domingo, abril 09, 2006
sábado, abril 08, 2006
Futebol: Muito Futebol de Ataque, Sem Oportunidades de Golo - Análise ao Adversário

É dia do tão aguardado clássico que pode e espero decida o titulo nacional desta época. Se os adeptos portistas contam com uma vitória da sua equipa em Alvalade mais por uma questão de mistica ganhadora que ainda lhes resta (é a única coisa mesmo) da era Mourinho, já nós acreditamos pela qualidade futebolistica que temos demonstrado nesta 2ª volta e mesmo em anteriores clássicos desta temporada. Relembro apenas para os Tripeiros mais distraidos, ainda não ganharam nenhum clássico esta temporada. Assim perspectiva-se mais um jogo muito equilibrado e deste nosso adversário mais do mesmo - "Muito Futebol de Ataque, Sem Oportunidades de Golo".
Aqui deixo o link para o post referente á análise do FCP para o jogo no Dragão:
Em relação a este, na altura não previ a alteração táctica cautelosa que Adriaanse fez questão de realizar, com a colocação de Marek Cech no meio-campo por troca com um dos alas que habitulamente utilizava até então como Evanildo ou Alan. Com esta nuance táctica, Adriaanse demonstrou um grande respeito, mas também atenção e competência, pelo losango do nosso meio-campo formado por 3 jogadores muito criativos, desiquilibradores e eximios a queimar linhas no processo ofensivo. Aparecendo muitas vezes entre linhas, ou mesmo em desmarcações de ruptura. Para este jogo, será certamente um esquema a repetir pelo treinador holandês e assim prevejo o seguinte onze portista: Helton (que pena preferia o Baia sempre seria mais fácil); Bosingwa (conto com seu passe de morte para Liedson quando possuido pelo espirito de Secretário), Pepe (Sr. árbitro atenção ás mãos deste malabarista), Pedro Emanuel; Raul Meireles (se voltares a cuspir que seja na tua casa), Lucho (grande, enorme jogador), Assunção, Marek Cech (se quiseres podes voltar a oferecer que a malta agradece); Quaresma (este pode desiquilibrar), Benny, Adriano.
Chaves para este jogo: apenas uma a referir. Se o FCP assumir, como a espaços no jogo do Dragão, o um-contra-um na sua defesa, temos obrigação de o assumir também cá atrás, ficando um dos nossos laterais mais libertos para subir no terreno e criar desiquilibrios. Afinal nós até temos a vantagem táctica digamos de ter Caneira, Tonel e Polga (3 centrais de raiz) para marcar á zona, enquanto o FCP tem que fazer o mesmo com Bosingwa (longe de ser central e com muitas falhas de posicionamento), Pepe e Pedro (sim centrais de raiz). Isto ligado a uma forte zona press alta da nossa equipa e com a ajuda do público do 1º ao último minuto, será como diz o nosso hino: "... A VITÓRIA SERÁ NOSSA. VIVA O SPORTING!"
sexta-feira, abril 07, 2006
Futebol: Convocados para o jogo mais importante da época
Os convocados para o Sporting-FC Porto são os mesmos convocados do Vit. Guimarães - Sporting.
Guarda-redes: Ricardo e Tiago
Defesas: Abel, Polga, Tello, Caneira, Tonel e Miguel Garcia
Médios: Custódio, Carlos Martins, Nani, Moutinho e João Alves
Avançados: Liedson, Deivid, Sá Pinto, Koke e Douala
Nota-se que Romagnoli continua de fora...esperemos que a 2ª época de empréstimo traga um grande argentino à equipa, assim como Nelson continua a ser preterido...nitidamente uma carta fora de baralho.
Amanhã temos o jogo fundamental desta época...aquele que pode defenir tudo....ou não dar nada...se o FC Porto ganhar (cruzes canhoto) o campeonato termina...5 pontos que na prática são 6 para as ultimas 4 jornadas, era preciso um milagre ou um excesso de confiança tremenda para o restante campeonato.
Se o Sporting ganhar, temos a 11ª vitória consecutiva e passamos para a frente do adversário directo, com vantagem em igualdade pontual e com a moral em alta.
