terça-feira, maio 30, 2006

Rubrica: Especulações do defeso 10


Hoje temos uma especulação diferente do habitual...em vez de entradas ou saídas potenciais...temos a saída de um jogador que não chegou a entrar :p

Segundo noticia da Bola de há duas horas, Costinha será jogador do Atl. Madrid, por isso sai da lista de especulações e faz-se uma pequena actualização.
Aparentemente o trinco pretendido pelo Sporting não será o ministro.

Entradas confirmadas
- Yannick Djaló (Casa Pia / Jogo)
- Miguel Veloso (Ol. Moscavide / Jogo)
- Rui Patrício (jun / Record)
- Abel (Sp. Braga)

Entradas potenciais
- Jorge Luíz (Dinamo Moscovo / Record)
- Derlei (Dinamo Moscovo / Record)
- Jorge Wagner (Internacional PA / Record)
- Ronny (Corinthians)
- Yannick (Corinthians)
- Zezinando (jun)
- Daniel Carriço (jun)
- Fábio Paim (jun)
- Marco Caneira (Valência)
- Selim Benachour (Vit. Guimarães / Record)
- Marek Saganowski (Vit. Guimarães / Record)

Saídas confirmadas
- Nelson (Estrela Amadora? / Correio da Manhã)
- Koke (Olympique Marseille)
- Ricardo Sá Pinto

Saídas potenciais
- Anderson Polga (Olympiakos / Bola)
- Leandro Romagnoli (Vera Cruz / Jogo)
- Ricardo (Glasgow Rangers / Jogo)
- Hugo
- Luís Loureiro
- Rudolph Douala (Middlesbrough, West Ham, França)
- Marco Caneira (Valência)

segunda-feira, maio 29, 2006

Rubrica: Especulações do defeso 9


Após alguns dias de descanso relativamente a especulações jornalísticas, hoje aparece uma previsível de quem quer renovar contrato...quando aparece "concorrência", a pressão passa para o clube...e se quer manter o jogador há que abrir os cordões à bolsa...funciona sempre, nem que seja inventado

Anderson Polga...naturalmente...capaz do melhor e do pior em campo...eu, pessoalmente ainda não percebi se tem contrado para 2006/2007 ou não...enfim, entra para a especulação do dia.

Entradas confirmadas
- Yannick Djaló (Casa Pia / Jogo)
- Miguel Veloso (Ol. Moscavide / Jogo)
- Rui Patrício (jun / Record)
- Abel (Sp. Braga)

Entradas potenciais
- Costinha (Dinamo Moscovo / Record)
- Jorge Luíz (Dinamo Moscovo / Record)
- Derlei (Dinamo Moscovo / Record)
- Maniche (Dinamo Moscovo / Correio da Manhã / Record)
- Jorge Wagner (Internacional PA / Record)
- Ronny (Corinthians)
- Yannick (Corinthians)
- Zezinando (jun)
- Daniel Carriço (jun)
- Fábio Paim (jun)
- Marco Caneira (Valência)
- Selim Benachour (Vit. Guimarães / Record)
- Marek Saganowski (Vit. Guimarães / Record)

Saídas confirmadas
- Nelson (Estrela Amadora? / Correio da Manhã)
- Koke (Olympique Marseille)
- Ricardo Sá Pinto

Saídas potenciais
- Anderson Polga (Olympiakos / Bola)
- Leandro Romagnoli (Vera Cruz / Jogo)
- Ricardo (Glasgow Rangers / Jogo)
- Hugo
- Luís Loureiro
- Rudolph Douala (Middlesbrough, West Ham, França)
- Marco Caneira (Valência)

quinta-feira, maio 25, 2006

Especulação: Carlos Freitas esteve a observar Artem Milevskiy


Consta que a atenção de Carlos Freitas no jogo que decorreu em Águeda foi toda para este avançado da selecção ucraniana - Artem Milevskiy. Tendo sido seleccionado por Blokhin para estar na Alemanha, foi no entanto, "dispensado" para ajudar a sub-21 no europeu a disputar no nosso país, e depois re-integrará o grupo da principal selecção do seu país para o Mundial. Aí dificilmente será opção titular, já que os lugares de Shevchenko e Voronin (grande jogador e assistente perfeito do goleador do Milan/Chelsea) são intocáveis.
Esperemos que o Dynamo Kiev não coloque o seu passe a valores proibitivos para o fraco poderio financeiro do nosso clube, e quiçá tenhamos este excelente avançado, com uma enorme margem de progressão, a vestir de verde-e-branco, já na próxima temporada.
Eu aplaudiria, e Liedson também! ;)

Europeu 2006 Sub-21: Resultados, Classificações e Análise - 1ª Jornada

Grupo A:

Portugal 0-1 França
Alemanha 1-0 Sérvia e Montenegro

1º França 3
2º Alemanha 3
3º Portugal 0
4º Sérvia e Montenegro 0

Uma primeira jornada onde a surpresa principal residiu na maneira como Portugal foi manietado pelos jovens franceses dententores de uma classe colectiva impressionante, França venceu o encontro com total justiça e mostrou que tem jogadores mais experientes. No outro encontro a Alemanha venceu uma Sérvia e Montenegro que deixou bastante a desejar não esquecendo que tinham sido eles a eliminar a sempre favorita Espanha.

Grupo B:

Itália 3-3 Dinamarca
Ucrânia 2-1 Holanda

1º Ucrânia 3
2º Itália 1
3º Dinamarca 1
4º Holanda 0

No grupo B a surpresa foi o futebol de ataque no Itália-Dinamarca, se na Dinamarca não espanta já que são equipas sempre a priviligiar o futebol ofensivo, já na Itália dá que falar, não só o marcar 3 como o sofrer 3 golos não é normal no futebol italiano. Já no Ucrânia-Holanda destaco o apoio dos muitos ucranianos a viver em Portugal, parecia que a Ucrânia estava a jogar em casa, a vitória acabou por ser justa mas a Holanda também podia ter obtido outro resultado.

terça-feira, maio 23, 2006

Rubrica: Especulações do defeso 8



Mais um dia e mais uma mão cheia de nomes apresentados pelo Record...creio que vai ganhar de longe o título do jornal mais especulativo.

Hoje ficamos a saber que o Sporting está interessado em meia equipa do Dinamo de Moscovo...Maniche, Costinha, Derlei e Jorge Luíz - caso Caneira não fique - nada mau...3 campeões europeus, ex-fcp e o melhor lateral esquerdo do campeonato 2004/2005...haja dinheiro que tudo se consegue... :p

Entradas confirmadas
- Yannick Djaló (Casa Pia / Jogo)
- Miguel Veloso (Ol. Moscavide / Jogo)
- Rui Patrício (jun / Record)
- Abel (Sp. Braga)

Entradas potenciais
- Costinha (Dinamo Moscovo / Record)
- Jorge Luíz (Dinamo Moscovo / Record)
- Derlei (Dinamo Moscovo / Record)
- Maniche (Dinamo Moscovo / Correio da Manhã / Record)
- Jorge Wagner (Internacional PA / Record)
- Ronny (Corinthians)
- Yannick (Corinthians)
- Zezinando (jun)
- Daniel Carriço (jun)
- Fábio Paim (jun)
- Marco Caneira (Valência)
- Selim Benachour (Vit. Guimarães / Record)
- Marek Saganowski (Vit. Guimarães / Record)

Saídas confirmadas
- Nelson (Estrela Amadora? / Correio da Manhã)
- Koke (Olympique Marseille)
- Ricardo Sá Pinto

Saídas potenciais
- Leandro Romagnoli (Vera Cruz / Jogo)
- Ricardo (Glasgow Rangers / Jogo)
- Hugo
- Luís Loureiro
- Rudolph Douala (Middlesbrough, West Ham, França)
- Marco Caneira (Valência)

segunda-feira, maio 22, 2006

Rubrica: Especulações do defeso 7


Maniche é o nome do dia...curiosamente é um jornal "não desportivo" - Correio da Manhã - que avança com este nome, já anteriormente falado pelo caro Thor (juntamente com o Costinha).

Maniche, tal como Costinha, consta ter sido um grande sofredor das bancadas de Alvalade, em miudo, antes de ir parar à luz (são jovens...não sabem o que fazem...). Todos conhecemos a carreira do jogador, um dos indiscutiveis da Selecção Nacional...seria nitidamente uma mais valia...estão a ver como seria um meio campo com Maniche, Costinha (especulação nossa) e João Moutinho?

Relativamente a Jorge Wagner, hoje veio afirmar que o Sporting seria um clube que lhe agradaria se não renovar com o Internacional, até porque é amigo de Liedson...mas é essa a prioridade do jogador, a renovação.

Entradas confirmadas
- Yannick Djaló (Casa Pia / Jogo)
- Miguel Veloso (Ol. Moscavide / Jogo)
- Rui Patrício (jun / Record)
- Abel (Sp. Braga)

Entradas potenciais
- Maniche (Dinamo Moscovo / Correio da Manhã)
- Jorge Wagner (Internacional PA / Record)
- Ronny (Corinthians)
- Yannick (Corinthians)
- Zezinando (jun)
- Daniel Carriço (jun)
- Fábio Paim (jun)
- Marco Caneira (Valência)
- Selim Benachour (Vit. Guimarães / Record)
- Marek Saganowski (Vit. Guimarães / Record)

Saídas confirmadas
- Nelson (Estrela Amadora? / Correio da Manhã)
- Koke (Olympique Marseille)
- Ricardo Sá Pinto

Saídas potenciais
- Leandro Romagnoli (Vera Cruz / Jogo)
- Ricardo (Glasgow Rangers / Jogo)
- Hugo
- Luís Loureiro
- Nani (Real Madrid, Barcelona, Itália)
- Rudolph Douala (Middlesbrough, West Ham, França)
- Marco Caneira (Valência)

domingo, maio 21, 2006

Andebol: SPORTING CAMPEÃO DA DIVISÃO DE ELITE


O Sporting Clube de Portugal sagrou-se Campeão da Divisão de Elite em Andebol apesar de perder 29-24 (15-13 ao intervalo) na Horta frente ao Sporting local, a vantagem de 10 golos bastou ao Sporting para vencer a turma açoriana que briosamente lutou pelo titulo até ao último jogo depois de uma época em que chegou a final da Taça Challenge.

