quarta-feira, novembro 29, 2006

Taça da Liga: Sim ou Não? Porquê?

Foi finalmente apresentado o projecto para uma possível Taça da Liga, e sendo um projecto novo nada como saber o que pensam dele.

Há prós e contras, o nosso campeonato ficou reduzido a 16 clubes numa tentativa de aumentar a competitividade (e não de reduzir os jogos como muitos dizem), no entanto nota-se que começam a haver muitos espaços no calendário competitivo (com semanas sem jogar, equipas que ficam sem competir durante 2 ou 3 semanas), daí que a chegada de uma nova competição (que obviamente será sempre um parente pobre em relação ao campeonato) possa suprimir algumas lacunas como dar competição a jogadores menos utilizados e levar os clubes mais pequenos e médios a poderem lutar por uma Taça, vencer um troféu, algo que parece actualmente só ao alcance dos clubes de topo da liga.

A estrutura da Taça permitiria clubes de escalão secundário receber na 1ª eliminatória clubes do escalão principal, seguindo o principio da classificação na época anterior, ou seja, os 8 primeiros da Liga Portuguesa no fim desta época poderão ir jogar contra os 6 últimos da 2ª Liga mais os clubes promovidos, e do 9º ao 14º mais os 2 clubes promovidos na casa do 1º ao 8º da 2ª Liga, algo que faria sem dúvidas promover o futebol em campos que habitualmente não recebem clubes de topo, algo também que só podera ter sucesso se esta competição não for remetida para um dia semanal e uma hora tardia.

Na 2ª eliminatória teriamos um sorteio directo de vencedores do 1º lote contra o 2º, sendo que na 3ª eliminatória haveria sorteio puro entre as 8 equipas restantes mas jogando a 2 mãos, as 4 equipas que vençam esta eliminatória entraram numa mini liga jogando todas contra todas em campo neutro (podendo levar grandes jogos a localidades que não os tem), sendo que os 2 primeiros se apuram para uma final também em campo neutro (e temos estádios para isso não temos?).

Prémios? A Taça! Monetários não acredito! Taça Uefa como prémio na Inglaterra e França sim, aqui não sei!

Para nós adeptos do Sporting (tal como os outros clubes grandes), esta competição pode ser vista como um estorvo, algo que vai cansar jogadores, uma competição menor, mas peço-vos para pensarem com atenção em outros pormenores como o facto de servir para recuperar jogadores com pouco ritmo competitivo ou ser uma plataforma para apostar em mais jovens, bem como a possibilidade de em fases mais avançadas podermos assistir a mais derbies e clássicos.

4 comentários:

Peyroteo disse...

Para mim o grande problema está em só descerem 2 equipas; o que leva a que cerca de metade das equipas não se esforce, porque está segura que não vai descer.

A triste realidade é que as equipas pequenas vivem da transmissão televisiva, pois não são 2000 ou 3000 pessoas no estádio que fazem a receita de bilheteira!

Peyroteo disse...

Quanto á Taça da Liga, a mim não me motiva, pois eu tenho ideias concretas sobre a maneira que se deviam disputar os campeonatos.

Thor disse...

Sou um apoiante da Taça da Liga e gostei bastante do formato apresentado. Quanto ao ponto de vista do Sporting equanto 1 dos grandes, lembro apenas que foi o próprio Sporting que com o seu departamento técnico estudou a viabilidade de encaixar este número extra de jogos para esta competição, no calenda´rio já existente que compreende como sabemos a Champions, Liga BWin e Taça Portugal (essa sim com cada vez menos interesse e credibilidade).

bgvp disse...

A minha opinião pessoal é que ha espaço para mais uma Taça no entanto até uma possivel mini liga ou et a um jogo grande era perfeitamente natural jogarmos com equipas de 2ª linha e ai arriscarmos cair da taça.