliveira.
  • Espera-se por outro lado pela posição de figuras como: o ex-Vice-Presidente e Presidente da SAD Miguel Ribeiro Teles, o ex-Administrador da SAD José Eduardo Bettencourt, o ex-Presidente da SAD Luís Duque, o ex-Presidente José Sousa Cintra, etc.
PS: Quem puder contribuir com ideias e dados sobre os 2 lados da barricada, agradecemos de bom grado ;) a guerra vai começar e pelo menos uma coisa boa já fez, acabou-se a paz podre que existia nos bastidores de Alvalade.

quarta-feira, fevereiro 15, 2006

Futebol: Abel em discurso directo

O lateral direito emprestado pelo Sporting de Braga prestou declarações à comunicação social no dia de hoje, das quais destacamos as seguintes:

"Desde o primeiro dia que falei com os meus colegas disse-lhes que as primeiras impressões eram muito positivas. Confirma-se que estou a gostar de estar aqui"

"Espero ficar. Não estou preocupado. Tenho a certeza que o sucesso da equipa é o meu também"

E o Canal SCP junta-se ao desejo de Abel promovendo neste espaço um apelo à administração da SAD leonina para accionar a opção de compra deste belissimo jogador que já mostrou ter qualidade e garra para representar o nosso clube.

PS: Agradeço desde já a toda a administração, em especial, ao Presidente Filipe Soares Franco, o esforço económico-financeiro para manter Liedson.

Futebol : Liedson vale €8.5M

€8.5 Milhões de Euros para 4 anos...ordenados, comissões, direitos de imagens e outras % e tais...é muito dinheiro? Claro que é...o Liedson merece? Claro que sim...podia-se evitar pagar todo esse montante? Poder...podia...o Liedson continuava no Sporting? Not really....

Liedson é actualmente o melhor jogador a actual em Portugal é um avançado (na minha opinião) da qualidade de um Shevchenko...um avançado com uma excelente média de concretização, que raramente se lesiona (estou a bater na madeira), que luta em todo o campo e que vai buscar uma bola, se for preciso, à biqueira da bota do Beto, como aconteceu no jogo na luz...motivado então - e nós bem lhe vimos jogos na era Peseiro, onde andava nitidamente em baixo psicologicamente (pudera...a ganhar menos do que os dois guarda-redes suplentes...) - torna-se quase imparável.

Pode-se dizer que é muito dinheiro, ainda para mais com o falado tecto salarial, mas a realidade é que haveria por essa Europa fora (e Brasil...e Russia...e Oriente...) uma fila de clubes disposto a pagar-lhe isso, incluindo os nossos rivais...consta que a pressão feita pelo Slb foi bastante...e já há bastante tempo que ela acontecia...

Liedson é um jogador fora de série, daquele tipo de jogadores que levam uma equipa a ganhar títulos, quase sozinho...deixá-lo sair seria um erro tremendo e justificava um esforço financeiro...até porque a sua saída implicava a contratação de outro avançado...pago provavelmente a peso de ouro e nada garantia que não fosse um barrete como o Pinilla ou Miccoli...assim já se sabe o que a casa gasta e o investimento é mais seguro.

Muito bem SAD, bom trabalho.

Personalidades: João Rocha polémico em entrevista ao jornal Record

"O Projecto Roquette liquidou o Sporting. Ninguém soube o que era o projecto, porque ele não dizia. Sabia-se, apenas, que era uma dezena de sociedades, dirigentes e funcionários superiores a ganhar centenas de milhares de contos. O projecto foi reduzir os sócios de mais de 100 mil para pouco mais de 30 mil, foi acabar com as modalidades amadoras, foi vender património, foram dezenas e dezenas de milhões de contos de prejuízo que não aparecem nos resultados, porque parte deles foram executados pelo Sporting. No caso da SAD deram-se informações falsas aos associados e à própria CMVM para a entrada na bolsa."
"O que lhe posso dizer é que era tudo tão bom que ele próprio, José Roquette, ia subscrever capital e a primeira coisa que fez quando saiu foi vender todas as acções da SAD que tinha comprado. Isto levou os sócios a perderem quase 14 milhões de contos só na subscrição e nos resultados negativos."
"Quando José Roquette entrou, o clube estava numa situação caótica, mas ele aceitou um passivo de 4 milhões de contos e, actualmente, ascende a 60 milhões de contos. É uma diferença enorme."
Havia um projecto com o FC Porto que era muito prejudicial para o Sporting. Era mesmo inqualificável. Insurgi-me num Conselho Leonino e numa assembleia geral. Era um projecto gravíssimo que só podia sair da cabeça de um indivíduo sem responsabilidades. José Roquette dizia que era um projecto válido, porque era a única maneira de Sporting e FC Porto estarem sempre representados na Liga dos Campeões."
Deixo apenas estes pequenos excertos da entrevista reproduzida hoje no jornal Record.
É o começo, apenas o começo, do lavar da roupa suja em público. E como a água já corre barrenta...
P.S.: Permitam-me o desabafo, isto para a equipa deve ser do melhor!

terça-feira, fevereiro 14, 2006

Futebol : Conferência de Imprensa ás 17h


Será que é desta que finalmente lhe pagam o que merece???

segunda-feira, fevereiro 13, 2006

Futebol: Sorteio da Taça de Portugal dá Académica-SPORTING

O Sporting vai se deslocar ao Estádio Cidade de Coimbra para defrontar a Associação Académica de Coimbra OAF para os quartos de final da Taça de Portugal, o encontro realizar-se-há a 15 de Março de 2006.

