quarta-feira, maio 10, 2006

Futebol: Análise Posição por Posição - Médio Defensivo

Após umas semanas de ausência na análise posição por posição no intuito de dar uma maior tranquilidade aos nossos jogadores para as batalhas decisivas em Vila do Conde contra o Rio Ave e em Alvalade contra o Braga, ganhas por sinal, continuamos agora apartir de hoje a nossa rubrica, retomando apartir do meio-campo defensivo, na posição vulgarmente conhecida por trinco.

Nesta posição onde já passaram poços de força como Oceano e Vidigal e que é actualmente da pertença de Custódio e de Luís Loureiro passa-se muito do que é importante em campo, é a posição fulcral para equilibrios defensivos e ofensivos, grande parte do jogo começa e acaba aqui.

Não querendo julgar mas já julgando Custódio teve uma época abaixo das suas reais capacidades já demonstradas em anos anteriores, quanto a Luís Loureiro nunca conseguiu demonstrá-las, parece-me que é uma posição que precisa de reforço mas gostava de saber a vossa opinião.

Ficavam com Custódio e Loureiro? Saía algum deles? Iamos buscar alguém? Quem gostavam de contratar se fosse o mercado nacional o escolhido? Das equipas que desceram aproveitavam alguém para esta posição? E internacional? Alguma ideia?

11 comentários:

Thor disse...

No mercado internacional ía buscar o Emerson á Juventus (para mim sem dúvida o melhor do mundo nessa posição) ;)
No mercado nacional o Paulo Assunção, que já esteve com as malas feitas para representar o nosso Clube e foi desviado a meio caminho para Norte ;)
Isto para dizer, mais seriamente que não vejo uma necessidade premente de contratações para este posto especifico. Há que contar com um Custódio melhor para a próxima época e com um Loureiro a ser uma alternativa credivel, bastando para tal que não volte a sofrer com lesões. E estas 2 opções saõ mais que suficientes. Sejamos objectivos, temos 2 internacionais para esta posição ;)

Anónimo disse...

Saudando o regresso desta análise deixem que lhes dê a minha opinião: sabemos que se o dinheiro abundasse seria bom irmos às compras para esta posição, visto ter a ideia que Custódio, com grande pena minha, não irá mostrar muito mais do que o que mostrou este ano. É um jogador que desempenha normalmente bem apenas uma das funções de um trinco que é a de 1ºtampão dos ataques contrários. Cada vez mais esta posição exige maior risco e certeza no primeiro passo, coisa em que Custódio não mostra ter grandes atributos. No entanto devido ao tal "pormenor" da manta curta penso que há posições bem mais carenciadas do que esta para a primeira escolha de jogadores. Penso também que para suprir as faltas ocasionais de Custódio era preferível apostar no Zezinando na próxima época, em vez de se conservar um jogador como Loureiro a quem, se calhar por defeito meu, nunca reconheci capacidade para fazer parte do nosso plantel.P.S. Thor, estou de acordo com o Emerson mas também com mais 5 (ou 10) colegas dele da Juventos. Agora a sério, sabemos os dois que jogadores desse nível são para irmos vendo na TV e sonhando… Um abraço e cumprimentos leoninos.

bgvp disse...

E agora só para picar um pouco... Costinha e Vidigal qual deles escolhiam?

Anónimo disse...

Danny Landzaat do AZ Alkmaar... o nr.6 que jogou contra nós para a taça UEFA no ano passado. Grande jogador... o único senão seria a idade... penso que já ronda os 30...

Nuno Moraes Bastos disse...

Concordo com RG. Quem já viu o Zezinando sabe que é boa aposta a médio prazo.

Mas barato, barato, tivémos o Vidigal a pedir o regresso e o Sporting a fazer ouvidos de mercador...

Conservar Custódio ou Loureiro para permitir o amadurecimento de Zezinando...

Duarte Aguiar disse...

Ouvi dizer q o costinha quer vir p o Sporting? Alguém sabe alguma coisa?

Anónimo disse...

no mercado nacional temos o lucas (bom jogador do boavista, raçudo e com técnica qb. para além do mais, é português). depois temos o roberto brum da académica e tb me parecem interessantes o svard e o moreno (q tb actua a central), ambos do gmrs. Não esquecer o zezinando, uma boa promessa da academia.

Anónimo disse...

Nós não precisamos dum trinco clássico como o Custodio! Precisamos são de médios todo o terreno como Rochemback, Manuel Fernandes, Lampard, Gerrard... Os chamados box-to-box! Agora quem? Eu adorava que o Roca voltasse! Em Portugal não há nenhum médio de categoria internacional! Ainda temos o Labarthe e o H.Machado emprestados mas não têm o que é preciso, o Zezinando e o Pereirinha ainda não devem estar preparados para a Champions... Ainda temos o João Alves, mas já se viu que não dá... Se o Roca não voltar sugiro alguns nomes: Katsouranis do AEK; Edgar Barreto do NEC; o já falado Dejmba Djemba do A.Villa... Bem o Carlos Freitas que nos surpreenda...

Anónimo disse...

COSTINHA

Anónimo disse...

einapah.....esse edgar barreto do nec ja ha alguns dois ou tres anos que eu adoro esse jogador!!! era belissimo po sporting.tem classe e muita margem de progressao ja que ainda tem 21 anos.

Edgar Barreto e Zezinando eram as minhas apostas para o meio campo.

Futebol Formacao disse...

Eu penso que o Costinha seria o indicado, reparem, jogador livre e com mt experiencia para a liga dos campeoes sem duvida seria uma mais valia. Mas julgo nao ser a unica posiçao necessitada, precisam de um nº 10 e eu como portista, com pena minha acho que o DIego era uma boa escolha para voces.