segunda-feira, maio 08, 2006

Futebol: Sporting 1 x Sp. Braga 0 - Análise Individual

Ricardo - Segurissimo dando claras mostras de que o "frango" da semana passada não fez qualquer mossa na sua enorme confiança actual. Aliás, outra coisa não seria de esperar do nosso grande guardião. E atenção, caso a nossa Selecção, como espero, faça um grande Mundial, Ricardo deverá valorizar-se enormemente e... Isso veremos depois do Mundial.
Abel - Espectacular 1ª parte do nosso lateral direito. Rápido e com grande disponibilidade fisica para incursões ofensivas altamente desiquilibrantes, como é exemplo a subida que resulta num óptimo cruzamento ao 2º poste para um golo fabuloso de 1ª de Moutinho. Tem que ficar, até porque vale todos os cêntimos que tivermos que pagar ao Braga para o garantir.
Tonel - Seguro, confiante, joga simples. Forte no jogo aereo defensivo e ofensivo. Será que Scolari lhe vai dar a merecida prenda com a convocatória com a Alemanha?
Hugo - Certo a defender, não comprometeu absolutamente nada. Mereceu esta oportunidade pela sucessão de lesões que o têm massacrado nos tempos mais recentes.
Caneira - Parece que é certo o seu regresso a Valência e aí julgo residir um dos principais problemas na estruturação do plantel para a próxima temporada. Já que com Caneira a equipa dispunha de um lateral que defensivamente anulava sem problemas o seu adversário directo, ajudava ainda a fechar muito bem no meio quando era necessário e ainda era importantissimo na segurança defensiva das bolas paradas. Depois, comoontem vimos a espaços, ainda tem capacidade para subir no terreno e criar desiquilibrios, como por exemplo cruzamento milimétrico para o falhanço incrivel de Deivid de cabeça ao 2º poste. Alternativas, a natural não seria Paíto?!
Custódio - Ontem esteve bastante mais dominador na sua zona de acção, logo com adversários de reconhecido arreganho na sua área, como Andrés Madrid. Fiquei com a sensação que a espaços procurou até arriscar um pouco mais ofensivamente, indo um pouco mais além do seu jogo de passe curto e certo. Infelizemente para ele e para o Sporting, não foi uma boa época deste nosso promissor médio defensivo.
Tello - Mais um excelente jogo do chileno a dar sequência ao realizado em Vila do Conde. Apenas a melhorar o enquadramento da sua capacidade rematadora, com a sua posição no terreno em termos de distância face á baliza. Aquela "cartola-p'ro-Sol" do meio-campo ao Paulo Santos, seria certamente o golo do Ano!
Nani - Muito intermitente. Se a qualidade está lá e não engana, já a regularidade e a produtividade das suas acções oscila bastante. Fará no entanto tudo parte do seu processo de evolução natural enquanto jogador muito jovem em afirmação clara no Sporting e no futebol português. A rever com muita curiosidade na próxima época e em particular na Champions.
Moutinho - Grande golo, grande atitude, grande qualidade técnica, grande visão de jogo, grande capacidade táctica. É neste momento, sem qualquer dúvida, o nosso jogador mais valioso. Importa segurá-lo o mais possivel e conferir-lhe já o estatuto que já conquistou no Sporting - CAPITÃO.
Deivid - Subiu de rendimento neste final de campeonato, mas ainda está longe do jogador que vi jogar na Tv pelo Santos quando foi campeão brasileiro. Se a qualidade técnica está lá, já o arranque, a mudança de velocidade, não. Isso só lá vai com mais trabalho e com um pré-época a 100% e a todo o gás. Será que Deivid está disponivel para tal?!
Liedson - Não acaba a Liga no seu melhor momento, claramente condicionado por problemas musculares que como sabemos fazem miséria nos atletas profissionais. Só existe uma forma de os curar é com repouso absoluto e isso, só agora Liedson poder ter. Espero que aproveite bem as merecidissimas férias e regresse melhor que nunca para abraçar com o profisionalismo que se lhe reconhece a nova época.
Miguel Garcia - Espectacular entrada em campo com várias intervenções de grande qualidade quer defensivamente, quer ofensivamente, onde esteve á beira de fazer o 2x0 num desvio de cabeça ao 1º poste que passou a milimetros do poste da baliza de Paulo Santos. Muito bom trabalho!
João Alves - Entrou para garantir a superioridade numérica no meio campo e não comprometeu. Também não fez nada de significativo. Será que deve ter nova oportunidade, e ficar no plantel para a próxima época?
Douala - Espero sinceramente que tenho sido a despedida do camaronês de Alvalade. Camaronês por camaronês, que venha Meyong já! Caso não o vão buscar, o Sr. Nuno não o deixará por lá muito mais tempo. E afinal, foi "só" o melhor marcador da Liga.
Apenas uma palavra para as equipas despromovidas, é que na minha opinião a despromoção acabou por não ser justa. Senão vejamos, se Penafiel foi a pior equipa da Liga e está certissima a sua descida, O Rio Ave também jogou muito pouco e também se aceita, já os outros acompanhantes no processo tenho mais dúvidas. O Vitória porque com o plantel disponivel, fez 2 péssimas escolhas de treinadores e pagou por isso. O Belenenses porque também tinha bons jogadores e decidiu muito prematuramente despedir o treinador que tinha estruturado o plantel, ainda por cima para ir buscar um Especialista em Enterrar equipas como Couceiro, o resultado não puderia ser outro. No entanto, a dizer em abono da verdade que a Naval jogou muito pouco e merecia a despromoção e o próprio Paços passou por fases de muito pouco futebol apresentado e também não ficaria de todo mal enquadrado na Liga de Honra. De qualquer forma, Vitória e Belenenses jogaram mais e melhor (com menos resultados é certo) que Naval e Paços e não mereciam por isso o caminho que seguiram.

