quinta-feira, setembro 07, 2006

Apito Dourado: Sporting prejudicado pelos árbitros

Continuam a surgir novas revelações sobre o caso do «Apito Dourado» e hoje o «Diário de Notícias» assegura que o Sporting foi prejudicado pelas arbitragens na época de 2003/04.

De acordo com o «DN», existem referências no processo do «Apito Dourado» sobre um alegado caso de corrupção no Gil Vicente-Sporting, de 22 de Fevereiro, onde a Polícia Judiciária interceptou antes da partida um contacto telefónico comprometedor entre António Araújo, que tem ligações ao FC Porto, e o árbitro assistente Devesa Neto.

O Sporting acabou por empatar a um golo esse jogo, numa partida onde a equipa «leonina» foi prejudicada em diversos lances.

http://www.abola.pt/nnh/index.asp?op=ver¬icia=107892&tema=4


O Sporting poderá ter sido outra das equipas prejudicadas pela arbitragem na época de 2003/2004. A informação é do Diário de Notícias que faz referência a um jogo entre o Gil Vicente e o clube leonino, realizado a 22 de Fevereiro de 2004, e a jogos de bastidores para prejudicar a equipa verde e branca. Paulo Paraty foi o árbitro da partida, que terminou empatada a um golo, e no relatório da peritagem ao jogo pode ler-se que houve vários lances que ficaram por punir faltas ao clube de Barcelos que poderiam resultar na “possibilidade do Sporting marcar golo”.

A Polícia Judiciária interceptou alguns contactos entre o empresário António Araújo (que mantém negócios com o FC Porto) e o árbitro assistente Devesa Neto. "Eu depois de amanhã ligo-lhe, que eu precisava de, eu precisava de falar com o Paulo(...) que preciso de lhe dar uma palavrinha, está bem?", disse o empresário ao auxiliar de Paulo Paraty. No despacho de arquivamento do MP de Gondomar refere ainda que o árbitro da partida falou com Devesa Neto por telefone e, pelo teor da conversa, deu a entender que Serafim Nogueira (o outro árbitro auxiliar da partida) “iria beneficiar o Gil Vicente e um terceiro clube, o FC Porto”. "O Serafim vai vacinado, vai benzido(...) vai benzido pelo lado norte. Bruxo. Vai benzido por dois lados até(...) pelo Minho e pelo norte", diz Paulo Paraty. Devesa Neto responde assim: "Ele também nunca pode fazer muito, o jogo dá na televisão, percebes?".

No entanto o processo inserido no “Apito Dourado” acabou por ser arquivado por falta de provas suficientes para avançar com acusação de crimes de corrupção activa e passiva aos intervenientes nesta situação.

http://www.sportugal.pt/noticia.php?categoriaID=9&noticiaID=6447

ARQUIVADO POR FALTA DE PROVAS??? ISTO NÃO CHEGA???

6 comentários:

bgvp disse...

E depois o Dias da Cunha é que era maluca, toda a gente sabe o que se passa no futebol à 2 decadas, mas no entanto tudo parece assobiar para o lado, todos vemos como o Sporting tem sido expoliado ano após ano, lutando contra td e contra todos para no fim baquear devido a pressoes externas a qualidade dos jogadores. Esse jogo em Barcelos foi um que tivemos 3 penalties que não foram assinalados e acabamos por empatar 1-1 não é? Como esse houve tantos outros... e curiosamente calha-nos o Sr Paraty contra o Nacional... curioso ta claro.

Thor disse...

O pior em tudo isto é que já toda a gente sabe inclusivamente como é que se faziam e FAZEM estas coisas. É sempre pelo mesmo (Pinto da Costa) e com o mesmo beneficiado (FCP) mas como o próprio afirma, sem nunca aparecer o seu nome implicado directamente.
Quem não conhece artistas do calibre de Paraty's, Augusto Duarte's, Paixaõ's, Benquerença's e ainda não experienciou do que são capazes?!
É uma vergonheira!!!!!

Não basta sermos melhores, teremos que ser muito melhores.

Peyroteo disse...

