domingo, março 12, 2006

Futebol: Sporting 1 x Boavista 0 - Análise Individual

Queria aproveitar este post para dar os meus PARABÉNS a toda a equipa pela Garra e Atitude demonstrada nos 90(6?) minutos de jogo. Assim, não seremos só meros candidatos ao titulo, mas FORTES CANDIDATOS AO TITULO!
Ricardo - Noite calma e tranquila para o nosso confiante GR. Muito bem sempre que chamado a saír dos postes para interceptar cruzamentos mais ou menos perigosos.
Abel - Boa exibição do nosso lateral, ontem com a dificuldade acrescida de ter o inspirado Zé Manel no seu raio de acção. No entanto, cumpriu com rigor defensivamente e ainda teve tempo e disponibilidade fisica e técnica para subir pelo seu flanco provocando grandes desiquilibrios no adversário, como é bom exemplo melhor jogada do desafio em que tabela com Nani primeiro e Martins depois sempre em progressão. Está em grande forma.
Tonel - Decisivo! O nosso central está num espectacular momento de forma. Confiante para ser insuperavel nos lances defensivos e determinante nos ofensivos. Mais uma excelente finalização, esta de calcanhar, a fazer lembrar o espectacular pontapé também á boca da baliza e na sequência de uma bola parada, em Belém. Começo a pensar, se não terá lugar no lote de Scolari para o Mundial...
Polga - Está confiante e muito rápido sobre a bola. Se lhes juntarmos a sua principal virtude desde sempre, o seu jogo posicional, estamos perante um Campeão do Mundo de regresso á sua melhor condição. Não perde um único duelo, apareça quem aparecer pela frente, bola pelo ar ou rasteira. Ficam na retina dois cortes incriveis pela limpeza demonstrada: na 1ª parte a tirar para canto face a arrancada de Fary e na 2ª parte a tirar de carrinho um cruzamento muito tenso e em arco da esquerda do ataque axadrezado.
Caneira - A 100% ou não, como ontem demonstrou, cumpre sempre com niveis de eficácia máxima a sua função. Com tanta que Paulo Bento decidiu pela sua não substituição quando ficou tocado, fazendo apelo ao profissionalismo e espirito de sacrificio do atleta, consciente da importância quase decisiva da sua preponderância na consistência defensiva da nossa equipa.
Custódio - Na minha opinião pessoal, um dos melhores jogos do nosso trinco nos últimos tempos. Inclusivamente desfiz completamente as minhas dúvidas sobre a sua não-inclusão no processo ofensivo - são mesmo ordens de Paulo Bento. Pretende-se que mantenha a todo o custo a sua missão de repôr equilibrios, nomeadamente a colmatar subidas de Abel, a saír ás linhas quando Martins ou Moutinho se adiantaram no processo ofensivo e existe uma perda de bola, a matar o lançar dos contra-ataques adversários. Tudo isto que o treinador lhe pede, ontem cumpriu com distinção e rigôr.
Moutinho - Não foi um dos seus melhores jogos. Quando normalmente a sua alta rotatividade de jogo se destaca do ritmo do adversário e por vezes até dos seus colegas, ontem simplesmente esse factor não chegou para que fizesse a diferença. Todo o jogo foi disputado pelas 2 equipas a alta rotação, com grande dinâmica e aí apesar de Moutinho se sentir confortavel, não desiquilibrou. No entanto, nota positiva pela habitual entrega, determinação, garra e atitude que colocou em campo.
Carlos Martins - Depois do folhetim, a titularidade. Cada vez percebo menos a lógica desta ausência logo seguida de uma súbita titularidade do nosso médio criativo. A realidade actual, é novamente, a falta de ritmo de jogo. Mas agora a responsabilidade terá que ser dividida com PB. Excelente bomba de livre directo que William nem viu passar.
Sá Pinto - É o nosso CAPITÃO! Esta frase simplifica tudo do significado, da importância que Sá tem neste momento na equipa do Sporting. É a mistica clubistica que passa e transborda deste jogador que faz desta equipa um grupo sólido e muito unido que á imagem do seu comandante, nunca vira a cara á luta. Pena o penalty falhado, o golinho era merecido.
Koke - Com este espanhol em campo a nossa dupla de avançados parecem autenticamente a primeira frente de batalha. Junto com Liedson, enquanto teve ar, pressionou, marcou, roubou bolas aos defesas boavisteiros denotando um nivel de entrega ao jogo excelente. No entanto, falta-lhe a capacidade técnica de Deivid para receber bolas dificeis e segurá-las e fazer jogar o meio-campo, permitindo a subida da equipa no campo. Mas paciência, não tem essas caracteristicas. Tem outras, é rápido com a bola e forte nos deslocamentos do centro para as laterais (direita preferencialmente) que foram úteis ontem em transposições rápidas dado o adiantamento da linha defensiva do adversário.
Liedson - Grande, enorme jogo do levezinho! Joga, faz jogar, corre, desmarca-se, desmarca colegas, recupera bolas, marca o lateral adversário quando sobe, e sempre muita luta com os centrais. Quantas faltas fez Cissé e continuou em campo? Quantas faltas fez Ricardo Silva e ficou em campo? Já agora, aquele pontapé do R. Silva em que na TV(i) relataram como jogando a bola, já vi por menos um jogador ficar com 2 costelas partidas, mas afinal de contas jogou a bola e está tudo bem quando assim acontece... Para quando alguém que perceba de futebol e seja imparcial (como não é Luis Sobral) para comentar jogos no canal generalista?
Nani - Está fadado para boas entradas a partir do banco. Aliás essa parece ser a sua condição ideal na equipa - suplente. Entrou bem em campo, determinado o que lhe permitiu rapidamente entrar no ritmo do jogo. Boas arrancadas, algumas recuperações e essencial no aproveitar do destapar do flanco direito do Bessa com o posicionamento mais ofensivo de Manuel José (belo jogo).
Tello - Entrou também bem no jogo. Foi importante a sua competitividade a meio-campo e resguardou muitissimo bem o inferiorizado Caneira de males maiores. Ainda deu para impulsionar a equipa para a frente. Rende muito mais a meio-campo.
Hugo - Entrou para segurar a vantagem em tempo de pontapé alto e para a frente indiscriminadamente do Boavista e ajudou a dar altura no combate da bola alta.
Apenas um comentário para Carlos Brito: O Boavista teve 0 (ZER0) oportunidades de golo! Não entendo a sua indignação no final face ao árbitro, ao jogo em si. Face ao árbitro pergunto também: Quantas faltas para amarelo fez Cissé? Só viu 1. Quantas faltas para amarelo fez Ricardo Silva? Só viu 1. Penalty tem dúvidas? Deve ser o único. Penalty sobre o Fary? Talvez, mas a jogada é precedida de fora-de-jogo. Face ao jogo em si, posse de bola e cruzamentos não significam merecer ganhar ou sequer empatar quando não resultam em nenhuma ocasião clara ou menos clara para marcar. Ricardo não fez uma defesa digna de registo. Assim, não entendo tanta indignação e tantos votos de parabéns avulsos sem consubstanciação.