domingo, maio 07, 2006

Futebol: SPORTING NA CHAMPIONS LEAGUE...

O Sporting conseguiu assegurar o 2º lugar no campeonato e consquente entrada directa na fase de grupos da Champions League, após uma espectacular 2ª volta onde apenas perdeu frente ao FC Porto, o Sporting consegue assim um lugar honroso na tabela que lhe permite estar entre os maiores da Europa.

Futebol: TODOS A ALVALADE (Sporting-Braga às 18h30)

É um jogo dificil em que teremos que ter calma e não enervar, a pressão está no lado dos vermelhos, não dos de Braga de certo mas dos de uma das freguesias com mais Sportinguistas da cidade de Lisboa, o Sporting esse precisa de tranquilidade para jogar o futebol que tanto nos habituou e demonstrar a classe que tem, o Braga esse tem uma excelente equipa que irá lutar pela vitória, mas nós, adeptos, temos obrigação de apoiar a equipa do inicio ao fim, porque é nestas alturas que se vê quem realmente está com o clube, se fosse uma festa do titulo de certo estariam lá todos, fariam filas para bilhetes, mas é hoje que tem todos que demonstrar que estão com o Sporting, façam um sacrificio e vão...

...TODOS A ALVALADE... o SPORTING PRECISA DE NÓS!

sexta-feira, maio 05, 2006

Futebol: LIEDSON

Liedson... "um jogador vulgar"... Luis Filipe Vieira - 5/5/2006

PS: Pensava eu que o levezinho já tinha mandado calar a capoieira toda mas parece que vai ter que calar de novo, oh liedson meu... toca a marcar ao Braga para ganhares a bota de prata e meteres o grande galo supremo lfv a ver navios!

quinta-feira, maio 04, 2006

Futebol : Convocados Selecção Sub-21

Vejam lá se precisamos de contratar grandes reforços para a próxima época...deixo a lista de convocados para o estádio da selecção nacional de Sub-21

Académica de Coimbra: José Castro
Boavista: Diogo Valente
Bolton Wanderers: Ricardo Té
Feirense: Semedo
Estrela da Amadora: Bruno Vale
Belenenses: Paulo Sérgio e Rolando
Marítimo: Filipe Oliveira e Nuno Morais
CSKA Sofia: Furtado
Penafiel: Bruno Amaro
FC Porto: Paulo Ribeiro e Pedro Ribeiro
Gil Vicente: João Pereira
PAOK FC: Daniel Fernandes
Portimonense: Ruben Fernandes
Roosendaal: Edgar Marcelino
Benfica: Manuel Fernandes e Nelson
Sporting: Custódio, João Moutinho e Nani
U. Leiria: Lourenço

Contem lá os jogadores que estão a Bold...30% da selecção é composta por jogadores do Sporting...o futuro é nosso.

terça-feira, maio 02, 2006

Futebol: VALE TUDO PARA AFASTAR O SPORTING DA CHAMPIONS LEAGUE

A Comissão Disciplinar da Liga Portuguesa de Futebol Profissional instaurou um processo disciplinar a Tonel e Nani, jogadores do Sporting, na sequência de uma «participação apresentada pelo Conselho Nacional Antidopagem, por alegado incumprimento do estabelecido no artigo 4.º do Regulamento do Controlo Antidopagem, aquando da acção de controlo anti-doping efectuado no final do jogo Sp. Braga-Sporting».

O encontro, realizado a 7 de Janeiro e referente à 17ª jornada da Liga 2005/06, terminou com a vitória da formação bracarense, por 3-2. Tonel e Nani foram titulares e alinharam durante todo o tempo de jogo. Aqui fica a transcrição, na íntegra, do Artigo 4º do Regulamento do Controlo Antidopagem:

«Artigo 4.º

Tratamento médico dos atletas

1. Todos aqueles que actuem no âmbito do sistema desportivo, nomeadamente os profissionais de saúde, devem, no que concerne ao tratamento médico de praticantes desportivos, observar as seguintes regras:

a) Não recomendar, não prescrever nem administrar medicamentos que contenham substâncias dopantes, sempre que os mesmos possam ser substituídos por outros que as não contenham;
b) Não recomendar, não prescrever nem colaborar na utilização de outros métodos considerados dopantes;
c) Se tal não for possível, em função do estado de saúde do praticante e dos produtos, substâncias ou métodos disponíveis para lhe acorrer, informar o praticante, a organização desportiva em que este esteja integrado e o Conselho Nacional de Antidopagem de que o medicamento prescrito ou administrado contém substâncias consideradas dopantes ou de que foi aconselhada a utilização de um método de tratamento tido como dopante.