http://bola-na-trave.blogspot.com/


OLÁ AMIGOS LEÕES

Eu estive lá: Gil Vicente, 1 - Sporting, 1

Num Domingo, 22 de Fevereiro de 2004, dirigi-me a Barcelos com um amigo, para no pequenino e antigo Estádio do Gil Vicente ver o Jogo Gil Vicente - Sporting (Na altura a empresa onde trabalhava recebia 2 bilhetes para todos os jogos do Gil em casa).
Como sabem, o campo era mesmo pequenino, sendo que inclusivamente as câmaras de TV estavam colocadas em "recortes" na bancada. Ao intervalo o Gil vencia por 1-0 num golo obtido na marcação dum penalty Hilariante, "cometido" por Tinga, que por sorte o Camera-Man nos mostrou a repetição ao intervalo no visor da própria câmara.
Por o campo ser tão pequeno, o público está mesmo em cima dos lances, e foi assim que vi o Sr. Paraty e os seus auxiliares ROUBAREM EXCANDALOSAMENTE o Sporting durante todo o jogo, expulsando por exemplo Rui Jorge com 2 amarelos, quando o lateral esquerdo do Gil, que jogava "encostado a mim" e ao banco de Luís Campos já amarelado fez inúmeras faltas para 2º Amarelo, etc, etc...
O Sporting chegou ao 1-1 por Carlos Martins a passe de Pedro Barbosa; e faltando ainda 20' para jogar, vi o Sr. Paraty (olhos nos olhos) claramente a CONGELAR o jogo para que assim ficasse. Em cada falta mandava esperar e escrevia... uma vergonha.
Na altura as TV's passaram um pequeno resumo, e quando contei a roubalheira que foi, os meus amigos lá vieram com a conversa de gozo: "Quando o Sporting não ganha é sempre roubado eh, eh.."
Não sou eu, mas toda a comunicação social que diz que o Sporting foi claramente prejdicado e perdeu 2 importantes pontos na luta pelo título.
Mas hoje há novas revelações do caso apito dourado e parece que o jogo foi mesmo cozinhado, ficando claramente por punir faltas ao Gil Vicente que poderiam resultar na possibilidade do Sporting marcar:
http://dn.sapo.pt/2006/09/07/desporto/esquema_arbitros_atingiu_o_sporting.html
http://www.abola.pt/nnh/index.asp?op=ver¬icia=107892&tema=4
http://www.abola.pt/nnh/index.asp?op=ver¬icia=107916&tema=4
http://www.record.pt/noticia.asp?id=719859&idCanal=24
http://www.sportugal.pt/noticia.php?categoriaID=9¬iciaID=6447


Agora imaginem o que se passa desde à 30 anos… todos sabemos, mas não temos provas!!!

O (s) clube (s) corruptos deveriam ser desclassificados e consequentemente baixariam de divisão (uma vez o Famalicão foi da 1ª para a 3ª); e estando na 2ª não poderiam ser campeões nem muito menos disputar provas Europeias.

Peyroteo disse...

O SISTEMA mafioso foi criado no final dos anos 70 e desde ai o FCP venceu quase sempre os campeonatos.
O SISTEMA consiste numa teia gigantesca que acaba por controlar as arbitragens e outras coisas, de tal forma que acaba por ser “impossível” não ser corrupto; recorrendo entre outras coisas, a presentes, subornos, favores, cunhas, prostitutas e máfia nas pontuações dos árbitros.
Uma coisa é um árbitro errar humanamente, outra são erros impossíveis de engolir: alguém se acredita que o BOIQUERENÇA não levou o jogo cozido para o dragão no jogo da taça do ano passado? Se se enganou 40 vezes em 120’, foi sempre contra o mesmo!!!
Enquanto João Rocha esteve no Sporting, ainda conseguimos ganhar em 79/80 e 81/82, muito à custa da fantástica dupla Jordão/Manuel Fernandes, que sinceramente até hoje nunca mais vi igual.
O Benfica ainda se aguentou até ao final da década de 80, onde conseguia ir ganhando alguns campeonatos.
Alguém a nível Mundial me explica como é que o Sporting, um dos melhores clubes do mundo em formação (Ajax também é excelente), que atirou cá para fora nomes como: Futre, Figo, Simão, Quaresma, Cristiano Ronaldo, Moutinho, Nani… entre outros NUNCA conseguia ganhar campeonatos (só em 2000 conseguiu)!!!
Como é que aquela fantástica equipa não foi campeã????: Figo, Balacov, Iordanov, Cadete, Cascavel, Valcks, Vujacic, Peixe, Capucho, Cherbakov, etc, etc. e foram os FCP de Andrés e Paulinhos Santos que levavam os canecos????
Não vou exagerar e dizer que desde 82 ganhávamos os campeonatos todos, mas possivelmente em vez de termos ganho 2 (2000 e 2002) poderíamos seguramente ter ganho 6 ou 7, com a vantagem de não atravessarmos o irritante jejum de tantos anos entre 82 e 2000!!! Que nos punha logo nervosos no início de cada campeonato.

Sinceramente, neste momento até preferia que não fossemos á Liga dos campeões, mas que de uma vez por todas se desse uma varridela no futebol português. Mas o que também era preciso era colocá-los atrás das grades… mas isso já se está a ver que nunca irá acontecer, pois para além de ainda se rirem, vão ainda acabar bem ideminizados!

Cherbakov disse...

Este chora e afinal...

A negociar árbitro com Valentim Loureiro

Escutas apanham Luís Filipe Vieira

O jornal Público revela esta sexta-feira que Valentim Loureiro, presidente da Liga, e Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica, negociaram o árbitro da meia-final da Taça de Portugal, Benfica-Belenenses, referente à época 2003/2004.

Alegadamente, Luís Filipe Vieira mostrou o desagrado por o árbitro indicado, primeiramente, para o encontro, ter sido substituído. Valentim Loureiro avançou com alternativas, mas, por quatro vezes, Vieira 'chumbou' o nome dos juízes em causa com os argumentos de que não lhe davam "garantias" ou então de que eram "tudo Porto".

À quinta foi de vez, com João Ferreira a colher a aceitação de Luís Filipe Vieira.

João Ferreira é, curiosamente, o árbitro do Boavista-Benfica, jogo que se realiza este sábado, a contar para a 2.ª jornada da Liga.

http://www.sportugal.pt/noticia.php?noticiaID=6519&SportugalPub=746ddf25cc3682b626aa1579bb773edb

bgvp disse...

É verdade ppa.. isto são coisas q se arrastam a anos e não vejo maneira de mudar... no fim todos dizem que é so queixas...que nao ha provas...etc... é triste... mt triste... todos se valem e o prejudicado é sp o mesmo