quinta-feira, fevereiro 01, 2007

Revista de Imprensa: Filipe Soares Franco in A Bola (1/2/2007)

Filipe Soares Franco acredita que o clube tem todas as condições para ser campeão e ganhar a Taça de Portugal e sublinhou que a política da SAD mantém-se inalterável: apostar na formação e no equilíbrio financeiro da SAD

A estratégia está definida e assumida por toda a estrutura da SAD, e também pela equipa técnica. Essa estratégia passa pelo aproveitamento dos talentos que formamos e pela qualidade de jogadores mais experientes. Trabalhamos com todos de forma a construir uma grande equipa de futebol», disse, adiantando ainda que o Sporting só contrata jogadores que possam ser mais-valias. A política de aproveitamento desses talentos faz com que o plantel, a ser reforçado, tenha de o ser com atletas que façam a diferença em termos de qualidade. O Sporting não compra por comprar, bem como não vende ou permuta só para mudar», sublinhou.

-----------------------------------------------------------------------------------------------
Agora a minha opinião pessoal:

Concordo que a estratégia seja apostar na juventude e em jogadores da formação do Sporting, no entanto todos nós sabemos que isso não é suficiente, e penso que está mais que provado que com estes jogadores não chegamos a lado nenhum, a promessa de uma equipa competitiva na Europa esbateu-se rápidamente após uma grande vitória sobre o Inter, a luta pelo titulo parece tar arredada, e mesmo a competição pelo 2º posto parece estar dificil pois o Benfica quer se queira quer não, mesmo não jogando muito, tem um plantel muito mais forte que o nosso, recheado de jogadores experientes e internacionais.

Não posso concordar que não se reforce um plantel sempre que se possa (abra o mercado), qualquer plantel do mundo precisa de reforços, mesmo os melhores dos mundo, tem sempre algo que podem melhorar, admito que não tenham capacidade financeira para ir buscar os melhores jogadores do mundo, pagos a peso de ouro, mas não posso admitir que não tenham capacidade e competência para procurar jogadores de qualidade superior aos que estão no plantel, não acredito que não tenham existido ofertas de jogadores acessiveis ao nosso bolso, não podemos comprar os jogadores que Benfica e Porto fazem mas temos que fazer o melhor com o dinheiro que temos e não ficar passivos num mundo cada vez mais em transformação, não podemos ver a qualidade do nosso plantel diminuir ano após ano e não se ver melhoras, os miudos irão crescer mas não poderão fazer tudo, não temos capacidade para criar pontas de lança por exemplo, e do plantel vivemos do que Liedson pode ou não fazer, logo é incompreensivel que pelo menos não se procure um homem golo, o Braga foi buscar o melhor marcador do campeonato polaco, o Benfica vai buscar Derlei, o Porto o internacional colombiano Renteria, o Beira Mar o internacional sérvio Delibasic, e nós vamos continuar com o Bueno e o Alecsandro, parece-vos bem?

Não posso concordar também que venham sempre dizer que temos o melhor plantel de Portugal para simplesmente atirar areia para os olhos dos adeptos quando vemos sempre o plantel a piorar e os adversários a melhorarem, não posso concordar que tratem os adeptos como simples clientes e tratem os jogadores como mera mercadoria, não posso concordar que cada vez existam menos sócios pagantes, não posso concordar que tratem os detentores de gamebox como gado, não posso concordar que cada vez menos exista uma identificação entre o clube e as pessoas, não posso concordar que brinquem com o nosso dinheiro assim.

Por tudo isto e muitas coisas mais, das duas uma, ou o Sr. Filipe Soares Franco cumpre o que promete, isto é, vence pelo menos uma competição (Liga ou Taça) ou então que se demita, se nenhuma destas condições se verificar ver-me-hei obrigado a não renovar 2 gameboxes cá em casa, porque o esforço, a dedicação e a devoção que tenho tido ao ir a practicamente todos os jogos do Sporting em casa e alguns fora (à chuva, ao vento, doente, com frio) nos últimos 14 anos merecem um tratamento melhor e mais vitórias que é para isso que um clube de futebol existe, não é para acabar sempre em 3º ou 2º, existe para vencer trofeus e esses quer se queira quer não estão afastados das nossas vitrines desde 2002, sim amigos, já ha 5 anos que não ganhamos nada e assim iremos continuar se nada for alterado.

5 comentários:

bgvp disse...

O problema é que este projecto não tem um ano como o Sr. Soares Franco está sempre a dizer, Soares Franco já é Vice Presidente do Sporting à 11 anos, sempre foi um dos principais responsaveis do Sporting Sad, um dos principais avalizadores de tudo o que se passa no clube para o bem e para o mal, qdo elogiam FSF e Ribeiro Telles, esquecem que em 10 anos no clube (pq sairam num ano...em que abandonaram o homem que diziam que era maluco mas que dizia a verdade) apenas venceu 2 campeonatos, e gastaram rios de dinheiro e perderam bons jogadores, etc etc...