A todos os jogadores, treinadores e dirigentes da estrutura de andebol profissional agradecemos mais uma conquista que enche de orgulho todos os Sportinguistas.


PLANTEL
NOME POSIÇÃO
1 Miguel Fernandes Guarda-redes
77 Hugo Vaz Guarda-redes
2 Hugo Canela Universal
21 Pedro Jerónimo Extremo direito
23 Álvaro Martins Extremo esquerdo
9 João Pais Extremo esquerdo
18 Ricardo Dias Extremo esquerdo
14 Luís Gomes Lateral direito
22 Inácio Carmo Lateral direito
8 Wilson Davyes Lateral esquerdo
3 Welsau Bungué Lateral esquerdo
19 Ognjen Kajganic Lateral esquerdo
6 Pedro Gama Central
7 Hugo Carvalho Central
15 Márcio Cardoso Pivot
10 Slavoljub Mitrovic Pivot
4 David Santos Pivot
17 Gabriel Drumond Pivot
EQUIPA TÉCNICA
Fran Teixeira Treinador principal
Prof. Rui Silva Treinador adjunto


Futebol: Moscavide está na 2ª Liga

É um momento histórico para as gentes de Olivais e Moscavide, o clube da zona do Parque das Nações conseguiu atingir a 2ª Liga onde irá defrontar históricos como Belenenses, Guimarães, Leixões, Varzim, Rio Ave, Portimonense ou Olhanense.

Será a estreia da equipa de Moscavide na competição profissional e para isto bastou um empate 2-2 em Oliveira de Azemeis frente a União Desportiva Oliveirense depois de vencida a mesma formação por 1-0 no Estádio Alfredo Marques Augusto em Moscavide.

Brilhante exibição do melhor em campo Miguel Veloso (na foto) muito provavelmente motivado com a falada promoção ao plantel do Sporting, de destacar também a presença no plantel da turma da expo de inúmeros jogadores saídos das escolas do Sporting como Jorge Tavares (ex-juvenil do Sporting, actualmente emprestado pelo Belenenses), Fernando Dinis (ex-equipa B), Vasco Varão (ex-equipa B), Carlos Saleiro (ex-junior) e Luis Dias (ex-equipa B).

Parabéns Moscavide!

Rubrica: Especulações do defeso 6


Jorge Wagner é o nome do dia...jogador do Internacional de Porto Alegre, 27 anos, com contracto a terminar, médio canhoto que joga no centro, na esquerda, por vezes como lateral esquerdo e é considerado o maior especialista em bolas paradas a jogar no Brasil.
Já teve uma aventura fora do seu país, como jogador do Lokomotiv Moscovo (2 épocas) e também alinhou no Bahia, Cruzeiro e Corinthians...esperemos os próximos capítulos.

Relativamente a Carlos Martins....como ficamos? Segundo A Bola e o Jogo de hoje, Carlos Martins é para ficar...ainda bem, digo eu.

Silvestre Varela não voltará esta época ao Sporting, devendo continuar emprestado em Setúbal.

Agora, para além do clube de/para onde vem/vai o jogador, vamos incluir a fonte da especulação...vai ser curioso perceber qual o jornal que mais "inventa" ou o mais credível...

Entradas confirmadas
- Yannick Djaló (Casa Pia / Jogo)
- Miguel Veloso (Ol. Moscavide / Jogo)
- Rui Patrício (jun / Record)
- Abel (Sp. Braga)

Entradas potenciais
- Jorge Wagner (Internacional PA / Record)
- Ronny (Corinthians)
- Yannick (Corinthians)
- Zezinando (jun)
- Daniel Carriço (jun)
- Fábio Paim (jun)
- Marco Caneira (Valência)
- Selim Benachour (Vit. Guimarães / Record)
- Marek Saganowski (Vit. Guimarães / Record)

Saídas confirmadas
- Nelson
- Koke (Olympique Marseille)
- Ricardo Sá Pinto

Saídas potenciais
- Leandro Romagnoli (Vera Cruz / Jogo)
- Ricardo (Glasgow Rangers / Jogo)
- Hugo
- Luís Loureiro
- Nani (Real Madrid, Barcelona, Itália)
- Rudolph Douala (Middlesbrough, West Ham, França)
- Marco Caneira (Valência)

sábado, maio 20, 2006

Rubrica: Especulações do defeso 5

Sprechen Sie Deutsches?

Entradas confirmadas
- Miguel Veloso (Ol. Moscavide)
- Rui Patrício (jun)
- Abel (Sp. Braga)

Entradas potenciais
- Ronny (Corinthians)
- Yannick (Corinthians)
- Yannick Djaló (Casa Pia)
- Zezinando (jun)
- Daniel Carriço (jun)
- Fábio Paim (jun)
- Marco Caneira (Valência)
- Silvestre Varela (Vit. Setúbal)
- Selim Benachour (Vit. Guimarães)
- Marek Saganowski (Vit. Guimarães)

Saídas confirmadas
- Nelson
- Koke (Olympique Marseille)
- Ricardo Sá Pinto

Saídas potenciais
- Ricardo (Glasgow Rangers)
- Carlos Martins (Hertha Berlin)
- Hugo
- Luís Loureiro
- Nani (Real Madrid, Barcelona, Itália)
- Rudolph Douala (Middlesbrough, West Ham, França)
- Marco Caneira (Valência)

sexta-feira, maio 19, 2006

Andebol: Domingo o titulo decide-se nos Açores

Depois de triunfar no Pavilhão do Casal Vistoso por 32-22, o Sporting desloca-se à Horta para defrontar o Sporting local na luta pelo titulo nacional da Divisão de Elite.

O jogo realizar-se-á domingo pelas 16h30 na cidade açoriana da Horta na ilha do Faial, pede-se a todos os Sportinguistas das ilhas açorianas a presença para apoiar o nosso Sporting nesta luta contra o Sporting local, certos que basta ganhar, empatar ou perder por menos de 10 golos para o titulo ficar de novo com os reis da modalidade.

Força Sporting!

Rubrica: Especulações do defeso 4


Será que é desta???

Entradas confirmadas
- Rui Patrício (jun)
- Abel (Sp. Braga)

Entradas potenciais
- Ronny (Corinthians)
- Yannick (Corinthians)
- Miguel Veloso (Ol. Moscavide)
- Yannick Djaló (Casa Pia)
- Zezinando (jun)
- Daniel Carriço (jun)
- Fábio Paim (jun)
- Marco Caneira (Valência)
- Silvestre Varela (Vit. Setúbal)
- Selim Benachour (Vit. Guimarães)
- Marek Saganowski (Vit. Guimarães)

Saídas confirmadas
- Nelson
- Koke (Olympique Marseille)
- Ricardo Sá Pinto

Saídas potenciais
- Hugo
- Luís Loureiro
- Carlos Martins
- Nani (Real Madrid, Barcelona, Itália)
- Rudolph Douala (Middlesbrough, West Ham, França)
- Marco Caneira (Valência)

quinta-feira, maio 18, 2006

Rubrica: Especulações do defeso 3


Gracias Koke!!! Adios y buena fortuna.

Entradas confirmadas
- Abel (Sp. Braga)

Entradas potenciais
- Ronny (Corinthians)
- Yannick (Corinthians)
- Miguel Veloso (Ol. Moscavide)
- Djaló (Casa Pia)
- Zezinando (jun)
- Daniel Carriço (jun)
- Rui Patrício (jun)
- Fábio Paim (jun)
- Marco Caneira (Valência)
- Silvestre Varela (Vit. Setúbal)
- Marius Niculae (Standard Liège)
- Selim Benachour (Vit. Guimarães)
- Marek Saganowski (Vit. Guimarães)

Saídas confirmadas
- Koke (Olympique Marseille)
- Ricardo Sá Pinto

Saídas potenciais
- Rudolph Douala (Middlesbrough, West Ham, França)
- Nelson
- Marco Caneira (Valência)

quarta-feira, maio 17, 2006

Futebol: Análise Posição por Posição - Avançados

Para acabar a nossa análise posição por posição.... acabaremos com a dupla ofensiva utilizada no sistema de Paulo Bento, normalmente Liedson e Deivid, mas outras vezes Liedson e Sá Pinto, ou mesmo Liedson e Douala.

Será uma dupla que todos queremos ver-nos dar alegrias, se Liedson é consensual, Deivid não o será para todos, Douala pode estar de saída, Koke pode não ficar, Varela pode voltar, Paulo Sérgio não deve voltar, virá algum reforço?

Quem optavam por ter no plantel... 3, 4 ou 5 avançados? E quais? São as perguntas que vos proponho!

terça-feira, maio 16, 2006

Rubrica: Especulações do defeso 2

Entradas confirmadas
- Abel (Sp. Braga)

Entradas potenciais
- Ronny (Corinthians)
- Yannick (Corinthians)
- Miguel Veloso (Ol. Moscavide)
- Djaló (Casa Pia)
- Zezinando (jun)
- Daniel Carriço (jun)
- Rui Patrício (jun)
- Fábio Paim (jun)
- Marco Caneira (Valência)
- Silvestre Varela (Vit. Setúbal)
- Marius Niculae (Standard Liège)
- Selim Benachour (Vit. Guimarães)
- Marek Saganowski (Vit. Guimarães)

Saídas confirmadas
- Ricardo Sá Pinto

Saídas potenciais
- Rudolph Douala (Middlesbrough, West Ham)
- Nelson (Chelsea...LOL)
- Marco Caneira (Valência)

Futebol Internacional: A NOSSA SELECÇÃO!