Num encontro recheado de tradição os leões deslocam-se ao campo dos estudantes com o intuito de chegarem às meias finais, a todos os sportinguistas da zona centro, pede-se o apoio incondicional e em massa.

domingo, fevereiro 12, 2006

Futebol: Vitória Setubal 1 - 2 SPORTING (C Martins e J Moutinho) - Análise Individual

Ricardo (5) - De todas as vezes a que foi chamado respondeu com coragem e precisão, duas grandes defesas, várias bolas socadas da área e várias saídas fora da area com pés e/ou cabeça, Ricardo foi Ricardão, Parabéns!

Abel (4) - Mais uma exibição extremamente regular do lateral nortenho, defendeu sempre bem e procurou também ajudar o ataque, parece que nasceu para jogar no Sporting.

Caneira (4) - Mais afoito ofensivamente do que em outros jogos, esteve também muito bem a defender, é uma ajuda preciosa aos centrais.

Tonel (3) - Imperial no jogo aereo, teve no rasteiro uma hipótese de golo que desperdiçou, bastante regular como é o seu timbre, não complicou.

Polga (4) - Inspirado o campeão do mundo ao serviço do Sporting, esteve em grande, tudo o que era bola ele cortava e era também o primeiro a tentar lançar o Sporting para o ataque, ao contrário de Sansão, Polga tornou-se mais forte desde que cortou o cabelo, parece outro.

Custódio (3) - Fundamental no controle de jogo a meio-campo, não consegue ainda ser o Custódio que estavamos habituados, no entanto nota-se algumas melhorias num jogador que tem tudo para ser muito melhor.
C Martins (5) - Fenomenal, o mais talentoso jogador verde e branco com bola nos pés, em dúvidas para o jogo foi sem dúvidas o melhor, recuperado de mais uma lesão, Martins não começou da melhor maneira ao falhar alguns passes mas depois foi simplesmente ele, controlo de bola divinal, toque de bola soberbo, tempo de passe extraordinário, remate preciso, marcou e deu a marcar, que mais pedir a um jogador?

J Moutinho (4) - Primeiro golo de bola corrida do jovem leão, decisivo na superioridade leonina em campo, muito tempo descaído na esquerda onde apesar de não render o melhor que pode consegue fazer a diferença em relação a outros, está a crescer e é o mais utilizado pelo Sporting, João Moutinho.

Sá Pinto (3) - A entrega e garra habitual hoje mais vistas em prol do colectivo do que do brilho individual, mais um penalti marcado contra o Sporting com acção de Sá Pinto borra um pouco o trabalho brioso do nosso capitão mas não nos faz esquecer tudo o que ele faz de bom.

Douala (3) - Excelentes arrancadas a do extremo leonino, pena não ter conseguido ter efectividade nas suas acções, com um pouco mais de precisão no futuro, poderá ser muito útil na caminhada para o titulo.

Liedson (3) - Um pouco apagado em relação aos mais recentes jogos, devido a forte marcação que sofreu, apenas um remate perigoso de cabeça e muito suor em campo.

Deivid (1) - Algumas movimentações interessantes mas sem trazer nada a equipa.

Nani (3) - Poucos minutos em campo e um expectacular remate à trave após não menos expectacular jogada.

Hugo (-) - Uma estreia para defender os 3 pontos, um regresso coroado com exito.

Futebol : Nacional Madeira 1 - União Leiria 4

LOLLLLLLLLLLL!!!!!!!!!!!!!!!!!

