segunda-feira, dezembro 03, 2007

Opinião: Crise??? Onde??? Objectivos possiveis para esta temporada??

Chamem-lhe CRISE só se quiserem segundo Paulo Bento, ele até diria melhor - mau momento. Fico com a ideia que anda tudo a brincar ao futebol profissional no nosso clube. Quando vi ontem um defesa esquerdo com a falta de qualidade futebolistica gritante de Had, só consegui rir! Quando voltamos a falhar uma grande penalidade, desta feita com Polga que segundo PB também treina esta situação (Só pode ser brincadeira!), daquela forma caricata. Quando analisamos a lógica surreal para não dizer estúpida de PB gerir o posto especifico de GR titular da equipa, fico com a certeza de que estamos perante uma PALHAÇADA!
Prefiro não me alongar mais em criticas e para não comentarem que só digo mal, aqui ficam algumas sugestões para resolver o restante da temporada:
- presidente Soares Franco informar com clareza e sem rodeios todos os sportinguistas que a equipa abdica de qualquer veleidade ou objectivo de titulo na Liga, tentando primeiro reencontrar uma equipa, depois tentar ainda o 2º lugar para ir novamente á Champions tentar a UEFA (parece ridiculo mas é real!), lutar pelas outras competições em que está ainda inserido, internamente para ganhar, na UEFA para ir o mais longe possivel;
- Também na esfera de acção do presidente, sem votos de confiança, afirmar claramente que Paulo Bento é o treinador da equipa e para manter a todo o custo, mesmo com uma temporada negra até final (isso sim seria começar a lançar as bases para um Alex Ferguson no Sporting);
- Paulo Bento com capital de confiança ilimitado, opera uma mini-revolução no plantel e consequentemente na equipa. Jogadores sem qualidade minima ou rendimento são simplesmente dispensados (como fez com Carlos Martins, nesta caso estupidamente mas...) casos de: Farnerud, Purovic, Had, Paredes, Tiago e Ronny. Para colmatar estas dispensas até final da temporada promove regressos já em Janeiro de Saleiro e André Marques dos empréstimos, Adrien Silva como solução para o meio-campo e Paez se Derlei demorar a adquirir ritmo competitivo;
- Face á asneira total, burrice, aselhice com que PB geriu os GRs, agora só lhe resta manter a aposta no Rui Patricio para não o queimar, podendo correr o risco de voltarmos a ter patos tipo Leixões ou Leiria, mantendo a calma e espirito de grupo de Stojkovic actuando este a titular nos jogos das outras competições em que temos aspirações, em suma RP na Liga, Stojkovic no resto;
- Por último e talvez das questões mais sensiveis no imediato em tremos de balneário e não só, resolver peremptoriamente a questão Miguel Veloso. Depois de o ouvir ontem no flash-interview fiquei com a ideia de que talvez tenhamos alí um novo Maradona. O jovem já se julga tanto que pode mandar recados para a Direcção da SAD, tipo querem que eu fique, então paguem mais! Dei por mim a pensar, nunca mais devias calçar no Sporting enquanto não aprendesses a honrar contratos que assinas e demonstrar outra humildade publicamente. Ainda por cima depois de um jogo em que não deslumbrou, aliás, reafirmo o seu número de bolas perdidas actualmente a meio-campo é preocupante e talvez seja indicador de que ainda precisa de melhorar muito o seu futebol. Para o resto dos jogadores é que deve ter caído mesmo bem, o pedido público de aumento de salário. Quem será o próximo, talvez Abel, o melhor de alguns jogos para cá em campo e que não é certamente dos mais bem pagos da equipa!
Vamos aceitar que esta Liga é para esquecer, tentando não desprestigiar até final a camisola, e concentrar tudo no que ainda é possivel ganhar, mas com mais rigôr!

9 comentários:

LionHeart (o autêntico) disse...

Thor:

Exactamente o que defendi em comentário na Centúria:

a) reavaliação de objectivos, com aposta total na próxima época;
b) criação de estabilidade (mesmo que artificial) a PB, para lutar pelos poucos objectivos esta época (ganhar pontos na UEFA e lutar pelo acesso directo à Champions);
c) clarificação dos objectivos pretendidos pela Direcção do Clube para a SAD, incluindo esclarecimento cabal sobre o estado do processo de consolidação financeira;

Se tudo isto não acontecer com urgência, com FSF a dar a cara de forma inequívoca, será impossível aguentar a pressão e então, o sangue vai correr.

LEÃO DA ESTRELA disse...

