segunda-feira, março 05, 2007

FC Porto B 0 x SPORTING 0

Frente a equipa satélite do FC Porto, sedeada em Leiria, o Sporting voltou a perder mais 2 pontos, foi o 4º empate consecutivo fora de casa e o 5º empate nos últimos 6 jogos, trata-se do afastamento definitivo da luta pelo título mas também a clara ideia que iremos ter que sofrer muito para conseguir até o 3º posto.

O Sporting não entrou mal no jogo, mas a justa expulsão de Liedson retirou poder de fogo a equipa leonina, Liedson bem expulso sim, mas numa jogada em que fica um jogador da 2ª formação do FCP por expulsar e um penalti por marcar, uma jogada em que o Sr. árbitro assistente consegue ver a resposta de Liedson mas não vê a do jogador da casa, fantastica a forma como esse sr. num lance só consegue ver metade.

O jogo continuou desde os 20m com o Sporting com menos um mas o Sporting lutou bravamente pela vitória, ao contrário do jogo com o Aves em que a atitude foi a culpada do empate, neste jogo o Sporting lutou para vencer mas sem o melhor jogador e finalizador da equipa não conseguiu finalizar uma jogada das várias que teve para vencer um jogo que dominou do 1º ao último minuto e que a defesa demonstrou enorme classe.

Enorme classe patenteada na fabulosa exibição de Anderson Polga bem como na força da natureza que é o nosso João Moutinho, os 10 que tiveram em campo de tudo tentaram, mas num campo sempre dificil e frente a 14 elementos, porque não foi só o auxiliar a ver mal, também e mais uma vez o Sr. Paulo Costa e seu auxiliar do outro lado conseguiram não ver uma agressão sobre Caneira bem como a não marcação de algumas faltas indiscutiveis.

Foi mais uma oportunidade perdida, mais uma demonstração que a equipa não está bem, mas também mais uma demonstração que existem forças que não nos querem ver vencer.

A Direcção do Sporting essa, apresentou um protesto no fim do jogo, vamos ver se vão seguir em frente com o protesto, desta direcção pode-se esperar de tudo.

Sabendo nós quem era o árbitro antes do jogo, e sabendo que se trata do mesmo cidadão que boicotou o SC Farense x Sporting na longiqua, mas sempre presente na memória, época de 1998-99 após o decreto do "luto" pela direcção de Roquette, sabendo que este Sr. continua a arbitrar e a prejudicar o nosso clube desde então, não se entende porque não se toma medidas duras e radicais contra este Sr.

Não se entende (ou se calhar entende-se) também que o Sr. Presidente da Comissão de Arbitragem da Liga, Vitor Pereira, que vive da fama de ser Sportinguista, mas também foi ele um dos coveiros da verdade desportiva, nomeie este Sr. Paulo Costa sendo ele um árbitro do Porto para um jogo entre a formação B do FCP a 2 semanas do jogo do Sporting no Dragão.

A isto a Direcção do Sporting assiste impávida e serena, deixando os nossos jogadores ao abandono dentro das quatro linhas, depois vê-se atitude irreflectidas de jogadores que deitam tudo a perder também por mau aconselhamento directivo, no fim se verá o treinador a pagar a factura, quando no fundo é o menos culpado, resultado ensombrado por menos 2 pontos do que o que seria de esperar, não deixou de ser o record de um treinador do Sporting como visitado sem perder.

11 comentários:

GreenPower disse...

Entao nao te esqueçes do Olarapio benquerença? para a taça com o porto no ano passado?

RG54 disse...