Próximo adversário: Vitória de Setúbal


O próximo adversário na nossa caminhada que se pretende culmine no titulo nacional, é o Vitória Setúbal, a defrontar hoje no seu reduto. Treinado actualmente por um "homem da casa" Hélio Sousa que substituiu Norton de Matos já com a época em andamento. Depois de todos os problemas financeiros que afectaram quase fatalmente o Vitória no final da vigência da direcção oportunista de Chumbita Nunes (este sempre com os seus salários em dia e os jogadores com 4 meses em atraso), a realidade actual não deverá ser muito diferente mesmo com uma nova direcção a comandar os destinos do clube do Sado.
Depois da saída de alguns jogadores fundamentais da equipa como Moretto, Fonte, Tchmogo e Dembelé e mesmo com a suposta compensação pela entrada de alguns jovens emprestados pelos 2 grandes de Lisboa como Hélio Roque, Carlitos e Varela, a dura realidade do vitória é a quebra de resultados positivos culminando mesmo com uma goleada na passada jornada em Barcelos.
Actuando habitualmente num esquema de 4x2x3x1 que priveligia sobretudo a consistência defensiva. Trata-se também de uma equipa com muito poucos golos marcados fruto da sua manifesta insuficiência em colocar muitas unidades na zona de finalização. Em suma, defende com muitos e ataca sempre com poucos. Aqui fica o onze que me atrevo a adiantar (qual Zandinga) para esta noite:
Marco Tábuas; Janicio, Flávio (Verissimo), Auri, Nandinho; Binho, Ricardo Chaves; Pedro Oliveira, Sandro, Carlitos; Varela.
Esta noite sobretudo por defrontar um Sporting em clarissimo crescendo de forma e confiança, é de esperar um Setúbal extremamente compacto e que tentará espreitar o contra-ataque sempre que possivel. Espero um jogo dificil para o nosso clube, e em que a importância da eficácia em concretizar as ocasiões de golo será decisiva para facilitar o atingir dos nossos objectivos neste jogo. Um nulo prolongado no tempo de jogo só nos trará mais dificuldades, especialmente pela carência que infelizmente temos no plantel no que diz respeito a um avançado possante fisicamente e com bom jogo áereo para colocar num pressing final. Assim, FORÇA SPORTING desde o 1º minuto de jogo para decidir o mais rápido possivel este jogo!

sábado, fevereiro 11, 2006

Aniversários: Estão de parabens os Ricardos

30 anos...é o aniversário que o grande Ricardo celebra hoje...um Ricardo consistente, confiante...muito longe do guarda-redes trémulo da época passada...tem feito a diferença este ano e exorcizou de vez o fantasma Baía.

Parabéns Ricardo.

Hoje também temos o aniversário de outro Ricardo, 24 anos, também atleta do Sporting, embora esteja emprestado a outro clube nesta época...veremos se tem finalmente a sua oportunidade para o ano...

Ricardo Jorge Martins Duarte...quem é o primeiro a acertar no "nickname" do jogador?

Futebol: Convocados para Setúbal

Aqui fica a lista dos 18 convocados do Grandioso SPORTING CLUBE PORTUGAL para a deslocação a Setúbal:
Guarda-redes: Ricardo e Nelson;
Defesas: Abel, Polga, Hugo, Tello, Tonel e Caneira;
Médios: Custódio, Moutinho, C. Martins, Nani e Romagnoli;
Avançados: Sá Pinto, Douala, Koke, Deivid e Liedson.
Destaques para a aparente recuperação de Carlos Martins, Abel e Koke, bem como o regresso de Douala da CAN.
Não resisto a aventurar-me e deixar o meu onze: Ricardo; Abel, Tonel, Polga, Caneira; Custódio, Moutinho, C. Martins, Sá; Liedson e Deivid. (Mas fiquem atentos no vosso canal de sempre para o post com o onze a apresentar efectivamente por PB em Setúbal).

sexta-feira, fevereiro 10, 2006

Futebol : Carlos Martins e Abel recuperados

:) Excelentes notícias...Carlos Martins e Abel, recuperaram das lesões dos ultimos jogos e estão a postos para o importantissimo jogo de Setúbal.

Carlos Martins tem sido massacrado por lesões na sua carreira, o que tem atrasado a sua explosão na equipa do Sporting...quando consegue jogar na sua plenitude, é um caso único no plantel sportinguista, levando a equipa ao colo....pena as constantes lesões musculares, porque sem elas seria um jogador ao nível de um Deco...sem duvida.

Abel tem impressionado pela facilidade com que se adaptou à equipa do Sporting, que finalmente ganhou um lateral direito para todo o corredor...tem sido uma agradável surpresa e um "must" a contratar para a próxima época.

;-) Força rapazes...o jogo de Setúbal é o mais importante da época.


quinta-feira, fevereiro 09, 2006

Parabéns a você!!!!!!!


:) Aproveitando o que aparece nas caixas de comentário hoje...obrigado ao f.paim que nos lembrou da data

Damos os mais sinceros parabens a dois jogadores que nasceram no mesmo dia (09.02.1979) e tem feito um trabalho fantástico nos ultimos jogos, impedindo dissabores na nossa baliza...e mesmo marcando na baliza do adversário ;-)

Ânderson Corrêa Polga


Marco António Simões Caneira


Feliz aniversário ;-)

Futebol : Análise individual Sporting - Paredes

Como nenhum dos administradores deste blog teve a oportunidade de ir ao jogo da taça - uma raridade hoje em dia - e falando por mim, obrigadinho a quem marcou o jogo para as 17 horas...transcrevo a análise individual muito bem feita pelo caro zeist b skool...

;-) Obrigado pela ajuda z.

NELSON - sem grande trabalho, mas aqueles pés não enganam ...