2. O não cumprimento das obrigações prescritas no número anterior pelas entidades aí referidas não constitui, só por si, causa de exclusão da eventual culpa do praticante desportivo, sem prejuízo na responsabilidade penal, civil ou disciplinar em que aquelas incorreram.

3. A violação das obrigações referidas por parte de um médico ou farmacêutico será obrigatóriamente participada às respectivas Ordens.»

Futebol: Paulo Bento responde á letra a mais uma infelicidade do Señor Koeman

“Mas Koeman tinha alguma televisão no banco?”, foram as palavras de Paulo Bento em resposta ás atuardas lançadas pelo Ronald no seu jeito bem apalhaçado de simbolo publicitário de uma conhecida marca de Hamburgers. Para continuar demarcando-se desse estilo a roçar o desespero de uma época frustrante, com um "Nem me preocupo” com os jogos do Benfica.
Já agora, fica aqui também esta frase emblemática de Danielson do Rio Ave também em resposta ao mesmo CuHomem "Quando o Liedson fez o que quis da defesa do Benfica na Luz, não falou em comédia ou colocou em causa o profissionalismo dos seus jogadores."
Mister Koeman, fica o conselho: retrate-se com urgência!

segunda-feira, maio 01, 2006

Futebol: Rio Ave 1 x Sporting 3 - Análise Individual

Ricardo - Espectacular intervenção a remate fortissimo de Evandro no inicio do jogo, e deixava no ar a ideia de que seria mais um jogo em que guardaria a sua baliza inviolada. Puro engano, afinal a infelicidade bate á porta de todos. Que pato! Quase relançava o Rio Ave no jogo.
Miguel Garcia - Se podemos dizer que defensivamente a equipa não perdeu com a troca por Abel (castigado), já ofensivamente não existe qualquer comparação possivel. No entanto, demonstrou que pode e deve ser a 2ª opção natural para aquela posição sem comprometer.
Tonel - Bom jogo do nosso Central. A caminho do Mundial... será?
Polga - Corte de grande nivel na 2ª parte face a remate forte de avançado do Rio Ave em plena área, é apenas um exemplo de uma exibição de alto nivel.
Caneira - Apenas regular, já que ofensivamente aventurou-se pouco ou nada.
Custódio - Continua a demonstrar alguma dificuldade em impôr-se no meio-campo defensivo. Muitas bolas divididas perdidas, insiste e persiste em jogar curtinho e para trás apenas. De positivo a sua grande leitura táctica que lhe permite estar sempre no sitio certo para garantir os equilibrios. Terá que melhorar muito na próxima temporada.
Moutinho - Excelente jogo do nosso médio. Maturidade, disponibilidade fisica, qualidade técnica, espirito de luta e entrega interminavel ao jogo. Moutinho para Capitão de equipa na próxima época!
Nani - Bom golo e óptima exibição enquanto esteve fisicamente bem. Manifesta problemas óbvios em aguentar os 90 minutos. Terá que trabalhar mais e melhor a sua componente fisica para poder definitivamente explodir todo o virtuosismo do seu futebol.
Tello - Pessoalmente, pareceu-me a melhor exibição da nossa equipa. Na sua posição natural de médio esquerdo, teve a oportunidade que já merecia e soube agarrá-la. Ainda ajudou muito Custódio no miolo na 2ª parte, demonstrando também muita entrega e espirito de luta. Pena Candeias lhe ter negado o golo tão merecido já nos instantes finais. Espero que esta titularidade seja para manter para a última jornada.
Deivid - Muito boa 1ª parte. O seu toque de bola não engana. Aguma debilidade fisica que não posso deixar de classificar de preocupante, já que não me parece decorrente do final de temporada, mas sim de alguma falta de... trabalho. A corrigir por Paulo Bento certamente.
Liedson - Voltou a marcar e mais um golo tipico seu. Rapidez de execução e bola no viveiro! E vão 15, e está só a 1 de Meyong e a 2 de revalidar o titulo de melhor marcador da Liga. Seria bem merecido! Especialmente depois de assistirmos ás dificuldades manifestas por inferioridade fisica naquela coxa direita, para poder ajudar a equipa e colocar em campo o seu futebol. Nota máxima em Dedicação e Profissionalismo.
Douala, Hugo e João Alves - Não deu para ver nada de nenhum deles. Talvez de Hugo ainda tenha dado para ver uma fifiazinha, mas nada de grave.
Paulo Bento - Importa neste espaço, seguindo a lógica de critica que aqui presenteei o nosso técnico após o jogo anterior, desta feita o elogie. Surpreendeu claramente o Rio Ave, com o esquema apresentado. Ontem colocou a equipa num 4x4x2 diferente, mais rigido. Com Nani bem colado á direita, Tello bem colado á esquerda e Moutinho e Custódio no centro. Essa ocupação dos corredores permitiu o comando inicial do jogo com sucessivos cruzamentos para a área e jogadas de perigo iminente para a baliza contrária. Excelente exemplo é a ruptura em profundidade de Nani para o 1º golo. Melhor que alterar o esquema é demonstrar claramente que esta alteração foi muito e bem trabalhada.
Continue o bom trabalho, Mister Paulo Bento!

