sexta-feira, outubro 20, 2006

Golpe de Estádio #01: O famoso livro de Marinho Neves

Finalmente consegui ler este livro, onde o Sr. Marinho Neves conseguiu ser até hoje a pessoa que ficou mais próxima da realidade do futebol Português. Por isso mesmo foi atacado e quase perdia a vida!
Todos deveriam ler esta fantástica obra; e como tal, e para não ser acusado de ser faccioso, aqui vão as palavras de Marinho Neves; em 17 capítulos e 20 posts.


Sinopse
Muito se tem falado de corrupção no futebol português… Mas pouca coisa tem vindo a público, oficialmente. Simples má-língua contra jogadores, árbitros e dirigentes de clubes? De modo nenhum. Alguma coisa há, de facto, de verdade, que importa denunciar, para que o futebol recupere a sua dignidade. O jornalista Marinho Neves tem investigado, com coragem, este
problema tão explosivo e revela-nos aqui – sob forma romanceada – um vasto e sugestivo quadro dos modos e processos de tal corrupção em Portugal.
É certo que, neste livro, tudo é ficção... mas, ao mesmo tempo, tudo é verdade. Esta obra não passa de um romance. Nenhuma das suas personagens tem existência real... mas cada uma delas corresponde à verdade da corrupção que temos instalada entre nós. E foi em toda esta realidade que se inspirou o autor. Assim ficção e realidade misturam-se perfeitamente neste romance que se transforma em denúncia. Corajosa denúncia de um jornalista da área desportiva - que, acima de tudo, ama a sua profissão, o desporto e a verdade.
Marinho Neves nasceu no Porto. Filho de um ex-futebolista do Boavista, cedo despertou para o desporto, tendo praticado várias modalidades, mas não o futebol. Foi esta paixão pelo desporto que o levou, em 1977, a optar pelo jornalismo da área desportiva.
Logo de início, no jornal portuense Norte Desportivo, apaixonou-se pelo jornalismo de investigação. Em 1981, ingressou na Gazeta dos Desportos. E, durante década e meia, foi assinando trabalhos de relevo na luta contra a fraude e corrupção no futebol, com destaque para a denúncia do processo de recolha de líquido orgânico para o controle antidoping, obrigando a que tal sistema fosse alterado. Mas foi na luta contra a corrupção na arbitragem que mais se destacou. Em 1992, publicou uma reportagem com o título "Corruptos e bem pagos", em que denunciava vários processos de corrupção na arbitragem e como funcionavam os seus mais diferentes agentes. Foi, por isso, alvo de diversas perseguições, tentativas de agressão e uma emboscada à porta de casa.
Colaborou com a SIC em trabalhos de reportagem, tendo também participado em debates, neste canal de televisão, sobre corrupção, nomeadamente nos programas Donos da Bola e Máquina da Verdade.

2 comentários:

bgvp disse...

Foi um dos poucos jornalistas que tiveram coragem de enfrentar a mafia e que aconteceu? foi afastado do futebol...ao contrario dos mafiosos que por ca continuam. Toda a gente sabe o que ele disse era verdade, apenas nao podia por os nomes aos bois não é? E mm assim foi perseguido. É incrivel como a nossa policia e os nossos politicos assistem impavidos e serenos a tudo isto...

E assim ha clubes que nada tinham ganho na sua historia e hoje tem tudo e mais alguma coisa.

Mas alguem duvida que ate arbitros estrangeiros eles comprem?

Thor disse...

Eu não!