M GARCIA - certinho a defender, apesar de lhe cair o cromo do Paredes muitas vezes em cima ( Nélson Campos ... se se lembram daquele anuncio da TMN em que um gajo fazia fita e de repente levantava-se e dizia .. Passa , Passa !! , era igual !) a atacar teve uns centros bons, mas o homem é claramente um central, que até é rápido o que lhe permite fazer o lugar.

TELLO - começou com alguma tremideira, e os adeptos não ajudam, por agora é a embirração do momento... depois do Polga ... agora é o Tello. Mas a partir dos 15 minutos desatou a fazer passes a 30 metros de muita qualidade. Tentou ajudar sempre no ataque, mas n foi decisivo.

HUGO - o empenho de sempre, não esteve mal, principalmente tendo em conta que não jogava desde o ano passado.

POLGA - muito bem, cortou tudo, sempre bem colocado. o campeão de mundo, da primeira época, está de volta. é claramente o patrão da defesa. de salientar um lance em que foi ao canto, o paredes sai em contra ataque e o homem correu 50 metros para recuperar a bola. deixe-se o homem manter-se sereno - peseiro n deixava - e temos ali cintral para muitos anos.

LOUREIRO - andou um bocado perdido em campo, tentou os passes longos, que faz melhor que qualquer outra coisa, mas estavam 10 jogadores do Paredes em 30 metros e não havia espaço para a bola passar

JOÂO ALVES - 2 minutos ...

NANI- caminha a passos largos para se tornar na próxima embirração dos adeptos. as pessoas esquecem que ele tem 18 anos e ao contrario de muitos outros miudos do sporting ele não tem a experiência das selecções de jovens. Tem de aprender rapidamente a soltar a bola, pois prende muito, ainda por cima em muitos lances que um passe pode provocar muito perigo. A verdade é que temos aqui um paradoxo. é verdade que ele leva o jogo para a frente e leva a bola , mas depois não aproveita essa capacidade. mas a maturidade vem com as ensaboadelas que o P Bento lhe deve dar e temos ali mais um diamante por lapidar. temos, nós adeptos, que saber aceitar que um miudo de 18 anos n pode ter decisões como um adulto de 28 anos !

ROMAGNOLI - é um grande jogador. quando estiver em forma vai ser um caso sério. para exemplo temos o passe do primeiro golo a desmarcar o koke e depois há um lance em que dentro da área com um movimento de corpo e um toquezito passa pelo meio de dois defesas, faz mais uma simulação de corpo e deita o terceiro, mas o remate bateu no quarto defesa. depois foi decaindo, mas não engana ... GRANDE

DEIVID - tem força , mas anda nervoso, o que o leva a tentar fazer tudo rápido ... hoje falhou um golo quase feito. não é o deivid que vimos no santos...

KOKE - o Sr Fabio Capello sabe de bola ... este fiasco espanhol ( boca para os lampiões ... ) marcou um golo que se fosse num jogo a sério ( o paredes que me perdoe ) era de levantar o estádio. de resto esteve bem até torcer o pé. é inteligente, troca bem a bola ( fez umas boas combinações com o moutinho e com romagnoli, tanto na direita como na esquerda.

MOUTINHO - como já alguém disse, é a contraposição em termos de maturidade em relação ao Nani. Sabe sempre o que está a fazer em campo e agora que a forma está a subir começa a parecer que está em todo o lado. Depois de uma fase inicial com o Paulo Bento n sabia se havia ele de ser 10 ou 8, penso que se decidiu pelo 8. Ontem entrou muito bem, cheio de garra, a assumir-se como um patrão, precoce, talvez, mas muitissimo competente. Esteve muito bem no apoio em diversas jogadas - o seu entendimento com o Pipi pode ser de uma qualidade assombrosa em breve, ontem houve já jogadas muito boas. Mas também soube pegar na bola e levá-la para cima dos adversários. em suma, está em crescendo - ainda mais

LIEDSON - um daqueles dias em que como sempre correu, correu, mas não estava inspirado. na minha opinião, nem tinha na cabeça jogar e de repente disseram-lhe que tinha de ir lá para dentro e ele foi, esforçado, mas pouco mais. tem direito, não tem ?

CANEIRA - por mim seria o lateral esquerdo do sporting até ao fim da carreira. como central precisa de mais treinos de conjunto.

Zeist B Skool dixit...

quarta-feira, fevereiro 08, 2006

Futebol: Sporting 2-1 Paredes (Koke e Moutinho)

Nélson; M Garcia, Tello, Hugo, Polga; L Loureiro, J Alves (J Moutinho), Romagnoli, Nani; Koke e Deivid.

