terça-feira, outubro 03, 2006

SPORTING 2 U. Leiria 0 (Nani e Liedson g.p.)

Numa noite chuvosa em que Liedson (na foto) regressou aos golos através de uma grande penalidade concretizada após derrube a Nani, foi mesmo Nani o melhor em campo, ao marcar, ganhar o penalti e espalhar toda a sua criatividade em campo.

O Sporting venceu tranquilamente um adversário motivado não só por jogar na casa da melhor equipa portuguesa da actualidade mas também por representar-se actualmente como a 2ª equipa do FC Porto na liga portuguesa.

O Sporting atingiu assim os 12 pontos e apenas não atinge o pleno de 15 em 5 jogos devido a actuação do sr. Ladrão Ferreira, não é demais relembrar que não foi apenas um golo com a mão, foram penalties e um critério disciplinar completamente distorcido em relação às duas equipas que fizeram com que um jogo que teria tudo para ser uma goleada acaba-se com uma derrota das nossas cores.

Individualmente, os jogadores do Sporting estiveram:

Ricardo (4) - Soberbo desvio para a barra após remate de N'gal na única jogada perigosa da parte da UD Leiria, sempre tranquilo, influente na expulsão de Eder já que é Ricardo que isola Nani... um verdadeiro capitão.

Abel (2) - Anda discreto, não conseguiu atingir ainda o impressionante ritmo da época passada, tem-lhe faltado continuidade, trocas constantes com Miguel Garcia não tem ajudado, ontem melhorou ligeiramente mas dá ideia de não ser o mesmo Abel.

Caneira (4) - Impressionante calma, concentração e sentido de entre-ajuda, está em todo o lado onde é preciso, fecha na ala, fecha no meio, e avança na frente sem descurar a defesa, é mais que um jogador, faz papel de vários e joga como um de nós.

Tonel (3) - Sereno, dominante no jogo aereo, mas sem grandes oportunidades para se mostrar devido a inépcia do ataque leiriense.

Polga (4) - O melhor da defesa, anda num nível de campeão, fantastico sentido posicional, enorme em todos os sentidos, influentissimo para a equipa, uma dos 4 da espinha dorsal leonina (Ricardo-Polga-Moutinho-Liedson).

Miguel Veloso (3) - Não tão exuberante como em jogos anteriores mas com uma tranquilidade que espanta para quem jogava no Olivais e Moscavide à menos de 5 meses, um trinco moderno, defende e ataca, corta e passa, e mais, ainda remata.

Moutinho (3) - Um pouco cansado, nota-se em Moutinho que anda estoirado de tanto apanhar, é indecente o que fizeram ao nosso João, tanta porrada que lhe dão que o miudo apesar de ir a todas e não se curvar perante ninguém está a atravessar um momento de menos fulgor fisico sendo no entanto sempre influente.

Tello (3) - Mais uma vez titular o nosso camisa 11 mostrou que é jogador para aquela posição, uma das poucas vezes que consegue ter continuidade na posição em que brilhava no Chile, Tello mostra que tem nível para jogar no Sporting e que será sempre uma opção válida para Paulo Bento.

Nani (5) - Sem adjectivos para qualificar mais uma fanstástica exibição do nosso médio de ataque luso-cabo-verdiano, num jogo em que preciso era partir para cima dos defesas contrários, Nani foi sempre o primeiro a fazê-lo, acabou por ser recompensado com um golo e um penalti sofrido, mas fez muito mais, destabilizou as alas, o meio e ainda ajudou a fechar na defesa, em grande...

Liedson (4) - Um golo de penalti pode parecer pouco para mais uma exibição recheada de inspiração e transpiração, Liedson lutou muito como sempre, mais uma vez não teve a sorte do seu lado na finalização mas muitos foram os momentos que fez levantar os adeptos após remates e jogadas fabulosas.

Alecsandro (4) - Um passe para golo de Nani, um grande remate num livre e uma movimentação bastante interessante, nota-se que está ali um jogador talentoso e que tem tudo para explodir nesta equipa leonina, não lhe podem é pedir o mesmo jogo que Liedson, é um homem mais fixo, de finalização.

Yannick (3) - Mais uma gazela para o ataque, numa altura que o Sporting já vencia e que pressionava o Leiria com muita velocidade, Djaló foi mais um para enconstar o Leiria atrás.

