sexta-feira, fevereiro 23, 2007

O Sporting e o exemplo Ajax Amsterdam

Após uns meses de jejum, por motivos profissionais, escrevo um post que me parece relevante, após o brilharete das equipas vermelhas ontem na UEFA.

Infelizmente já não estamos nas competições europeias, provavelmente toda a gente se lembrará porquê...aquele fatídico jogo com o Spartak Moscovo em Alvalade (onde normalmente perdemos os campeonatos...) tirou-nos o acesso à Uefa...mais uma má exibição e onde a falta de calo nos fez desperdiçar a hipotese de seguir em frente, onde apenas um empate já bastaria.

Toda a gente sabe também que o Sporting é a melhor equipa formadora de jogadores em Portugal e uma das melhores da Europa, ao nível do Ajax, que nos serve muitas vezes como exemplo a seguir e nos deixa orgulhosos de ver tantos "putos" a jogar no 11 inicial.

Isto vem a propósito de um comentário que ouvi ontem, quando estava a dar o resumo do Ajax-Werder Bremen, onde o comentador de serviço dizia que o grande problema do Ajax é...a exportação de jogadores e a inexperiência da equipa, por ser um clube formador - isto mesmo tendo ganho ao Werder Bremen - nunca teria grande sucesso nas competições europeias porque lhe faltava calo....lembrei-me automaticamente do nosso clube e como isso era bem verdade.

Depois de termos perdido mais 2 pontos em Paços de Ferreira por manifesta ingenuidade (depois dos 2 pontos perdidos em Belém e no Bessa...), pergunto eu...não seria mais útil, ao pensar na próxima época, reforçar o clube com alguns jogadores de créditos firmados, mesmo que já estejam nos seus 30, do que andar sempre a pensar em reforçar o clube com jogadores para mais tarde vender?

O que seria mais importante? Ter Acosta, Schmeichel e André Cruz, todos jogadores já avançados na idade mas com muita experiência e saber ou ter como jogadores "emprestados" Koke, Romagnoli, Alecsandro ou Bueno, que certamente não irão seguir no clube e não trazem nada nem em termos desportivos ou em termos financeiros?

Se calhar os jogadores veteranos não dão grandes comissões...também podemos falar em Carlos Paredes que não tem sido uma boa aposta nesta época - o pouco tempo que tem jogado - a meu ver por não ter sido isso mesmo...uma aposta do técnico (lembro-me do Paredes a fazer um jogo enorme na ala direita contra o FCP).

É indiscutivel que um meio campo com Nani, Moutinho, Veloso e Pereirinha nitidamente tem futuro...daqui a 3 anos será um meio campo fabuloso (se não fossem vendidos antes...) mas actualmente falta-lhe calo, ratiçe...é preciso mais alguma coisa...mais "peso"...espero que tenham isso em consideração para a próxima época...

Teoricamente é muito bonito ter uma média de idades baixinha...futuro e tal....mas normalmente só funciona para a conta bancária quando os vendem...a nível de proveitos desportivos, não costuma chegar...n se esqueçam que já vamos com 5 anos sem títulos...o que quantifica a política desportiva dos ultimos anos como mázinha a meu entender....e o que eu quero são títulos...interessa-me a equipa de futebol a ganhar, não propriamente os proveitos financeiros que virão de uma venda do Moutinho, por exemplo...se o Braga consegue...porque é que o Sporting não?

2 comentários:

Thor disse...

1. Se o Braga consegue o quê? Estar já a 10 pontos de nós no 5º lugar na Liga, já ter conhecido 3 treinadores está epoca que ainda vai a meio...

2. Gostaria de conhecer estas acusações de comissões de Carlos Freitas em negócios de empréstimos de jogadores. A provarem-se...

3. Quanto a mim, prefiro que não se tentem contratar jogadores de supostos créditos firmados mas com 30 e tal anos e já encostados em qualquer grande clube. O factor motivação desse jogador fará com que produza muito pouco ou mesmo nada e nem sequer se enquadre na equipa. Mencionar o caso do Paredes é desnecessário de tão óbvio.

4. A dura realidade do futebol internacional actual diz-nos que para ganhar algo de relevante teremos de poder ombrear com colossos orçamentais deficitários tipo Chelsea, ou MARCAS de amplitude e nivel de topo mundial como Barcelona, Real Madrid, Manchester United, Bayern Munique, etc. Como não nos englobamos nem num nem noutro caso, devemos enveredar e bem (a meu ver) pela opção de lutar internamente por todos os titulos (estamos a fazê-lo acima das minhas expectativas!) e tentar dar o máximo de visibilidade ao projecto de formação internacionalmente. Não só nos permitirá vender O JOGADOR que está forçosamente prestes nesse ano a dar o salto por um valor significativo e irrecusável (nada a ver com os casos de Ronaldo e Quaresma!), como essa transeferência viabilizará a continuidade com uma saúde financeira mais estavel.

Se não ganharmos o titulo nacional, lutando por ele até ao final, por mim TUDO BEM!
Prefiro que assim seja, do que os 18 anos em que assiti á construção de sucessivas grandes equipas e raras foram as vezes que lá terminámos perto ou tenhamos dado alguma luta durante a competição.
Claro que concordo que a perda de pontos em condições como a de paços ou mesmo do Bessa custam bastante por tresandarem a imaturidade, mas mesmo nesses jogos, ambos os golos sofridos são fruto de erros individuais e curiosamente de jogadores dos mais experientesq ue temos no grupo (Tello no Bessa e a sua mão na bola, Caneira em Paços mal colocado e incapaz de fazer a falta que se impunha no arranque do seu asversário).

bgvp disse...

1.A questão do comportamento do Braga, é o "brilharete" europeu, o Sporting tem condições e obrigação de irmos mais longe na UEFA, na Champions admito que não temos equipa, mas na UEFA teriamos equipa para ir mt mais longe, e a realidade é que tirando a final em Alvalade, tem sido frustração atras de frustração, de Halmstad a Gençlebirli, etc etc....

2.Também gostava de ver essa situação do Freitas esclarescida, mas a realidade é que...já não é de hoje, ja vem do tempo do Norton de Matos, do Luis Duque....e ser agra o Freitas a ficar com algum não me admira nada, mas admira mm a alguem?

3.A motivação de grandes jogadores como Schmeichel, Acosta, André Cruz...era felizmente proporcional a imensa qualidade que tinham logo trouxeram muito a equipa, e acredito que nos tenhamos hipoteses de contratar jogadores da mm craveira mm que em fim de carreira, mas como diz o cherba isso não permite mt comissão para quem os "compra".

4.O ganhar algo relevante é dificil, mas cm disse anteriormente,para um adepto normal,daqueles como nos que vamos a todos os jogos a anos a fio, é frustrante sp o mm tipo de dsculpa para explicar as derrotas qdo vemos os adversários a competir num escalão superiores e não apresentarem discursos derrotistas, será importante sem duvida não vender os melhores jogadores ao desbarato, mas eu...também duvido disso, vms ver quando vier uma proposta por quanto não irão os jogadores.

O problema não é ganhar este titulo nacional ou não, o problema é que a continuarmos assim não teremos mts hipoteses de concorrer para ganha-los e vence-los mm nos proximos anos, o problema é que daqui a uns anos ja nos tamos a lamentar que tanto ano que passou e nos a ver...e sim nos vamos aos jogos todos...custa bastante falhar e falhar e falhar...e sinceramente acho que os treinadores e os jogadores são os menos culpados.