2m- Substituição, sai lesionado J Alves, entra J Moutinho

4m- Penalti para o Paredes, cartão amarelo para M Garcia

5m- GOLO PAREDES (0-1), Nélson Campos de penalti

18m- GOLO SPORTING (1-1), Koke a passe de Romagnoli

45m- Intervalo (1-1), dominio inconsequente pela parte do Sporting

46m- Liedson aquece, estão 10560 pessoas em Alvalade

52m- Substituição, sai Koke tocado, entra Liedson

65m- Substituição, sai Hugo, entra Caneira

90m- 5m de compensação

90m+1m - Penalti para o Sporting

90m+2m - GOLO SPORTING (2-1), J Moutinho de penalti

90m+5m - O Sporting vence sem convencer após 95m de jogo bastante sofridos, uma palavra de apreço à grande exibição da turma nortenha em especial do guarda-redes internacional português Jorge Silva cotado como o homem do jogo.

terça-feira, fevereiro 07, 2006

Futebol: Convocados para o jogo da Taça contra o Paredes

Realça-se a estreia nos convocados do avançado espanhol Koke, o regresso de Hugo após meio ano sem estar inscrito e o de Douala ausente em trabalhos internacionais pela selecção dos Camarões, ausentes estão Abel e Carlos Martins lesionados e Sá Pinto por opção.

Lista de convocados:
Guarda-redes: Ricardo e Nelson;
Defesas: Miguel Garcia, Polga, Hugo, Tonel, Tello e Caneira;
Médios: Custódio, Luís Loureiro, João Moutinho, João Alves, Romagnoli e Nani;
Avançados: Koke, Douala, Deivid e Liedson;

Futebol: Paulo Bento em discurso directo

«Não sei em que está baseada a queixa do presidente do Nacional»
«O Sá Pinto festejou o golo de forma efusiva porque era um jogo que o Sporting tinha de ganhar, em que havia uma grande pressão sobre nós, mas que não me parece tenha tido algo de anormal»
«Foi o ambiente que pedimos. Podem dizer que foi um ambiente infernal, eu digo que foi um ambiente fantástico. Foi isso que nós pedimos. Foi adverso para o adversário, mas isso foi o que tivemos também na Luz»
«Já disse, sabemos que é um jogador efusivo, emotivo, determinado, mas não há nada que prove que tenha sido provocador por ter passado à frente do banco do Nacional. Estamos a fazer um caso de uma coisa que não existe.»
«Quem semeia ventos, colhe tempestades»
«Há estádios mais pequenos em que o ambiente é mais hostil. Aquilo que se viveu em Alvalade foi um ambiente fantástico, uma prova de solidariedade e de apoio dos adeptos ao grupo.»

Futebol : Palhaço em discurso directo

“A montagem à volta do jogo precipitou a criação de um clima de terror, com provocações concertadas. Nesse campo, até nos apanha-bolas havia estratégia orquestrada...”

:) Eu não me senti nada aterrorizado...antes pelo contrário...há muito tempo que não via tanto apoio, com toda a gente a puxar para o mesmo lado...o rapazinho queria o quê? Passadeira vermelha e pétalas de rosa?

segunda-feira, fevereiro 06, 2006

Futebol: Classificação da 1ª liga à 21ª Jornada

1 FC Porto 45
2 Sp. Braga 40
3 Sporting 40
4 Benfica 40
5 Nacional 39
6 Boavista 35
7 Vit. Setúbal 33
8 U. Leiria 28
9 Marítimo 27
10 Est. Amadora 26
11 Rio Ave 26
12 Académica 26
13 Belenenses 25
14 Gil Vicente 24
15 P. Ferreira 22
16 Naval 18
17 Vit. Guimarães 17
18 Penafiel 11

PS: EU ACREDITO!

Agenda: 06/02/1977 - Sporting Campeão Europeu de Corta-Mato

Foi no dia 6 de Fevereiro de 1977 que o Sporting Clube de Portugal se sagrou pela 1ª vez vencedor da Taça dos Clubes Campeões Europeus de Corta-Mato na modalidade de Atletismo.

Era uma equipa brilhante a de 1977, constituida por Carlos Lopes (1º), Fernando Mamede (2º) e Aniceto Simões (3º), e sería o ínicio dos muitos titulos europeus que viriam a entrar na sala de troféus do antigo Estádio José de Alvalade, algo que agora podemos ver no novo Museu do Sporting.

O Canal SCP não poderia esquecer de realçar o ínicio dos feitos de uma modalidade que deu e continua a dar imensas alegrias a muitos sportinguistas, aproveitamos assim para homenagear não apenas os vencedores mas também todos aqueles que vestiram e lutaram pela camisola do Sporting contribuindo para o aumento do prestigio do nosso clube para além das fronteiras nacionais, comprovando que o Sporting não é apenas futebol... o Sporting é o Sporting Clube de Portugal.

Futebol: Quando os papagaios andam á solta...