sábado, abril 29, 2006

Eleições: Filipe Soares Franco sucede a Filipe Soares Franco

Aqui ficam os resultados oficiais do altamente participado processo eleitoral do nosso SPORTING CLUBE PORTUGAL:

Conselho Directivo (presidente: Soares Franco)
Lista A, 74,2%
Lista B, 25,3%
Lista C, 0,6%

Assembleia Geral (presidente: Rogério Alves)
Lista A, 74,7%
Lista B, 24,3%
Lista C, 1%

Conselho Fiscal (presidente: Agostinho Abade)
Lista A, 74,3%
Lista B, 25%
Lista C, 0,6%

Conselho Leonino
Lista A, 74,5% (37 membros)
Lista B, 25,5% (13 membros)

Pede-se agora a UNIÃO de todos os verdadeiros Sportinguistas em torno do Projecto vencedor (se não formos afastados por esse mesmo projecto ?!), porque só assim podemos ter um clube mais ganhador e cada vez mais sustentado financeiramente.

VIVA O SPORTING!

sexta-feira, abril 28, 2006

Mundo Sporting: ELEIÇÕES

Trata-se de hoje do dia D para o futuro do Sporting, serão hoje as eleições para os corpos sociais do Sporting Clube de Portugal, as alternativas são conhecidas e depois de uma longa campanha onde todos apresentaram as suas ideias cabe-nos a nós sócios do Sporting escolher entre:

A - Filipe Soares Franco
B- Sérgio Abrantes Mendes
C- Guilherme Lemos

Eu provavelmente não irei votar por não me rever em nenhum dos candidatos e vocês votam em quem?

quarta-feira, abril 26, 2006

Obrigado Sá!!!


Aconteceu o previsível...já se andava a cozinhar algo semelhante, com o processo na liga, devido ao "ambiente terrorista" que o Nacional da Madeira teve em Alvalade, mas afinal, bastou um árbitro assistente (carinhosamente chamado de boi de linha) ter os ouvidos mais sensiveis, para o nosso capitão levar o castigozito da ordem e acabar a carreira mais cedo.

Aconteceu a Sá o que aconteceu a Pedro Barbosa...expulsão na despedida em Alvalade...expulsão por palavras...muito sensiveis são os ouvidos dos srs. do apito quando nos visitam...

Sá Pinto não voltará a jogar em jogos oficiais (até pode ser despenalizado no inicio da próxima época, não era uma situação nova...), agradecemos toda a entrega do nosso capitão, a bandeira do nosso clube e esperamos que os restantes colegas tenham aprendido alguma coisa com ele, em termos de entrega e dedicação pelo clube.

Tenho a convicção que o colega que o vai substituir nos próximos dois jogos, vai ser uma grande mais valia na conquista dos pontos que nos levarão à Champions League.

Força Sá, boa sorte para o teu futuro, preferencialmente de verde e branco.

