domingo, fevereiro 04, 2007

Futebol: Sporting 5 x Nacional 1 - Que "Bueno" goleador!

BUENO! BUENO! BUENO! BUENO! 4 golos, 4! Ontem á noite, este Carlos Bueno, qual reforço de inverno, decidiu com impacto o que parecia complicado. Que grande exibição deste jogador, finalizando os lances com um misto de enorme garra e incrivel tranquilidade e classe (5º golo). Quanto ao jogo em si, gostaria de analisar a prestação de toda a equipa enaltecendo o espirito de coragem, entrega, garra, determinação demonstrada do 1º ao último minuto do jogo. Digamos que o golo do Nacional, excelente jogada e conclusão por sinal, foi um lance perfeitamente isolado em todo o jogo. Aliás, o Nacional dispôs em boa verdade de 3 ocasiões de golo em todo o jogo, 1 oferecida por Nani antes do golo, o golo com mérito total para a equipa que o marcou e finalmente o livre indirecto oferecido pela desconcentração invulgar de Caneira. Por tudo isto, face ás nossas muitas e variadas oportunidades que tivémos, nunca se puderá pretender discutir a justiça do desfecho. Por isso aqui tenho que expressar a minha mais sentida indignação por aquilo que ouvi durante todo o jogo na TVI pelo Sr. João Querido Manha, por aquilo que li deste mesmo Sr. no jornal Record, pela análise ao jogo do Sr. Rui Dias também no mesmo pasquim, e por fim, as notas individuais aos jogadores da equipa que venceu por (5x1!) da autoria do Sr. António Ribeiro que "presenteia" nada mais, nada menos que 5! jogadores com nota minima (1), mais 4! com nota 2. Para vocês: EMBRULHEM OS 5 E METAM-NOS NA PEIDA MAIS A VOSSA AZIA LAMPIÓNICA!
Apenas uma palavra em abono da verdade desportiva, o lance do penalty não existe falta de Diego, mas tão pouco puderá ser considerada simulação de Liedson, a suposta falta de Bueno no 1º golo sobre Alonso, não passa de uma visão onirica de como os nossos advbersários gostariam que nos fosse anulado aquele tento.
Por último, o golo de Liedson é pura poesia futebolistica e Avalos, tal como já aconteceu a Luisão, precisará de uma visita ao quiroprata para tratar daquela coluna depois do "nó" que levou.

5 comentários:

bgvp disse...

Foi mais um jogo de sofrimento mas que desta vez correu bem ... e quem bem... Bueno mostrou mais uma vez garra e vontade mas desta vez também felicidade e o dominio do Sporting que não passava de ineficaz tornou-se inesperadamente goleador, Liedson ganhou mais espaços com Bueno e apesar de falhar um penalti de forma incrivel compensou com o trabalho e a forma como marca um golaço, o toque artistico é fabuloso! Esperemos agora não desaproveitar a possivel moralização proveniente dos resultados do fds e da veia goleadora de Carlos Bueno que apesar de pouco ter mostrado no Sporting é internacional Uruguaio e era goleador do mitico Peñarol antes de vir para a Europa, logo alguma qualidade deve ter.

FIL disse...

Perdoem-me transcrever uma coisa comentada noutro blog, mas deu algum trabalho e gostava de saber a vossa opinião. Tendo uma visão mais fria do jogo, um comentador Miguel, desabafava com algumas coisas q estão mal (apesar da euforia desta noite mágica) e com as quais eu concordo. Dizia-lhe "Quando dizes "Não sei como pode a equipa melhorar" eu até entendo, há uma questão inegável q não tem q ver com Custódio ou M.Veloso, como se viu: o sistema do Sporting dá invariávelmente muito espaço à equipa adversária qd esta ataca.
Não tenho fórmulas milagrosas, confesso q não sei bem como se resolverá a questão (P.Bento tb terá estas dores de cabeça, mais q eu). Nunca ficaste com a impressão q qd o adversário troca a bola no nosso meio-campo mais de metade da equipa do Sporting fica a cobrir com os olhos? Quero dizer, se jogas só com um trinco, ou tens lá um jogador de topo mundial, q varre a zona toda, com uma capacidade fisica sobre-humana, estilo Makelelé ou Vieira, ou então tens q ter outros jogadores a entreajudar atrás, sempre preocupados em recuar, perdendo assim pendor ofensivo. Ter um Lampard ou um Gerard ajudava mas estamos em Portugal. O q noto é q há um espaço muito grande para q o adversário chegue rapidamente à área leonina, adversários nas faixas sempre livres, etc...

De resto, não vale a pena inventar e esperar demasiado...eu disse a semana passada e já anteriormente q, face às limitações, à falta de contratações em Dezembro e ao orçamento do Sporting, qd comparado com Benfica e Porto, o 3º lugar será o lugar natural do Sporting (não me levem a mal mas é a realidade). A própria Direcção assumiu q o Sporting, nesta fase, tenta fazer pelo menos o mesmo q os outros, mas com menos, sendo mais eficiente, mas sabemos q isso é mto dificil. Não quer dizer q não acreditemos. Acho q, nesse contexto actual, o Sporting está a mostrar humildade, pouca bazófia, estratégia impar para o desenvolvimento do futebolista português (qtos meninos estavam ontem em campo, qts com 20 anitos?) e bastante trabalho. O q vier virá por bem, nós estamos habituados a sofrer e a dar mta estalada de luva branca. Enquanto houver dignidade e entrega à camisola, o Sporting estará sempre a lutar pelo 1º lugar.

Por fim, diria q, tentando responder à tua dúvida existencial, o Sporting melhora qd alguns jogadores voltarem a uma forma q já vimos, Nani, Martins, Custódio, por exemplo...Caneira, Abel, normalmente mais esquecidos...e qd (e se) os reforços, q deveriam ser as mais-valias e os q trariam maior serenidade e experiência, mostrarem q são realmente reforços, Paredes, Alec, Farnerud, Bueno...
De resto, é sofrer com os erros desta juventude, com os nervosismos e ansiedades, mas rejubilar qd a irreverência e a magia aparece, subitamente. O equilibrio com alguns pilares experientes como Liedson (mais um ano de entrega à causa, excelente), Polga, Caneira, poderá encerrar a chave do sucesso, veremos..."

FIL disse...

De resto, simplesmente de acordo com o post, hilariantes alguns comentários ressabiados q tenho lido...
Subscrevo a 110 % a questão dos comentadores e alguns comentários do Record, numa palavra, escandalosos, Manha então, mete asco, de tão faccioso que é, q grande melão q apanhou, daí toda a raiva e irracionalidade q demonstra...por vezes dá-me vontade de escrever para a TVI a pedir-lhes vergonha na cara, um minimo de respeito pelos muitissimos adeptos com inteligência minima e q sabem ver um jogo sem embarcar naqueles comentários parciais e desrespeitosos. É por estas e outras q dá um gozo bestial calá-los todos num jogo destes, mostrar-lhes em campo a dignidade e o esforço q eles nem sequer conseguem reconhecer, de tanto lhes faltar.

bgvp disse...

O Sr. Querido Manha é demais, já o é assim ha mais de 10 anos...mal o Sporting cresce ele vem lg atacar... mas não é o unico, atenção ao chamado comentador independente da SIC Noticias, pq usualmente critica todos, mas...critica mt mais uns que os outros, se é se me entendem...

Thor disse...

Quem o Rui "caracois-loucos lampião faccioso encapuçado" Santos?!