O Sr. Manuel Machado não contente com a derrota do seu pequenino clube em Alvalade face ao grandioso SPORTING CLUBE PORTUGAL continua na verborreia a que esta gentinha já nos habituou. Assim afirma Machado desbocadamente: "Não me abstenho de dizer que a superioridade do Sporting foi em parte devido a uma arbitragem muito 'inteligente'. Acabou por impossibilitar que o Nacional fosse mais vezes para o ataque; tecnicamente, não foi uniforme e a actuação foi manchada por não ter assinalado um penálti depois de uma falta de Tonel sobre André Pinto."
Será que este personagem não percebe que não é com autocarros e outros transportes públicos em frente da baliza que a sua equipa vai mais vezes para o ataque e que já cai no profundo ridiculo quando sempre que perde com o Sporting vislumbrar grande penalidades "a gusto"?!
(Foto deste fulaninho está totalmente fora de questão, prezo demasiado o nivel deste blog)

sábado, fevereiro 04, 2006

Futebol: SPORTING 1-0 nacional 0 (Caneira)

Ricardo (3) - Sem trabalho não pode brilhar e por isso não pode levar uma nota superior a normal... o nacional parecia uma equipa distrital... nenhum perigo criou.

Abel (4)- Extraordinário jogo até se lesionar, parece que encaixou nesta equipa como uma luva, dá a ideia que já está no Sporting à anos tal o seu à vontade quer a defender quer a atacar, um apoio fantastico ao ataque pelo flanco direito.

Caneira (4) - Sempre certinho a defender, seguro a atacar, poucas vezes subiu mas as vezes que subiu foi influente patenteado com um golo extraordinário, o 1º com a camisola do Sporting, 10 anos depois de se estrear pelos séniores.

Polga (3) - Anulou completamente os avançados ilheus, esteve quase sempre bem, lá está sempre não consegue porque há sempre uma fifia para ser dada.

Tonel (3) - Não esteve tão bem como em jogos anteriores, especialmente na parte do passe ofensivo, variadas vezes endossou a bola directamente para fora do campo, no entanto a defender esteve imperial.

Custódio (3) - Cumpriu sem deslumbrar, importantissimo no dominio do meio-campo não se conseguiu destacar por aí além no entanto foi precioso.

Carlos Martins (4) - Estava até se lesionar a abrir o livro, a fazer magias que só ele sabe fazer no entanto, mais uma lesão atirou-o para fora do jogo...

Sá Pinto (4) - Uma primeira parte bastante apagada e uma segunda parte enorme do nosso capitão, empolgado e empolgante, catapultou os adeptos para a luta e a equipa para a vitória, espectacular jogada que merecia golo mais que tudo.

Moutinho (4) - Dinâmica impressionante do nosso João pequeno, arrancada fantastica na primeira parte pelo lado esquerdo, dominio elevado no centro do miolo e raça constante recompensada com inúmeras bolas ganhas e vários ataques começados a partir dos seus pés.

Deivid (3) - Apesar de falhar um golo fácil no 2º tempo estava nessa altura a fazer uma exibição muito boa, até parecia Liedson na maneira como corria e disputava cada bola, pareceu mais dentro do jogo que em muitos que já actuou.

Liedson (4) - Não marcou mas foi um verdadeiro quebra-cabeças para a turma insular, está com uma vontade impressionante, joga e faz jogar, se não fosse o seu marcador o argentino Avalos estar em grande no dia de hoje tinha feito miséria.

Nani (4) - Traz algo de especial a equipa, é um jogador que inventa lances atrás de lances mas também os desperdiça de uma maneira muito infantil, não tem ainda o tempo certo para soltar a bola e por vezes abusa do jogo individual no entanto trata-se de um jogador de fino recorte que trás a uma equipa variadas soluções em termos ofensivos como foi visto no dia de hoje.

Miguel Garcia (3) - Entrou para o lugar de Abel e cumpriu perfeitamente a sua missão, com a tarefa de marcar Miguelito acabou por ser superior na maioria das vezes, algo que foi demonstrado até pela forma como subiu algumas vezes.

João Alves (-) - Poucos minutos em campo, mais um jogo para o duche.

Fotografia: SPORTING x nacional





Os vencedores da noite não foram apenas os jogadores do Sporting mas também os adeptos que acederam ao nosso pedido e apoiaram em quantidade e qualidade a equipa de todos nós.

O nosso agradecimento aos adeptos e sócios sportinguistas que partilharam o estádio conosco e não desistiram de apoiar o Sporting num merecido mas suado triunfo perante a equipa insular.

JUNTOS, SOMOS MAIS FORTES, FORÇA SPORTING!

Futebol: Antevisão SPORTING x nacional (19h15/Sporttv)

Não costumo acertar mas contrariando o pensamento comum, eu penso que hoje P. Bento vai apresentar Romagnoli no lugar de Deivid com Sá Pinto no apoio a Liedson, contrariando assim a ideia de Manuel Machado apostar em 3 centrais, fazendo com que fiquem 3 homens a marcar Liedson abrindo espaços para os nossos médios de ataque...

Seja como for, neste jogo, interessa a união, saliento mais uma vez a importância do contributo de TODOS os que vão ao estádio, está na hora de dar as mãos e lutar pelo nosso clube...

FORÇA SPORTING, VENCE POR NÓS...

FORÇA SPORTING, OUVE A NOSSA VOZ....

