quinta-feira, novembro 22, 2007

EURO 2008: PORTUGAL APURADO

A selecção nacional com o nosso Miguel Veloso no onze, ao empatar com a Finlândia conseguiu apurar-se para o Europeu de Futebol de 2008 na Áustria e Suíça, onde de certo contará com o apoio dos inúmeros emigrantes tanto na Áustria e Suíça como nos países vizinhos do Benelux, Alemanha e França.

Quanto ao jogo em si, foi mais um jogo aquém das capacidades individuais dos jogadores portugueses, no entanto prova-se mais uma vez que ter bons jogadores não implica directamente ter boa equipa.

Talvez as pessoas esqueçam-se mas a geração de Figo e Rui Costa já passou e apesar dos seus sucessores terem qualidade suficiente para seguir as suas pisadas, a realidade é que lhes falta jogo colectivo, Figo e Rui Costa & Cª jogavam de olhos fechados tantos eram os anos que partilhavam as mesmas cabines, a base seguinte assentou no FCP de Mourinho mas mesmo essa base parece estar perdida.

Tratou-se de uma caminhada assente apenas nos óptimos valores individuais que temos, sem hábitos e sem rotinas, com muitas lesões de peças chaves, e com lançamentos de novos e bons jogadores como os nossos Miguel Veloso e Moutinho, o ex-sportinguista Nani, os portistas Bosingwa, Bruno Alves e Quaresma e até mesmo os algo contestados Pepe e Makukula.

É uma nova geração que está a ser lançada e que precisa de tempo, e temos que convir que não é em 2 ou 3 dias uma vez por mês que se consegue fazer uma equipa, mas agora sem pressão, Scolari poderá começar a estruturar a equipa para enfrentar o Europeu onde já saberá que não defronta Alemanha, Espanha e Roménia na 1ª fase já que se encontram no mesmo pote (3).

Os potes são:

1. Grécia, Áustria, Suíça, Holanda
2. Itália, Suécia, Croácia, República Checa
3. Portugal, Alemanha, Espanha, Roménia
4. França, Turquia, Rússia, Polónia

4 comentários:

Thor disse...

1. Portugal está de parabéns porque voltar a estar presente numa fase final de uma grande competição o que já começa a ser habitual e felizmente que assim é!
2. Foi das melhores exibições em termos de segurança de jogo e posse e circulação de bola, logo não compreendo e muito menos aceito a critica jornalistica geral.
3. Scolari estevem bem em abandonar a sala de imprensa e deixar os jornalistas a fazerem as perguntas a eles próprios.
4. Ouvir pseudo-opinion makers como Rui Santos comentar esta qualificação é simplesmente hilariante (se estiver com boa disposição) ou profundamente irritante (se estiver mal disposto)!
5. O grupo era dificil, único com 8 equipas obrigando a imensas viagens todas a sitios remotos, onde estivemos melhor que os nossos adversários directos. Aí conquistámos o apuramento.
6. Fica deste apuramento a afirmação definitiva de Quaresma na selecção, a boa possibilidade Makukula para a frente, a confirmação de Hugo Almeida, a entrada afirmativa de Miguel Veloso.
7. Como é possivel Nuno Gomes ser titular da selecção?!
8. Pepe merece nota de destaque pela espectacular exibição e atitude demonstrada. garantindo que com o regresso de Ricardo Carvalho temos uma dupla de topo mundial no centro da defesa. Sem desprimor para Bruno Alves que esteve, como tem sido habitual, muito bem!

Thor disse...

No sorteio que nos calhe um organizador, a Turquia do pote 4 e já agora a Croácia do pote 2.
Se assim não puder ser, então a Holanda, Itália e França!

bgvp disse...

1. O mais importante para o crescimento sustentado é estar sempre lá... (ex. objectivo do Sporting tem que ser estar sempre na Champions) neste caso Campeonatos do Mundo e Europa...estar lá...depois é passar grupos;

2. Sem dúvidas a equipa esteve mais coesa, apesar disso ter acontecido graças a aposta em elementos mais defensivos, ontem o essencial era o resultado e a qualificação;

3. Eu nem lhes respondia a tantas perguntas, abandonava antes (noutro país metiam no ar, aqui querem-no enterrar!);

4. É tão fácil criticar por criticar, ajudar a melhorar é que é mais difícil;

5. Normalmente dizemos os campeonatos ganham-se com os pequeninos...foi o que aconteceu;

6. Não só estes mas mais alguns, é óbvio que o grupo no euro será mais curto e coeso e aí melhor também esperemos;

7. Reconheço que seja difícil encontrar pontas-de-lança em Portugal mas mérito a quem o tem... Hugo Almeida, Postiga e mesmo Makukula são actualmente melhores que Nuno Gomes mas o lobbie benfiquista leva-o ao colo, afinal de contas ele é o rei das tabelinhas e dos toques para trás.

8. Se nós falamos da escola de extremos que tem sido o SCP, temos que elogiar a escola de centrais que tem sido o FCP, desde Fernando Couto a Jorge Costa, passando por Ricardo Carvalho e mesmo Ricardo Costa e acabando em Pepe e Bruno Alves, alguns são duros outros técnicos mas todos acrescentam algo as suas equipas.

Essa do grupo...eu preferia Áustria, Suécia e Rússia mas quem sou eu?:p

RG54 disse...

Caros, já agora permitam-me que também dê os parabéns à selecção pelo apuramento, difícilmente conseguido, não interessa neste momento se por culpa própria ou alheia e que vai permitir pelo menos que voltemos a sonhar...Penso que lá mais para a frente poderemos falar melhor das expectativas que mais uma vez estarão criadas e que ou muito me engano (Deus o queira...)ou serão novamente sobrevalorizadas por quase todos. É, creio, a consequencia de existirem 6 milhões de optimistas (ou sonhadores). Por agora penso que é justo que celebremos o alcançar deste objectivo que era de todos. Saudações Sportinguistas. P.S. Estou com vocês: também preferia ou o grupo mais fraco ou o "grupo da morte"