domingo, setembro 24, 2006

Aves abatidas...mais 3 pontos



Afinal o rapaz que diziam na semana passada "não ser adequado para jogar na equipa do Sporting, até pela sua morfologia" (comentários TSF, de um Querido Manha qualquer) marcou um golito numa belissima desmarcação a fabuloso passe de Moutinho...já mostrou mais do que o Bueno...pelo menos acertou na baliza.

Tonel fez o 2º golo - mais uma da estrelinha de Paulo Bento, que tirou um avançado que não marcava....para meter um central que o fez...e para além dos golos, pouco mais se viu...jogo fraco, com muitas alterações por parte do Sporting - efectivamente Djaló foi titular em vez de Romagnoli e Tonel viu o jogo quase todo do banco...uma raridade - com muita luta por parte do Aves, que não quiseram atacar (será por isso que não tem vitórias?).

Liedson continua muito perdulário, dois golos limpinhos que devia ter marcado, ambos de cabeça...está-se a guardar para a Champions.

;-) Mais 3 pontos, a compensar um pouco os 3 pontos que foram roubados à batota na semana passada....venha Moscovo.

14 comentários:

Anónimo disse...

Questionar o treinador de uma equipa, depois de uma vitória por 2-0, sobre o "jejum" de golos de um dos avançados dessa equipa, só mesmo em Portugal e só mesmo com os jornalistas (?) a quem as nossas televisões entregam os microfones para as entrevistas (?) aos protagonistas no final de cada jogo. Na Vila das Aves, após o Desp das Aves, 0-Sporting, 2, Paulo Bento foi questionado sobre o chamado “jejum” do brasileiro Liedson, como se de um “caso” se tratasse. “O Liedson tornou a fazer um bom jogo. Foi de uma utilidade extraordinária e poderia ter marcado. Não o fez, mas vai procurar esse golo sem obssessão. Tem o dom de finalizar. Neste momento não o está a fazer mas vai fazê-lo em breve”, declarou o treinador do Sporting.
É verdade que Liedson ainda não marcou neste campeonato. Mas também é verdade que tem jogado bem e que tem procurado os golos, como sempre fez, desde que chegou ao Sporting. É óbvio que o sistema de jogo não favorece a sua presença constante na área, pois Paulo Bento, no âmbito da dinâmica subjacente à tradução prática do seu 4X4X2, pede aos pontas-de-lança que procurem as faixas laterais. E Liedson tem sido incansável no cumprimento táctico do jogo colectivo. Mais a mais, o Sporting já marcou seis golos, sendo, à quarta jornada, o segundo melhor ataque da Liga portuguesa. Fazer da falta de golos de Liedson em quatro jornadas um “caso” é que não lembraria ao diabo. Mas entre a longa série de considerações ou perguntas perfeitamente ocas e denunciadoras de falta de cultura futebolística, a que os nossos queridos jornalistas desportivos da TV nos têm habituado, é capaz de fazer sentido...

Thor disse...