Guarda-Redes: Ricardo, Quim, Bruno Vale;
Defesa Direito: Miguel, Paulo Ferreira;
Defesa Esquerda: Nuno Valente, Caneira;
Defesas Centrais: Fernando Meira, Ricardo Carvalho, Ricardo Costa;
Médio Defensivo: Costinha, Petit;
Médio Centro: Tiago, Maniche;
Médio Ataque: Deco, Hugo Viana;
Extremo Direito: Figo e Simão;
Extremo Esquerdo: Ronaldo e Boa Morte;
Avançados: Pauleta, Nuno Gomes, Postiga;

segunda-feira, maio 15, 2006

Futebol: Análise Posição por Posição - Médio de Ataque Centro

Para finalizar o meio campo cá está a posição mais adorada pela maioria :p a de camisola 10, o médio ofensivo por excelência...

Nesta posição podemos optar por Moutinho, Nani, Romagnoli, Martins... e algum reforço que possa cair aí...

Quem optavam por ordem de prioridade? Tenho saudades de um verdadeiro 10 desde o tempo do Balakov, lembram-se?

domingo, maio 14, 2006

Rubrica: Especulações do defeso 1

Ora bem...estamos na altura do defeso, altura de vender jornais e de ajustamentos nos planteis.

Como todos sabemos, nesta altura os clubes grandes contratam cerca de 3 jogadores por dia, para ficar tudo sem desmentido e ser esquecido 3 dias depois, quando já não faz manchete...

Assim, optei por escrever uma pequena rubrica sobre a "Especulação do dia" relativamente ás entradas (e saídas) do nosso clube...certamente todos os dias haverá novidades.

Espero a vossa opinião sobre elas...se são estapafúrdias, se seriam úteis e bem pensadas...and so on and so on....

A rubrica começa um pouco atrasada...já temos tido alguma converseta, por isso vamos actualizar-nos com os ultimos dias.

Hoje temos como especulação, Marek Saganowski, excelente ponta de lança do despromovido Vit. Guimarães...uma fantástica aquisição, no meu entender, que consta já estaria contratado pelo FCP (agora que vem a hipótese Sporting, mais rápidamente lá vai parar).

Nos dias anteriores tivemos como especulação diária o retorno de Marius Niculae (mto pouco provável a meu ver) e a contratação de Selim Benachour (também já li que estivesse a caminho do Benfica)

Entradas confirmadas
- Abel (Sp. Braga)

Entradas potenciais
- Silvestre Varela (Vit. Setúbal)
- Marius Niculae (Standard Liège)
- Selim Benachour (Vit. Guimarães)
- Marek Saganowski (Vit. Guimarães)

Saídas confirmadas
- Ricardo Sá Pinto

Saídas potenciais
- Rudolph Douala
- Nelson

:) Que começe o festival de nomes....por enquanto Varela (muito possível), Niculae, Benachour e Saganowski, digam-me de vossa justiça.

Futebol: Análise Posição por Posição - Médio Interior Esquerdo

Após análise do vértice direito do meio-campo na qual ficamos a saber que Sá Pinto não conta e Carlos Martins se não sair será o preferido da maioria para ocupar a posição, tendo como alternativa João Moutinho, João Alves, ou mesmo Nani, viramo-nos agora para o lado esquerdo do meio-campo leonino.

Nesta posição poderá jogar provavelmente um de 4, João Moutinho, Nani, Tello ou Romagnoli, é também outra posição que dificilmente receberá reforços, mas se houvesse quem contratavam?

Digam por ordem de preferencia quem gostariam de ver desempenhar esta posição 8 no nosso esquema táctico.

sexta-feira, maio 12, 2006

Futebol: Sá Pinto não renova!

Sá Pinto não vai renovar com o Sporting. é do Sporting, é um património nosso, e as portas para ele estão totalmente abertas, mas não no plantel profissional», afirmou o dirigente leonino na conferência que serviu para confirmar a renovação de contrato com o treinador Paulo Bento.

Soares Franco revelou ainda que Sá Pinto lhe havia manifestado intenção de continuar a carreira antes do jogo com o Rio Ave, para a 33ª jornada: «Eu enviei o assunto para a equipa técnica e para a SAD», esclareceu Soares Franco.

O juiz decidiu, está decidido, resta-nos acatar e respeitar a decisão e aplaudir quem quer que seja o nosso novo camisola 10.

Quanto a Sá Pinto não o esqueceremos...

Futebol: Amor à camisola

















Amor à camisola é algo que pouco se vê nos nossos tempos, poucos jogadores conseguem transmitir tal sentimento, agora e depois da saída de Beto... fala-se na saída de Sá Pinto e Carlos Martins...

Ao que parece podemos muito bem dispensar jogadores com amor à camisola, temos aí muitos assim não?

Oxalá não vire o Sporting um grupo de amigos... porque o Sporting é mais que uma equipa de futebol... é um clube cheio de história e sentimentos!

quinta-feira, maio 11, 2006

Futebol: ELE FICA!!!



Futebol: Análise Posição por Posição - Médio Interior Direito

Avançando no terreno e descaíndo um pouco sobre a direita aparece-nos a posição de médio interior direito como a próxima a ser analisada no esquema de Paulo Bento.

Várias opções podem ser utilizadas nesta posição, não sabendo eu a vossa opinião gostava que a partilhassem comigo, é uma posição onde podem jogar Moutinho, Carlos Martins, João Alves ou mesmo Sá Pinto se continuar, e será que virá mais alguém? Com tanta matéria prima penso que não será necessário, mas haverá algum junior ou emprestado pronto a brilhar nesta posição?

quarta-feira, maio 10, 2006

Futebol: Análise Posição por Posição - Médio Defensivo

Após umas semanas de ausência na análise posição por posição no intuito de dar uma maior tranquilidade aos nossos jogadores para as batalhas decisivas em Vila do Conde contra o Rio Ave e em Alvalade contra o Braga, ganhas por sinal, continuamos agora apartir de hoje a nossa rubrica, retomando apartir do meio-campo defensivo, na posição vulgarmente conhecida por trinco.

Nesta posição onde já passaram poços de força como Oceano e Vidigal e que é actualmente da pertença de Custódio e de Luís Loureiro passa-se muito do que é importante em campo, é a posição fulcral para equilibrios defensivos e ofensivos, grande parte do jogo começa e acaba aqui.

Não querendo julgar mas já julgando Custódio teve uma época abaixo das suas reais capacidades já demonstradas em anos anteriores, quanto a Luís Loureiro nunca conseguiu demonstrá-las, parece-me que é uma posição que precisa de reforço mas gostava de saber a vossa opinião.

Ficavam com Custódio e Loureiro? Saía algum deles? Iamos buscar alguém? Quem gostavam de contratar se fosse o mercado nacional o escolhido? Das equipas que desceram aproveitavam alguém para esta posição? E internacional? Alguma ideia?

terça-feira, maio 09, 2006

Futebol: Hoje Temos Boas e Más Noticias...

Hoje temos boas e más noticias. A boa é que segundo o jornal Record, Douala está no mercado e aguarda-se a melhor oferta para a saída definitiva deste excelente atleta, mas mediano futebolista. Depois do interesse real demonstrado pelo Middlesborough por várias vezes na época que agora termina, esperemos que o interesse neste jogador não tenha refreado e a nossa SAD ainda consiga realizar uma lucrativa operação.
A má é que segundo o mesmo jornal, Carlos Martins também se encontra nas mesmas condições. Ora aqui começam os equivocos tão tipicos da gestão desportiva recente (últimos anos) do nosso Clube. Senão vejamos, Carlos Martins é nesta altura, com Moutinho e Nani, um dos médio criativos mais talentosos e desiquilibradores da equipa. Como também sabemos, uma posilção cujas soluções alternativas não abundam no nosso plantel, significando por isso que a saír Martins, naturalmente obrigaria a uma entrada para re-equilibrar. Então preferimos vender o Carlos Martins, mesmo com todos os problemas de ordem fisica (conhecidos) e os de ordem disciplinar (desconhecidos) mas que foi formado no clube e é reconhecido todo o seu potencial; e ir para o seu lugar dar novo tiro no escuro num mercado cada vez mais reduzido em termos de jogadores com valia provada e certa para os valores (muito diminutos) e tipos de operação (empréstimos) que o orçamento anão da SAD permite disponibilizar?!
São apenas os primeiros sinais do que eu já temia antes do processo eleitoral (isto não é oposição, até porque votei FSF), continuação de uma má politica de Gestão Desportiva. Espero estar enganado...

segunda-feira, maio 08, 2006

Futebol: Breve resumo das 18 equipas da 1ª liga

1- FC Porto - Um plantel fortissimo e extenso, a entrada de Adriano e o ressurgimento de McCarthy fizeram do Porto de Co Adrianse uma equipa mais eficaz e assim deram-lhe um justo campeonato para o qual muito fizeram por merecer Hélton, Pepe, Paulo Assunção, Lucho González e Ricardo Quaresma.

2- Sporting - Após a entrada muito negativa com José Peseiro, Paulo Bento conseguiu unir a equipa e maximizar os pontos fortes e minimizar os fracos, lembram-se que sofriamos golos de bola paradas todos os jogos? Faltou mais opções e uma ponta de sorte no jogo do titulo. Excelente época de Ricardo, Tonel, Polga, Sá Pinto, Moutinho e Liedson acompanhados pela entrada em Dezembro de Abel e Caneira.