segunda-feira, abril 24, 2006

Futebol: Sporting 0 x Naval 0 - Análise Individual

Ricardo - Desta vez não escapou ao desnorte da equipa no final da partida. Acabou por não comprometer.
Abel - É forçoso que a equipa arrisque mais pelo lado direito do ataque onde este lateral demonstra uma apetência e disponibilidade constantes para criar desiquilibrios. Na 2ª parte, teve um papel decisivo na melhoria do futebol apresentado.
Tonel - Excelente jogo do nosso central. Imperial no jogo aéreo, pena não ter conseguido concretizar um fantástico cabeceamento na 1ª parte que teria facilitado tudo. A bola passou a escassos centimetros do poste.
Polga - 1ª parte com algumas falhas a fazer lembrar os seus velhos tempos de intranquilidade, felizmente subiu de produção e estabilizou no jogo. Já fez melhores exibições em jogos anteriores.
Caneira - Impressionante regularidade deste jogador. É daqueles que nunca joga mal. Não lhe peçam é para ser, como Abel, um extremo em momento ofensivo, porque simplesmente não tem essas caracteristicas.
Custódio - Faz pena. Está num péssimo momento de forma. Agora deu em jogar apenas com passes curtos, certos e de preferência para trás. Assim, é muito insuficiente. Na 2ª parte, teve que ser Moutinho a vir fazer a transição, porque caso contrário continuariamos emperrados como na 1ª parte. Tem que fazer mais, caso contrário, arrisca-se a que a sua posição na próxima época seja uma prioridade na re-estruturação do plantel.
Moutinho - Outro que não sabe jogar mal. Tem, no entanto, que pegar mais na bola, mesmo quando o jogador que supostamente a deveria entregar, demite-se de o fazer. Subiu muito de produção na 2ª parte, já para patamares de excelência.
Carlos Martins - Foi simplesmente o melhor jogador (com Tonel) da equipa na 1ª parte. Perdida incrivel na cara de Wilson Júnior depois de uma jogada inspiradissima com Liedson. De uma vez por todas, Paulo Bento tem que explicar claramente a razão destas constantes e inexplicáveis (para nós adeptos) substituições de Carlos Martins. Será que está provado para o corpo técnico que só dura 45 minutos?
Romagnoli - Não pode jogar com Martins em simultaneo. Ocupam os mesmos espaços, desmarcam-se para as mesmas zonas - não dá! Pior ainda, é que o argentino está longe de se adaptar ao ritmo do futebol europeu e acaba por se esconder do jogo. Será que seria a altura certa para arriscar a titularidade de Pipi, deixando Nani no banco? Sinceramente, Sr. Paulo Bento...
Sá Pinto - O que vou dizer não é politicamente correcto, muito menos desportivamente correcto, mas aquele assistente estava a pedir um murro na tromba. Nunca em mais de 20 anos de ver futebol, tinha assistido a uma atitude tal de auxiliar. Aquela expressão com que ordenou ao árbitro principal que explusasse o nosso grande Capitão, não merecia outra retribuição. até porque vejamos, Sá pode ter terminado ali a carreira e por isso, não tinha nada a perder. O Boi esse, saía marcadinho, como uma verdadeira besta que é. Prejudicou propositadamente o Sporting em vários lances, fez o que poude para que o Sporting não marcasse, nem sequer criasse perigo.
Liedson - Não está em condições fisicas para poder render 50% do que já nos habituou. Mesmo assim, grande entrega ao jogo, e sempre perigoso.
Deivid - Então Sr. Paulo Bento Deivid não é titular desta equipa porquê? A sua capacidade técnica obriga só por si a uma titularidade automática, face á ausência de outras opções válidas. Grande entrada em jogo, e fantástico apontamento naquele remate de moinho para grande defesa de Wilson Júnior. Agora, continuem a criticá-lo que é para ver se acabam por o mandar embora no final de temporada numa lógica de controlo de custos salariais, e depois é acompanhar e vê-lo brilhar noutras paragens. É sempre assim no Sporting!
Nani - Mais uma excelente entrada no jogo. Estonteante no drible, poder de remate, vontade e capacidade de ter a bola. Tudo o que era preciso para a equipa melhorar.
Douala - Se é extremo e rápido, expliquem-me por favor, porquê de ir para o centro do terreno com a bola onde existem mais ajudas defensivas, em vez de procurar a linha para meter velocidade e pode jogar apenas contra um defensor. Irra, que é burro!
Paulo Bento - Péssimo 11 apresentado de inicio. Já devia perceber que não estamos em tempo de inventar e fazer experiências. Romagnoli ainda não demonstrou nada para ser titular, Deivid é óbvio, bem como Nani. Carlos Martins só por 45 minutos? Sá Pinto não sai porquê?
Tem toda a razão quanto á arbitragem, pena é que é sempre o único a falar! Vá lá, parece que desta vez, Soares Franco também falou sobre o assunto dando voz á revolta que todos os sportinguistas devem sentir nesta altura. Discutir com o Benfica a esta distância pontual uma posição, só podia dar nisto. Estão a fazer-nos a cama, resta saber se nos vamos pacificamente deitar nela e vamos assitir impávidos ao Benfica ter entrada directa na Champions da próxima época...

domingo, abril 23, 2006

Futsal: SPORTING VENCE TAÇA DE PORTUGAL após vitória 9-5 frente ao Benfica














Em última hora o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL venceu a formação lisboeta do Sport Lisboa e Benfica por uns expressivos 9-5 e conquistou a TAÇA DE PORTUGAL disputada na final-four de Coimbra.

Os nossos parabéns a todos os que contribuiram e acreditaram no exito desta equipa.

Só um desejo... quero vê-los hoje no intervalo do Sporting-Naval...

Futebol: Hoje pode ficar tudo decidido no Acesso Directo à Champions...