Paredes (3) - Na sua estreia na liga contribuiu para a regularização das forças no meio-campo, nota-se que é grande jogador mas não está ainda em forma devido à lesão que o atormentou.

João Alves (1) - Perguntava eu ao cherba quando faltava só uma substituição, "a que minuto entra o João Alves?", é que João Alves acaba sempre por entrar, normalmente tarde, mas entra, logo nota-se que é um jogador de equipa do agrado de Paulo Bento, não conseguimos ver quase nada do flaviense mas aguardamos.

Paulo Bento (4) - Excelente leitura de jogo, a equipa não entrou a massacrar mas entrou a controlar e a saber explorar as deficiencias do adversário, muito bem nas subtituições de Moutinho por Paredes e de Alecssandro por Yannick, mais uma vitória, e apenas uma derrota esta epoca após mãozinha de Ferreira...

7 comentários:

Peyroteo disse...

Sinceramente não gostei do Djaló ontem; no entanto acho que entendo o Paulo Bento:
Quis tirar o Brasileiro Alecsandro para ele não ganhar peneiras de já ser titular e assim se esforçar por melhorar cada vez mais! Excelente Paulo Bento.
O SPORTING é uma equipa e não é um conjunto de jogadores!

No entanto penso que Paulo Bento poderia desta vez ter apostado em Bueno, pois acho que ele hoje marcava 1 golinho.

Peyroteo disse...

A grande questão do futuro do Sporting, será fidelizar jovens como Moutinho ou Nani ao clube, de forma a que não comecem a jogar com a cabeça noutro lado! (Gigantes Europeus).
Não esquecer Simão ou Quaresma, que para mim foram embora para Barcelona 1 ano antes do tempo; e é claro:
- O Sporting ficou mais fraco;
- Não tinham, ainda estaleca para o Barcelona;
- acabaram por voltar para Portugal para serem o abono de família de cada 1 dos nossos rivais.

Acho que demos 2 campeonatos (1 ao SLB e outro ao FCP) por causa destas 2 asneiras; mas com a Máfia que por cá reina, nunca se saberia!

Peyroteo disse...

Quanto a XISTRA; o c*na da mãe parece que leu o Canal SCP e se acagaçou.
No entanto só ao 3º Penalty é que marcou!
Mas devo dizer que aceito que não marque o 2º sobre Moutinho; pois não quero ter penalties que possam ser minimamente duvidosos!
Não percebi foi o AMARELO ao Miguel Veloso!

Ainda assim, até agora foi o árbitro que nos roubou menos este ano!

Senti que o Xistra não entrou em campo com INTENÇÃO de f*der o Sporting.

Se fossem todos assim, o campeonato já era nosso!

Thor disse...

Não tive oportunidade de acompanhar a totalidade do jogo, mas do que vi, esta análise assenta que nem uma luva. Muito bem!
Apenas acrescentar o fabuloso momento de Nani (e não é só no Sporting, na selecção também promete já contra o Azerbeijão e a Polónia), a menor exuberância fisica de Moutinho (a pancada tem feito mossa) e a subida gradual e consistente de forma de Liedson (apenas o azar da inspiração dos GRs contrários face ás suas finalizações, ontem Fernando foi certamente dos melhores (senão mesmo o melhor) em campo do Leiria. A Alecsandro não podem pedir o mesmo tipo de jogo que Liedson, mas está mais do que visto que pedem. Polga está em grande, mesmo á Campeão do Mundo. Ricardo inspiradissimo com defesas únicas mas portentosas quando chamado a intervir.
Em suma, temos equipa! VAMOS ATÉ AO TITULO!

Thor disse...

Apenas destcar pela negativa a prestação defensiva de Abel, sempre um pouco incapaz de conter os extremos leirienses, piorando muito com a enrtrada de Evanildo para a sua zona de acção.

Nuno Moraes Bastos disse...

O Alecsandro não foi talhado para este sistema e, se é verdade que até tem cumprido, fá-lo nitidamente em esforço.

Percebo perfeitamente a substituição.

LionHeart (o autêntico) disse...

Caros:

Visitem

http://catedraldapalavra.blogspot.com/2006/09/escola-da-traio.html

e deixem um comentário a expressar a vossa indignação.

NOTA: é preciso ter um estomago forte para ler o que este lampião diz do nosso clube.

Saudações Leoninas