Se empatarmos...que seja 0-0 para mantermos a vantagem sobre o FCP em caso de igualdade...e aí tudo ficava (quase) na mesma, 2 pontos de atraso...mas menos um jogo e a hipótese perdida de dependermos só de nós.
É um jogo importantissimo, temos de dar ao estádio um ambiente semelhante ao que demos contra o Nacional da Madeira...apelidado de clima "terrorista" por um palhaçito da nossa praça...
Temos de estar mentalmente fortes para levar a equipa ao colo...o campeonato decide-se em grande parte amanhã...e estamos fartos de morrer na praia e culpar o "azar", os "árbitros", a "sina"...amanhã é para ganhar, sem discussão...se somos melhores que o FCP (e somos....só temo o Quaresma), temos de o provar.
;-) Que os espíritos de Acosta e Secretário estejam conosco.
Defesas: Abel, Polga, Tello, Caneira, Tonel e Miguel Garcia
Médios: Custódio, Carlos Martins, Nani, Moutinho e João Alves
Avançados: Liedson, Deivid, Sá Pinto, Koke e Douala
Nota-se que Romagnoli continua de fora...esperemos que a 2ª época de empréstimo traga um grande argentino à equipa, assim como Nelson continua a ser preterido...nitidamente uma carta fora de baralho.
Amanhã temos o jogo fundamental desta época...aquele que pode defenir tudo....ou não dar nada...se o FC Porto ganhar (cruzes canhoto) o campeonato termina...5 pontos que na prática são 6 para as ultimas 4 jornadas, era preciso um milagre ou um excesso de confiança tremenda para o restante campeonato.
Se o Sporting ganhar, temos a 11ª vitória consecutiva e passamos para a frente do adversário directo, com vantagem em igualdade pontual e com a moral em alta.
Se empatarmos...que seja 0-0 para mantermos a vantagem sobre o FCP em caso de igualdade...e aí tudo ficava (quase) na mesma, 2 pontos de atraso...mas menos um jogo e a hipótese perdida de dependermos só de nós.
É um jogo importantissimo, temos de dar ao estádio um ambiente semelhante ao que demos contra o Nacional da Madeira...apelidado de clima "terrorista" por um palhaçito da nossa praça...
Temos de estar mentalmente fortes para levar a equipa ao colo...o campeonato decide-se em grande parte amanhã...e estamos fartos de morrer na praia e culpar o "azar", os "árbitros", a "sina"...amanhã é para ganhar, sem discussão...se somos melhores que o FCP (e somos....só temo o Quaresma), temos de o provar.
;-) Que os espíritos de Acosta e Secretário estejam conosco.
Futebol: Árbitro substituido
Pedro Proença lesionado...nova nomeação para o Sporting - FC Porto...novamente uma vez um árbitro de Lisboa, Duarte Gomes de sua graça...«Para conhecimento dos Clubes/SAD´s e demais interessados, vimos informar que nesta data o Senhor Presidente da Comissão de Arbitragem decidiu, ao abrigo do n.º 12 do art.º 13 do Regulamento de Arbitragem, face à comunicação recebida do Senhor Árbitro Pedro Proença, nomeado para o jogo n.º 01.268 entre o "Sporting - Soc.Desp.Fut., SAD. – FC Porto - Futebol, SAD. ", da sua impossibilidade por motivo de lesão de cumprir tal nomeação, proceder às seguintes alterações:Jogo N.º 01.268 - Sporting - Soc.Desp.Fut., SAD. - FC Porto - Futebol, SAD. - Árbitro: Duarte Gomes
Futebol: 6 Anos Depois A História Repete-se

18 de Março de 2000, recebemos o FCP no "velhinho" José Alvalade com uma desvantagem de 2 pontos numa altura em que ambas vinham de séries de vitórias consecutivas perspectivando um derby decisivo, como foi, para a conquista do titulo. Nessa noite contámos com a pericia inigualavel de André Cruz na cobrança de um livre directo, e claro, do sempre decisivo Beto Acosta "El Matador" a facturar a passe de morte de... Secretário. Vencemos o FCP, assumindo a liderança para não mais largarmos até ao final da prova apoteótico em Vidal Pinheiro. 18 anos depois o SPORTING voltava ao lugar cimeiro do futebol português, éramos CAMPEÕES NACIONAIS!
