segunda-feira, maio 08, 2006

Futebol: Sporting 1 x Sp. Braga 0 - Análise Individual

Ricardo - Segurissimo dando claras mostras de que o "frango" da semana passada não fez qualquer mossa na sua enorme confiança actual. Aliás, outra coisa não seria de esperar do nosso grande guardião. E atenção, caso a nossa Selecção, como espero, faça um grande Mundial, Ricardo deverá valorizar-se enormemente e... Isso veremos depois do Mundial.
Abel - Espectacular 1ª parte do nosso lateral direito. Rápido e com grande disponibilidade fisica para incursões ofensivas altamente desiquilibrantes, como é exemplo a subida que resulta num óptimo cruzamento ao 2º poste para um golo fabuloso de 1ª de Moutinho. Tem que ficar, até porque vale todos os cêntimos que tivermos que pagar ao Braga para o garantir.
Tonel - Seguro, confiante, joga simples. Forte no jogo aereo defensivo e ofensivo. Será que Scolari lhe vai dar a merecida prenda com a convocatória com a Alemanha?
Hugo - Certo a defender, não comprometeu absolutamente nada. Mereceu esta oportunidade pela sucessão de lesões que o têm massacrado nos tempos mais recentes.
Caneira - Parece que é certo o seu regresso a Valência e aí julgo residir um dos principais problemas na estruturação do plantel para a próxima temporada. Já que com Caneira a equipa dispunha de um lateral que defensivamente anulava sem problemas o seu adversário directo, ajudava ainda a fechar muito bem no meio quando era necessário e ainda era importantissimo na segurança defensiva das bolas paradas. Depois, comoontem vimos a espaços, ainda tem capacidade para subir no terreno e criar desiquilibrios, como por exemplo cruzamento milimétrico para o falhanço incrivel de Deivid de cabeça ao 2º poste. Alternativas, a natural não seria Paíto?!
Custódio - Ontem esteve bastante mais dominador na sua zona de acção, logo com adversários de reconhecido arreganho na sua área, como Andrés Madrid. Fiquei com a sensação que a espaços procurou até arriscar um pouco mais ofensivamente, indo um pouco mais além do seu jogo de passe curto e certo. Infelizemente para ele e para o Sporting, não foi uma boa época deste nosso promissor médio defensivo.
Tello - Mais um excelente jogo do chileno a dar sequência ao realizado em Vila do Conde. Apenas a melhorar o enquadramento da sua capacidade rematadora, com a sua posição no terreno em termos de distância face á baliza. Aquela "cartola-p'ro-Sol" do meio-campo ao Paulo Santos, seria certamente o golo do Ano!
Nani - Muito intermitente. Se a qualidade está lá e não engana, já a regularidade e a produtividade das suas acções oscila bastante. Fará no entanto tudo parte do seu processo de evolução natural enquanto jogador muito jovem em afirmação clara no Sporting e no futebol português. A rever com muita curiosidade na próxima época e em particular na Champions.
Moutinho - Grande golo, grande atitude, grande qualidade técnica, grande visão de jogo, grande capacidade táctica. É neste momento, sem qualquer dúvida, o nosso jogador mais valioso. Importa segurá-lo o mais possivel e conferir-lhe já o estatuto que já conquistou no Sporting - CAPITÃO.
Deivid - Subiu de rendimento neste final de campeonato, mas ainda está longe do jogador que vi jogar na Tv pelo Santos quando foi campeão brasileiro. Se a qualidade técnica está lá, já o arranque, a mudança de velocidade, não. Isso só lá vai com mais trabalho e com um pré-época a 100% e a todo o gás. Será que Deivid está disponivel para tal?!
Liedson - Não acaba a Liga no seu melhor momento, claramente condicionado por problemas musculares que como sabemos fazem miséria nos atletas profissionais. Só existe uma forma de os curar é com repouso absoluto e isso, só agora Liedson poder ter. Espero que aproveite bem as merecidissimas férias e regresse melhor que nunca para abraçar com o profisionalismo que se lhe reconhece a nova época.
Miguel Garcia - Espectacular entrada em campo com várias intervenções de grande qualidade quer defensivamente, quer ofensivamente, onde esteve á beira de fazer o 2x0 num desvio de cabeça ao 1º poste que passou a milimetros do poste da baliza de Paulo Santos. Muito bom trabalho!
João Alves - Entrou para garantir a superioridade numérica no meio campo e não comprometeu. Também não fez nada de significativo. Será que deve ter nova oportunidade, e ficar no plantel para a próxima época?
Douala - Espero sinceramente que tenho sido a despedida do camaronês de Alvalade. Camaronês por camaronês, que venha Meyong já! Caso não o vão buscar, o Sr. Nuno não o deixará por lá muito mais tempo. E afinal, foi "só" o melhor marcador da Liga.
Apenas uma palavra para as equipas despromovidas, é que na minha opinião a despromoção acabou por não ser justa. Senão vejamos, se Penafiel foi a pior equipa da Liga e está certissima a sua descida, O Rio Ave também jogou muito pouco e também se aceita, já os outros acompanhantes no processo tenho mais dúvidas. O Vitória porque com o plantel disponivel, fez 2 péssimas escolhas de treinadores e pagou por isso. O Belenenses porque também tinha bons jogadores e decidiu muito prematuramente despedir o treinador que tinha estruturado o plantel, ainda por cima para ir buscar um Especialista em Enterrar equipas como Couceiro, o resultado não puderia ser outro. No entanto, a dizer em abono da verdade que a Naval jogou muito pouco e merecia a despromoção e o próprio Paços passou por fases de muito pouco futebol apresentado e também não ficaria de todo mal enquadrado na Liga de Honra. De qualquer forma, Vitória e Belenenses jogaram mais e melhor (com menos resultados é certo) que Naval e Paços e não mereciam por isso o caminho que seguiram.

2 comentários:

bgvp disse...

Bem.. mais uma grande analise não é amigo? Destaco pela positiva o posicionamento de Tello na sua real posição, Paulo Bento tardou mas realmente viu que Tello rende mais ali e assenta que nem uma luva naquela posição, já pela negativa tnh que destacar Deivid sem duvidas tem muita classe mas falta-lhe garra, será que não ha ng que lhe a consiga transmitir?

Anónimo disse...

Ricardo-Tonel,Polga,Semedo(carrico)-Abel(a fazer o flanco direito todo),Tello ( a fazer a mesma na esquerda)-Custodio(ou zezinando ou quem sabe, djemba djemba a trinco),J.Moutinho,C.Martins(ou Nani) -Liedson e Elmander!!!