domingo, setembro 17, 2006

Futebol: Sporting 0 x Paços 1 - Quando o Circo chegou á cidade...

Ontem á noite, o maior espéctaculo do mundo - o Circo - chegou á cidade, neste caso a Lisboa e mais precisamente ao nosso magnifico estádio Alvalade XXI. Senão vejamos, tivemos:
- ilusionistas: nomeadamente Paulo Bento totalmente iludido ao colocar Alecsandro, avançado com caracteristicas de ponta-lança fixo na área, a jogar móvel e a cair nas alas para dar amplitude ao futebol ofensivo e ainda, e mais importante, no afirmar que na 1ª parte a equipa realizou bem e com segurança as transições defesa-ataque, curiosamente não me lembro de nenhuma nesse periodo do jogo. Em nossa casa com o Paços não chega jogar seguro, compacto, importa correr riscos e vencer;
- palhaços: nomeadamente Ronny, avançado pacense, ao marcar com o braço e claro, o árbitro João Ferreira e assistente que validaram um golo irregular e que só estes 2 artistas não viram;
- acrobatas: nomedamente Peçanha, guarda-redes do Paços, que teve várias intervenções dignas de um artistas com estas capacidades especiais a cabeceamentos de Alecsandro, Bueno e pontapé espontaneo e forte de Yannick.
Enfim, tendo em conta o jogo de ontem, 1 mísero ponto perdido, já que o paços consegue um golo ridículo e ilegal sem que tenha tido qualquer outra ocasião para fazer golo, logo não puderia almejar mais que um empate nulo, e no caso do Sporting, face a uma primeira metade confrangedora tendo em conta o que já produzimos, e uma segunda em que o guardião adversário e alguma inépsia dos nossos avançados e central (Tonel tem uma ocasião clarissima no caír do pano), não permitiriam mais que o resultado natural para aquele tipo de jogo - empate a zero.

3 comentários:

bgvp disse...

O Sporting errou ao não entrar a matar o jogo, repete-se vezes sem conta, ano após ano, é em casa que perdemos os campeonatos, ao pensar que os jogos se resolvem mais cedo ou mais tarde e depois quando vamos atrás do prejuizo é tarde de mais.

Não julgo que a equipa tenha jogado mal, jogou lento e previsivelmente na 1ª parte mas jogou com uma enorme garra e atitude na 2ª na qual só por manifesta infelicidade não marca pelo menos 4 golos.

Mas não podemos escamotear o que se passou neste jogo, foi o (João) Ferreira e não o Paços de... que venceu este jogo, já que este desporto só tem um elemento por equipa permitido de jogar a bola com a mão e é o Guarda-redes em processo defensivo, nunca o ponta de lança em processo ofensivo e chega a ser ridiculo a perseguição que fazem ao Sporting mesmo cada vez mais sendo publicas as situações de CORRUPÇÃO que graçam no nosso futebol... qdo isto acabará? Nunca... tá td comprado.

Thor disse...

Esta arbitragem foi apenas mais uma das muitas que têm vindo constantemente a minar o futebol português e a travar quase invariavelmente ano após ano o nosso clube das vitórias que merece.
Isto não significa que nesta circunstância acredite que o Sporting mereceu a vitória neste jogo, porque a história do jogo diz-nos que fomos incapazes por inépsia própria e mérito do GR adversário fazer 1 golo, condição essencial para vencer o jogo. Assim sendo, e porque o adversário em condições futebolisticas normais, isto é, sem arbitragens corruptas e vergonhosas, também nunca demonstrou capacidade para fazer 1 golo; o resultado só puderia ser o nulo. E é isso que me preocupa neste estilo de futebol que a nossa equipa apresenta, muito organizado, compacto, consistente, sem conceder espaços mas... e marcar golos assumindo sem rodeios o jogo com qualidade e eficácia nas finalizações? Não será isso que também devessemos esperar da equipa quando não está a defrontar o Inter ou o Bayern de Munique, mas sim o, para todos os efeitos, modesto e limitado Paços de Ferreira?
Logo a seguir surgem outras questões que importarão trazer para a coacção como:
- será que temos jogadorfes para fazer outro tipo de jogo?
- será que a equipa tem rotinas para jogar com pontas-lança de caracteristicas diferentes?
- será que a equipa apenas sabe jogar com transições com bolas nos avançados em desmarcações para as alas?
- haverá nesta altura algum jogador com a capacidade de condução de bola em transição de Carlos Martins?
- pode Moutinho jogar a titular todos os jogos sem quebras fisicas ou lesões musculares por intensidade e repetição de esforço, sendo que nesta altura é o único médio de transição?
- será essencial Miguel Veloso como trinco fortemente posicional e sem grande mobilidade, apesar de rematar forte de longa distância, a jogar em casa em desvantagem no marcador com o Paços?
- etc, etc.

RG54 disse...

Thor, grande análise. Parabens. Não acrescento nada porque penso que colocaste muito bem tudo aquilo que eu tambem penso. Saudações Sportinguistas.