segunda-feira, janeiro 29, 2007

Futebol: Boavista 1 (Ricardo Sousa (g.p.) SPORTING 1 (Liedson)

Num jogo onde Nani foi o melhor em campo, o Sporting foi ao Estádio do Bessa, no Porto, arrancar um ponto que no fim do campeonato se verá se foi um bom resultado ou um mau resultado, ontem soube a pouco, o Sporting foi quase sempre a melhor equipa em campo, esteve a vencer 1-0 através de uma grande jogada colectiva com Tello a cruzar para grande golo de Liedson mas desperdiçou a vantagem ao Tello meter a mão à bola na grande area e assim ser assinalada grande penalidade a favor dos locais, a qual resultaria no golo de Ricardo Sousa.

O Sporting caiu para o 3º posto perdendo 2 pontos para o SL Benfica mas recuperou 1 para o líder FC Porto e para o SC Braga que tinham perdido na 6ª e sábado respectivamente, mas não nos podemos esquecer que foi a um estádio onde contava com 20 derrotas, 19 empates e apenas 10 derrotas, sendo que averbamos o 20º empate em 50 jogos no campo do Boavista, um campo tradicionalmente dificil onde tivemos que contar mais uma vez com a arbitragem habilidosa do Sr. Benquerença que ao assinalar bem o penalti assim como as expulsões de Alecsandro e Ricardo Sousa, esqueceu-se de manter o mesmo critério noutros lances.

Ricardo (3) - Nunca foi incomodado, sempre seguro, sem hipóteses no penalti.

Caneira (3) - Intransponível, com a sua presença em campo, a defesa ganha estabilidade.

Tonel (3) - Quase sempre bem, quase a marcar no fim, um Tonel ao seu nível.

Polga (3) - Mais uma excelente exibição de Anderson Polga.

Telllo (3) - Excelente cruzamento para golo, asneira da grossa no lance da mão para penalti, alterna o óptimo a atacar e a criar jogo, com o péssimo a defender mas é dos poucos que sabe cruzar para a area.

Custódio (2) - Saiu ao intervalo, não estava a jogar mal mas também não estava a acrescentar nada ao jogo ofensivo da equipa, cumpriu mas pouco.

Moutinho (2) - Apagado na 1ª parte, mais activo na 2ª numa posição mais recuada, no entanto Moutinho não esteve no melhor dos seus jogos, não se pode jogar sempre bem por muito que se dê o litro como Moutinho o deu até ser substituido por Yannick.

Nani (4) - O melhor em campo, foi o jogador que rematou mais vezes, foi também o jogador que pegou mais na bola, tentou fazer rupturas, esteve infeliz na finalização mas merecia mais, merecia um golo e a vitória.

Romagnoli (2) - Mais um jogo a titular do argentino que com a bola nos pés tem futebol de veludo e sem bola nem se vê, acabou por ser substituido por Veloso numa altura que era preciso dar mais consistência a equipa.

Alecsandro (1) - Estava a alternar alguns bons pormenores com disparates incriveis, exemplo o 1º amarelo onde após boa jogada em vez de soltar a bola tenta sair a jogar pelo meio, perde-a e agarra o adversário, depois a maneira como se isola na direita e se joga para o chão em vez de centrar a bola é de jogador BURRO!

Liedson (4) - Trabalhador incansável e mais um golo, Liedson parece estar de volta a boa forma, 2 golos em 2 jogos, e uma cada vez maior presença em jogo fizeram com que Liedson voltasse a ser o matador que o Sporting precisava, pena que não tenha chegado.

Martins (3) - Entrou bem no jogo, com mais calma e precisão, o Sporting cresceu com a sua entrada, esteve na jogada do golo e participou em várias de bom futebol do Sporting na 2ª parte.

Veloso (2) - Muito importante para dar coesão ao meio-campo, sempre útil, que tal titular no lugar de Custódio?

Yannick (1) - Veloz mas inconsequente, nada trouxe ao jogo, para quando um real companheiro para o Liedson, nem Yannick, nem Bueno, nem Alecsandro fazem um só e o Sporting paga por isso.

8 comentários:

Cherbakov disse...

Custa-me ver burrice no plantel...depois das duas entradas em 45 segundos em Belem, temos um mergulho forçado já com amarelo...é isto que vale €3M? Pelo mesmo valor, paga-se a clausula de rescisão de um grande avançado, possante, forte no jogo aéreo, mto bom com os pés chamado Roland Linz.

Pergunto ainda...o que fazem os pontas de lança nas laterais? Mais uma vez...onde andam os alas?

bgvp disse...

1)Inteligência não abunda em muitos dos nossos jogadores, Alecsandro deu mais um exemplo, não é possivel fazer aquilo com um amarelo, Recambiado já!

2) Contratações zero, mais uma vez vamos ficar sem reforçar a equipa enquanto os outros reforçam constantemente!