6 comentários:

bgvp disse...

Fantastica análise Thor, totalmente de acordo com tudo o que disseste, queria frisar que não foi dos melhores jogos do Sporting mas a entrega e atitude dos jogadores foi fabulosa, lutaram sempre do inicio ao fim e quando é assim... a vitória assenta bem! Venha a Academica.

Thor disse...

A Académica sem o Filipe Teixeira que marcou o único golo da equipa e o nosso Sporting sem Tonel, Sá e muito provavelmente Caneira. É outra competição onde temos óbvias e legitimas aspirações. Vamos vêr, se bem que como sublinha PB com a estrutura e a atitude actuais da equipa, é sempre para ganhar.

bgvp disse...

A saída do Sá...acho que não haverá problemas, já a saída do Tonel trará mudanças na defesa... vamos lá ver se é Hugo o escolhido...não se pode é facilitar.

A Minha Sombra disse...

foi um jogo bem fraquito, mas de qualquer forma, parabéns ao sporting!

Thor disse...

Parece que a defesa terá pelo menos 2 alterações em relação ao quarteto de betão habitual. Tonel e Caneira não devem mesmo jogar, devendo entrar Hugo e Tello para os seus lugares. No meio-campo para o lugar de Sá deve surgir Romagnoli ou Nani, e na frente talvez regresse Deivid para fazer dupla com Liedson. De quelquer forma, agora que a Liga começa a ganhar cada vez mais interesse (pelo menos para nós e para o FCP exclusivamente) é de esperar algumas poupanças na Taça. É que o jogo seguinte é mais uma final, decisiva portanto, em Leiria face a uma União moralizadissima pela vitória recente fora de portas.
Talvez seja altura de retirarmos todas as dúvidas sobre a qualidade do plantel que temos, não só dos 11 habitualmente utilizados.

GreenPower disse...

Boa Analise! Eu so ainda nao gosto da situação de ataque, em que os nossos avançados se encontram a recuperar bolas e nas laterais e quando se dá um lance de ataque ninguem aparece na area, em espanha etc aparecem aos molhos lol! Nós pomos la um e mal posicionado, nas bolas paradas ainda temos muito pela frente se as queremos tornar perigosas, tirando os tiros dados pelo carlos martins "1" porque será? os nossos rivais é so livres "Sport Livres e Benfica" , ainda se queixam estes hihi!! mas a questao e muito seria sem homens na area em lances de ataque sera muito dificil marcar nesses lances, o Paulo Bento está a fazer um optimo trabaho a nivel defensivo, mas a melhor defesa passa tambem pelo ataque! Ainda assim foi eficaz e nao fosse a bola no poste e o penalty falhado e seriam mais 3 - 0 ! Saudaçoes Leoninas! Aparecam sempre no SangueLeonino ou Garra`s do Leão!