segunda-feira, março 06, 2006

Futebol: Sporting 2 x Gil Vicente 0 - Análise Individual

Ricardo - Uma defesa apenas a relatar do nosso guardião a remate de Carlitos. Mero espectador durante todo o jogo.
Abel - Mais uma boa exibição do nosso lateral direito. Espectacular disponibilidade ofensiva, sempre com qualidade técnica acima da média. Faz claramente a diferença na nossa equipa, e é já um dos maiores desuiquilibradores que temos no plantel.
Tonel - Certo durante todo o jogo, com especial atenção ao jogo aereo, onde esteve imperial... mesmo depois da entrada de Carlos Carneiro.
Polga - Seguro e... tudo fácil na noite de ontem para o nosso campeão do mundo.
Tello - Exibição agradável do chileno numa posição em que manifesta claras dificuldades de adaptação. Felizmente para si, Carlitos foi forçado a deambular por todo o ataque face á lesão precoce de Nandinho e assim raramente teve aturado trabalho defensivo. Ofensivamente esteve bem e bateu algumas bolas paradas com bastante apropósito (duas grandes defesas de Paulo Jorge na 1ª parte).
Custódio - Ontem podia e devia ter-se envolvido mais na construção das jogadas ofensivas da equipa. Começo a pensar que serão instruções de Paulo Bento para que o nosso médio-defensivo se reduza a isso mesmo - médio-defensivo em exclusivo. Não havia nenhum gilista no seu raio de acção que justificasse uma marcação apertada ou dedicada visto não actuarem com nenhum ponta-lança, nem falso ponta-lança, nem nº 10. Portanto, Custódio ontem deveria ter assumido a 1ª fase de construção do jogo da equipa, libertando até um pouco mais Moutinho desse papel para poder desiquilibrar mais á frente no campo, talvez no último passe.
Moutinho - Grande exibição e juntamente com o homem da foto (do Record) o melhor em campo. Rápido e incisivo no ataque, determinado e raçudo na recuperação de bola e sobretudo extremamente esclarecido quando faltavam ideias ao futebol da equipa. Explana uma maturidade no campo absolutamente incrivel para um jogador da sua idade. João não engana, está destinado a altissimos voos no futebol europeu. Cláusula rescisão louca precisa-se!
Nani - Não me convence. Pálida exibição deste jovem que continua a manifestar lacunas no seu processo de formação enquanto jogador profissional. Tempo de passe errado, drible fácil mas inconclusivo e pouco produtivo, incapacidade para se colocar ou desmarcar para tirar partido da sua velocidade e um-contra-um com bola controlada em rapidez para cima do defesa. Nesta altura, está longe de demonstrar argumentos que justifiquem a titularidade.
Douala - Outra má exibição. Não está confiante e se a isso lhe juntarmos a sua habitual falta de capacidade técnica de recepção, controle e dominio de bola, especialmente como ontem era obrigado por força de jogar bem na frente, então temos a nulidade total. Já tinha alertado/pedido para que não fosse titular, adivinhava-se o que iria acontecer. Será que o Middlesborough ainda estará interessado? Talvez com uns telefonemazinhos do Freitas a coisa se arranje...;)
Sá Pinto - Alma de leão. Actualmente Sá nunca joga mal. Está sempre disponivel para o jogo, assume a posse de bola, movimenta-se na procura de espaços e não regateia esforços em prole do colectivo. É o nosso GRANDE CAPITÃO!
Deivid - A função que ontem desempenhou, sem a companhia de Liedson, só resulta no seu desgaste precoce. Não pode ser a referência única e óbvia de um futebol directo que não se adapta ás suas caracteristicas. Precisa de ter e sentir a bola no pé. O seu futebol vive de toque de bola, de remate fácil e pronto. Numa dessas situações, quase marcava a passe de Sá Pinto. Excelente assistência para o 1º golo de Koke.
Romagnoli - A sua visão de jogo e boa capacidade de passe e futebol ao 1º toque são importantes opções para Paulo Bento. Como se acabou por verificar ontem com a jogada em que divide louros com Moutinho do 2º golo.
Koke - Já justificava a estreia. Não era o único aqui neste blog e noutros a pedir encarecidamente uma oportunidade para o espanhol no nosso 11. Está confiante, determinado e é possuidor de um remate forte e que resulta em finalizações explosivas. Ontem foi a chave que abriu as portas da vitória com 2 golos. Um deles numa desmarcação e finalização bombástica a passe de morte de Deivid, o 2º de mero oportunismo a confirmar a boa jogada de Moutinho e Romagnoli. Obriga a mais utilização por Paulo Bento com alternativa natural a avançado ao lado de Liedson e em concorrência directa com Deivid.
João Alves - Mais uns minutos deste médio que nunca traz nada á equipa. Reconheço que talvez esteja a começar a embirrar (o que tanto critico nos adeptos do meu clube) mas... não há mais ninguém para jogar no meio-campo?
Uma palavra apenas para a minha mais completa desilusão face ao apresentado e produzido pelo Gil e seu treinador Ulisses Morais que honestamente tinha em mais alta consideração. A conversa do protesto por não jogar o Mateus, a lesão prematura do Nandinho, não disfarçam os medos e receios excessivos quando ainda tinha Carlos Carneiro e Rodolfo Lima no banco. Esperava muito mais futebol vindo de Barcelos, mas o pessoal agradece. ;)