Amanhã (8 de Abril de 2006), recebemos o FCP no novo Alvalade XXI com a mesma desvantagem de então e com uma série de vitórias consecutivas alcançadas perspectivando o mesmo caracter decisivo ao clássico. Traçando o paralelismo diria que desta feita podemos contar novamente com o instinto goleador de um grande ponta-lança. 6 anos atrás tinhamos Acosta, agora temos Liedson. Ambos faziam questão de aparecer em grande forma sempre nos grandes jogos. E como Acosta resolveu a passe de Secretário, prevejo igual desfecho mas a passe de Bosingwa (ou Pepe, ou Marek Cech) com a respectiva concretização do "Levezinho". Venceremos o FCP, assumiremos a liderança até final e desta feita comemoremos o titulo na nossa casa recebendo o Braga para a efusiva celebração de mais um titulo de CAMPEÕES NACIONAIS! quinta-feira, abril 06, 2006
Futebol: Grande Capitão Sá dá o mote para o clássico

"Estamos preparados para qualquer sistema táctico usado por Co Adriaanse, seja 3X3X4, 4X4X2 ou 3X5X2, pois está dentro das nossas capacidades... Não sei qual o sistema táctico que Co Adriaanse vai utilizar, mas estamos preparados para enfrentar qualquer um".
Eis o mote pleno de moral e confiança para o embate do próximo sábado, tendo bem presente que não devemos nunca abdicar do nosso modelo de jogo em função do adversário, seja ele o FCP e um sistema táctico supostamente ousado, ou seja o Barcelona (entendeu Mr. Koeman?)
terça-feira, abril 04, 2006
Futebol: Pedro Proença é o árbitro do Sporting x FCP
Foi hoje conhecida a nomeação do árbitro Pedro Proença para o clássico do próximo Sábado em Alvalade. Em jeito de comentário faço apenas minhas as seguintes palavras de Jorge Coroado reagindo ao facto: "... é uma irresponsabilidade da parte da Comissão Arbitragem da Liga.".Acrescento ainda que tenho a consciência que nenhum juiz tem qualidade ou mesmo competência minima para apitar um jogo desta importância para a definição da Liga neste momento. A minha última esperança de salvação da arbitragem portuguesa chamava-se Pedro Henriques e depois do que vi no Restelo...
sábado, abril 01, 2006
Futebol: Vitória Guimarães 0-1 SPORTING (Liedson)

Ricardo (4) - Mais 90m sem sofrer golos, só queremos mais 90, Ricardo mais uma vez esteve intransponivel e seguro, agora é tempo de perguntar onde estão os seus acérrimos críticos.
Abel (4) - Que dizer deste belo lateral minhoto, no regresso a um campo onde durante anos bem jogou, teve a missão de apanhar com o perigossimo Paito mas no entanto controlou perfeitamente a situação.
Caneira (4) - Pouco se viu mas... alguém passou por ele? É um jogador de equipe fantastico, está onde é preciso.
Tonel (4) - Dominou toda a zona aerea e ninguem passou por ele... sempre a limpar, sempre a ganhar.
Polga (4) - Comanda o sector com grande qualidade, evitou o amarelo que o impediria de defrontar o FC Porto não desistindo de uma bola e demonstrando qualidade superior a todos os adversários.
Custódio (4) - Melhor jogo de Custódio na liga, discutivel mas opinião minha, Custódio teve que se bater contra um dos meio-campos mais duros e agressivos da liga e levou sempre a melhor mesmo em inferioridade numerica.
Moutinho (3) - Sem deslumbrar como em muitos jogos anteriores, teve bem no apoio defensivo e também no ofensivo, é um pendulo nesta equipa.
Sá Pinto (4) - Atabalhoado muitas vezes mas sempre lutador, Sá é um capitão que muitos gostavam de ter, jogadores como estes levam a equipa para a frente, nunca desistem, sem jogar demasiadamente bem foi importante na luta de meio campo.
Carlos Martins (3) - Grande qualidade técnica não chega para deslumbrar quando encostado a esquerda, foi importante no apoio do meio campo, no entanto pode fazer melhor.
Deivid (2) - Mais um jogo sem convencer, parece desaparecer do jogo quando faz falta, inegável qualidade técnica mas falta de garra.
