terça-feira, agosto 07, 2007

Futebol: 1ª análise ao plantel temporada 07/08

Aproveitarei estas linhas para, na véspera do 1º jogo oficial da temporada 07/08, deixar para discussão a minha 1ª análise do plantel disponivel para Paulo Bento orientar.
GUARDA-REDES: Stojkovic é uma excelente contratação dada a elasticidade já demonstrada e dá mostras de assumir a titularidade sem receios, conferindo a máxima segurança. Fico com a ideia no entanto, que pode e deve ser mais dominador em lances de saída dos postes evitando assim males maiores em cantos e livros laterais. Serão indicações de Paulo Bento?
Tiago é uma alternativa viável e Rui Patricio espreitará qualquer oportunidade (talvez a Taça da Liga) de demonstrar todo o seu enorme valor.
DEFESA-DIREITO: Compreendo a irregularidade de Abel dada a persistente desconfiança de PB nas suas capacidades. Arrancou bem a pré-temporada, e quando tudo parecia antever a sua titularidade... contratação para o seu posto-especifico. Essa tratou-se de Pedro Silva, um jogador que a julgar pela prestação no Guadiana empresta uma boa consistência defensiva e ofensiva, com alguma superioridade técnica em relação a Abel, mas consideravelmente menos velocidade. Aqui a concorrência será grande!
CENTRAIS: Tonel e Polga confirmam o entendimento e a regularidade segura de sempre e parecem levar vantagem face a um duro Gladstone que vem trazer uma alternativa muito boa para qualquer eventualidade dos centrais. Temo, no entanto, pela 1ª oportunidade que actuem Tonel e Gladstone, e a excessiva dureza que essa dupla promete ;)
DEFESA-ESQUERDO: Ronny não pode ser titular. Defensivamente é uma avenida para qualquer adversário e a fechar sobre o 2º ponta-lança contrário é simplesmente inexistente (lance de Bergessio cara-a-cara com Stojkovic que valeu o sérvio). Marian Had deixou boas indicações contra o Bétis defensivamente, ajudando ainda em termos de altura em lances de bola parada defensivos. Parece-me a melhor solução para a titularidade nesta posição. Apenas um desabafo, se PB queria contra com 2 jogadores no plantel para a posição, porque não fazer Ronny rodar noutra equipa e ficar com André Marques como 2ª opção no plantel?!
MÉDIOS: Sendo que Miguel Veloso assegurará o vértice mais recuado do losango, Moutinho o lado direito, Izmailov o esquerdo e Romagnoli o mais adiantado no apoio aos avançados. Vukcevic já deu mostras de ser um suplente de luxo que pode entrar e ajudar decisivamente a equipa, quer para o vértice adiantado, quer sobre a esquerda. Adrien Silva também deverá ver a sua oportunidade chegar já que Paredes é um nulidade, bem como Pereirinha para um descanso competitivo de Moutinho. Já Farnerud, dificilmente jogará esta temporada.
AVANÇADOS: Liedson é o jogador mais decisivo e precisava de companhia mais condizente com o seu valor. Nesse sentido vieram Derlei e Purovic, já que Yannick continua rápido como sempre mas teima em não deixar de ser trapalhão e pouco eficaz. Derlei parece ter alguma vantagem em relação a Purovic, até dada a lesão deste, mas se a sua movimentação e mesmo capacidade fisica já dá mostras de estar em bom nivel, os seus niveis de concretização dos tempos aúreos com Mourinho no FCP, parecem demasiado longe para ser repetiveis. Purovic merece e certamente terá as suas oportunidades, para a sua altura, demonstra uma excelente capacidade técnica e o seu poderio fisico pode ser determinante esta temporada em resolver jogos contra adversários que utilizem a táctica dos "transportes públicos" em frente da baliza.
PAULO BENTO: Se o seu trabalho até á data tem de ser considerado bastante positivo, a verdade é que tem a equipa trabalhada (muito bem diga-se!) num único sistema táctico: 4x4x2. Sinceramente face ás suas declarações no final da temporada passada, esperava que se trabalhasse nesta pré-época um sistema táctico alternativo, um 3x5x2 que poderia ser bastante útil durante a longa temporada que se avizinha. Não me parece que tenha sido essa a opção, optando sim por consolidar o existente com a introdução dos novos elementos e por isso tem o meu beneficio da dúvida. Confio bastante na sua qualidade e acredito que irá comandar a nossa equipa ao ambicionado TITULO NACIONAL 2007/2008!
FORÇA SPORTING!

3 comentários:

LEÃO DA ESTRELA disse...

Stojkovic, de apenas 24 anos, dá mostras de ser um guarda-redes de grande qualidade, daqueles que tranquilizam o adepto mais exigente, como não se via em Alvalade desde a partida de Schmeichel. E ao seu lado, pronto a entrar em qualquer momento, está um miúdo de grande futuro chamado Rui Patrício.

Jedi Master Atomic disse...

Concordo com a tua análise.
Acho que o Adrien tem todas as capacidades para se impor na equipa titular.

A minha opinião sobre ele é a seguinte:
- acho que ele não defende tão bem quanto o veloso
- acho que ele ataca melhor que o veloso

Por estas razões penso que seria melhor usa-lo, não em substituição do veloso, mas num lugar mais avançado do losangulo. Ele tem uma capacidade tecnica muito boa e um passe excelente. Incrivelmente acho que poderá ser um concorrente do romagnoli e poderá substituir quer o moutinho ou o Izmailov (titulares indicutiveis para mim) caso algum deles precise de descansar.

Este ano não nos podemos queixar do meio-campo. Quanto aos avançados, o derlei ainda nao me convenceu. O purovic estava a começar a convencer-me, mas lesionou-se !!!

Unknown disse...

Concordo com a tua análise! e realmente penso que os nossos pontos mais fracos vão mesmo ser os nossos laterais! O Abel já se viu que é capaz do melhor e do pior, mas parece-me que bem trabalhado a nível psicológico é dono do lugar, no outro lado temos problemas...ronny é zero o marian had não me convenceu, pedro silva? como no jogo da super taça...a ver vamos...mas atenção q a época de transferências ainda não fechou...o meio campo é de lucho, só tenho medo de ser muito jovem…os mais velhos como o paredes e o farnerud não estão a altura…vende-los e juntar o ordenado dos 2 e trazer o nosso velho conhecido Roca ou alguém já com alguma experiência! O resto temos tudo para ser campeões…Derlei só vai custar marcar o primeiro porque a partir dai…ele e o 31…vão fazer muitos estragos!!
Saudações leoninas