O embate desta noite com a Naval pode praticamente definir a nossa entrada directa na Champions do próximo ano. Sim, estou a contar que o Benfica não vai conseguir levar de vencida o Nacional na Choupana, e também estou a contar com uma natural vitória do nosso clube face a uma das mais débeis equipas da nossa Liga. Se juntarmos á debilidade da Naval ainda o facto de ter de se deslocar a Alvalade vitimada por uma autêntica razia quer por lesões quer por castigos, então algo menos que a vitória nesta partida será um fracasso inaudito.
Penso aliás que chegou a altura de responsabilizarmos um pouco mais o nosso grupo de trabalho. Desde que Paulo Bento tomou conta da equipa que toda a massa adepta decidiu e muito bem, dar tempo e margem de manobra ao grupo de trabalho. Este foi retribuido com uma espectacular série de vitórias consecutivas, terminando apenas com o desaire frente ao justo Campeão Nacional FCP. Mas, seria totalmente infrutifera esta 2ª volta maravilha terminar com um desatroso 3º lugar. Não que o desastre do inicio de época permitisse sonhar com outro objectivo.
Portanto, chegou a altura de todo o grupo de trabalho provar que continuam concentrados, focalizados no objectivo importante ainda a atingir, até como forma de colocar em sentido os já Campeões de que na próxima temporada cá estaremos novamente para lhes morder os calcanhares, numa luta que perspectivo titânica. Mas, sobre a próxima época falaremos a seu tempo. Para já, é para GANHAR!

sábado, abril 22, 2006

Futebol: Paíto - Um diamante por lapidar


Como é possivel que todo o talento "bruto" deste atleta seja tão displicentemente desperdiçado por um clube que continua sem ter (perspectivando-se a saída quase certa de Caneira) uma alternativa para a titularidade neste posto especifico de lateral esquerdo?!
Penso que é tempo de começar a pensar (ou re-pensar) o acompanhamento que é feito aos jovens que saem em quantidade e qualidade da Academia e o seu enquandramento no futebol profissional de mais alto nivel. Começam a ser muitos os casos de grandes talentos totalmente desaproveitados exactamente pela falta de oportunidades e sobretudo de um último trabalho de aperfeiçoamento táctico e técnico das suas capacidades no sentido de obter um amadurecimento do seu futebol. Será que necessitamos de ter Arsene Wenger como treinador principal do Sporting para que se comecve a prestar a devida atenção a estes jogadores iminentemente talentosos, mas que acabam por passar ao lado de grandes carreiras no futebol profissional. Falei em Arsenal, e que melhor exemplo que outro lateral morfologicamente muito semelhante a Paíto, o costa-marfinense Eboué?
Será que Paulo Bento, tendo transitado dos juniores, estará particularmente atento para esta realidade? Será que na nova estrutura dirigente do futebol resultante do processo eleitoral em curso, existirá uma preocupação especial com estes jogadores?
É que entretanto, Paíto, Edgar Marcelino entre outros, vão sendo incrivelemente desaproveitados por uma ou outra lacuna que exibem no seu jogo, mas que afinal cabe ao corpo técnico do clube suprir.

sexta-feira, abril 21, 2006

Futebol: Análise Posição por Posição - Defesas Centrais

Antes de um fim de semana futebolisticamente importante acabamos a nossa análise sectorial com o posto especifico de defesa central, posição a qual ocupa 2 lugares na nossa estrutura habitual.

É consensual que Tonel e Polga tem se cotado como uma bela dupla, após muita turbulência no sector recuado, e após a saída de Beto e Semedo, a re-entrada de Hugo no plantel, bem como a entrada de Caneira o qual viria a ser encostado a esquerda, o actual lote de centrais encontra-se reduzido a Tonel, Polga e Hugo, aos quais se pode juntar como opções de recurso Caneira e Miguel Garcia.

Qual a vossa ideia para centrais no Sporting na próxima época? Tonel para ficar? Polga chegaremos aos valores pedidos? Hugo é para manter? Vamos contratar mais alguém? Quem gostariam de ter no plantel?

Tonel - 26 anos - português formado nas escolas do FC Porto, passagem por Académica e Marítimo, internacional sub-21.

Polga - 27 anos - brasileiro formado nas escolas do Grêmio de Porto-Alegre, internacional A pelo Brasil, Campeão do Mundo em titulo.

Hugo - 29 anos - português formado nas escolas do Sporting de Braga, passagem por Sampdoria.

quinta-feira, abril 20, 2006

Futebol: Análise Posição por Posição - Defesa Esquerdo

Sendo aceite por maioria que Ricardo, Abel e Miguel Garcia devem-se manter no plantel constatamos até ao momento a falta de 2 gr's, agora iremos debruçar-nos sobre uma posição em que de certo haverá dúvidas redobradas.

Falo da lateral esquerda do nosso grandioso clube, após a saída de Rui Jorge não mais o Sporting conseguiu encontrar um lateral indiscutivel, passaram pela posição, Tello, Paíto, Edson, André Marques e até Polga vejam bem...

No entanto em Janeiro chegou Caneira que venceu e convenceu, no entanto Caneira tem um enorme problema o seu custo... será que o Sporting consegue negociar com o Valência? será que o próprio Caneira está com vontade de continuar num campeonato onde infelizmente a verdade desportiva é nula e os jogadores do Sporting são perseguidos?

