terça-feira, maio 02, 2006

Futebol: VALE TUDO PARA AFASTAR O SPORTING DA CHAMPIONS LEAGUE

A Comissão Disciplinar da Liga Portuguesa de Futebol Profissional instaurou um processo disciplinar a Tonel e Nani, jogadores do Sporting, na sequência de uma «participação apresentada pelo Conselho Nacional Antidopagem, por alegado incumprimento do estabelecido no artigo 4.º do Regulamento do Controlo Antidopagem, aquando da acção de controlo anti-doping efectuado no final do jogo Sp. Braga-Sporting».

O encontro, realizado a 7 de Janeiro e referente à 17ª jornada da Liga 2005/06, terminou com a vitória da formação bracarense, por 3-2. Tonel e Nani foram titulares e alinharam durante todo o tempo de jogo. Aqui fica a transcrição, na íntegra, do Artigo 4º do Regulamento do Controlo Antidopagem:

«Artigo 4.º

Tratamento médico dos atletas

1. Todos aqueles que actuem no âmbito do sistema desportivo, nomeadamente os profissionais de saúde, devem, no que concerne ao tratamento médico de praticantes desportivos, observar as seguintes regras:

a) Não recomendar, não prescrever nem administrar medicamentos que contenham substâncias dopantes, sempre que os mesmos possam ser substituídos por outros que as não contenham;
b) Não recomendar, não prescrever nem colaborar na utilização de outros métodos considerados dopantes;
c) Se tal não for possível, em função do estado de saúde do praticante e dos produtos, substâncias ou métodos disponíveis para lhe acorrer, informar o praticante, a organização desportiva em que este esteja integrado e o Conselho Nacional de Antidopagem de que o medicamento prescrito ou administrado contém substâncias consideradas dopantes ou de que foi aconselhada a utilização de um método de tratamento tido como dopante.

2. O não cumprimento das obrigações prescritas no número anterior pelas entidades aí referidas não constitui, só por si, causa de exclusão da eventual culpa do praticante desportivo, sem prejuízo na responsabilidade penal, civil ou disciplinar em que aquelas incorreram.

3. A violação das obrigações referidas por parte de um médico ou farmacêutico será obrigatóriamente participada às respectivas Ordens.»

9 comentários:

Thor disse...

O que é isto?! CIRCO!!!!!!!!!!!!!!

Thor disse...

Curiosamente, quando se ficou a saber que não puderemos contar com o Polga para a última jornada...
E Nani tem vindo a subir de forma, contibuindo decisivamente com golo na última vitória da equipa.
Continuam a brincar com o nosso clube!!!!!!!!!!!!!

Cherbakov disse...

:) Nem que suspendam o Liedson a seguir...falta um ponto e domingo vamos ganhar 3...e nem acredito que os lamps ganhem

André . أندراوس البرجي disse...

Não conseguem ganhar no campo, tentam ganhar na secretaria...

bgvp disse...

Sabe-se hoje que foi por causa de um atraso de 4 minutos...vejam bem que havia cronometros em braga...num jogo que perdemos...e que jogamos com juniores...

Nuno Moraes Bastos disse...

Está decidido: a pecha do Sporting é não ter velocistas mudos e sem braços.

Se assim fosse, não sofríamos pennalties, nem teríamos processos disciplinares com um timming tão infeliz.

Mas é, seguramente, coincidência.

Thor disse...

É por estas e por outras que o futebol cá do burgo cada vez tem menos interesse. Lamentavel, simplesmente lamentavel... :(

Cherbakov disse...

:p e hoje ainda convocam o Moutinho para os sub-21....tudo para desmoralizar o rapaz para domingo...

Cherbakov disse...

...presumindo que ele ao ser convocado para os sub-21, n vai ao mundial