segunda-feira, dezembro 10, 2007

Administrador, Gestor de Activos ou simplesmente... Carlos Freitas

Carlos Freitas, o nosso Administrador da SAD com pasta para o futebol, antigo gestor de activos, homem responsável pelas contratações do clube, profissional remunerado, ex-jornalista do jornal "O Jogo" é este o tema do post que vos proponho.

Contestado por uns... aclamado por outros, Freitas está no Sporting desde 2000, símbolo de inúmeros fracassos (épocas desastrosas, jogadores ridículos) mas também símbolo de 7 títulos do Sporting em 7 anos (2 Liga, 2 Taças, 3 Supertaças).

Freitas esteve assim nos bons e maus momentos dos últimos anos... lembro que teve papel preponderante na contratação de jogadores até porque honra lhe seja feita é o ÚNICO homem que percebe minimamente de futebol daquela direcção, lembro que o Presidente FSF e o vice-presidente MRT não se envolvem com o futebol limitando a dar a representatividade do clube e da SAD no máximo de 1h por dia como publicamente admitem.

Freitas é assim aquele profissional que lançou Paulo Bento e Pedro Barbosa... é o profissional que tem o plantel na mão, pois todos os que lá estão devem a Freitas.

Lembro-me que Freitas abandonou o barco deixando José Peseiro abandonado, lembro-me que apareceu um novo administrador Sportinguista de mais de 30 anos mas como vinha do ténis logo passaram a imagem de que era um nabo, lembro-me que Paulo de Andrade veio referir-se em entrevistas que Freitas levou toda a base de dados e deixou o clube sem qualquer base para recrutar jogadores, lembro que mesmo assim em poucos meses no clube Paulo de Andrade ainda descobriu Deivid (o melhor ponta-de-lança junto a Liedson) e Tonel, fracassou em jogadores que eram apostas de Peseiro como Wender ou João Alves mas a realidade é que com a mudança de treinador esses jogadores foram completamente marginalizados.

Sei também que esta Direcção tem afastado os sportinguistas do clube e da equipa, sei que não existe ligação a ex-jogadores do clube, sei que esses ex-jogadores poderiam ser uma ajuda forte na prospecção de jogadores e mesmo na transmissão da mística do clube, jogadores como Iordanov, Balakov, Cherbakov, Vujacic, Valckx e os imensos brasileiros podiam ser lanças leoninas no mercado futebolistico...mas sei também que se prefere dar primazia aos empresários amigos.

Sei muitas coisas, vocês devem saber outras... sei que Freitas tem coisas positivas e outras negativas...

Gostaria de saber a vossa opinião...

Mudar...ou manter!?

2 comentários:

Thor disse...

Ponto prévio: tenho Carlos Freitas como um profissional sério. Logo não vou entrar pelo caminho das "comissões" e dos empresários amigos, até porque não conheço clube com mais empresários amigos que o FCP e vejam bem a equipa e sobretudo plantel que conseguiram montar.
Respondendo directamente á pergunta: nesta altura em particular acho que se deve manter, aliás estendo este situacionismo a Paulo Bento. A dura realidade diz-me que esta temporada foi mal planeada com manutenções despropositadas (Paredes e Farnerud são casos óbvios!) e a aposta em Paulo Bento começa a revelar alguma demora em produzir sinais de alguma evolução do técnico. Cada vez fico mais com a ideia que PB vale o mesmo que valia quando substituiu Peseiro.
Com tudo isto, é de manter toda a estrutura do futebol: Carlos Freitas, Pedro Barbosa e Paulo Bento até final da temporada, fazendo aí o devido balanço, caso seja negativo vassourada geral poupando apenas Pedro Barbosa que pode e deve continuar.

bgvp disse...

Atenção sou a favor...de se manterem até ao fim da época...no entanto...no fim da época tudo deve ser reavaliado...e se continuar assim...