3- Benfica - Melhorou o plantel mas perdeu a coesão do grupo, tinha na união dos jogadores o ponto forte que Koeman estragou ao apostar em jogadores chegados e sem provas dadas, uma boa campanha na Liga dos Campeões não esconde o falhanço no campeonato, jogadores como Luisão, Petit, Simão e Nuno Gomes continuaram a ser os melhores.

4- Braga - Tinha um plantel vasto com um 11 de grande qualidade assente sobretudo na enorme coesão defensiva, a saída de Abel, Nunes e Jorge Luiz em Dezembro deitou parte da estratégia a perder, destacou-se pela positiva a produção de Paulo Santos, Nem, Andrés Madrid e João Tomás.

5- Nacional - Com um orçamento pago por todos os contribuintes esta equipa comandada por um treinador e um presidente que deixa muito a desejar mostrou qualidade da parte dos seus executantes, destacaram-se Avalos, Goulart, Miguelito e André Pinto numa carreira marcada pelo objectivo falhado de lutar pelos mesmos objectivos do Sporting.

6- Boavista - Um Boavista diferente dos últimos anos, o de Carlos Brito, com um melhor futebol mas com piores resultados, começou mal, melhorou bastante e acabou pior com 10 jogos sem ganhar o que inviabilizou a chegada a UEFA, no entanto, uma boa época para jogadores como Tiago, João Pinto ou Paulo Jorge.

7- União de Leiria - Jorge Jesus operou mais um milagre neste campeonato, de uma equipa amorfa com José Gomes conseguiu tornar uma equipa que lutou para vencer em qualquer campo acabando por fazer um campeonato tranquilo, destacaram-se Costinha, João Paulo, Fábio Felicio e Maciel.

8- Vitória de Setúbal - Uma primeira parte do campeonato sensacional com Norte de Matos marcada pelos salários em atraso permitiram ao Vitória fazer um campeonato tranquilo estreando o antigo jogador Hélio como treinador e atingindo a final da Taça de Portugal para defender o troféu conquistado na época anterior, destacaram-se na parte inicial do campeonato Moretto, José Fonte e Dembelé e na fase final Varela e Carlitos emprestados por Sporting e Benfica respectivamente.

9- Estrela da Amadora - Uma das surpresas deste campeonato, com um dos orçamentos mais curtos e com dificuldades extremas o Estrela venceu FCP e SCP e demonstrou que tinha armas para jogar em qualquer campo mostrando jogadores como Bruno Vale, Tony, Santamaria, Mauricio, Semedo e Manu.

10- Marítimo - Uma desilusão este Marítimo de Juca, Bonamigo e Ulisses, salvou-se nas últimas jornadas após muito sofrer e demonstrar que por vezes os milhões pouco fazem mais do que atrapalhar, destaca-se ainda assim Marcos, Van der Gaag, Wenio e Zé Carlos.

11- Paços de Ferreira - Com um futebol operário à imagem do seu treinador, este Paços de José Mota alternou o melhor com o pior mas não esqueçamos que tem um dos orçamentos mais baixos da liga e no entanto conseguiu mostrar Didi, Edson ou Júnior.

12- Gil Vicente - Do Gil se pode dizer que talvez seja a equipa mais defensiva de todos os campeonatos, não porque se limita a defender é certo mas porque opta por autocarros em quase todos jogos, no entanto e favorecendo os méritos a quem os tem, sabe defender e sabe contra-atacar e melhor que o Gil em bolas paradas não há ninguem, assim o atentam os golos marcados pelos centrais Marcos Antonio e Gregory a passes dos sempres talentosos Carlitos e Nandinho.

13- Naval - Uma equipa fraquissima que roubou pontos ao Sporting e ao Benfica, valeu-se sempre do espirito de luta para esconder as enormes fragilidades de um plantel que demonstrou não ter nível para a 1ª liga mas que conseguiu sobreviver muito graças a bons pormenores de Lito e Bruno Fogaça.

14- Académica - Com um treinador experiente e dado a batalhas deste tipo, a Académica voltou a sobreviver no entanto sem deixar de sofrer bastante, Nelo Vingada baseou o seu estilo de jogo numa defesa e num meio campo compacto e na acção do seu ponta de lança, Marcel na 1ª volta e Joeano na 2ª foram as figuras da equipa juntamente com Pedro Roma, Zé Castro e Roberto Brum.

15- Belenenses - Desilusão tremenda para os do Restelo, de um objectivo Europeu para uma 2ª liga, de Carvalhal a Couceiro, nada melhorou muito pelo contrário, o Belenenses entra para a história ao ser a 1ª equipa a descer dispondo do melhor marcador Meyong, além dele também Marco Aurélio, Amaral, Ruben Amorim se destacaram em tanta mediocridade.

16- Rio Ave - A mudança técnica no inicio da época fez com que o Rio Ave alterasse o seu processo de jogo e perdesse assim a identidade que dispunha com Carlos Brito, António Sousa não foi feliz e nem a sua saída fez alterar o caminho de uma equipa onde apenas Mora, Zé Gomes ou Gaúcho mostraram ter algum nivel superior.

17- Vitória de Guimarães - Excessivamente marcados pela campanha uefeira os vitorianos nunca se encontraram no campeonato nacional, com jogadores fabulosos na frente de ataque como Saganowski, Dário, Antchouet, Targino e Manoel, foram mesmo um dos piores ataques do campeonato, nem o apoio de Benachour e Wesley trouxe algo de positivo, nem as defesas de Nilson, ou a experiencia de Cleber, Rogério Matias ou Flávio Meireles, o Vitória foi uma decepção total e a culpa não pode ser só apontada a Jaime Pacheco e Vitor Pontes.

18 - Penafiel - Luis Castro merece uma menção de destaque, conseguiu não ser despedido mesmo somando so 15 pontos, quem perdeu pontos com o Penafiel? Destaques? Só mesmo o facto dos dourienses evitarem as goleadas à antiga, foram perdendo sempre por poucos.

Futebol: Sporting 1 x Sp. Braga 0 - Análise Individual

Ricardo - Segurissimo dando claras mostras de que o "frango" da semana passada não fez qualquer mossa na sua enorme confiança actual. Aliás, outra coisa não seria de esperar do nosso grande guardião. E atenção, caso a nossa Selecção, como espero, faça um grande Mundial, Ricardo deverá valorizar-se enormemente e... Isso veremos depois do Mundial.
Abel - Espectacular 1ª parte do nosso lateral direito. Rápido e com grande disponibilidade fisica para incursões ofensivas altamente desiquilibrantes, como é exemplo a subida que resulta num óptimo cruzamento ao 2º poste para um golo fabuloso de 1ª de Moutinho. Tem que ficar, até porque vale todos os cêntimos que tivermos que pagar ao Braga para o garantir.
Tonel - Seguro, confiante, joga simples. Forte no jogo aereo defensivo e ofensivo. Será que Scolari lhe vai dar a merecida prenda com a convocatória com a Alemanha?
Hugo - Certo a defender, não comprometeu absolutamente nada. Mereceu esta oportunidade pela sucessão de lesões que o têm massacrado nos tempos mais recentes.
Caneira - Parece que é certo o seu regresso a Valência e aí julgo residir um dos principais problemas na estruturação do plantel para a próxima temporada. Já que com Caneira a equipa dispunha de um lateral que defensivamente anulava sem problemas o seu adversário directo, ajudava ainda a fechar muito bem no meio quando era necessário e ainda era importantissimo na segurança defensiva das bolas paradas. Depois, comoontem vimos a espaços, ainda tem capacidade para subir no terreno e criar desiquilibrios, como por exemplo cruzamento milimétrico para o falhanço incrivel de Deivid de cabeça ao 2º poste. Alternativas, a natural não seria Paíto?!
Custódio - Ontem esteve bastante mais dominador na sua zona de acção, logo com adversários de reconhecido arreganho na sua área, como Andrés Madrid. Fiquei com a sensação que a espaços procurou até arriscar um pouco mais ofensivamente, indo um pouco mais além do seu jogo de passe curto e certo. Infelizemente para ele e para o Sporting, não foi uma boa época deste nosso promissor médio defensivo.
Tello - Mais um excelente jogo do chileno a dar sequência ao realizado em Vila do Conde. Apenas a melhorar o enquadramento da sua capacidade rematadora, com a sua posição no terreno em termos de distância face á baliza. Aquela "cartola-p'ro-Sol" do meio-campo ao Paulo Santos, seria certamente o golo do Ano!
Nani - Muito intermitente. Se a qualidade está lá e não engana, já a regularidade e a produtividade das suas acções oscila bastante. Fará no entanto tudo parte do seu processo de evolução natural enquanto jogador muito jovem em afirmação clara no Sporting e no futebol português. A rever com muita curiosidade na próxima época e em particular na Champions.
Moutinho - Grande golo, grande atitude, grande qualidade técnica, grande visão de jogo, grande capacidade táctica. É neste momento, sem qualquer dúvida, o nosso jogador mais valioso. Importa segurá-lo o mais possivel e conferir-lhe já o estatuto que já conquistou no Sporting - CAPITÃO.
Deivid - Subiu de rendimento neste final de campeonato, mas ainda está longe do jogador que vi jogar na Tv pelo Santos quando foi campeão brasileiro. Se a qualidade técnica está lá, já o arranque, a mudança de velocidade, não. Isso só lá vai com mais trabalho e com um pré-época a 100% e a todo o gás. Será que Deivid está disponivel para tal?!
Liedson - Não acaba a Liga no seu melhor momento, claramente condicionado por problemas musculares que como sabemos fazem miséria nos atletas profissionais. Só existe uma forma de os curar é com repouso absoluto e isso, só agora Liedson poder ter. Espero que aproveite bem as merecidissimas férias e regresse melhor que nunca para abraçar com o profisionalismo que se lhe reconhece a nova época.
Miguel Garcia - Espectacular entrada em campo com várias intervenções de grande qualidade quer defensivamente, quer ofensivamente, onde esteve á beira de fazer o 2x0 num desvio de cabeça ao 1º poste que passou a milimetros do poste da baliza de Paulo Santos. Muito bom trabalho!
João Alves - Entrou para garantir a superioridade numérica no meio campo e não comprometeu. Também não fez nada de significativo. Será que deve ter nova oportunidade, e ficar no plantel para a próxima época?
Douala - Espero sinceramente que tenho sido a despedida do camaronês de Alvalade. Camaronês por camaronês, que venha Meyong já! Caso não o vão buscar, o Sr. Nuno não o deixará por lá muito mais tempo. E afinal, foi "só" o melhor marcador da Liga.
Apenas uma palavra para as equipas despromovidas, é que na minha opinião a despromoção acabou por não ser justa. Senão vejamos, se Penafiel foi a pior equipa da Liga e está certissima a sua descida, O Rio Ave também jogou muito pouco e também se aceita, já os outros acompanhantes no processo tenho mais dúvidas. O Vitória porque com o plantel disponivel, fez 2 péssimas escolhas de treinadores e pagou por isso. O Belenenses porque também tinha bons jogadores e decidiu muito prematuramente despedir o treinador que tinha estruturado o plantel, ainda por cima para ir buscar um Especialista em Enterrar equipas como Couceiro, o resultado não puderia ser outro. No entanto, a dizer em abono da verdade que a Naval jogou muito pouco e merecia a despromoção e o próprio Paços passou por fases de muito pouco futebol apresentado e também não ficaria de todo mal enquadrado na Liga de Honra. De qualquer forma, Vitória e Belenenses jogaram mais e melhor (com menos resultados é certo) que Naval e Paços e não mereciam por isso o caminho que seguiram.