Liedson (4) - Este tem tudo e voltou a resolver, defende, ataca, passa, remata, marca, é um jogador de mão cheia, mas vocês já o conhecem não é? LIEDSON RESOLVE!
Koke (3) - No pouco tempo que teve em campo transmitiu a garra que faltava a Deivid, não é um jogador brilhante mas não desiste de uma bola e contribuiu para o jogo colectivo, é um jogador de equipe tal como Caneira, foi importante na vitória.
Nani (4) - Poucos minutos em campo mas mais uma vez fabuloso, parece gente grande, depois de Ronaldo e Quaresma, já temos Nani, o puto maravilha.
Douala (2) - Veloz e pouco mais, alguns pormenores interessante, outros descabidos.
Abel (4) - Que dizer deste belo lateral minhoto, no regresso a um campo onde durante anos bem jogou, teve a missão de apanhar com o perigossimo Paito mas no entanto controlou perfeitamente a situação.
Caneira (4) - Pouco se viu mas... alguém passou por ele? É um jogador de equipe fantastico, está onde é preciso.
Tonel (4) - Dominou toda a zona aerea e ninguem passou por ele... sempre a limpar, sempre a ganhar.
Polga (4) - Comanda o sector com grande qualidade, evitou o amarelo que o impediria de defrontar o FC Porto não desistindo de uma bola e demonstrando qualidade superior a todos os adversários.
Custódio (4) - Melhor jogo de Custódio na liga, discutivel mas opinião minha, Custódio teve que se bater contra um dos meio-campos mais duros e agressivos da liga e levou sempre a melhor mesmo em inferioridade numerica.
Moutinho (3) - Sem deslumbrar como em muitos jogos anteriores, teve bem no apoio defensivo e também no ofensivo, é um pendulo nesta equipa.
Sá Pinto (4) - Atabalhoado muitas vezes mas sempre lutador, Sá é um capitão que muitos gostavam de ter, jogadores como estes levam a equipa para a frente, nunca desistem, sem jogar demasiadamente bem foi importante na luta de meio campo.
Carlos Martins (3) - Grande qualidade técnica não chega para deslumbrar quando encostado a esquerda, foi importante no apoio do meio campo, no entanto pode fazer melhor.
Deivid (2) - Mais um jogo sem convencer, parece desaparecer do jogo quando faz falta, inegável qualidade técnica mas falta de garra.
Liedson (4) - Este tem tudo e voltou a resolver, defende, ataca, passa, remata, marca, é um jogador de mão cheia, mas vocês já o conhecem não é? LIEDSON RESOLVE!
Koke (3) - No pouco tempo que teve em campo transmitiu a garra que faltava a Deivid, não é um jogador brilhante mas não desiste de uma bola e contribuiu para o jogo colectivo, é um jogador de equipe tal como Caneira, foi importante na vitória.
Nani (4) - Poucos minutos em campo mas mais uma vez fabuloso, parece gente grande, depois de Ronaldo e Quaresma, já temos Nani, o puto maravilha.
Douala (2) - Veloz e pouco mais, alguns pormenores interessante, outros descabidos.