Penso que seria consensual a manutenção de Marco Caneira mas acreditam que fique? E Tello será de novo sacrificado numa posição que realmente não é a sua? Será o ano de André Marques? Haverá prolongamento de contrato para Paíto? E Valdir terá oportunidade? Será que é um jovem brasileiro que já treina na Academia a disputar o lugar?

Eu não sei... e vocês que acham?

Marco Caneira - 26 anos - português emprestado pelo Valencia e formado nas escolas do Sporting, passagem por Salgueiros e Beira-Mar por empréstimo do Sporting, e passagens por Reggina, Benfica, Bordéus e Valencia, internacional A por Portugal.

Rodrigo Tello - 26 anos - chileno formado nas escolas da Universidade do Chile, internacional A pelo Chile.

André Marques - 18 anos - português formado nas escolas do Sporting.

quarta-feira, abril 19, 2006

Futebol: Análise Posição por Posição - Defesa Direito

Após analisarmos a situação dos Guarda-Redes do Sporting pudemos verificar que a maioria dos bloggers até ao momento sancionaram a continuidade do titular da Selecção Ricardo e a saída dos dois suplentes Tiago e Nélson, frisou-se também a possivel aposta em elementos vindos da formação como o já veterano Nuno Santos ou miudos como Mário Felgueiras ou Rui Patricio.

Hoje iremos discutir um pouco a situação da lateral direita leonina, após ano e meio de Rogério na posição alternando com Miguel Garcia, tivemos que ir recorrer ao empréstimo de Abel ao Braga para suprir a saída do brasileiro.

De modo geral a maioria das pessoas parece estar satisfeita com Abel, já Miguel Garcia não recolhe tanta simpatia apesar de ser um dos nossos produtos de Academia e ser para sempre o herói de Alkmaar.

Abel - 27 anos - português emprestado pelo Sporting Clube de Braga, formado nas escolas do FC Penafiel, passagem pelo FC Penafiel, Vitória de Guimarães e Sporting de Braga.

Miguel Garcia - 23 anos - português formado nas escolas do Sporting, internacional sub-21.

A decisão agora é vossa... contratavam Abel? mantinham Miguel Garcia? Apostavam na saída de algum? Contratavam quem?

terça-feira, abril 18, 2006

Futebol: Análise Posição por Posição - Guarda-Redes

Praticamente em fim de época e numa altura em que se começam a definir planteis, apresento hoje uma rubrica que espero que tenha interesse e a colaboração de todos.

A rubrica trata-se da avaliação ao plantel por posições e aí conto com a vossa opinião para avalizar a continuidade de atletas, a promoção de jovens, o recurso aos nossos emprestados e as possiveis contratações.

Começo pela posição nº 1, a de guarda-redes, sabendo que um clube como o Sporting precisa de 3 atletas para este posição espero a vossa opinião para quem devam ser os 3 magnificos que usam a camisola que um dia foi de Vitor Damas, indiscutivelmente o melhor guarda-redes português de sempre.

São 3 os guarda-redes actuais do Sporting Clube de Portugal:

Ricardo - 30 anos - português formado nas escolas do Montijo, passagem pelo Boavista, internacional A por Portugal.

Nélson - 30 anos - português formado nas escolas do Torreense, internacional A por Portugal.

Tiago - 31 anos - português formado nas escolas do Lourinhanense, passagem por empréstimo no Estrela da Amadora.

domingo, abril 16, 2006

Futebol: Quando se dá 45 minutos de avanço ao adversário... Sporting 0 x Estrela 0 - Análise Individual