domingo, maio 07, 2006

Futebol: SPORTING NA CHAMPIONS LEAGUE...

O Sporting conseguiu assegurar o 2º lugar no campeonato e consquente entrada directa na fase de grupos da Champions League, após uma espectacular 2ª volta onde apenas perdeu frente ao FC Porto, o Sporting consegue assim um lugar honroso na tabela que lhe permite estar entre os maiores da Europa.

Futebol: TODOS A ALVALADE (Sporting-Braga às 18h30)

É um jogo dificil em que teremos que ter calma e não enervar, a pressão está no lado dos vermelhos, não dos de Braga de certo mas dos de uma das freguesias com mais Sportinguistas da cidade de Lisboa, o Sporting esse precisa de tranquilidade para jogar o futebol que tanto nos habituou e demonstrar a classe que tem, o Braga esse tem uma excelente equipa que irá lutar pela vitória, mas nós, adeptos, temos obrigação de apoiar a equipa do inicio ao fim, porque é nestas alturas que se vê quem realmente está com o clube, se fosse uma festa do titulo de certo estariam lá todos, fariam filas para bilhetes, mas é hoje que tem todos que demonstrar que estão com o Sporting, façam um sacrificio e vão...

...TODOS A ALVALADE... o SPORTING PRECISA DE NÓS!

sexta-feira, maio 05, 2006

Futebol: LIEDSON

Liedson... "um jogador vulgar"... Luis Filipe Vieira - 5/5/2006

PS: Pensava eu que o levezinho já tinha mandado calar a capoieira toda mas parece que vai ter que calar de novo, oh liedson meu... toca a marcar ao Braga para ganhares a bota de prata e meteres o grande galo supremo lfv a ver navios!

quinta-feira, maio 04, 2006

Futebol : Convocados Selecção Sub-21

Vejam lá se precisamos de contratar grandes reforços para a próxima época...deixo a lista de convocados para o estádio da selecção nacional de Sub-21

Académica de Coimbra: José Castro
Boavista: Diogo Valente
Bolton Wanderers: Ricardo Té
Feirense: Semedo
Estrela da Amadora: Bruno Vale
Belenenses: Paulo Sérgio e Rolando
Marítimo: Filipe Oliveira e Nuno Morais
CSKA Sofia: Furtado
Penafiel: Bruno Amaro
FC Porto: Paulo Ribeiro e Pedro Ribeiro
Gil Vicente: João Pereira
PAOK FC: Daniel Fernandes
Portimonense: Ruben Fernandes
Roosendaal: Edgar Marcelino
Benfica: Manuel Fernandes e Nelson
Sporting: Custódio, João Moutinho e Nani
U. Leiria: Lourenço

Contem lá os jogadores que estão a Bold...30% da selecção é composta por jogadores do Sporting...o futuro é nosso.

terça-feira, maio 02, 2006

Futebol: VALE TUDO PARA AFASTAR O SPORTING DA CHAMPIONS LEAGUE

A Comissão Disciplinar da Liga Portuguesa de Futebol Profissional instaurou um processo disciplinar a Tonel e Nani, jogadores do Sporting, na sequência de uma «participação apresentada pelo Conselho Nacional Antidopagem, por alegado incumprimento do estabelecido no artigo 4.º do Regulamento do Controlo Antidopagem, aquando da acção de controlo anti-doping efectuado no final do jogo Sp. Braga-Sporting».

O encontro, realizado a 7 de Janeiro e referente à 17ª jornada da Liga 2005/06, terminou com a vitória da formação bracarense, por 3-2. Tonel e Nani foram titulares e alinharam durante todo o tempo de jogo. Aqui fica a transcrição, na íntegra, do Artigo 4º do Regulamento do Controlo Antidopagem:

«Artigo 4.º

Tratamento médico dos atletas

1. Todos aqueles que actuem no âmbito do sistema desportivo, nomeadamente os profissionais de saúde, devem, no que concerne ao tratamento médico de praticantes desportivos, observar as seguintes regras:

a) Não recomendar, não prescrever nem administrar medicamentos que contenham substâncias dopantes, sempre que os mesmos possam ser substituídos por outros que as não contenham;
b) Não recomendar, não prescrever nem colaborar na utilização de outros métodos considerados dopantes;
c) Se tal não for possível, em função do estado de saúde do praticante e dos produtos, substâncias ou métodos disponíveis para lhe acorrer, informar o praticante, a organização desportiva em que este esteja integrado e o Conselho Nacional de Antidopagem de que o medicamento prescrito ou administrado contém substâncias consideradas dopantes ou de que foi aconselhada a utilização de um método de tratamento tido como dopante.

2. O não cumprimento das obrigações prescritas no número anterior pelas entidades aí referidas não constitui, só por si, causa de exclusão da eventual culpa do praticante desportivo, sem prejuízo na responsabilidade penal, civil ou disciplinar em que aquelas incorreram.

3. A violação das obrigações referidas por parte de um médico ou farmacêutico será obrigatóriamente participada às respectivas Ordens.»

Futebol: Paulo Bento responde á letra a mais uma infelicidade do Señor Koeman

“Mas Koeman tinha alguma televisão no banco?”, foram as palavras de Paulo Bento em resposta ás atuardas lançadas pelo Ronald no seu jeito bem apalhaçado de simbolo publicitário de uma conhecida marca de Hamburgers. Para continuar demarcando-se desse estilo a roçar o desespero de uma época frustrante, com um "Nem me preocupo” com os jogos do Benfica.
Já agora, fica aqui também esta frase emblemática de Danielson do Rio Ave também em resposta ao mesmo CuHomem "Quando o Liedson fez o que quis da defesa do Benfica na Luz, não falou em comédia ou colocou em causa o profissionalismo dos seus jogadores."
Mister Koeman, fica o conselho: retrate-se com urgência!

segunda-feira, maio 01, 2006

Futebol: Rio Ave 1 x Sporting 3 - Análise Individual

Ricardo - Espectacular intervenção a remate fortissimo de Evandro no inicio do jogo, e deixava no ar a ideia de que seria mais um jogo em que guardaria a sua baliza inviolada. Puro engano, afinal a infelicidade bate á porta de todos. Que pato! Quase relançava o Rio Ave no jogo.
Miguel Garcia - Se podemos dizer que defensivamente a equipa não perdeu com a troca por Abel (castigado), já ofensivamente não existe qualquer comparação possivel. No entanto, demonstrou que pode e deve ser a 2ª opção natural para aquela posição sem comprometer.
Tonel - Bom jogo do nosso Central. A caminho do Mundial... será?
Polga - Corte de grande nivel na 2ª parte face a remate forte de avançado do Rio Ave em plena área, é apenas um exemplo de uma exibição de alto nivel.
Caneira - Apenas regular, já que ofensivamente aventurou-se pouco ou nada.
Custódio - Continua a demonstrar alguma dificuldade em impôr-se no meio-campo defensivo. Muitas bolas divididas perdidas, insiste e persiste em jogar curtinho e para trás apenas. De positivo a sua grande leitura táctica que lhe permite estar sempre no sitio certo para garantir os equilibrios. Terá que melhorar muito na próxima temporada.
Moutinho - Excelente jogo do nosso médio. Maturidade, disponibilidade fisica, qualidade técnica, espirito de luta e entrega interminavel ao jogo. Moutinho para Capitão de equipa na próxima época!
Nani - Bom golo e óptima exibição enquanto esteve fisicamente bem. Manifesta problemas óbvios em aguentar os 90 minutos. Terá que trabalhar mais e melhor a sua componente fisica para poder definitivamente explodir todo o virtuosismo do seu futebol.
Tello - Pessoalmente, pareceu-me a melhor exibição da nossa equipa. Na sua posição natural de médio esquerdo, teve a oportunidade que já merecia e soube agarrá-la. Ainda ajudou muito Custódio no miolo na 2ª parte, demonstrando também muita entrega e espirito de luta. Pena Candeias lhe ter negado o golo tão merecido já nos instantes finais. Espero que esta titularidade seja para manter para a última jornada.
Deivid - Muito boa 1ª parte. O seu toque de bola não engana. Aguma debilidade fisica que não posso deixar de classificar de preocupante, já que não me parece decorrente do final de temporada, mas sim de alguma falta de... trabalho. A corrigir por Paulo Bento certamente.
Liedson - Voltou a marcar e mais um golo tipico seu. Rapidez de execução e bola no viveiro! E vão 15, e está só a 1 de Meyong e a 2 de revalidar o titulo de melhor marcador da Liga. Seria bem merecido! Especialmente depois de assistirmos ás dificuldades manifestas por inferioridade fisica naquela coxa direita, para poder ajudar a equipa e colocar em campo o seu futebol. Nota máxima em Dedicação e Profissionalismo.
Douala, Hugo e João Alves - Não deu para ver nada de nenhum deles. Talvez de Hugo ainda tenha dado para ver uma fifiazinha, mas nada de grave.
Paulo Bento - Importa neste espaço, seguindo a lógica de critica que aqui presenteei o nosso técnico após o jogo anterior, desta feita o elogie. Surpreendeu claramente o Rio Ave, com o esquema apresentado. Ontem colocou a equipa num 4x4x2 diferente, mais rigido. Com Nani bem colado á direita, Tello bem colado á esquerda e Moutinho e Custódio no centro. Essa ocupação dos corredores permitiu o comando inicial do jogo com sucessivos cruzamentos para a área e jogadas de perigo iminente para a baliza contrária. Excelente exemplo é a ruptura em profundidade de Nani para o 1º golo. Melhor que alterar o esquema é demonstrar claramente que esta alteração foi muito e bem trabalhada.
Continue o bom trabalho, Mister Paulo Bento!