Bgvp, deixa-me apenas acrescentar o seguinte ao que dizes: é impressão minha ou sou só eu que me lembro que este Costa é o mesmo que há 5/6 anos se recusou a dirigir um Farense-Sporting , como protesto DELE, pelo luto decretado na altura pelo SCP? O que lhe aconteceu em consequência dessa atitude? É (no mínimo) lógico que continue a apitar (e a prejudicar) o Sporting? Enfim siga o fandango... P.S.A minha visão sobre a expulsão não é exactamente a mesma que tens. Porquê? Vamos ver se consigo transmiti-la. Se jogaste futebol sabes seguramente que, quando vais "lançado", o mais ligeiro toque chega para te desequilibrar e fazer cair. Isso acontece claramente ontem, visto que Rossato toca em Liedson forçando-o a perder o equilíbrio e a cair. Depois já com os dois no chão acontece o habitual jogo de pontapés de ambos, para se tentarem levantar primeiro e poderem dar sequencia ao lance que continua. É um lance normalíssimo, que acontece vezes sem conta em todos os jogos e que passa sem punição visto os árbitros perceberem quase sempre (ontem foi a excepção...)que resulta apenas e só do desejo dos jogadores se voltarem a reequilibrar. Ontem apenas não se passou assim porque, já na altura se via, que aquele trio (em especial aquele fiscal) estava ali com a lição encomendada. Daí eu continuar sem perceber como pode o sr V. Pereira continuar a dizer-se Sportinguista e ninguém lhe responder à letra. Saúde e Saudações Sportinguistas.P.P.S.Nada disto invalida o facto de, mesmo assim e apesar de tudo isto, devermos ter ganho o jogo, tal o número de oportunidades falhadas na cara do g.redes do Leiria. Mas isso já são contas de outro rosário...

bgvp disse...

rg54, lances destes passam-se em todos os campeonatos, e o máximo que vejo é os arbitros a chamarem os jogadores, os 2, repreenderem-nos, ou mostrar amarelo a cada, ou vermelho aos 2 se forem arbitros rigidos, mas a realidade é que isto passa-se mt em todo o lado.

Exacto Paulo Costa... faltou ao Farense x Sporting...e foi substituido por um arbitro de bancada, esse sr PC sp prejudicou o Sporting...ele e não só.

Greenpower: Não é por acaso que foi... Paulo Costa em Leiria e Olegário no Dragão... repara nas associações em que tão inscritos e repara quais foram as equipas que eles foram dirigir e cruza os dados....

Thor disse...

1. Liedson é bem expulso e não vejo razão para a mesma medida para o Rossato. Agora, fica um clarissimo e escandaloso penalty por marcar, devidamente apontado ao árbitro pelo assistente, daí o cartão amarelo bem mostrado ao jogador do Leiria. Não marcou porque não quis! Não marcou porque é mais um BOI CORRUPTO!

2. Liedson fez o pior jogo desde que me lembro ao serviço do nosso clube e deitou tudo a perder, com falhanços clamorosos em 2 situações claras de golo e uma atitude irreflectida e inadmissivel que forçou a equipa a actuar com menos um elemento quase todo o jogo.

3. Paulo Bento esteve bem teoricamente a mexer na equipa, pena que na prática Nani esteja em mau momento de forma, Pereirinha seja ainda muito ingénuo e Paredes não querer ou não poder mais do que aquilo que mostrou - muito pouco!

4. Gostei da atitude da equipa, demonstrou uma enorme vontade de ganhar mesmo em inferioridade.

5. Polga esteve enorme, o nosso Capitão MOUTINHO esteve de volta ao seu elevadissimo nivel, Bueno esteve bem faltando apenas o tão necessitado golinho e Yannick entrou muito bem no jogo, embora demonstrando mais uma vez demasiada impetuosidade na hora de finalizar.

6. Face a este resultado, com maior ou menor rendimento, parecemos destinados ao 3º lugar da Liga. Sem dramas, até porque somos tamém o 3º orçamento. Vamos concentrar-nos na Taça de Portugal, onde temos todas as condições reunidas para a vitória final.

RG54 disse...