Futebol: Próxima Batalha é na Cidade-Berço
Hoje pelas 19h o Sporting dará inicio ao jogo mais importante e como tal mais dificil de toda a sua época desportiva. Neste momento a 2 pontos de desvantagem do líder FCP, e na antecâmara da recepção a esse líder com a ambição legitima de o destronar e assumir a liderança até final da prova, esta visita a uma das mais bonitas e misticas cidades portuguesas, será certamente muito complicada. Quer pela posição que o Vitória ocupa neste momento na tabela (abaixo da linha de água), quer pelo número diminuto de jornadas que faltam até ao final da Liga, quer ainda pelo factor pressão sempre inerente a uma obrigatoriedade de ganhar para só assim atingirmos os nossos objectivos. O Vitória começou a época com Jaime Pacheco mal, o treinador colocou o lugar á disposição o que não foi aceite pela direcção e o Vitória continuou mal, até que a Direcção se decidiu pela substituição de Jaime Pacheco por Vitor Pontes. Apesar de não nutrir qualquer simpatia por Vitor Pontes desde o tempo do seu trabalho em Leiria, tenho que admitir que a nivel de mentalização do grupo de trabalho, este técnico já conseguiu grandes progressos, apesar de existir ainda um caminho a percorrer para a recuperação total da força animica dos jogadores (basta ver o exemplo da jornada passada em que sofrem o empate com o Gil já no periodo de descontos). Vitor Pontes coloca a equipa a jogar num esquema táctico habitualmente de 4x2x3x1 que vive muito das subidas de Paíto e menos de Vitor Moreno no lado oposto, de um meio-campo defensivo consistente com Otacilio e Svard (excelente jogador), de um meio-campo ofensivo muito habilidoso e criativo com boa posse de bola mas com pouca profundidade ofensiva, de um ponta-lança do melhor que temos na Liga, e por último mas acima de todos os outros, de um GR que me tem impressionado bastante, e não foi só pelo jogo na Luz para a Taça. Assim, podemos esperar o seguinte onze vimaranense para hoje: Nilson; Vitor Moreno, Geromel, Cléber, Paíto; Otacilio, Svard; Neca, Bena, Wesley; Saganowski.Chaves para a nossa vitória neste jogo:
- especial atenção defensiva na cobertura ao nosso bem conhecido Paíto que em cada 10 cruzamentos, 5 são para a bancada mas os outros 5 podem ser mortiferos;
- explorar ao máximo as bolas paradas ofensivas porque esta equipa sofre muitos golos nessas situações de jogo por nervosismo que resulta em desconcentração;
- não perder a paciência e perceber que não ter mais posse de bola que este adversário pelas caracteristicas dos seus jogadores terá pouco importância e puderá e deverá permitir que consigamos saír para perigosos ataques rápidos ou mesmo contra-ataque;
- com Liedson a 100% (?) temos golos garantidos neste jogo, porque Cléber não tem caracteristicas fisicas para poder sequer controlar minimamente o nosso Levezinho e vai recorrer a muitas faltas (já conhecemos todos o estilo), Geromel apesar de mais versátil e rápido comete muitas falhas ingénuas (tipo a saír mal para o fora-de-jogo, etc.), e das laterais defensivas virá pouco apoio porque Paíto andará perdido entre o momento ofensivo e o defensivo e Vitor Moreno deverá ter Deivid ou Nani por ali para vigiar;
- por último, PB certamente estará atento nas recomendações tácticas deste jogo e dirá que quer que o Vitória ataque pela esquerda sempre, que Paíto suba até caír no raio de acção de Moutinho por exemplo a fechar na direita do nosso meio-campo, e automaticamente Liedson se coloque no espaço livre das costas de Paíto para ser o alvo preferencial da saída para o contra-ataque caso haja uma perda de bola rápida do Vitória na 1ª fase de transição ou ataque rápido caso essa perda ocorra já numa fesa mais adiantada do ataque contrário.
sexta-feira, março 31, 2006
Futsal: Quartos-de-Final da Taça no Domingo em Loures
quarta-feira, março 29, 2006
Futebol: Lucilio Baptista em Guimarães

Lucilio Baptista é o árbitro nomeado pela Comissão liderada pelo Sr. Luis Guilherme para apitar o próximo Vitória Guimarães x Sporting do próximo Sábado. Os habituais visitantes deste blog sabem que nunca aqui tentámos condicionar, ou colocar qualquer tipo de pressão nos árbitros que têm sido designados para os jogos do nosso clube, mas... chega sempre uma altura de dizer BASTA! E depois da ardilosa vergonheira do Sr. Benquerença no Dragão, da nomeação provocatória do Sr. Rui Costa para a recepção ao Penafiel, juntemos-lhe agora esta verdadeira pérola incitadora dos mais básicos instintos de qualquer adepto comum de futebol que sinta minimamente o seu clube: "Olegário Benquerença faz parte do lote de possiveis nomeados para o jogo Sporting x FCP da próxima jornada. Reúne todas as condições para tal." - palavras do Sr. Luis Guilherme que quer com todas as suas forças ficar ligado a mais uma decisão arbitral do titulo nacional e curiosamente, uma vez mais, prejudicando o Sporting. Eu não acredito que este sujeito possa concretizar tal ameaça, porque a verificar-se e com o "depósito cheio" de roubos que os sportinguistas estão, isto nunca puderia ser resolvido a bem.
