terça-feira, abril 18, 2006

Futebol: Análise Posição por Posição - Guarda-Redes

Praticamente em fim de época e numa altura em que se começam a definir planteis, apresento hoje uma rubrica que espero que tenha interesse e a colaboração de todos.

A rubrica trata-se da avaliação ao plantel por posições e aí conto com a vossa opinião para avalizar a continuidade de atletas, a promoção de jovens, o recurso aos nossos emprestados e as possiveis contratações.

Começo pela posição nº 1, a de guarda-redes, sabendo que um clube como o Sporting precisa de 3 atletas para este posição espero a vossa opinião para quem devam ser os 3 magnificos que usam a camisola que um dia foi de Vitor Damas, indiscutivelmente o melhor guarda-redes português de sempre.

São 3 os guarda-redes actuais do Sporting Clube de Portugal:

Ricardo - 30 anos - português formado nas escolas do Montijo, passagem pelo Boavista, internacional A por Portugal.

Nélson - 30 anos - português formado nas escolas do Torreense, internacional A por Portugal.

Tiago - 31 anos - português formado nas escolas do Lourinhanense, passagem por empréstimo no Estrela da Amadora.

9 comentários:

Anónimo disse...

Ricardo e para ficar e para numero dois passa o nuno santos.guarda redes numero tres pode ser o rui patricio que no entanto vai jogando nos juniores e esta practicamente em"stand-by"....so e chamado no caso dos casos.

belissima rubrica;-)

Anónimo disse...

Tendo nós, como é o caso, o g.redes da selecção, penso que para segundo e terceiro g.r., não são necessários jogadores que ganhem ao nível dos que temos actualmente, tendo em conta o que jogaram ao longo destas 2 épocas. Ainda por cima e aceitando, logicamente, a discordância de opiniões, considero Nuno Santos com suficiente capacidade para o plantel do SCP. Não se esqueçam que ele foi "queimado" nos mais diversos sítios, devido a um golo que sofreu contra a Croácia, no apuramento penso que para um campeonato do Mundo ou Jogos Olímpicos, golo esse marcado pelo Sokota. A partir disso ter-se-á ido abaixo psicologicamente, facilitando no trabalho, pelo que a sua recuperação anímica, bem como um trabalho aturado a nível do treino seriam suficientes para que corresponde-se sempre que necessário. Ficar-se-ia assim com um g.r. da casa, já com alguma experiência de 1ª liga, incomparavelmente mais barato que qualquer um dos que, nos últimos 2 anos, temos tido. Para 3º g.redes penso que Rui Patrício, a trabalhar com os seniores e a jogar pelos juniores seria suficiente. Penso também que e para ir rodando e ganhando "tarimba" Felgueiras deveria ser emprestado a um clube da 1ª liga. Cumprimentos e parabéns pela ideia.

Cherbakov disse...

Esta parece-me uma posição onde o consenso é grande.

Ricardo
Nuno Santos
Mário Felgueiras

O Nelson não é um jogador que valha o que ganha (aqueles pés então...) e termina contrato, sem convite para renovar, pelo que se sabe...além disso, para mim, cavou a sepultura com aquela saída da baliza "a eliminar" frente ao Halmstad, nos ultimos segundos....não sei se foi de propósito, mas lá que pareceu...

Quanto ao Tiago, ficou-me na memória uma passagem no livro do Boloni, onde ele dizia que o Tiago parecia que tinha medo de assumir a titularidade e uma vez, até declarou estar lesionado qd foi chamado à equipa, sem estar à espera.

O Nélson e o Tiago, para mim, são 2 jogadores que já não servem para o clube...estão acomodados, bem pagos e creio que o Nuno Santos merece, finalmente, uma oportunidade.

Thor disse...

Quanto á rúbrica parece-me uma excelente ideia do bgvp e apenas sugiro que sigamos as posições baseadas no actual esquema táctico de Paulo Bento, assim: GR; DD, DC, DC, DE; MD; MOD; MOE; 10; A; A.
Começando pela posição em questão de GR a minha opção seria:
- ficar com Ricardo inquestionavelmente (atenção que se a campanha da nossa selecção fôr boa no Mundial, então acabará por valorizá-lo incrivelmente);
- Nelson em final de contrato (salário chorudo), não renovaria e saíria mesmo que a custo-zero;
- Tiago apenas ficaria como boa 2ª opção caso aceitasse uma redução substancial do seu salário para valores mais condizentes com o seu peso no plantel a formar;
- 3º ficaria com o GR dos Juniores sem problema (Rui Patricio)para qualquer eventualidade;
- Nuno Santos apesar de lhe reconhecer qualidade e potencial para se afirmar como titular de uma equipa da nossa Liga principal, não será é no Sporting;
- Mário Felgueiras deverá ser tentado colocar a rodar numa equipa da Liga principal.
Resta-me apenas dar os parabéns ao bgvp pela iniciativa e deixar um Abraço Leonino a toda a blogosfera Sportinguista

bgvp disse...

Em primeiro lugar cumprimentos para todos, agradeço a participação de forma a termos uma ideia do que todos nós pensamos, pois é de pensamentos diferentes que se aprende e se ganha algo para o futuro, não depende de nós a constituição do plantel mas podemos dar a nossa opinião e é aqui que o podemos fazer.

Quanto aos grs eu sinceramente penso que o Ricardo é indiscutivel mas precisa de um gr que seja mesmo concorrente pq por mt boas pessoas que Nelson e Tiago sejam não tem nivel para ser titulares do Sporting neste momento, apostaria num 2º gr com experiencia de 1ª liga como por ex. Marcos do Maritimo (apenas um ex.) e para 3º apostava em alguem das nossas escolas podendo ser o Felgueiras ou o Patricio.

Anónimo disse...

o thor..quer dizer que nao vamos opinar sobre extremos???logo a posicao onde ha mais para falar;-)

Cherbakov disse...

:) Creio que podemos considerar os MOD e MOE como alas/extremos....a não ser que se jogue num sistema 4-2-4, 4-3-3 ou os agora tão falados 3-3-4 e 3-4-3, onde não existem médios alas, mas sim extremos puros....muito raro hoje em dia.

Thor disse...

Exactamente Cherba. Essa é a leitura mais correcta a fazer, até porque como dizes e bem, já não existem praticamente extremos puros. A não ser no esquema do Adriaanse que volto a sublinhar deu óptimos resultados nesta Liga contra os clubes pequenos que por sistema e mentalidade se encolhem.

Cherbakov disse...

Acho impressionante a mentalidade dos clubes tugas...basta ver os resultados desta semana...todos os que andam de calças na mão de repente começam a jogar à bola e a ganhar jogos...miserável a atitude do comboio no resto do campeonato...deviam era descer 8 e não apenas 4...