1-Thor, peço desculpa mas não estou de acordo com a tua opinião, ainda que, obviamente, a respeite. Há por jornada cinquenta lances deste tipo, de pontapé para o ar quando jogadores se embrulham e se procuram libertar para se levantarem rapidamente. O mesmo gesto de Liedson fez Rossato. Porquê diferentes sanções? Liedson acertou e Rossato não? Não o consigo, em consciencia, garantir. O cartão não pode ser por ter feito penalty, senão obrigatóriamente teria de o marcar. Qual então a justificação que o arbitro dará?. Repito, esta foi a maneira como vi e analiso o lance, procurando não colocar a minha condição de Sportinguista como influenciando o que penso do lance. No resto e no essencial concordo contigo, sómente com o senão de que, já há bastante tempo e em parte pelas condições que referes, tinha deixado de acreditar como possível chegar ao título. Se não fossem as baldas do porto, no recomeço do campeonato, já viram a que distancia estavamos? Saudações Sportinguistas.

Thor disse...

RG54, a expulsão de Liedson prende-se com o gesto posterior ao "desembrulhar" dos jogadores em que pontapeia (ou tenta) Rossato. Eu não vi semelhante gesto do jogador da União. Posso estar enganado, mas nunca terá sido como Liedson "pintou" ontem é noite, quando diz que não fez nada!

RG54 disse...

Thor, ainda que entrando no campo da especulação, apostava que se não fossemos nós, Sporting, com o porto a duas semanas, nada disto teria o mesmo julgamento. E desculpa mas repito o que já disse: jogaste certamente à bola. Quando estás no chão e te queres levantar mandas com tudo o que tens para o ar de modo a consegui-lo. Se ao fazê-lo atingiu o Rossato? Admito. Mas o gesto parece-me tudo menos passível de punição com cartão vermelho. Até por comparação com o que aconteceu ao jogador do Leiria. Repito: andei dez anos ligado ao futebol juvenil do SCP, sei os problemas próprios que temos (alguns...) e ao fim de 10/15 minutos estava a dizer ao meu filho que neste jogo, quem estava "trabalhado" era o fiscal que expulsou o Liedson, tal o olho de lince(?) que mostrava. Foi ele o melhor central do Leiria, visto que parecia ter um fiozito que era puxado por alguém do banco, sempre que o lance era duvidoso. É também por tudo isto que me parece ter sido mais uma encomenda cirúrgica o que aconteceu. Desculpa a insistência mas é assim que vejo o lance. Cordiais Saudações Sportinguistas.

Thor disse...

Estamos de acordo no aspecto da "encomenda"! E também que isto só acontece ao Sporting, o Benfica até beneficou de uma expulsão ridicula do Sérgio Nunes por 2ª amarelo num lance em que leva com a bola no braço, quando até está de costas... Enfim...

bgvp disse...

Tb concordo com a encomenda..pareceu-me o mesmo....terá sido mesmo? Acho que a PJ devia investigar este sr.

Peyroteo disse...

O mais engraçado é que muitos sempre fizeram questão de salientar que eram SIMPATIZANTES DO SPORTING CLUBE DE PORTUGAL...

Não se espantem, o MAJOR também chegou a dizer o mesmo.

Até o C*rno do Luís Guilherme quando mandava na arbitragem.

A maior parte até são Melâncias: verdes por fora e vermelhos por dentro; mas outros como o GARRIDO, viu-se mais tarde... esse PATIFE até era ou ainda é funcionário do FCP.

Kendimen.C disse...

Vivam! Comento aqui pela primeira vez! Só para dizer que acho inacreditável que haja outra interpretação do lance da alegada agressão de Liedson, que a do colega rg54. Jogo futsal por piada com os amigos e tenho a noção do movimento que se faz para se voltar a colocar de pé, rapidamente, estando caido de costas! Experimentem vocês mesmos! Ok, se estiveram no escritório, deixem para logo :)
O lance já está no youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=HNs3JEeYUoU