sábado, abril 29, 2006

Eleições: Filipe Soares Franco sucede a Filipe Soares Franco

Aqui ficam os resultados oficiais do altamente participado processo eleitoral do nosso SPORTING CLUBE PORTUGAL:

Conselho Directivo (presidente: Soares Franco)
Lista A, 74,2%
Lista B, 25,3%
Lista C, 0,6%

Assembleia Geral (presidente: Rogério Alves)
Lista A, 74,7%
Lista B, 24,3%
Lista C, 1%

Conselho Fiscal (presidente: Agostinho Abade)
Lista A, 74,3%
Lista B, 25%
Lista C, 0,6%

Conselho Leonino
Lista A, 74,5% (37 membros)
Lista B, 25,5% (13 membros)

Pede-se agora a UNIÃO de todos os verdadeiros Sportinguistas em torno do Projecto vencedor (se não formos afastados por esse mesmo projecto ?!), porque só assim podemos ter um clube mais ganhador e cada vez mais sustentado financeiramente.

VIVA O SPORTING!

sexta-feira, abril 28, 2006

Mundo Sporting: ELEIÇÕES

Trata-se de hoje do dia D para o futuro do Sporting, serão hoje as eleições para os corpos sociais do Sporting Clube de Portugal, as alternativas são conhecidas e depois de uma longa campanha onde todos apresentaram as suas ideias cabe-nos a nós sócios do Sporting escolher entre:

A - Filipe Soares Franco
B- Sérgio Abrantes Mendes
C- Guilherme Lemos

Eu provavelmente não irei votar por não me rever em nenhum dos candidatos e vocês votam em quem?

quarta-feira, abril 26, 2006

Obrigado Sá!!!


Aconteceu o previsível...já se andava a cozinhar algo semelhante, com o processo na liga, devido ao "ambiente terrorista" que o Nacional da Madeira teve em Alvalade, mas afinal, bastou um árbitro assistente (carinhosamente chamado de boi de linha) ter os ouvidos mais sensiveis, para o nosso capitão levar o castigozito da ordem e acabar a carreira mais cedo.

Aconteceu a Sá o que aconteceu a Pedro Barbosa...expulsão na despedida em Alvalade...expulsão por palavras...muito sensiveis são os ouvidos dos srs. do apito quando nos visitam...

Sá Pinto não voltará a jogar em jogos oficiais (até pode ser despenalizado no inicio da próxima época, não era uma situação nova...), agradecemos toda a entrega do nosso capitão, a bandeira do nosso clube e esperamos que os restantes colegas tenham aprendido alguma coisa com ele, em termos de entrega e dedicação pelo clube.

Tenho a convicção que o colega que o vai substituir nos próximos dois jogos, vai ser uma grande mais valia na conquista dos pontos que nos levarão à Champions League.

Força Sá, boa sorte para o teu futuro, preferencialmente de verde e branco.

segunda-feira, abril 24, 2006

Futebol: Sporting 0 x Naval 0 - Análise Individual

Ricardo - Desta vez não escapou ao desnorte da equipa no final da partida. Acabou por não comprometer.
Abel - É forçoso que a equipa arrisque mais pelo lado direito do ataque onde este lateral demonstra uma apetência e disponibilidade constantes para criar desiquilibrios. Na 2ª parte, teve um papel decisivo na melhoria do futebol apresentado.
Tonel - Excelente jogo do nosso central. Imperial no jogo aéreo, pena não ter conseguido concretizar um fantástico cabeceamento na 1ª parte que teria facilitado tudo. A bola passou a escassos centimetros do poste.
Polga - 1ª parte com algumas falhas a fazer lembrar os seus velhos tempos de intranquilidade, felizmente subiu de produção e estabilizou no jogo. Já fez melhores exibições em jogos anteriores.
Caneira - Impressionante regularidade deste jogador. É daqueles que nunca joga mal. Não lhe peçam é para ser, como Abel, um extremo em momento ofensivo, porque simplesmente não tem essas caracteristicas.
Custódio - Faz pena. Está num péssimo momento de forma. Agora deu em jogar apenas com passes curtos, certos e de preferência para trás. Assim, é muito insuficiente. Na 2ª parte, teve que ser Moutinho a vir fazer a transição, porque caso contrário continuariamos emperrados como na 1ª parte. Tem que fazer mais, caso contrário, arrisca-se a que a sua posição na próxima época seja uma prioridade na re-estruturação do plantel.
Moutinho - Outro que não sabe jogar mal. Tem, no entanto, que pegar mais na bola, mesmo quando o jogador que supostamente a deveria entregar, demite-se de o fazer. Subiu muito de produção na 2ª parte, já para patamares de excelência.
Carlos Martins - Foi simplesmente o melhor jogador (com Tonel) da equipa na 1ª parte. Perdida incrivel na cara de Wilson Júnior depois de uma jogada inspiradissima com Liedson. De uma vez por todas, Paulo Bento tem que explicar claramente a razão destas constantes e inexplicáveis (para nós adeptos) substituições de Carlos Martins. Será que está provado para o corpo técnico que só dura 45 minutos?
Romagnoli - Não pode jogar com Martins em simultaneo. Ocupam os mesmos espaços, desmarcam-se para as mesmas zonas - não dá! Pior ainda, é que o argentino está longe de se adaptar ao ritmo do futebol europeu e acaba por se esconder do jogo. Será que seria a altura certa para arriscar a titularidade de Pipi, deixando Nani no banco? Sinceramente, Sr. Paulo Bento...
Sá Pinto - O que vou dizer não é politicamente correcto, muito menos desportivamente correcto, mas aquele assistente estava a pedir um murro na tromba. Nunca em mais de 20 anos de ver futebol, tinha assistido a uma atitude tal de auxiliar. Aquela expressão com que ordenou ao árbitro principal que explusasse o nosso grande Capitão, não merecia outra retribuição. até porque vejamos, Sá pode ter terminado ali a carreira e por isso, não tinha nada a perder. O Boi esse, saía marcadinho, como uma verdadeira besta que é. Prejudicou propositadamente o Sporting em vários lances, fez o que poude para que o Sporting não marcasse, nem sequer criasse perigo.
Liedson - Não está em condições fisicas para poder render 50% do que já nos habituou. Mesmo assim, grande entrega ao jogo, e sempre perigoso.
Deivid - Então Sr. Paulo Bento Deivid não é titular desta equipa porquê? A sua capacidade técnica obriga só por si a uma titularidade automática, face á ausência de outras opções válidas. Grande entrada em jogo, e fantástico apontamento naquele remate de moinho para grande defesa de Wilson Júnior. Agora, continuem a criticá-lo que é para ver se acabam por o mandar embora no final de temporada numa lógica de controlo de custos salariais, e depois é acompanhar e vê-lo brilhar noutras paragens. É sempre assim no Sporting!
Nani - Mais uma excelente entrada no jogo. Estonteante no drible, poder de remate, vontade e capacidade de ter a bola. Tudo o que era preciso para a equipa melhorar.
Douala - Se é extremo e rápido, expliquem-me por favor, porquê de ir para o centro do terreno com a bola onde existem mais ajudas defensivas, em vez de procurar a linha para meter velocidade e pode jogar apenas contra um defensor. Irra, que é burro!
Paulo Bento - Péssimo 11 apresentado de inicio. Já devia perceber que não estamos em tempo de inventar e fazer experiências. Romagnoli ainda não demonstrou nada para ser titular, Deivid é óbvio, bem como Nani. Carlos Martins só por 45 minutos? Sá Pinto não sai porquê?
Tem toda a razão quanto á arbitragem, pena é que é sempre o único a falar! Vá lá, parece que desta vez, Soares Franco também falou sobre o assunto dando voz á revolta que todos os sportinguistas devem sentir nesta altura. Discutir com o Benfica a esta distância pontual uma posição, só podia dar nisto. Estão a fazer-nos a cama, resta saber se nos vamos pacificamente deitar nela e vamos assitir impávidos ao Benfica ter entrada directa na Champions da próxima época...

domingo, abril 23, 2006

Futsal: SPORTING VENCE TAÇA DE PORTUGAL após vitória 9-5 frente ao Benfica














Em última hora o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL venceu a formação lisboeta do Sport Lisboa e Benfica por uns expressivos 9-5 e conquistou a TAÇA DE PORTUGAL disputada na final-four de Coimbra.