Futebol: Próximo adversário C.D. Nacional

Este post não apresentará o simbolo do clube em questão, como é norma nestas análise aos adversários, como prova de desagrado institucional a que nos juntamos ao clube pelas declarações repetidamente injuriosas de um Sr. quaquer da Ilha da Madeira sobre o nosso grandioso SPORTING CLUBE PORTUGAL.
Com a manutenção na principal Liga do futebol português já garantida e consequentemente o seu principal objectivo para esta época alcançado, tudo o que vier por acréscimo no final da temporada a este clube de bairro, será naturalmente um sucesso inaudito. Treinada por Manuel Machado, apologista da famosa táctica de "o melhor ataque é a defesa", caracterizada pelo colocar sistemático de todo o tipo de transportes públicos á frente da baliza, e esperar um erro adversário ou um contra-ataque rápido. Visto isto, trata-se de uma equipa extremamente dificil de defrontar quando na situação de visitante, fechando compacta (2 linhas) atrás e espreitando o contra-ataque rápido ou uma bola parada, para a qual têm bons cabeceadores no plantel (André Pinto, Ávalos, etc.). Acredito que segundo as últimas declarações que ouvi do treinador Machado a equipa deverá apresentar um 5x3x2. Com 3 centrais para cada um marcar Deivid e Liedson e ficar um solto para as dobras (vão precisar), um meio-campo com 2 trincos recuperadores e Goulart numa posição de falso ponta-lança e falso nº 10 e dois avançados rápidos abertos nos flancos, tentando aproveitar qualquer desiquilibrio provocado por uma subida de um lateral da nossa equipa. Assim, fica o onze que deveremos defrontar esta noite: Diego; Patacas, Ávalos, Emerson, Ricardo, Alonso; Chainho, Bruno, Goulart; Viveros e Miguelito.
Confesso que sinto para este jogo a nossa equipa extremamente motivada e concentrada e por isso não se deverá perturbar com a táctica de contenção que o Nacional começará por implementar no jogo e se conseguir, como acredito acontecerá, marcar cedo neste jogo, forçará este adversário a alterar o plano de jogo e a colocar mais cedo que o pretendido André Pinto e mesmo outros avançados/alas abrindo então aí outros espaços que já sabemos a nossa equipa explora muito a propósito (costas da defesa adversária).
P.S.: Ah, não vou voltar a dizer que aposto em Liedson para marcar golos neste jogo, porque já e um lugar comum.

sexta-feira, fevereiro 03, 2006

Futebol: TODOS A ALVALADE (Sábado/19h15)

Venho por este meio pedir mais uma vez a adesão para o jogo de amanhã de TODOS os verdadeiros SPORTINGUISTAS, trata-se de uma altura super importante e decisiva para o futuro da época desportiva do Sporting, quem pensar que se trata de apenas mais um jogo está verdadeiramente enganado, este é O JOGO DO ANO, toda a pressão feita pelos adversários demonstra o quanto importante este jogo é não apenas para nós, como para o adversário bem como para o próprio campeonato, após a vitória na derradeira jornada, o SPORTING precisa de vencer de novo para embalar RUMO AO TITULO e para isso, o SPORTING PRECISA DE TI, mas precisa de ti para apoiar e não para assobiar ao primeiro passe falhado.

Para estimular a presença de sócios e adeptos o Sporting fará preços especiais para jovens e permitirá entradas livres para crianças acompanhadas de adultos, até ontem às 18h o clube tinha vendido 7 mil ingressos juntados às 30 mil gamebox perfaz 37 mil bilhetes vendidos portanto faltam 13 mil por vender ou ocupar, leva amigos, família, conhecidos, leva quem quiseres mas vai de verde e branco vestido, vai com fé e com garganta afinada para poderes cantar bem alto... SÓ EU SEI PORQUE NÃO FICO EM CASA...

TODOS A ALVALADE... NÃO FALTES... O SCP PRECISA DE TI!

Futebol: Convocados do Sporting para o jogo frente ao Nacional

Hugo e Koke são as grandes novidades na lista de convocados do Sporting para o jogo de amanhã com o Nacional.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Ricardo e Nélson.
Defesas: Polga, Hugo, Caneira, Tonel, Miguel Garcia e Abel.
Médios: Luís Loureiro, Carlos Martins, João Alves, Romagnoli, Moutinho e Custódio.
Avançados: Sá Pinto, Nani, Koke, Deivid e Liedson.

quinta-feira, fevereiro 02, 2006

Futebol: Moutinho em discurso directo

«Não pensamos nada. Pensamos apenas em ganhar os jogos todos. Não ligamos a essas provocações. Estamos mentalizados que iremos tentar ganhar todos os jogos e o nosso objectivo não é a Taça UEFA. Se o deles é não sei, mas o nosso é a Liga dos Campeões e sermos campeões»

«Se calhar é [para espicaçar], mas essa questão da juventude não tem nada a ver. Demonstrámos na Luz, num ambiente desfavorável para nós com mais adeptos do Benfica, que isso não tem importância. Conseguimos ultrapassar isso, fazer uma grande partida e sair vitoriosos daquela forma.»