Jogo tecnicamente bastante razoável na 1ª parte (tendo sobretudo em conta o estado do relvado) e mau na 2ª.
Destaques positivos na nossa equipa:
- Alecsandro: não me custa absolutamente nada, aliás, é com enorma satisfação que dou a mão á palmatória - afinal Paulo Bento tinha razão e este avançado pode jogar com esta mobilidade que já conheciamos a Liedson e garantir rendimento e mais importante ainda, golos! Para tal precisará de continuar esta gradual evolução da sua capacidade fisica e enquadramento no ritmo do futebol europeu. Belos 30 minutos iniciais!
- Moutinho: para mim o nosso verdadeiro Capitão, jogando um pouco mais recuado empresta a sua fantástica capacidade de transição fruto de uma visão e leitura de jogo absolutamente incriveis. Depois a sua capacidade técnica permite-lhe colocar a bolinha no sitio e assim fazer a equipa jogar, e bem!
- Polga: é sabido que o pior tipo de adversário que o nosso central brasileiro pode apanhar pela frente, é um jogador velocista puro. Tecnicamente nos duelos individuais é praticamente intransponivel, nos duelos aéreos (se fisicamente bem) é insuperável, resta o factor velocidade pura. Nesse aspecto foi batido por Hernani num lance perigoso na 2ª parte, mas foi tudo. Restante jogo foi simplesmente imperial, comandando com uma classe extraordinária o sector. Até dá gosto ver um central com esta capacidade técnica, fazendo lembrar outro Campeão - André Cruz.
Destaques negativos:
Miguel Garcia - começa a ser um verdadeiro problema a escolha de um lateral direito de rendimento constante. Ontem Miguel teve muitas dificuldades para segurar Xano e nunca conseguiu ser um apoio ofensivo pelo seu corredor. Espero para ver Abel contra o Spartak e... confirmar que é dele a titularidade no nosso onze.
Nani - Se é verdade que foi dos alvos preferenciais dos "carniceiros" avenses (mas isso falo mais á frente), também não deixa de ser que precisa de libertar mais e mais rápido a bola. Mérito para tentativas sucessivas de remates espontaneos de meia-distância para mesmo aí já lhe vimos melhores execuções. Fica á atenção de Paulo Bento a (normal) oscilação de rendimento do nosso maior fantasista do meio-campo.

Outras notas:
- Teram reparado certamente que não alinho nas criticas a Liedson, não que deixe de concordar com o Cherba quando aponta 2 cabeceamentos de golo obrigatório e ainda posso juntar-lhe o remate só com o GR avense pela frente depois de uma sua jogada individual execelente mas... a sua entrega, capacidade luta e sobretudo criação de espaços para outras finalizações tem sido fantástica como sempre! Assim, espero o 1º do levezinho já para Moscovo!
- "Talho das Aves" - entradas como as sofridas por Moutinho por 2 ou 3 vezes quando a bola já rolava muito longe, mais algumas a Nani, outras a Tello no ceifar do meio-campo, são inadmissiveis hoje em dia no futebol! Será que isto faz parte do modelo de jogo do chamado "rigor defensivo" do Prof. Neca?!
Pior ainda foi que no intervalo vi a SportTV e fiquei com a ideia que afinal em Espanha a coisa ainda está pior. O Bétis x Real teve momentos de autêntica barbárie! A lesão de Roberto Carlos é arrepiante! Ou se põe um travão nisto, ou os putos começam a ficar com ideias erradas do que é futebol. Último treino do meu filho na Escolinha de futebol e o seu treinador leva toda a gente para o balneário no final e diz que não quer ter mais putos sem caneleiras porque tem lá alguns que falham na bola mas acertam nas pernas (putos de 5 a 9 anos!) ;)

bgvp disse...

Mais 3pontos, 30minutos iniciais de forte pendor ofensivo, hoje sim partimos logo para a vitoria de inicio, mas deveriamos ter "matado" o jogo mais cedo...1-0 não da tranquilidade necessaria...não devemos ter medo de massacrar estas equipas...não merecem o nosso perdão... venha o spartak. PS: O Bueno tb ha-de ser util no seu devido tempo...e o Liedson tb

Carlos Daniel Costa disse...

Curioso foi que, Tonel na 1ª vez que tocou na bola, marcou um golo.

bgvp disse...

O Tonel...é infelizmente para nós talvez o unico que faz a diferença na grande area contraria...nenhum dos outros jogadores consegue ganhar uma bola para golo em jogadas de bola parada...desta vez ate foi simples...mas ele tem jeito para coisa...pena ser dos poucos.

LionHeart (o autêntico) disse...

Ainda por causa dos jornalistas:

Quem viu o jogo pela TV e ouviu o relatador da TVI? Estava a primeira parte a acabar e o senhor diz esta coisa fantástica: o grande facto da primeira parte é o remate de Fredi ao poste. O Sporting teve mais posse de bola mas só criou uma ocasião de golo que acabou por concretizar, pelo que se aceita o resultado, embora também se aceitasse o empate.