Não me esqueço também que o Sr. FSF já mentiu várias vezes e não me parece que isso seja correcto.

Mas o que eu digo e´que algo tem que mudar para eu continuar a gastar cerca de 1000 euros (que bem me custam a ganhar) ano com o Sporting, falando em linguagem popular, não tou para continuar a sustentar xulos, pq a continuar sempre tudo na mesma, é só ir a bola enervar e dinheiro deitado fora.

Speeks, deste excelentes exemplos de péssimos actos de gestão de quem se diz que são os melhores gestores do país.

Visigordo disse...

1000 custam-te a ganhar? Olha, vai para o lugar do Freitas, apresenta os resultados que ele tem apresentado, e estás a vontade, o lugar é teu. Não tens de te preocupar com resultados. Pode mesmo ser catastrófico.Tás garantido! E a partir daí, mandas vir uns sul-americanos para o Sporting e vais ver que afinal não custa nada ganhar a vida.

Thor disse...

Ao ler este post, certamente fruto de uma frustração natural e comum a todo o universo sportinguista, tenho que me demarcar claramente do seu teor. Entendendo como referi o estado de espirito por detrás destas afirmações, não posso, no entanto, concordar com elas.
Vou tentar por isso, deixando a minha opinião, através dela desmontar um pouco o puzzle de equivocos e enredos em que os próprios comuns adeptos sportinguistas (tal como eu) se deixaram envolver.

1. Tudo o que FSF afirma na imprensa está de acordo com aquilo que prometeu eleitoralmente. E deixem-me que vos alerte que as declaração de Abrantes Mendes não são mais que pura demagogia oportunista.
2. Quando o Sporting venceu vários jogos com os "miúdos" a brilhar no inicio da temporada, sito o melhor exemplo do Inter em Alvalade, não ouvi, li ou percebi que houvesse qualquer tipo de contestação a esta politica desportiva. O que terá mudado?!
3. Lembro-me aliás de comentar neste espaço que a certa altura, parecia condição indispensável para ser titular da equipa, ter menos de 25 anos e ser produto da formação do clube. O que terá mudado?!
4. Recordo também com profunda amargura o valor dos vários reforços que temos tido neste periodo de reabertura de mercado, contratados em esquema de empréstimo (alguém tem que pagar o salário no todo ou em parte!), que a excepção de Cesar Prates, Mpenza e André Cruz que foram simplesmente decisivos na altura da brilhante conquista do titulo com Inácio, foram sempre desastrosas e de produtividade nula! Será que seria desta que conseguiriamos um Tomasson, Elmander, Alback, Huntelaar, ou outro com estas carateristicas nestas condições negociais?!
5. Depois de ver José Peseiro ontem no programa da RTPN (grande programa!) a que aliás pretendo em breve dedicar um post neste espaço, vejo-me obrigado a relembrar aqui também que existe alguma responsabilização obrigatória do técnico em causa actual - Paulo Bento, que tem tido todas as condições, diria mesmo, uma paciência nunca vista no nosso clube, para levar a cabo o seu trabalho. Agora o homem aposta nas vitórias por 1x0 e os adeptos querem que a equipa seja mais produtiva ofensivamente quando até temos a melhor defesa da Liga a par do FCP. Estão a perceber a incongruência?!

Em jeito de conclusão e para não me alongar mais senão ninguem lê este comentário, apenas relembrar a todos que NUNCA, mas NUNCA acreditei que pudessemos vencer a Liga, ou passar a 1ª fase da Champions com a actual equipa. Aqui equipa entenda-se todo o grupo de trabalho, treinador incluido e ao mesmo tempo, espanta-me sinceramente que tenha existido algum sportinguista lúcido que o tenha feito no inicio da temporada!
Logo entendendo, não consigo aceitar esta frustração demonstrada, nem tão pouco o apelo á demissão do presidente eleito.

Um abraço SPORTINGUISTA

bgvp disse...

Não é um apelo a demissão do presidente eleito, porque até acho que ele deve continuar lá ate ao fim do mandato, não sou a favor de saidas a meio, nem de treinadores nem de presidentes.

É mas é um comentário a dizer que se nada mudar até ao fim da época, são menos 2 gameboxes que podem contar, e como eu, conheço muita gente que vai fazer o mesmo.

São anos e anos a rumar no mesmo caminho... e a cometer erros imperdoáveis, a paciencia tem limites.

Visigordo disse...

Thor, não me viste pedir a cabeça do presidente, viste-me sim, pedir a cabeça de quem não consegue dar uma para a caixa.
Quando ouves o Neves a dizer que fazia relatórios e esses relatórios acabavam todos lá em cima, leia-se Porto, continuas a acreditar que são todos sérios?
E mesmo que não houvesse o Neves, o que eu calculo que venhas contapôr, lembras-te dos negócios na altura em que o Porto passava à frente?