domingo, março 19, 2006

Futebol: Próximo adversário - U.D. Leiria

Hoje temos mais uma decisiva batalha pelo direito de discutir o titulo nacional com o convincente FCP. O embate será frente á U.D. Leiria equipa muito bem orientada por Jorge Jesus, um treinador que estuda em profundidade o fenómeno futebol e procura constantemente enriquecer os seus conhecimentos com estágios vários que já realizou em grandes clubes europeus com grandes treinadores. Assim teremos hoje de ultrapassar uma equipa tacticamente muito boa (lembram-se certamente do jogo com o Benfica) que faz sempre questão em anular os pontos fortes do adversário através de um aturado trabalho de casa de preparação para os jogos. Contextualizando, a União deve apresentar o seu esquema habitual de 4x3x3 que vive de uma boa solidez defensiva e muito da velocidade pura de alguns "pepe-rápidos" de que dispõe no ataque (Maciel, Lourenço, Touré - lesionado, Paulo César). Por isso é de contar com um contra-ataque venenoso sempre bem interpretado com transições muitissimo rápidas em poucos toques verticalizando o jogo. Obrigar esta equipa a atacar organizado, circular a bola, alargar o perimetro do jogo, procurar soluções no jogo posicional ofensivo organizado, é retirar muito da sua perigosidade. Hoje deve apresentar o seguinte 11: Costinha (olha quem!); Éder, João Paulo, Gabriel, Tixier; Paulo Gomes (caceteiro inveterado), Cadú, Harrison; Maciel, Lourenço, Paulo César.
Quanto ás chaves para a nossa vitória neste jogo, passarão sempre por uma enorme concentração competitiva que nos impeça de cometer erros básicos na 1ª fase de transição ofensiva, tentar forçar um jogo mais posicional e organizado do Leiria não permitindo os contra-ataques e sobretudo, tentar impor o nosso jogo de alta rotatividade no meio-campo ofensivo com muita dinâmica, explorando até á exaustão as costas da defesa através de Liedson. Devemos também tentar tirar maior partido da capacidade técnica de Deivid para receber e tentar tabelar ou desmarcar Liedson, Moutinho, Nani, Martins em lances de ruptura.

4 comentários:

bgvp disse...

Como diria Ronald Koeman a UD Leiria é uma das 3s melhores equipas da Liga e não tou a ironizar, falta-lhes é ambição para jogarem da mesma maneira em todos os jogos, mas nos grandes jogos superam-se e... tem uma qualidade acima da media, tb nao ajuda jogarem em casa de estadio vazio como mtas vezes fazem.

Thor disse...

Esse é sem dúvida o pricipal handicap de esta excelente equipa. Se lhe juntarmos ainda o facvto de ter iniciado esta temporada com um treinador que de futebol percebe pouco e aí temos a classificação actual da União que com o plantel que tem e este treinador do inicio, poderia e deveria estar já totalmente a coberto da descida de divisão.
Mas, não os considero umas das 3 melhores equipas da Liga. Tenho o FCP, Sporting, Benfica, Braga, Boavista antes na minha classificação pessoal.

Thor disse...

Então e o nosso onze para hoje pessoal? Aqui vai o meu (já coloquei de lado qualquer pretensão de acertar): Ricardo; Abel, Tonel, Polga, Tello; Custódio, Moutinho, Martins, Sá; Liedson e Deivid.

bgvp disse...

AHAHAHAH nani em vez de deivid ;)