quinta-feira, abril 20, 2006

Futebol: Análise Posição por Posição - Defesa Esquerdo

Sendo aceite por maioria que Ricardo, Abel e Miguel Garcia devem-se manter no plantel constatamos até ao momento a falta de 2 gr's, agora iremos debruçar-nos sobre uma posição em que de certo haverá dúvidas redobradas.

Falo da lateral esquerda do nosso grandioso clube, após a saída de Rui Jorge não mais o Sporting conseguiu encontrar um lateral indiscutivel, passaram pela posição, Tello, Paíto, Edson, André Marques e até Polga vejam bem...

No entanto em Janeiro chegou Caneira que venceu e convenceu, no entanto Caneira tem um enorme problema o seu custo... será que o Sporting consegue negociar com o Valência? será que o próprio Caneira está com vontade de continuar num campeonato onde infelizmente a verdade desportiva é nula e os jogadores do Sporting são perseguidos?

Penso que seria consensual a manutenção de Marco Caneira mas acreditam que fique? E Tello será de novo sacrificado numa posição que realmente não é a sua? Será o ano de André Marques? Haverá prolongamento de contrato para Paíto? E Valdir terá oportunidade? Será que é um jovem brasileiro que já treina na Academia a disputar o lugar?

Eu não sei... e vocês que acham?

Marco Caneira - 26 anos - português emprestado pelo Valencia e formado nas escolas do Sporting, passagem por Salgueiros e Beira-Mar por empréstimo do Sporting, e passagens por Reggina, Benfica, Bordéus e Valencia, internacional A por Portugal.

Rodrigo Tello - 26 anos - chileno formado nas escolas da Universidade do Chile, internacional A pelo Chile.

André Marques - 18 anos - português formado nas escolas do Sporting.

8 comentários:

Thor disse...

Chegámos a uma posição onde, como muito bem destacaste, desde a saída de Rui Jorge não encontrámos qualquer solução válida e minimamente sólida... até que chegou Caneira e demonstrou toda a sua classe. Não sei os valores em causa para uma possivel compra, penso aliás que nem existe qualquer cláusula de opção no empréstimo que o Sporting acordou com o Valência. Parece-me aliás bastante plausivel que quer o treinador quer o próprio presidente do clube espanhol queiram o regresso de Caneira para a próxima temporada.
Para a próxima época ficamos assim com um buraco de dificil cobertura. Senão vejamos:
- Edson foi emprestado ao Levski Sofia e desconheço a sua utilização/desempenho neste periodo;
- Ronny é um miúdo brasileiro de grande futuro mas... titular já?
- André Marques é internacional sub-19, e já disse tudo. Futuro imenso, mas... titular já?
- Tello como laterla esquerdo, por favor, nunca mais! Que fique no plantel como opção válida para outra posição mais adiantada no terreno, a lateral está completamente fora de questão.
Conclusão: Caneira será inacessivel que fique, contratações seriam um erro nesta posição com as opções jovens existentes, e ainda existe Valdir. Minha opção: luta aberta na pré-temporada com todos os jovens a disputarem abertamente o espaço no plantel (2 elementos) para este posto especifico.

Anónimo disse...

Bom se para a posição de LD o consenso era grande, penso que para LE é daquelas em que a discussão estará mais aberta e a sugestão de nomes será mais saudável e importante. Jogando sempre com o estigma (real e incontornável) do pouco "guito" e porque também acredito que Caneira, pelo menos no início da época, nunca será opção, dos jogadores conhecidos e pertencentes a clubes portugueses, penso que para titular do SCP são na generalidade "curtos". (isto dos clubes onde eventualmente se podiam encontrar jogadores transferíveis para o Sporting) Tou de acordo que, como alternativa e porque ainda tem (suponho) algum vínculo ao SCP, o regresso de Valdir talvez se justifica-se. No entanto penso que para esta posição a melhor alternativa talvez passasse pela vinda de alguém, emprestado ou não, do estrangeiro (ás vezes acontece aparecerem “achados” como Leo por ex. a preços razoáveis...). No entanto confesso ser das posições em que, para a próxima época, penso irem existir maiores dificuldades. Cumprimentos leoninos.

Anónimo disse...

netsa posicao para mim so ha uma certeza:O laterla esquerdo numero dois devera ,sem duvida nenhuma,ser o A.Marques.Se ele conseguir "explodir" e agarrar o lugar como titular,muito bem,ainda melhor.Se nao conseguir serve perfeitamente como LE numero dois.
Como numero um para essa posicao tambem gostava que o caneira ficasse mas tambem nao acredito muito nessa possibilidade.Ou o Ronny e mesmo uma bomba e fica a titular ou teremos mesmo de contratar (ou pelo menos "alugar") alguem e ronny sera entao para por a "rodar"...no caso de se ter de ir buscar alguem temos de confiar no carlos freitas que ele descubra alguem que sirva...

Peyroteo disse...

Caneira, André Marques e Ronny.

bgvp disse...

zeist b skool é vdd...que erro lamentavel... jogou...ele o alhandra e o paulo costa não foi? os 3 meninos que.... enfim eu queria esquecer isso mas la que foi foi

. disse...

Já agora, lança-se mais uns dados:
O Edson está no Legia de Varsóvia, actual lider do campeonato polaco com 4 pontos de vantagem perante o 2º classificado e a 5 jornadas do fim.
Não consegui descortinar quantos jogos fez, a única coisa que consegui ver foi que marcou 2 golos no campeonato.

Quanto a miguelito, vai terminar o contrato esta época e depois ficará livre, ou seja, não seria mal pensado estar-se "atrás" dele.

pumba no piu piu disse...

Mas o Edson sempre vale alguma coisa ou não?

bgvp disse...

o Edson era bom no Leiria, ja tinha estado no Marselha, Corinthians, logo nao poderia ser um tosco qualquer, mas o que deu para perceber é que lesionou-se muitas vezes e nunca teve ritmo de jogo para singrar no Sporting, não basta fazer 1 jogo em 2 meses...