Os nossos parabéns a todos os que contribuiram e acreditaram no exito desta equipa.

Só um desejo... quero vê-los hoje no intervalo do Sporting-Naval...

Futebol: Hoje pode ficar tudo decidido no Acesso Directo à Champions...


O embate desta noite com a Naval pode praticamente definir a nossa entrada directa na Champions do próximo ano. Sim, estou a contar que o Benfica não vai conseguir levar de vencida o Nacional na Choupana, e também estou a contar com uma natural vitória do nosso clube face a uma das mais débeis equipas da nossa Liga. Se juntarmos á debilidade da Naval ainda o facto de ter de se deslocar a Alvalade vitimada por uma autêntica razia quer por lesões quer por castigos, então algo menos que a vitória nesta partida será um fracasso inaudito.
Penso aliás que chegou a altura de responsabilizarmos um pouco mais o nosso grupo de trabalho. Desde que Paulo Bento tomou conta da equipa que toda a massa adepta decidiu e muito bem, dar tempo e margem de manobra ao grupo de trabalho. Este foi retribuido com uma espectacular série de vitórias consecutivas, terminando apenas com o desaire frente ao justo Campeão Nacional FCP. Mas, seria totalmente infrutifera esta 2ª volta maravilha terminar com um desatroso 3º lugar. Não que o desastre do inicio de época permitisse sonhar com outro objectivo.
Portanto, chegou a altura de todo o grupo de trabalho provar que continuam concentrados, focalizados no objectivo importante ainda a atingir, até como forma de colocar em sentido os já Campeões de que na próxima temporada cá estaremos novamente para lhes morder os calcanhares, numa luta que perspectivo titânica. Mas, sobre a próxima época falaremos a seu tempo. Para já, é para GANHAR!

sábado, abril 22, 2006

Futebol: Paíto - Um diamante por lapidar


Como é possivel que todo o talento "bruto" deste atleta seja tão displicentemente desperdiçado por um clube que continua sem ter (perspectivando-se a saída quase certa de Caneira) uma alternativa para a titularidade neste posto especifico de lateral esquerdo?!
Penso que é tempo de começar a pensar (ou re-pensar) o acompanhamento que é feito aos jovens que saem em quantidade e qualidade da Academia e o seu enquandramento no futebol profissional de mais alto nivel. Começam a ser muitos os casos de grandes talentos totalmente desaproveitados exactamente pela falta de oportunidades e sobretudo de um último trabalho de aperfeiçoamento táctico e técnico das suas capacidades no sentido de obter um amadurecimento do seu futebol. Será que necessitamos de ter Arsene Wenger como treinador principal do Sporting para que se comecve a prestar a devida atenção a estes jogadores iminentemente talentosos, mas que acabam por passar ao lado de grandes carreiras no futebol profissional. Falei em Arsenal, e que melhor exemplo que outro lateral morfologicamente muito semelhante a Paíto, o costa-marfinense Eboué?
Será que Paulo Bento, tendo transitado dos juniores, estará particularmente atento para esta realidade? Será que na nova estrutura dirigente do futebol resultante do processo eleitoral em curso, existirá uma preocupação especial com estes jogadores?
É que entretanto, Paíto, Edgar Marcelino entre outros, vão sendo incrivelemente desaproveitados por uma ou outra lacuna que exibem no seu jogo, mas que afinal cabe ao corpo técnico do clube suprir.

sexta-feira, abril 21, 2006

Futebol: Análise Posição por Posição - Defesas Centrais

Antes de um fim de semana futebolisticamente importante acabamos a nossa análise sectorial com o posto especifico de defesa central, posição a qual ocupa 2 lugares na nossa estrutura habitual.

É consensual que Tonel e Polga tem se cotado como uma bela dupla, após muita turbulência no sector recuado, e após a saída de Beto e Semedo, a re-entrada de Hugo no plantel, bem como a entrada de Caneira o qual viria a ser encostado a esquerda, o actual lote de centrais encontra-se reduzido a Tonel, Polga e Hugo, aos quais se pode juntar como opções de recurso Caneira e Miguel Garcia.

Qual a vossa ideia para centrais no Sporting na próxima época? Tonel para ficar? Polga chegaremos aos valores pedidos? Hugo é para manter? Vamos contratar mais alguém? Quem gostariam de ter no plantel?

Tonel - 26 anos - português formado nas escolas do FC Porto, passagem por Académica e Marítimo, internacional sub-21.

Polga - 27 anos - brasileiro formado nas escolas do Grêmio de Porto-Alegre, internacional A pelo Brasil, Campeão do Mundo em titulo.

Hugo - 29 anos - português formado nas escolas do Sporting de Braga, passagem por Sampdoria.

quinta-feira, abril 20, 2006

Futebol: Análise Posição por Posição - Defesa Esquerdo

Sendo aceite por maioria que Ricardo, Abel e Miguel Garcia devem-se manter no plantel constatamos até ao momento a falta de 2 gr's, agora iremos debruçar-nos sobre uma posição em que de certo haverá dúvidas redobradas.

Falo da lateral esquerda do nosso grandioso clube, após a saída de Rui Jorge não mais o Sporting conseguiu encontrar um lateral indiscutivel, passaram pela posição, Tello, Paíto, Edson, André Marques e até Polga vejam bem...

No entanto em Janeiro chegou Caneira que venceu e convenceu, no entanto Caneira tem um enorme problema o seu custo... será que o Sporting consegue negociar com o Valência? será que o próprio Caneira está com vontade de continuar num campeonato onde infelizmente a verdade desportiva é nula e os jogadores do Sporting são perseguidos?

Penso que seria consensual a manutenção de Marco Caneira mas acreditam que fique? E Tello será de novo sacrificado numa posição que realmente não é a sua? Será o ano de André Marques? Haverá prolongamento de contrato para Paíto? E Valdir terá oportunidade? Será que é um jovem brasileiro que já treina na Academia a disputar o lugar?

Eu não sei... e vocês que acham?

Marco Caneira - 26 anos - português emprestado pelo Valencia e formado nas escolas do Sporting, passagem por Salgueiros e Beira-Mar por empréstimo do Sporting, e passagens por Reggina, Benfica, Bordéus e Valencia, internacional A por Portugal.

Rodrigo Tello - 26 anos - chileno formado nas escolas da Universidade do Chile, internacional A pelo Chile.

André Marques - 18 anos - português formado nas escolas do Sporting.

quarta-feira, abril 19, 2006

Futebol: Análise Posição por Posição - Defesa Direito

Após analisarmos a situação dos Guarda-Redes do Sporting pudemos verificar que a maioria dos bloggers até ao momento sancionaram a continuidade do titular da Selecção Ricardo e a saída dos dois suplentes Tiago e Nélson, frisou-se também a possivel aposta em elementos vindos da formação como o já veterano Nuno Santos ou miudos como Mário Felgueiras ou Rui Patricio.

Hoje iremos discutir um pouco a situação da lateral direita leonina, após ano e meio de Rogério na posição alternando com Miguel Garcia, tivemos que ir recorrer ao empréstimo de Abel ao Braga para suprir a saída do brasileiro.

De modo geral a maioria das pessoas parece estar satisfeita com Abel, já Miguel Garcia não recolhe tanta simpatia apesar de ser um dos nossos produtos de Academia e ser para sempre o herói de Alkmaar.

Abel - 27 anos - português emprestado pelo Sporting Clube de Braga, formado nas escolas do FC Penafiel, passagem pelo FC Penafiel, Vitória de Guimarães e Sporting de Braga.

Miguel Garcia - 23 anos - português formado nas escolas do Sporting, internacional sub-21.

A decisão agora é vossa... contratavam Abel? mantinham Miguel Garcia? Apostavam na saída de algum? Contratavam quem?

terça-feira, abril 18, 2006

Futebol: Análise Posição por Posição - Guarda-Redes

Praticamente em fim de época e numa altura em que se começam a definir planteis, apresento hoje uma rubrica que espero que tenha interesse e a colaboração de todos.

A rubrica trata-se da avaliação ao plantel por posições e aí conto com a vossa opinião para avalizar a continuidade de atletas, a promoção de jovens, o recurso aos nossos emprestados e as possiveis contratações.

Começo pela posição nº 1, a de guarda-redes, sabendo que um clube como o Sporting precisa de 3 atletas para este posição espero a vossa opinião para quem devam ser os 3 magnificos que usam a camisola que um dia foi de Vitor Damas, indiscutivelmente o melhor guarda-redes português de sempre.

São 3 os guarda-redes actuais do Sporting Clube de Portugal:

Ricardo - 30 anos - português formado nas escolas do Montijo, passagem pelo Boavista, internacional A por Portugal.

Nélson - 30 anos - português formado nas escolas do Torreense, internacional A por Portugal.