Quanto a Lucilio Baptista quero apenas dizer que percebi a lógica por detrás da nomeação, já que desde há muito os tripeiros andam a falar neste árbitro como um caso exemplar de beneficio do nosso clube. Engraçado, assim de repente não me lembro de nenhum caso em que tal ajuda se tivesse verificado, antes pelo contrário. Assim sendo a ideia de escolher um juiz pré-condicionado e marcado, não foi coincidência. E espero estar enganado, mas preparem-se para o amarelinho ao Polga, e uma inclinação habilidosa do campo numa visita já de si muito complicada. É como diz Paulo Bento: "Não basta sermos melhores, teremos que ser muito melhores."
terça-feira, março 28, 2006
Bilhar: Jorge Theriaga Campeão
Com 19 titulos de Campeão Nacional no seu palmarés em 52 anos de história do campeonato nacional individual de carambola (três tabelas), Jorge Theriaga é a principal referência desta modalidade que dispõe de bastante prestigio no nosso clube centenário.Numa época em que a formação colectiva do Sporting em bilhar não chegará ao titulo, ficando o seu palmáres bloqueado nas 15 vitórias (1964/65, 1967/68, 1969/70, 1972/73, 1973/74, 1977/78, 1979/80, 1981/82, 1989/90, 1990/91, 1995/96, 1996/97, 1997/98, 1998/99 e 2003/04), vem o grande sportinguista Theriaga dar-nos a alegria suprema ao conquistar o seu 19º titulo (33º titulo individual para atletas leoninos).
A Jorge Theriaga, a toda a secção de bilhar e a todos os sportinguistas em geral, o Canal SCP felicita e agradece porque são homens assim que fazem o nosso clube ser... mais que um clube!
segunda-feira, março 27, 2006
Futebol: Sporting 2 x Penafiel 0 - Abatidos a Tiro

Ricardo - Noite descansada, só ligeiramente interrompida por uma rápida e decidida saída aos pés de Diallo já na 2ª parte, no que terá sido a única meia oportunidade de golo do Penafiel em todo o jogo.
Abel - Mais um bom jogo do nosso lateral direito que pura e simplesmente não sabe jogar mal. Certissimo a defender, sempre disponivel para incorporar o ataque.
Tonel - Imperial. Confiante. Regular. Está num grande momento de forma, bem visivel na velocidade com que dobra os laterais.
Polga - Com Tonel estão-se a revelar uma dupla no eixo da defesa intrasponivel. Muito rápido, e quando em forma como actualmente, muito versátil e bom tecnicamente, o que lhe permite inclusivamente com espaço, saír com a bola controlada para o ataque rápido, como o fez ontem em várias situações.
Tello - Sinceramente, não me pareceu um bom jogo do chileno. Mesmo a lateral, já lhe vi melhores exibições. Mal posicionalmente, o que dificultou por vezes até a 1ª fase de transição, e sobretudo desastrado no transporte de bola pelo seu flanco. Algumas perdas de bola em zona proibida são bem o reflexo desse desacerto.
Luis Loureiro - Demonstrou uma falta de ritmo competitivo que apesar de natural e compreensivel dada a pouca utilização que tem tido, não deixa de emperrar o jogo da equipa. Bem posicionalmente, o que é manifestamente insuficiente quando do outro lado estava uma equipa fraquissima e totalmente incipiente na posse de bola. pedia-se mais envolvência ofensiva ao nosso trinco.
Moutinho - Se a 1ª parte correu mais ou menos bem, tal deve-se não só aos golos marcados, mas sobretudo ao constante empurrão que Moutinho dava no jogo do Sporting ofensivamente. Sempre em alta rotação, ontem então ficou ainda mais visivel pois estava sozinho a jogar aquela velocidade, e muito esclarecimento. Caíu na 2ª parte, como toda a equipa, mas ainda assim merece o destaque pois pareceu-me com Nani, sempre inconformado mesmo com o 2-0 favorável.
Nani - Bom jogo do nosso criativo. Revela ainda alguma inconsequência em muitas acções, mas também muita imprevisibilidade que é indispensável no actual modelo de jogo. Melhor exemplo não há que o seu golo (agradecendo a contribuição do defesa contrário).