O presidente Filipe Soares Franco não esteve em Alvalade, mas tratou de mandar escrever uma reacção a uma carta aberta que Carlos Queirós lhe dirigira através do jornal "Record". No meio do naufrágio com a União de Leiria, as cabeças pensantes da SAD do Sporting ainda encontraram discernimento e sangue frio para declararem o actual adjunto do Manchester United como “persona non grata” em Alvalade, seja lá o que isso signifique. Inacreditável. Só mesmo vindo de quem não sofre pelo Sporting, nem sabe o que é cultivar o Esforço, a Dedicação, a Devoção e a Glória.

bgvp disse...

Caro amigo e colega Thor,

Que te posso dizer que sinto tudo o que tu sentes?

Podem nos criticar de tudo menos que não gostamos e sofremos o nosso clube.

Já começa a ser demais, começa a ser mesmo vergonhoso, e pior, da parte da direcção não se vê sinal de preocupação.

Continuo a afirmar que PB apesar de errar é o menor dos culpados, existem outros e em maior escala.

Redefinir objectivos é urgente e estou totalmente de acordo contigo.

Há jogadores que não merecem aquela camisola portanto RUA!

Unknown disse...

Uma equipa que nem penalties sabe marcar não pode aspirar a muito!

RG54 disse...

Pessoal, tenho vontade de também dizer qualquer coisa sobre o actual momento difícil do nosso Sporting mas por outro lado tenho algum receio de ainda não conseguir raciocinar com o sangue frio que se exige numa situação destas e como, tal como tu, não gosto de "malhar" em quem já está em dificuldades (ao contrário da acusação aqui feita há dias), apenas me atrevo a dizer que me identifico perfeitamente com as ideias que expressas no post. Só um pequeno pormenor: não acredito que quem comprou os direitos desportivos dos "gomos", como ví chamarem-lhes com a propósito no Sector, consiga encontrar com a urgencia e a competencia necessaria os jogadores que precisamos para a próxima época, sob pena de daqui a um ano estarmos novamente a debater as mesmas questões, se não forem piores. Fui ontem de manhã a Alcochete ver um jogo dos nossos juvenis com o Est. Amadora e apercebi-me que o sentimento de desorientação que hoje existe na blogosfera de sportinguistas, já lá se fazia sentir, até em quem melhor devia saber como fazer para ultrapassar a situação...Por tudo isto e porque a culpa desta situação, apesar de me parecer dever ser bem distribuida e por muita gente, quase de certeza vai voltar a morrer solteira, (ou então vai queimar o suspeito do costume...)prefiro "wait and see", antes de dar palpites que em vez de tentar ser alguma ajuda, só vão lançar mais suspeitas e confusões. Apesar de tudo e como sempre sinceras Saudações Sportinguistas para vocês e todos os sócios Sportinguistas que, tal como nós, tudo fariam para ajudar a resolver esta situação.

bgvp disse...

Vamos manter o máximo de calma possível, o próximo jogo já não temos muito a ganhar nem perder, vamos tentar honrar ao mínimo a camisola, esperemos que a honrem...já contra o louletano não podem falhar.

Carlos Jesus (cj4) disse...

Por agora,acho que a solução mais urgente a sefazer, mais do que a redefinição dos objectivos, será a dispensa de certos jogadores do clube que não estão lá a fazer nada, excepto a ocupar uma vaga para jogadores mais jovens e promissores, e a individar e constrangir o sporting, quer a níveis financeiros, quer a níveis desportivos, pois se tivéssemos soluções alternativas, certamente que os resultados seriam outros. Naturalmente, que a prioridade será ceder o Paredes, o Farnerud, o Purovic, o M.Had, o Derlei, o Ronny e o Tiago. Assim, fará mais sentido procurar novas soluções, quer jogadores emprestados ou juniores, ou mesmo escolhas e compras exteriores de poucos, mas bons e de indiscutível valor, jogadores. Está solução que eu disse já deveria ter sido efectuada desde o mercado de transferências da época passada, e não neste. É fulcral que se dispens e o mais rapidamente estes jogadores menos bons da equip, para que se possa ter sucesso e disciplina no scp.
Se PB gosta de um plantel reduzido, a mínima condição para que isso aconteça é que esses jogadores sejam merecedores da camisola que envergam.
Pff comentem...

Concordam com a minha opinião?

Thor disse...

Quase na totalidade se excluirmos o Derlei da lista. Até á lesão o seu inicio de época estava a ser prometedor. E que falta nos tem feito!
Aliás, uma das soluções que apresento passar precisamente por aí!

bgvp disse...

Acho que sería uma boa medida para começar a preparar a próxima época...incluo ai dar mais hipóteses a Pereirinha, Adrien e outros...não é jogar 10m ou não jogar que dá para evoluir.