3) Tactica nada positiva para liga portuguesa, porque não explora alas e obriga avançados a ir as alas... Liedson perde-se constantemente nas alas qd podia estar no meio onde é realmente fora de serie.

Anónimo disse...

Um empate no tradicionalmente “muito difícil” Bessa, não pode ser considerado mau, mas para quem viu o jogo ontem, soube a pouco para os Leões, que poderiam sair “facilmente” com os 3 pontos do Bessa, não fosse a estupidez de Alecsandro e a infantilidade de Tello.
No final resulta que o Sporting desceu para 3º, embora tenha encurtado a distância para o líder FCP.
A 1ª parte não foi bem jogada, tendo uma 1ª meia hora onde o Boavista foi mais mandão, embora não tenha nunca posto em perigo a baliza Leonina.
Os últimos 15’ da 1ª parte foram do Sporting que poderia ter chegado ao golo por mais do que uma vez, mas aqui apareceu um William em grande.
Na 2ª parte Paulo Bento finalmente tirou o passivo Custódio e colocou Carlos Martins; e 5' depois apareceu o golo Leonino, por intermédio do inevitável Liedson.
Estava o Sporting preparado para controlar o jogo e Tello, que até esteve bem, comete o mais infantil dos penalties… o Boavista empata.
Pouco depois Alecsandro esteve mal, ao atirar-se para a piscina, aproveitando um pequeno toque; e Benquerença não perdeu a oportunidade de pôr o Sporting com menos 1 jogador.
Curiosamente a jogar com 10 o Sporting puxou pelos galões e continuou a dominar a partida, mas não conseguiu marcar, embora tenha tido 4 excelentes ocasiões para o fazer. A concretização continua mal para os lados de Alvalade e Williams teve uma noite excelente.
Zé Manel do Boavista ainda foi mais infantil do que Tello e colocou a mão na bola, provocando a sua expulsão.
Ao cair do pano, reclama-se penalty a favor do Sporting, mas as imagens não são conclusivas.
Fary perto do final teve uma boa ocasião, mas apertado por Polga não teve sucesso.

Conclusão: assim é impossível! Já não bastam as dificuldades dos jogos, como ainda por cima alguns atletas do Sporting teimam em prejudicar a sua equipa por manifesta estupidez!

Anónimo disse...

Positivo:

William: para quem costuma meter bastante água, esteve quase perfeito, tendo uma mão cheia de intervenções decisivas.
Nani: apareceu em grande, já próximo do seu verdadeiro valor.
Polga: uma exibição imperial.
Liedson: voltou a marcar e esteve incansável; mas continua “mal acompanhado” e perde-se em trabalhos que não deveriam ser seus.
Miguel Veloso: entrou quando o Sporting ficou em inferioridade e teve o mérito de “encher o campo”, não se notando tal facto.
"Kaz": um bom centro campista este Polaco do Boavista.

Negativo:

Alecsandro: imperdoável a sua estupidez.
Tello: não fosse o penalty idiota e até teria sido dos melhores em campo; mas foi uma asneira que custou pontos.
Custódio: uma nulidade. Só Paulo Bento não está a ver esta situação. Basta colocar Miguel Veloso em campo para se notar logo a diferença.
Moutinho: esteve muito ausente, acabou por sair magoado e estafado, provavelmente não estaria em condições para jogar.
Linz: para que tem a fama de ser dos melhores avançados do campeonato, fez uma exibição apagadíssima. Não mostrou nadinha.
Assistências: muito pouco público nos jogos desta jornada, com a vergonha inacreditável de no Leiria - FCP estarem apenas 3385 espectadores, que até num jogo de pavilhão é uma má assistência. Assim não sei onde isto vai parar!
Jogos espalhados: estamos a cair numa "rotina" horrível; o Porto jogou na 6ª, o Benfica no Sábado e o Sporting no Domingo... assim as coisas têm cada vez menos interesse, logo mais uma razão para cada vez menos pessoas irem aos estádios!

Anónimo disse...

A arbitragem do Boavista - Sporting

Ontem a quente, logo no final do jogo, senti-me mais uma vez ROUBADO por este Olegário Benquerença, mas agora a frio reconheço que o Leiriense (residente na Rua de S. Miguel n.º 150 - 1ºEsq.), até tentou tentou fazer uma boa arbitragem, mas não conseguiu; pois não consegue, por mais que tente, não prejudicar o Sporting.

- Não se entende como no penalty de Tello, não sabia quem o tinha cometido, mas foi peremptório a assinalá-lo!!! Acabou por dar amarelo a outro jogador.

- Esteve mal ao dar amarelo a Liedson quando este conversava calmamente e com razão sobre uma falta que não cometeu.