Mas eu fui eu que deliriei, ou o homem não estava a ver o mesmo jogo que eu????

Por sorte o comentador (cujo nome não fixei), imediatamente o corrigiu e referiu que o Sporting tinha feito uma excelente meia hora e até podia ter marcado mais.

Aí fiquei mais descansado. Não era eu que estava a delirar...

bgvp disse...

Estes comentadores parece que são encomendados, até a gritarem golo se nota os interesses que defendem...ou nc repararam nisso?

Peyroteo disse...

O gajo estava mortinho por gritar um golo do Aves! Notou-se perfeitamente.
Se o Sporting não tem ganho ontem, podem ter a certeza que o FCP já era campeão!
Quanto ao SLB, vamos ver se o Engenheiro vai "comer o bacalhau" na Luz; pois cá para mim nem "as castanhas e água pé" pelo S. Martinho!

Peyroteo disse...

Com o relvado em péssimo estado e em noite de temporal, não era possível ver melhor futebol; ainda assim de louvar a presença de cerca de 4.000 adeptos, na sua maioria Leões!
O jogo não teve história, pois o Aves do Prof. Neca não tem nada a mostrar em termos de futebol nem de ambição (alinhou com 4 centrais)!
O Sporting venceu normalmente, sendo óbvio que jogadores como Nani ou Romagnoli não tinham hipótese de mostrar futebol neste "batatal". Liedson continua a não marcar, embora jogue sempre bem e incomode muito as defesas adversárias; já Alecsandro marcou pela 1ª vez no campeonato, ao fugir bem ao FJ, o que é sempre positivo.
Parabéns ao Sporting que passa nas Aves, num relvado péssimo sem ver qualquer cartão amarelo!
No final o Prof. Neca "meteu o rabo entre as pernas" e reconheceu a manifesta superioridade Leonina.

http://bola-na-trave.blogspot.com/

Camilo disse...

Este senhor MANHA escreve no "Record".
Também fas disparatados comentários na TV.
Já uma vez perguntei no meu blogue:
MANHA... É APELIDO OU...
ALCUNHA???
www.broncasdocamilo.blogspot.com

bgvp disse...

è mas é um grande manhoso, esse senhor gosta mt de atacar o Sporting ao 1º falhanço...mal temos um resultado inesperado logo vem ele....com o seu veneno proprio de cobras....

LionHeart (o autêntico) disse...

A propósito do Querido Manha:

Leiam a crónica dele na revista 10 do Record do último sábado, a propósito do golo do Ferreira com a mão, e das declarações de Paulo Bento e Filipe Soares Franco.

Palavra de honra que no fim da leitura ficamos com a impressão que os grandes malandros do futebol são do Sporting. É os pedidos de fair-play despropositados, as oportunidades que se perdem de ficar calados e o facto de só refilarem quando perdem e não quando ganham. É esta a teoria do MANHA.

É incrível. Parece que para ele o golo com a mão não teve importância nenhuma, o verdadeiro escândalo foram as afirmações posteriores dos responsáveis sportinguistas...

É disto que se faz o jornalismo desportivo em Portugal, pois estes são também parte do sistema.

Não se morde a mão que dá de comer...

Saudações Leoninas

Thor disse...

Acreditem que eu já nem dou importância a estes "pequeninos seres rastejantes" que se entitulam de comentadores futebolisticos como este Manha. A ouvir/ver comentadores de futebol então que sejam o Luis Freitas Lobo e as suas considerações tácticas, Paulo Sousa (descontando os pontapés no português) ou então os próprios intervenientes no jogo (jogadores ou treinadores). Já não tenho paciência para "paineleiros" que percebem de tudo menos do jogo propriamente dito.

bgvp disse...

Disseste tudo thor... cambada de paineleiros...