terça-feira, outubro 30, 2007

FORMAÇÃO... 433 com Extremos!

A resposta era em parte dificil....não...era serem só todos da formação....mas também nenhum deles ser extremo.

É comum a todos nós que é das escolas do Sporting que tem saído os melhores extremos que pisaram os relvados do país e mesmo da Europa. Futre, Figo, Simão, Boa Morte, Quaresma, Ronaldo e Nani...provam-no.

Outras promessas ficaram por se confirmar como Porfirio, Paulo Costa ou Paulo Sérgio, mas como vêem qualidade não falta naquela posição e neste momento nem um dos nossos jovens jogadores que mais se destacam (extremos) tem possibilidade de integrar o plantel já que o futebol do Sporting passa por um 442 em losango sem extremos.

Além dos jogadores já referidos tivemos também nos últimos anos jogadores estrangeiros como Amunike ou De Franceschi (na esquerda) e Mpenza ou Douala (direita) que foram importantes para se chegar a títulos ou pelo menos proporcionarem golos e espectáculo, no entanto há algum tempo para cá que desaproveitamos aquilo que temos de melhor e apostamos numa táctica que além de ser muito previsível, não dá espectáculo nem nos dá possibilidades de mostrar os nossos melhores talentos.

Sendo o Sporting um clube que brota talentos todos os anos e tendo o clube interesse em potencializar os nossos atletas jovens não consigo perceber porque se corta o caminho de jovens como por ex. Paím ou Caiado, não sei se terão qualidade suficiente para singrarem mas sem as oportunidades que tiveram Ronaldo e restantes jogadores referidos de certeza que não poderão se mostrar.

Pergunto-vos o que preferiam, ter no plantel um jogador como Paím ou ter Farnerud por ex. Eu sei o que escolheria... pelo menos 2 extremos, mesmo que não titulares de caras seríam sempre úteis para abrir as defesas fechadas que tantas vezes encontramos em Alvalade e mesmo fora de casa.

2 comentários:

Thor disse...

Percebo a tua ideia, e se concordo com ela do ponto de vista contratações ridiculas (Farnerud, Paredes, etc.) em detrimento de verdadeiras oportunidades a Adrien por exemplo, já não posso concordar com a questão táctica.
O modelo táctico é escolhido pelo treinador, o treinador é Paulo Bento e ele escolheu o 4x4x2 losango. Começou entretanto a inventar com o 3x5x2, mas será que ele sabe mais que isto?
Todos temos apoiado o PB, mesmo com muitas asneiras pelo meio, mas a dura realidade actual diz-nos que se está a tornar um teimoso irracional. A opção Veloso a central com Gladstone no banco, custou-nos muitos pontos. Vale a grande noticia que Polga já pode jogar!

Thor disse...

E para além do mais, vendemos o Nani o ano passado com este esquema actual.