«Ficámos mais unidos e pensar sempre no objectivo que é ganhar»

«Acho que vai ser um jogo extremamente difícil, contra uma equipa muito complicada, como se vê pela classificação, mas nós com o objectivo que temos queremos ganhar todos os jogos. Queremos jogar aquilo que sabemos e com a equipa unida como está, com o espírito de sacrifico de todos, acredito que vamos conseguir essa vitória.»

Futebol : Presidente do Nacional insiste...

O Sr. insiste... «Sporting é concorrente directo do Nacional»

«Neste momento, e durante toda a época, o Sporting é concorrente directo do Nacional e só pessoas mal-intencionadas não percebem isso, pois o Nacional está à frente do Sporting há 19 jornadas.»

«Também não vamos a Alvalade por convite do Sporting, mas sim enquadrados num jogo que é obrigatório, caso contrário teríamos falta de comparência. Há, no entanto, um conjunto de regras para cumprir e não queremos mais que isso»

:) Correndo o risco de entrar por uma estratégia "Mourinhiana", era boa ideia o Paulo Bento colar nos balneários do Sporting estas declarações, para os jogadores lerem e darem a este sr. a lição que merece.

Estamos atrás do Nacional há 19 jornadas...sábado essa fase e essa "concorrência" terminam de vez.

quarta-feira, fevereiro 01, 2006

Futebol: Nacional sem recepção institucional

No seguimento do pedido do Canal, a direcção do Sporting Clube de Portugal decidiu não receber institucionalmente a direcção do Clube Desportivo Nacional, medida de poucos efeitos praticos além de não dar conversa nem beberetes a esses senhores que representam um clube que respeitamos mas que não o podemos fazer em relação às pessoas que o representam, agradecemos a acção da direcção do Sporting em fazê-lo acreditando que era a única medida possível de ser tomada neste momento.

A recepção ao Nacional será apenas e só em campo, na certeza que os nossos jogadores não esqueceram as provocações vindas da parte do Presidente do Nacional, o sr. Rui Alves, esperamos que apliquem o correctivo que todos nós desejamos numa vitória clara e expressiva frente aos jogadores do clube insular, lembrando também que acabamos por perder o 2º lugar na época passada frente ao Nacional ao perdermos o último jogo em que o Nacional marcou 3 golos em fora-de-jogo .

Uma palavra também sobre o Sr. Manuel Machado, treinador do Nacional, que não perde uma hipótese de desrespeitar o nosso clube, depois de afirmações polémicas no Moreirense e no Guimarães, argumenta agora que "o Sporting é uma equipa qualquer".

Pedimos a todos os Sportinguistas que acreditam na verdade desportiva e no desportivismo de modo geral e não se revejam na atitude de pessoas como o Sr. Rui Alves ou o Sr. Manuel Machado que façam um esforço e vão ao jogo do Sporting contra o Nacional no sábado às 19h15m, e nesse mesmo jogo façam o que poderem para mostrar a indignação de quem sente e é boa gente ao contrário dessa gente.

PS: Não faltes no apoio ao Sporting... queres assobiar assobia os jogadores do Nacional...

Personalidades: Jorge Gabriel pede eleições antecipadas

Da noite de ontem ficam as declarações, na minha modesta opinião infelizes, de Jorge Gabriel no programa Trio de Ataque da RTPN. Começando por lançar declarações tão peremptórias como instaladoras do pânico generalizado como "... o Sporting vive uma situação muito complicada de corda na garganta porque está com dificuldades sérias em cumprir com os seus compromissos salariais nos meses mais próximos...", a juntar a outras de "... sim, o Sporting está á beira da falência...". Tudo pasme-se para desvendar o verdadeiro motivo de tais afirmações mais adiante no mesmo programa "... o Sr. Presidente da Assembleia Geral não deve esperar mais tempo, precisa urgentemente de convocar eleições antecipadas no clube."
Se aqui eu estou de acordo com o apresentador televisivo, ainda mais fiquei quando "...eleições em Junho como estão marcadas podem comprometer a preparação conveniente da próxima época futebolistica." Estranhei foi a falta de uma ideia, de um apoio claro ou mais velado a qualquer das candidaturas existentes "... estou á espera de conhecer os elencos directivos a apresentar em cada lista."
Deixo apenas a pergunta ao Sr. Jorge Gabriel (se é que ele nos faz o favor de acompanhar este blog) - Seria necessário largar bombas de fragmentação no universo sportinguista para conseguir que o oiçam e peçam eleições antecipadas? Será sequer positivo para o elan que se pretende criar na sequência da grande vitória e enorme exibição da equipa na Luz para o resto da Liga? Terá consciência que para alguns espectadores menos avisados ou preparados podem pensar que ele até pode ter razão e o Sporting vai acabar?

P.S.: Seria possivel tornar públicos ou facultar-nos aqui no blog os dados que tem sobre a real e dificilima situação financeira actual do clube que impossibilitará o cumprimento na integra dos compromissos salariais do Sporting?