João Alves - Grande pontapé na inibição de vestir a mais linda camisola do mundo. Resultou num golo fantástico. Agora é só libertar-se dos fantasmas e jogar o que sabe (que não é pouco).
Douala - Não vou criticar mais o camaronês. Apenas lamento que tenha voltado a dar-me razão quando pedi aqui que não voltasse a ser opção sobretudo a titular. Confiança nula, habilidade zero, capacidade técnica insuficiente, rendimento insuficiente. Sustituido demasiado tarde por Koke.
Liedson - Grande entrega ao jogo, mas não estava nas melhores condições fisicas e na minha opinião puderia e deveria ter sido substituido mais cedo (nada havia em jogo), para poupar o nosso melhor avançado para os importantes compromissos que se avizinham.
Koke - Bom entrada em jogo sempre disponivel para a bola e muito rápido sobre a mesma. É solução, e fez questão de voltar a demonstrá-lo.
Carlos Martins - Entrou já tarde, e não conseguiu sacudir um jogo que já estava mais que decidido. Espero a sua titularidade em Guimarães, será essencial para o assalto ao titulo.
Sá - Entrada quase perfeita em campo, com um cabeceamento que quase resultava em golo. Tempo para pouco mais.
Uma palavra para Paulo Bento que soube gerir muitissimo bem o plantel neste jogo, resguardando jogadores como Sá e Martins tão propensos a problemas musculares, dando minutos a jogadores que apareceram muito motivados e disponiveis como João Alves e Loureiro.
domingo, março 26, 2006
Futebol: Obrigatório vencer hoje Penafiel FC - Análise ao Adversário
O calendário da Liga ditou que hoje teremos que medir forças com o Penafiel, equipa que neste momento se encontra no último lugar da classificação e já assumidamente despromovida. Se juntarmos a este facto, as várias ausências por lesão ou castigo desta equipa, e teremos certamente um Penafiel longe da sua máxima força (que já não é muita como o lugar da classificação demonstra). Treinada por um grande profissional, Luis Castro, que merece todo o respeito e consideração pelo trajecto que fez nas divisões inferiores do nosso futebol, até lhe ser concedida oportunidade na Liga principal. Aqui gostaria de deixar também uma palavra para outro grande treinador que muito admiro, Ulisses Morais e que ontem conquistou a sua 1ª vitória ao comando do Maritimo, e que tem em comum com Luis Castro o facto de também ter feito toda a travessia das divisões inferiores.Mas continuando, o Penafiel apresenta habitulamente um esquema táctico de 4x4x2 que na ideia do seu treinador deveria demonstrar uma boa capacidade de posse e circulação de bola, consistência defensiva e um ataque agressivo e lutador. Infelizmente para Luis Castro a sua equipa raramente nesta Liga conseguiu passar os conceitos incutidos pelo treinador para o terreno de jogo. Muitas têm sido as lesões, os castigos, as contrariedades, algum demérito dos jogadores, alguns erros do treinador e sobretudo, muitas contratações erradas; tudo razões para o insucesso desportivo nesta temporada. Para o onze penafidelense devem entrar: Nuno Santos (nosso GR, não regressou bem a Penafiel, os 1os. jogos foram maus agora já estabilizou); Pedro Moreira, Wellington, Nuno Diogo, Celso; Bruno Amaro, Nilton, Boronad, Juninho Petrolina; Zé Rui e Diallo.
Chaves para vencer este conjunto: basicamente ser paciente, marcar rápido a saída de bola, empurrar desde muito cedo o adversário para a sua área, e muita qualidade na circulação de bola. Depois, é só confiar nos artistas de qualidade superior que temos para desiquilibrarem decisivamente o jogo. Moutinho, Liedson, Martins, Nani podem ser importantes no aspecto de criatividade e dinâmica da equipa, sempre muito bem comandados pelo nosso grande Capitão Sá (veremos se PB não tentará gerir o esforço e utilização do nosso capitão neste jogo).
sábado, março 25, 2006
Futebol: Convocados para o jogo mais importante do ANO
Para o jogo mais importante do ano em que a adesão dos sportinguistas tem que ser máxima e sempre disponivel no apoio constante aos nossos briosos atletas, Paulo Bento convocou:
Guarda-redes: Ricardo e Nélson;
Defesas: Abel, Miguel Garcia, Tonel, Polga, Tello e André Marques;
Médios: Carlos Martins, Luís Loureiro, João Moutinho, João Alves, Nani e Romagnoli;
Avançados: Douala, Koke, Sá Pinto e Liedson.
sexta-feira, março 24, 2006
Futebol: Parabéns ao Pai babado Deivid de Sousa!

