Ricardo - Mais uma exibição tranquila, demonstradora do seu bom momento de forma actual. Pena que continuem a existir algumas "aves raras" sob a forma de comentadores televisivos que insistam e persistam em encontrar erros onde manifestamente não existem. Mas, já todos percebemos a lógica de parcialidade destes sujeitos e por isso nada há a fazer excepto lamentar. E depois dos jogos de ontem á noite, ficaram todos contentinhos...
Abel - Boa exibição do nosso lateral, embora como toda a equipa tenha oscilado entre uma 1ª parte paupérrima e uma 2ª mais bem conseguida. No entanto, é justo dizer que mesmo na 1ª foi dos mais inconformados, procurando sempre causar desiquilibrios ofensivos.
Tonel - Providencial na 2ª parte num lance em que pressionou muito bem o avançado do Estrela que se preparava para fazer a recarga a uma defesa incompleta de Ricardo. Também esteve muito atento, em especial na 1ª parte, em que o meio-campo não segurava a bola e o adversário aparecia na sua zona com a bola controlada e em velocidade. Dobrou muitas vezes o lateral Abel, sempre com muito acerto face a uma velocista como Semedo. Aquele passe para... o adversário naquela zona do terreno, não pode simplesmente voltar a acontecer.
Polga - Tranquilidade e confiança, apesar de durante a 1ª parte ter sentido alguma dificuldade face á velocidade do jogo do Estrela e um falhanço nada habitual nestes últimos jogos, em que permitiu a antecipação de cabeça a Bevacqua que atirou por cima. Subiu de rendimento na 2ª parte para patamares mais condizentes com a valia que tem vindo a demonstrar nesta 2ª volta.
Caneira - Certo a defender e com poucas possibilidades de se aventurar pelo seu flanco.
Custódio - Uma 1ª parte para esquecer rapidamente. Nesse periodo não assumiu a 1ª fase de transição, não ocupou devidamente os espaços que permitissem uma pressão mais eficaz, mais alta no campo. Subiu de rendimento na 2ª parte (só podia!) e aí comandou as operações no centro do terreno.
Nani - Má exibição do nosso jovem talento. Pede-se que jogando a médio saiba segurar a bola, temporizar, passar mas nunca jogar um-contra-um em zonas onde estará logo á partida destinado a perder a bola, face á densidade de jogadores adversários e pior ainda pode desencadear contra-ataques perigosos do adversário. Insisto com a minha opinião pessoal, de que Nani não tem caracteristicas de médio, muito menos neste esquema de losango a caír para um dos lados. Quanto muito no vértice mais ofensivo.
João Alves - Voltámos a ter o jogador receoso, inseguro que já nos habituou com a nossa camisola. Exceptuando o jogo com o Penafiel, João Alves teima em pedir a guia de marcha com o temor que demonstra em envergar a camisola mais linda do mundo.
Moutinho - Foi dos menos maus na 1ª parte em que o naufrágio do meio-campo foi mais do que evidente. Tentou sempre, muitas vezes esforçadamente e desacompanhado. Melhorou na 2ª parte, mas é forçoso que se intensifique o diálogo com Paulo Bento para que ele perceba (e nós adeptos também) se é suposto ele contribuir para a 1ª fase de transição recuando muito, ou se pelo contrário deverá ficar mais avançado para poder estar em condições de fazer o último passe ou desmarcações em ruptura na defesa contrária. As 2 coisas durante todo o jogo, acabam por não resultar nenhuma delas.
Koke - Começou bem encontrando com os seus deslocamentos laterais preferidos para a direita algum espaço para tirar vários cruzamentos, mas o Estrela rapidamente corrigiu o posicionamneto da sua defesa e por e simplesmente acabou com as veleidades do espanhol. Uma boa assistência em esforço a colocar Liedson na cara de Bruno Vale é insuficiente para qualificar de positiva a sua exibição.
Liedson - Não está a 100%! É mais do que óbvio que está a jogar muito condicionado. Arranques rápidos não estão lá. Não consegue dividir fisicamente as bolas longas com os defesas contrários (lances em que é especialista). Mas, como Liedson só temos 1, tem que jogar fazendo apelo á sua capacidade de sofrimento nestes derradeiros jogos da Liga. Mas o rendiemento não pode ser o mesmo.
Carlos Martins - Foi claramente a nossa melhor unidade em campo. Coincidiu por isso naturalmente a subida de rendimento de toda a equipa na 2ª parte com a sua entrada em campo ao intervalo. Soube segurar a bola e transportá-la para a frente, fazê-la circular com critério e ainda teve tempo para executar um livre para grande defesa de Bruno Vale. É o nosso médio mais decisivo. Claramente um jogador com uma classe acima da média.
Deivid - Face aos avançados existentes actualmente no plantel, e partindo do principio que PB joga no mesmo esquema de 2 avançados, então Deivid só pode ser titular. Alternativas? Douala?! Koke?! Por favor, mesmo longe do fulgôr dos seus tempos do Santos, é mais do que clara a sua vantagem em relação a estes 2 jogadores que referi. Infelizmente esta época não lhe tem corrido como decerto desejaria, mas prefiro considerá-la como uma época de adaptação ao futebol português. Serei sempre um seu defensor, como serei sempre de jogadores com a sua capacidade técnica. Tem que ficar no plantel para a próxima temporada.
Douala - Como todos os leitores deste espaço já se devem ter apercebido não sou um especial fã de Douala. Nunca fui! No entanto, ontem curiosamente não entrou mal no jogo e ainda foi a tempo de fazer algumas arrancadas no flanco direito.
Paulo Bento - Espero que não repita até ao final da Liga este meio-campo de equivocos que começa e acaba no euivoco do próprio treinador que o idealizou. Compreendo a ideia de mudar algo numa equipa que certamente terá sentido muito a derrota no Clássico, mas nunca abdicando dos melhores jogadores nesse processo. Carlos Martins é um titular indiscutivel do Sporting nesta altura, bem como Deivid que mesmo não estando bem, face á ausência de opções válidas atacantes (Varela foi emprestado no periodo de comando de Paulo Bento) tem que estar no onze. Sob pena de termos de assistir penosamente a uma 1ª parte que não dignifica o clube, a equipa e certamente muito menos o seu treinador.
Este já demonstrou valor para fazer mais e melhor. Prefiro considerá-lo apenas um dia menos bom!