Tiago - 31 anos - português formado nas escolas do Lourinhanense, passagem por empréstimo no Estrela da Amadora.

domingo, abril 16, 2006

Futebol: Quando se dá 45 minutos de avanço ao adversário... Sporting 0 x Estrela 0 - Análise Individual

Ricardo - Mais uma exibição tranquila, demonstradora do seu bom momento de forma actual. Pena que continuem a existir algumas "aves raras" sob a forma de comentadores televisivos que insistam e persistam em encontrar erros onde manifestamente não existem. Mas, já todos percebemos a lógica de parcialidade destes sujeitos e por isso nada há a fazer excepto lamentar. E depois dos jogos de ontem á noite, ficaram todos contentinhos...
Abel - Boa exibição do nosso lateral, embora como toda a equipa tenha oscilado entre uma 1ª parte paupérrima e uma 2ª mais bem conseguida. No entanto, é justo dizer que mesmo na 1ª foi dos mais inconformados, procurando sempre causar desiquilibrios ofensivos.
Tonel - Providencial na 2ª parte num lance em que pressionou muito bem o avançado do Estrela que se preparava para fazer a recarga a uma defesa incompleta de Ricardo. Também esteve muito atento, em especial na 1ª parte, em que o meio-campo não segurava a bola e o adversário aparecia na sua zona com a bola controlada e em velocidade. Dobrou muitas vezes o lateral Abel, sempre com muito acerto face a uma velocista como Semedo. Aquele passe para... o adversário naquela zona do terreno, não pode simplesmente voltar a acontecer.
Polga - Tranquilidade e confiança, apesar de durante a 1ª parte ter sentido alguma dificuldade face á velocidade do jogo do Estrela e um falhanço nada habitual nestes últimos jogos, em que permitiu a antecipação de cabeça a Bevacqua que atirou por cima. Subiu de rendimento na 2ª parte para patamares mais condizentes com a valia que tem vindo a demonstrar nesta 2ª volta.
Caneira - Certo a defender e com poucas possibilidades de se aventurar pelo seu flanco.
Custódio - Uma 1ª parte para esquecer rapidamente. Nesse periodo não assumiu a 1ª fase de transição, não ocupou devidamente os espaços que permitissem uma pressão mais eficaz, mais alta no campo. Subiu de rendimento na 2ª parte (só podia!) e aí comandou as operações no centro do terreno.
Nani - Má exibição do nosso jovem talento. Pede-se que jogando a médio saiba segurar a bola, temporizar, passar mas nunca jogar um-contra-um em zonas onde estará logo á partida destinado a perder a bola, face á densidade de jogadores adversários e pior ainda pode desencadear contra-ataques perigosos do adversário. Insisto com a minha opinião pessoal, de que Nani não tem caracteristicas de médio, muito menos neste esquema de losango a caír para um dos lados. Quanto muito no vértice mais ofensivo.
João Alves - Voltámos a ter o jogador receoso, inseguro que já nos habituou com a nossa camisola. Exceptuando o jogo com o Penafiel, João Alves teima em pedir a guia de marcha com o temor que demonstra em envergar a camisola mais linda do mundo.
Moutinho - Foi dos menos maus na 1ª parte em que o naufrágio do meio-campo foi mais do que evidente. Tentou sempre, muitas vezes esforçadamente e desacompanhado. Melhorou na 2ª parte, mas é forçoso que se intensifique o diálogo com Paulo Bento para que ele perceba (e nós adeptos também) se é suposto ele contribuir para a 1ª fase de transição recuando muito, ou se pelo contrário deverá ficar mais avançado para poder estar em condições de fazer o último passe ou desmarcações em ruptura na defesa contrária. As 2 coisas durante todo o jogo, acabam por não resultar nenhuma delas.
Koke - Começou bem encontrando com os seus deslocamentos laterais preferidos para a direita algum espaço para tirar vários cruzamentos, mas o Estrela rapidamente corrigiu o posicionamneto da sua defesa e por e simplesmente acabou com as veleidades do espanhol. Uma boa assistência em esforço a colocar Liedson na cara de Bruno Vale é insuficiente para qualificar de positiva a sua exibição.
Liedson - Não está a 100%! É mais do que óbvio que está a jogar muito condicionado. Arranques rápidos não estão lá. Não consegue dividir fisicamente as bolas longas com os defesas contrários (lances em que é especialista). Mas, como Liedson só temos 1, tem que jogar fazendo apelo á sua capacidade de sofrimento nestes derradeiros jogos da Liga. Mas o rendiemento não pode ser o mesmo.
Carlos Martins - Foi claramente a nossa melhor unidade em campo. Coincidiu por isso naturalmente a subida de rendimento de toda a equipa na 2ª parte com a sua entrada em campo ao intervalo. Soube segurar a bola e transportá-la para a frente, fazê-la circular com critério e ainda teve tempo para executar um livre para grande defesa de Bruno Vale. É o nosso médio mais decisivo. Claramente um jogador com uma classe acima da média.
Deivid - Face aos avançados existentes actualmente no plantel, e partindo do principio que PB joga no mesmo esquema de 2 avançados, então Deivid só pode ser titular. Alternativas? Douala?! Koke?! Por favor, mesmo longe do fulgôr dos seus tempos do Santos, é mais do que clara a sua vantagem em relação a estes 2 jogadores que referi. Infelizmente esta época não lhe tem corrido como decerto desejaria, mas prefiro considerá-la como uma época de adaptação ao futebol português. Serei sempre um seu defensor, como serei sempre de jogadores com a sua capacidade técnica. Tem que ficar no plantel para a próxima temporada.
Douala - Como todos os leitores deste espaço já se devem ter apercebido não sou um especial fã de Douala. Nunca fui! No entanto, ontem curiosamente não entrou mal no jogo e ainda foi a tempo de fazer algumas arrancadas no flanco direito.
Paulo Bento - Espero que não repita até ao final da Liga este meio-campo de equivocos que começa e acaba no euivoco do próprio treinador que o idealizou. Compreendo a ideia de mudar algo numa equipa que certamente terá sentido muito a derrota no Clássico, mas nunca abdicando dos melhores jogadores nesse processo. Carlos Martins é um titular indiscutivel do Sporting nesta altura, bem como Deivid que mesmo não estando bem, face á ausência de opções válidas atacantes (Varela foi emprestado no periodo de comando de Paulo Bento) tem que estar no onze. Sob pena de termos de assistir penosamente a uma 1ª parte que não dignifica o clube, a equipa e certamente muito menos o seu treinador.
Este já demonstrou valor para fazer mais e melhor. Prefiro considerá-lo apenas um dia menos bom!

sábado, abril 15, 2006

Futebol: ... só nos resta VENCER! - Análise ao Adversário


Com o Titulo a não passar de uma ténue miragem depois da derrota da passada jornada e da vitória já alcançada pelo FCP nesta ronda frente á União Leiria... só nos resta VENCER! É exactamente isso que acredito que vamos conseguir fazer nesta visita sempre complicada á Reboleira. Lembrando apenas para os mais distraidos que o Estrela derrotou o Sporting de Paulo Bento em Alvalade (com muita sorte á mistura já que Liedson falhou penalty mesmo no final da partida, fora o festival de oportunidades de golo falhadas), este facto só por si já deve ser factor de moralização e de atenção redobrada. Esta equipa caracteriza-se por uma grande consistência defensiva, forte povoamento do meio-campo e depois confiar (e bem) na velocidade supersónica dos seus dois avançados, sempre bem abertos nas faixas, Manu e Semedo. Sendo que Manu é mesmo o destaque individual pela sua superior valia técnica e capacidade desiquilibradora. Felizmente para nós, hoje não puderá alinhar. Assim, digamos que o esquema táctico apresentado normalmente por Toni (António Conceição) trata-se de um 4x4x2 ultra-conservador. Hoje deverá apresentar o seguinte onze (mais um exercicio de futurologia): Bruno Vale (futuro titular do FCP e grande certeza do futuro das balizas portuguesas); Toni, Mauricio, Santamaria (nosso), Eusébio; Jordão, Zamorano, Rui Duarte, Rui Borges; Maxi Bevacqua e Semedo.
Chaves para o nosso sucesso neste encontro passam todas por muito rapidamente assumir o controlo do meio-campo com os nossos médios mais criativos (Moutinho, Nani e Martins) conseguirem ter a bola e mantê-la com uma boa circulação numa 1ª instância do jogo aproveitando o aceitar deliberado do dominio do jogo do Estrela a pensar nas saídas para o contra-ataque, e numa 2ª instância criar situações e obviamente finalizações de sucesso. Sempre tendo bem presente que não se puderão falhar passes faceis da 1ª fase de transição, porque certamente o irrequieto e habilidoso Rui Borges estará por perto e atento para lançar Semedo, por exemplo. Um jogo em que espero Custódio dê sequência ao crescendo de forma que tem demonstrado nas últimas jornadas, hoje com a responsabilidade e o alento especiais de quem exibirá orgulhosamente a braçadeira de capitão do nosso GRANDE SPORTING CLUBE PORTUGAL.

terça-feira, abril 11, 2006

Futebol: Hora de Reagir

É na Amadora como podia ser em Alvalade ou na China, sabádo contra o Estrela é hora de reagir, reagir por parte dos jogadores, reagir por parte dos adeptos, pior do que perder é não saber perder.

E é nisto que nós somos diferentes, ao contrário de muitos clubes que se dizem os maiores do mundo mas que nas derrotas demonstram logo um incrivel mau perder, o Sporting Clube de Portugal é aquilo que muitos chamam de um clube diferente.

É verdade que tencionamos sempre olhar para o facto como um elogio, por vezes não o pode ser, infelizmente para os nossos resultados desportivos nós não compramos arbitros nem pressionamos agentes do futebol para conseguirmos vitórias, mas lá está muitos de nós continuamos a orgulhar-nos de lutar com armas limpas contra armas bem mais fortes assentes na corrupção e no compadrio.

É por tudo isto que mais uma vez temos que nos UNIR tal como os nossos atletas o tem demonstrado durante a época porque só juntos conseguiremos os nossos objectivos e esses passam por uma vitória já na Amadora, reformulo mais uma vez o pedido de união e apoio aos nossos rapazes que apesar de perderem o chamado jogo do titulo sairam de cabeça erguida e não nos envergonharam apesar da derrota porque só perde quem está lá e desde que mantenham a atitude de guerreiros que tem tido merecem todo o nosso apoio.

Podemos não ganhar... mas nem os nossos titulos são dourados nem têm cunhas...


FORÇA SPORTING, VENCE POR NÓS, FORÇA SPORTING, OUVE A NOSSA VOZ!

domingo, abril 09, 2006

Futebol: SPORTING 0 FC Porto 1

Glória aos vencedores, Honra aos vencidos.