Nada melhor para aliviar a carga negativa de uma roubalheira de sacristia no Dragão, do que assinalar e congratular o nosso jogador Deivid pelo nascimento do seu filho. Assim, o CanalSCP não podia deixar passar este facto em branco e deseja as maiores FELICIDADES ao rebento e PARABÉNS a toda a familia.
Por se ter logicamente deslocado ao Brasil para acompanhar as primeiras horas da criança, não vamos poder contar com o nosso avançado para o embate com o Penafiel no próximo Domingo. Mas afinal o que é que significa um mero jogo de futebol, face ao maior milagre da vida?
quarta-feira, março 22, 2006
FORÇA MOUTINHO, ÉS O MAIOR
Eu já digo isto há muito tempo...depois de ter visto o Leiria marcar um golo em Alvalade e só o árbitro e o fiscal não verem...perdi a moral para falar nos senhores dos apitos mas...sinceramente...hoje vou abrir uma excepção.
UMA VERGONHA!!!
A cereja no topo do bolo foi a expulsão do Caneira...o que é aquilo?? Já há bastante tempo que não via um campo tão inclinado...desde o penalty do Pepe, passando pelo amarelo ao Nani e terminando naquele segundo amarelo ao Caneira...estou indignado...que srs. de amarelo tão fracos...Moutinho e companhia não mereciam.
UMA VERGONHA!!!
A cereja no topo do bolo foi a expulsão do Caneira...o que é aquilo?? Já há bastante tempo que não via um campo tão inclinado...desde o penalty do Pepe, passando pelo amarelo ao Nani e terminando naquele segundo amarelo ao Caneira...estou indignado...que srs. de amarelo tão fracos...Moutinho e companhia não mereciam.
Excelente atitude da equipa do Sporting em todo o encontro...pena o árbitro não ter estado à altura tanto do Sporting como do FC Porto. Moutinho não merecia ter sido o homem a ficar marcado como o jogador que teve azar.
Vai o Porto para a final, parabéns...cá vos esperamos dia 9 para o tira-teimas...de preferencia num campo mais direito.
Futebol : 45' FC Porto 0 - Sporting 0
Homem do jogo até ao momento...Olegário Benquerença...penalty por assinalar por corte manual de Pepe (que belo jogador...esperemos que mantenha a luz de brinde ligada), fora de jogo mal tirado a Deivid e fora de jogo não assinalado a McCarthy numa grande defesa de Ricardo...está a correr bem o trabalhinho...
Depois da avalanche inicial portista, o Sporting equilibrou a partida e começou a criar perigo...estou a gostar bastante da defesa do FC Porto...prometem alegrias para a 2ª parte...Benquerença o queira...
SPORTING!!!!!!
Depois da avalanche inicial portista, o Sporting equilibrou a partida e começou a criar perigo...estou a gostar bastante da defesa do FC Porto...prometem alegrias para a 2ª parte...Benquerença o queira...
SPORTING!!!!!!
ROUBO! ROUBO! ROUBO! ROUBO!
Pelos seguintes erros do Sr. Ladrão Benquerença justifico o titulo do post:
- penalty por mão na bola de Pepe por assinalar;
- cartão vermelho para Pepe pelo lance acima descrito em que Liedosn ficaria isolado;
- única oportunidade de golo do FCP até agora, Benny está claramente fora-de-jogo quando do passe de Meireles.
Penso que deve chegar para que eu e todos os Sportinguistas nos sintamos espoliados ao intervalo deste jogo.
ESTAMOS A ASSISTIR A UM ROUBO DE IGREJA, DÍRIA MESMO DE SACRISTIA!
Subscrever:
Mensagens (Atom)