- Esteve bem ao dar o 2º amarelo a Alecsandro, mas aqui temos 2 questões:
1- Não teve o mesmo critério durante o jogo; não fez o mesmo a Linz quando este na 1ª parte tentou cavar um penalty, e não castigou jogadores do Boavista por reclamarem, quando por exemplo Liedson levou amarelo por estar a conversar.
2- Que equipas em Portugal apanham 2º amarelo por “simulação” de penalty? Resposta, só ao Sporting acontece. Aliás o Sporting é o único grande que tem mais penalties contra do que a favor… curioso! Até já nos marcaram 1 penalty 1 metro fora da área!!!
3- Quantos penalties foram assinalados contra o Benfica ou Porto? Resposta… Zéro!!!

- Grande asneira fez Benquerença ao mandar jogar com Zé Manel expulso ainda em campo, que não queria sair, o que provocou uma falta a favor do Sporting ser transformada numa bola ao solo. Dispensável eram as festinhas e simpatia que teve para com o jogador…

- Mas o pior de tudo estava para vir com o incompreensível tempo de descontos de apenas 3’!!!
1º Só as 5 substituições dariam para 2 minutos e meio.
2º O que aconteceu ao tempo que se perdeu com as bastantes paragens, algumas das quais com jogadores a serem assistidos?
3º O que aconteceu ao tempo que se perdeu com a “novela” do cartão amarelo aquando do penalty contra o Sporting e com a marcação do mesmo?
4º O que aconteceu ao tempo perdido com a expulsão de Alecsandro?
5º O que aconteceu ao tempo perdido com a expulsão de Zé Manel, a consequente “novela” do sai não sai e das festinhas ao atleta por parte do árbitro?

Para terminar:
- existe ainda aos 89’ um suposto penalty a favor do Sporting por mão na área… mas a porcaria das más imagens da SportTV não permitem avaliar; pelo que dou o benefício ao Apitador.
- Parece que Nani deu uma cotovelada num adversário… se assim foi (não vi) deveria ver o vermelho.

Não vou considerar que Benquerença teve influência no resultado, mas podia ter-se defendido mais, se não fizesse aquela confusão do amarelo no penalty e se desse uns descontos justos (talvez 7-8’) e não os ridículos e incompreensíveis 3’!

RG54 disse...

Deixem-me apenas discordar de vocês no seguinte: continuo a achar que o Alecsandro(independentemente de ser mais ou menos burro) leva um encosto no lance da expulsão. Vocês, se jogaram futebol, como acredito que fizeram, lembram-se certamente que, quando vamos "lançados", basta um ligeiro toque para haver um desequilíbrio, o que pode levar a uma queda não forçada pelo próprio. Neste caso, parece-me ter sido o que aconteceu o que é, logicamente, difícil de provar mas que com um jogador de outro clube teria quase de certeza outro julgamento. Lembram-se do lance entre o Linz e o Tello na 1ª parte? Parece-me ser também um lance muito semelhante de desequilíbrio que no entanto o "paciente" do costume não penalizou de forma igual. Saúde e Saudações Sportinguistas.

Thor disse...

Tello fez 2 penaltys, felizmente só 1 foi assinalado de tão escandaloso e infantil. Agora, mesmo com imagens pouco conclusivas, acredito sinceramente que o central do Boavista comete penalty pela mesma razão de Tello quase no final do jogo. Mais um roubo do Olarápio! Analise-se friamente o critério disciplinar e a atitude do árbitro face ás 2 equipas e a conclusão é a habilidade do costume com este Sr.

Quanto á nossa equipa tem que fazer mais. Custódio é válido em postura defensiva, mas totalmente inexistente como primeiro elemento de construção e elo de ligação da transição defesa-ataque. Prefiro nova oportunidade a Miguel Veloso de inicio.
Romagnoli não tem e já está mais que visto que nunca terá ritmo competitivo para jogar no nosso futebol, perde uma enormidade de bolas e obriga a constantes e desgastantes transições ataque-defesa de toda a nossa linha média e esmo de um dos pontas-lança. Martins parece com mais alguma "cabeça" e poderia e deveria ser agora mais utilizado com Nani, Moutinho e Miguel Veloso no meio-campo.
Nani está em clara subida de rendimento, precisa que lhe transmitam toda a confiança para continuar a arriscar no remate como o tem feito, no Domingo só uma defesa "do outro mundo" de William retirou um verdadeiro golaço!

Visigordo disse...

Não é que vá muito à bola com ele, mas o vermelho ao Alecsandro é uma perfeita idiotice. Não só, estou convicto que foi penalty, e não há imagem que esclareça que foi ou não foi, como, mesmo que não tivesse sido, nunca seria lance para amarelo, mesmo que o primeiro, o que não era o caso.
Se tivesse sido marcado o penalty, como eu acho que teria sido justo, continuariamos com 11 e com o resultado em 2-1.
Acho que há muito sportinguista a emprenhar pelos ouvidos por aquilo que os comentadores da Sportv fazem passar e teremos de estar bem atentos a isso. Uma coisa é o que eles dizem, outra é aquilo que nós vemos.