9 comentários:

Anónimo disse...

tambem nao gosto de embirrar com os nossos jogadores que estao la para serem apoiados por nos,mas o joao alves nao tem mesmo grande utilidade no plantel. o que ele anda a fazer um pedro celestino ou um hugo machado nao fazem pior e nao custam 2,5!!!!!!!milhoes de euros( bem sabendo que ele nao tem culpa de ter custado essa fortuna...)

bgvp disse...

Nitidamente o João Alves está a ter problemas de adaptação, porque quem viu os jogos dele no Braga o ano passado não esquece a sua qualidade, penso que ele é timido demais, pede-se aos colegas integração e proximidade para o ajudar...pq qualidade ele tem!

Uma ressalva...Abel e Tonel...continuem assim que a selecção é já ali!

Douala e Nani... aprendam a trabalhar e para o colectivo... não podem viver de rasgos individuais raros e inconsequentes...

Para o Boavista...

Ricardo, Abel, Tonel, Polga, Caneira, Custodio, Moutinho, Sá, Romagnoli, Liedson e Koke. Q tal?

Anónimo disse...

O João Alves está claramente em défice de confiança...coisa que parece não faltar ao Contreras, vulgo Koke!
Serão as famosas "ganas" espanholas? :)

Thor disse...

bgvp na mosca como sempre! Com esse onze e face a um Boavista debilitado pelas várias ausências sonantes por castigo (João Pinto, Cadú, entre outros)teremos todas s possibilidades de alcançar mais um triunfo.

Anónimo disse...

O mais importante de tudo é manter a mesma atitude! Apesar de tudo gosto do jogo invisivel do Deivid, abre bastantes espaços e cria situações de 1x1 para o Liedshow!!

Anónimo disse...

nesse onze trocava o romagnoli pelo rodrigo tello que tem muita tecnica qualidade de passa e um remate fabuloso.!!!

bgvp disse...

Sérgio Contreras Pardo... SCP rulla

Thor disse...

Essa sugestão anónima faz algum sentido. Já merece uma oportunidade Tello no seu lugar de origem, onde certamente pode render muito mais. Pode sempre entrar depois do estoiro fisico mais que certo do Pipi.
Também sou fã incondicional do Deivid e penso que é sempre de contar com ele. Tem qualidade técnica para resolver. Mas, Koke está com a corda toda...

Anónimo disse...

e viva o SCp. amelhor do Mundo . Quem achar que nao vamos ser campeões diga algo no meu blog no post sugestões