Ricardo - Mais uma exibição tranquila, demonstradora do seu bom momento de forma actual. Pena que continuem a existir algumas "aves raras" sob a forma de comentadores televisivos que insistam e persistam em encontrar erros onde manifestamente não existem. Mas, já todos percebemos a lógica de parcialidade destes sujeitos e por isso nada há a fazer excepto lamentar. E depois dos jogos de ontem á noite, ficaram todos contentinhos...
Abel - Boa exibição do nosso lateral, embora como toda a equipa tenha oscilado entre uma 1ª parte paupérrima e uma 2ª mais bem conseguida. No entanto, é justo dizer que mesmo na 1ª foi dos mais inconformados, procurando sempre causar desiquilibrios ofensivos.
Tonel - Providencial na 2ª parte num lance em que pressionou muito bem o avançado do Estrela que se preparava para fazer a recarga a uma defesa incompleta de Ricardo. Também esteve muito atento, em especial na 1ª parte, em que o meio-campo não segurava a bola e o adversário aparecia na sua zona com a bola controlada e em velocidade. Dobrou muitas vezes o lateral Abel, sempre com muito acerto face a uma velocista como Semedo. Aquele passe para... o adversário naquela zona do terreno, não pode simplesmente voltar a acontecer.
Polga - Tranquilidade e confiança, apesar de durante a 1ª parte ter sentido alguma dificuldade face á velocidade do jogo do Estrela e um falhanço nada habitual nestes últimos jogos, em que permitiu a antecipação de cabeça a Bevacqua que atirou por cima. Subiu de rendimento na 2ª parte para patamares mais condizentes com a valia que tem vindo a demonstrar nesta 2ª volta.
Caneira - Certo a defender e com poucas possibilidades de se aventurar pelo seu flanco.
Custódio - Uma 1ª parte para esquecer rapidamente. Nesse periodo não assumiu a 1ª fase de transição, não ocupou devidamente os espaços que permitissem uma pressão mais eficaz, mais alta no campo. Subiu de rendimento na 2ª parte (só podia!) e aí comandou as operações no centro do terreno.
Nani - Má exibição do nosso jovem talento. Pede-se que jogando a médio saiba segurar a bola, temporizar, passar mas nunca jogar um-contra-um em zonas onde estará logo á partida destinado a perder a bola, face á densidade de jogadores adversários e pior ainda pode desencadear contra-ataques perigosos do adversário. Insisto com a minha opinião pessoal, de que Nani não tem caracteristicas de médio, muito menos neste esquema de losango a caír para um dos lados. Quanto muito no vértice mais ofensivo.
João Alves - Voltámos a ter o jogador receoso, inseguro que já nos habituou com a nossa camisola. Exceptuando o jogo com o Penafiel, João Alves teima em pedir a guia de marcha com o temor que demonstra em envergar a camisola mais linda do mundo.
Moutinho - Foi dos menos maus na 1ª parte em que o naufrágio do meio-campo foi mais do que evidente. Tentou sempre, muitas vezes esforçadamente e desacompanhado. Melhorou na 2ª parte, mas é forçoso que se intensifique o diálogo com Paulo Bento para que ele perceba (e nós adeptos também) se é suposto ele contribuir para a 1ª fase de transição recuando muito, ou se pelo contrário deverá ficar mais avançado para poder estar em condições de fazer o último passe ou desmarcações em ruptura na defesa contrária. As 2 coisas durante todo o jogo, acabam por não resultar nenhuma delas.
Koke - Começou bem encontrando com os seus deslocamentos laterais preferidos para a direita algum espaço para tirar vários cruzamentos, mas o Estrela rapidamente corrigiu o posicionamneto da sua defesa e por e simplesmente acabou com as veleidades do espanhol. Uma boa assistência em esforço a colocar Liedson na cara de Bruno Vale é insuficiente para qualificar de positiva a sua exibição.
Liedson - Não está a 100%! É mais do que óbvio que está a jogar muito condicionado. Arranques rápidos não estão lá. Não consegue dividir fisicamente as bolas longas com os defesas contrários (lances em que é especialista). Mas, como Liedson só temos 1, tem que jogar fazendo apelo á sua capacidade de sofrimento nestes derradeiros jogos da Liga. Mas o rendiemento não pode ser o mesmo.
Carlos Martins - Foi claramente a nossa melhor unidade em campo. Coincidiu por isso naturalmente a subida de rendimento de toda a equipa na 2ª parte com a sua entrada em campo ao intervalo. Soube segurar a bola e transportá-la para a frente, fazê-la circular com critério e ainda teve tempo para executar um livre para grande defesa de Bruno Vale. É o nosso médio mais decisivo. Claramente um jogador com uma classe acima da média.
Deivid - Face aos avançados existentes actualmente no plantel, e partindo do principio que PB joga no mesmo esquema de 2 avançados, então Deivid só pode ser titular. Alternativas? Douala?! Koke?! Por favor, mesmo longe do fulgôr dos seus tempos do Santos, é mais do que clara a sua vantagem em relação a estes 2 jogadores que referi. Infelizmente esta época não lhe tem corrido como decerto desejaria, mas prefiro considerá-la como uma época de adaptação ao futebol português. Serei sempre um seu defensor, como serei sempre de jogadores com a sua capacidade técnica. Tem que ficar no plantel para a próxima temporada.
Douala - Como todos os leitores deste espaço já se devem ter apercebido não sou um especial fã de Douala. Nunca fui! No entanto, ontem curiosamente não entrou mal no jogo e ainda foi a tempo de fazer algumas arrancadas no flanco direito.
Paulo Bento - Espero que não repita até ao final da Liga este meio-campo de equivocos que começa e acaba no euivoco do próprio treinador que o idealizou. Compreendo a ideia de mudar algo numa equipa que certamente terá sentido muito a derrota no Clássico, mas nunca abdicando dos melhores jogadores nesse processo. Carlos Martins é um titular indiscutivel do Sporting nesta altura, bem como Deivid que mesmo não estando bem, face á ausência de opções válidas atacantes (Varela foi emprestado no periodo de comando de Paulo Bento) tem que estar no onze. Sob pena de termos de assistir penosamente a uma 1ª parte que não dignifica o clube, a equipa e certamente muito menos o seu treinador.
Este já demonstrou valor para fazer mais e melhor. Prefiro considerá-lo apenas um dia menos bom!