domingo, março 18, 2007

Futebol: FCP 0 x SCP 1 - Errei e estou feliz por isso!



Começando por explicar o titulo do post, diria que nunca um erro de julgamento tão evidente da minha parte, me deu tamanha alegria e satisfação. Em comentário a um post de um colega deste espaço perspectivando o que deveria ser o onze inicial da nossa equipa, referi (e mal!) que optaria por Caneira a lateral esquerdo, Veloso a Central e Tello no banco. Só asneirada! Reparem que estes foram "só" jogadores-chaves da nossa merecidissima vitória no Dragão. Caneira esteve certissimo e segurissimo no eixo, a acompanhar um Polga que passeia uma classe e uma qualidade que poucas vezes vi nos estádios portugueses (também é o 1º campeão mundial a actuar no nosso país!). Miguel Veloso manteve a sua posição de médio-defensivo e esteve simplesmente brilhante, tácticamente a ler na perfeição a inferioridade numérica do adversário naquele sector e técnicamente, a virar o lado da bola tirando-a da zona de pressão com um acerto no passe espectacular. Tello, bom Tello, foi determinante. Não só pelo golo, de levantar qualquer estádio em qualquer parte do mundo, mas também pela segurança defensiva que soube manter na sua faixa, mesmo com Quaresma muitas vezes por perto.

Destacar ainda as grandes exibições de Ricardo com 2 ou 3 defesas de grande qualidade, a última delas a garantir a vitória, Nani que finalmente espalhou uma magia futebolistica contagiante, Romagnoli enquanto teve pernas conferiu um futebol ofensivo curto, apoiado e sempre em progressão á equipa, Moutinho dentro da bitola habitual, Djaló sempre muito rápido e agressivo e Alecsandro fisicamente valioso no prender das atenções dos centrais portistas. Menos bem, apenas Abel. Nunca comprometeu, mas quando atacou cruzou para trás da baliza ou para a bandeirola de canto do lado oposto, e defensivamente foi por ali que iamos permitindo alguams veleidades.

Uma palavra especial para Paulo Bento (que espero que leia atentamente este blog): é cada vez mais o treinador com maior potencial da actualidade do futebol português (exceptuando Mourinho, claro). Ontem foi um autêntico "bigode" táctico a Jesualdo Ferreira!

1 comentário:

bgvp disse...

Sem duvidas......excelente vitoria...excelente exibição... só é pena não conseguirmos manter este nivel nos jogos com equipas mais acessiveis...falta-nos algo para rasgar as defesas contrarias...

Mas todos nos a muito tempo viamos que a presença do Abel na direita ia melhorar a squadra...todos nos viamos que o Veloso no meio campo é uma mais valia para a equipa....

Mas temos que reconhecer que so Paulo Bento treina com eles todos os dias e sabe como estão...

Seja como for, a equipa está a subir e na altura certa...pq jogos decisivos veem por ai!