sexta-feira, março 17, 2006

Mundo Sporting: Assembleia Geral do Sporting

Joga-se hoje no Parque das Nações o futuro do Sporting, não não se trata de mais um jogo, não é futsal, nem andebol, não tão pouco futebol a jogar no campo do Olivais e Moscavide, trata-se da Assembleia Geral do Sporting onde se irá votar sobre a alienação de património.

Filipe Soares Franco, na foto, joga hoje a cartada final, fala-se que poderá juntar a sua proposta a hipótese da recompra, fala-se que poderá juntar a hipótese de investimento em património desportivo, sabe-se que precisa de 2/3 para que a aprovação seja feita e sabe-se também que não será facil e que se não conseguir abdicará da Presidência pondo o Sporting sem dirigentes numa altura fulcral do campeonato.

Numa altura em que a equipa se comporta dignamente representando-nos como mais queremos e lutando por titulos, cabia aos dirigentes o papel de apoio intransigente fossem quais fossem os problemas internos.

Que a AG decorra num clima de total transparência e paz e se decida o melhor para o clube, ganhe quem ganhar, que acima de tudo ganhe o Sporting.

quinta-feira, março 16, 2006

Futebol: Sorteio da Taça dá FC Porto - SPORTING

O FC Porto é o próximo adversário na caminhada que se espera até ao Jamor, o jogo será já na próxima 4ª feira no Estádio do Dragão na cidade do Porto.

A todos os sportinguistas da região norte pede-se a forte presença neste jogo que se espera decisivo para os nossos objectivos na época em curso.
FORÇA SPORTING que eu já tenho saudades de cantar que a taça é nossa!

quarta-feira, março 15, 2006

Futebol: Académica 0 x 2 SPORTING - 14065 espectadores

Ricardo; Abel, Hugo (M Garcia), Polga, Tello; Custódio; J Alves (L Loureiro), Romagnoli (Nani), J Moutinho; Deivid e Liedson.

19m- Sai Hugo lesionado, entra Miguel Garcia

46m- Sai Romagnoli, entra Nani

50m- GOLO SPORTING... DEIVID a passe de João Moutinho (0-1)

81m- Sai João Alves, entra Luis Loureiro

90m - 6m de descontos!

95m- GOLO SPORTING... NANI a passe de Liedson (0-2)

96m- SPORTING NAS MEIAS-FINAIS DA TAÇA DE PORTUGAL... A JOGAR JÁ NA PRÓXIMA 4ª FEIRA onde poderá encontrar FC Porto, Vitória de Guimarães e Vitória de Setúbal!

terça-feira, março 14, 2006

Futebol: Repetimos a dose em Coimbra desta vez para a Taça?

Amanhã voltamos a visitar Coimbra para defrontar novamente a Briosa. O que todos esperamos é necessariamente uma repetição do resultado do jogo da Liga, no entanto, é certo e sabido que no futebol raramente se repetem resultados. Para mais, tratando-se desta feita de uma outra competição - Taça de Portugal, que só pelo facto de ser a eliminar e disputada em apenas um jogo sem direito a repetições, já encerra outro risco. Com efeito, será esse risco que julgo a Académica irá correr, visto não ter nada a perder e para o qual deveremos estar precavidos. Para mais detalhes sobre a Académica fica aqui: análise que realizei em antecipação ao jogo da Liga da altura. Pouco se alterou para lá da consolidação do sistema de 2 avançados que Nelo Vingada resolveu definitivamente utilizar no onze inicial sejam eles: Gerson e Joeano, Gerson e Serjão, ou outra dupla. Fica também a boa noticia que é o Filipe Teixeira (médio mais criativo da equipa e desiquilibrador) estar impedido por castigo.
Chaves para este jogo: novamente e sempre Liedson desta feita para tentar aproveitar o possivel atrevimento e consequente subida no campo da equipa academista, isto é muito espaço nas costas do último defesa até ao GR; batalha ganha no nosso meio-campo sempre impondo a já habitual vantagem numérica; atitude e garra bem ao jeito das últimas exibições.

Futebol : Carlos Martins out again

Jogo a meio da semana para a taça de Portugal...Sá Pinto e Tonel castigados, Caneira lesionado e...Carlos Martins poupado?! Miguel Garcia , André Marques e Luís Loureiro voltam aos convocados.

Prevê-se algumas alterações na equipa...se normalmente já não acerto uma, então para este jogo..:p

Convocados:

Guarda-redes: Tiago e Ricardo;

Defesas: Polga, Hugo, Tello, Miguel Garcia, André Marques e Abel;

Médios: Luís Loureiro, Custódio, João Moutinho, João Alves, Romagnoli e Nani;

Avançados: Douala, Deivid, Koke e Liedson.

Jogo amanhã, dia 15, Estádio Municipal de Coimbra, 20h30

domingo, março 12, 2006

Futebol: Sporting 1 x Boavista 0 - Análise Individual

Queria aproveitar este post para dar os meus PARABÉNS a toda a equipa pela Garra e Atitude demonstrada nos 90(6?) minutos de jogo. Assim, não seremos só meros candidatos ao titulo, mas FORTES CANDIDATOS AO TITULO!
Ricardo - Noite calma e tranquila para o nosso confiante GR. Muito bem sempre que chamado a saír dos postes para interceptar cruzamentos mais ou menos perigosos.
Abel - Boa exibição do nosso lateral, ontem com a dificuldade acrescida de ter o inspirado Zé Manel no seu raio de acção. No entanto, cumpriu com rigor defensivamente e ainda teve tempo e disponibilidade fisica e técnica para subir pelo seu flanco provocando grandes desiquilibrios no adversário, como é bom exemplo melhor jogada do desafio em que tabela com Nani primeiro e Martins depois sempre em progressão. Está em grande forma.
Tonel - Decisivo! O nosso central está num espectacular momento de forma. Confiante para ser insuperavel nos lances defensivos e determinante nos ofensivos. Mais uma excelente finalização, esta de calcanhar, a fazer lembrar o espectacular pontapé também á boca da baliza e na sequência de uma bola parada, em Belém. Começo a pensar, se não terá lugar no lote de Scolari para o Mundial...
Polga - Está confiante e muito rápido sobre a bola. Se lhes juntarmos a sua principal virtude desde sempre, o seu jogo posicional, estamos perante um Campeão do Mundo de regresso á sua melhor condição. Não perde um único duelo, apareça quem aparecer pela frente, bola pelo ar ou rasteira. Ficam na retina dois cortes incriveis pela limpeza demonstrada: na 1ª parte a tirar para canto face a arrancada de Fary e na 2ª parte a tirar de carrinho um cruzamento muito tenso e em arco da esquerda do ataque axadrezado.
Caneira - A 100% ou não, como ontem demonstrou, cumpre sempre com niveis de eficácia máxima a sua função. Com tanta que Paulo Bento decidiu pela sua não substituição quando ficou tocado, fazendo apelo ao profissionalismo e espirito de sacrificio do atleta, consciente da importância quase decisiva da sua preponderância na consistência defensiva da nossa equipa.
Custódio - Na minha opinião pessoal, um dos melhores jogos do nosso trinco nos últimos tempos. Inclusivamente desfiz completamente as minhas dúvidas sobre a sua não-inclusão no processo ofensivo - são mesmo ordens de Paulo Bento. Pretende-se que mantenha a todo o custo a sua missão de repôr equilibrios, nomeadamente a colmatar subidas de Abel, a saír ás linhas quando Martins ou Moutinho se adiantaram no processo ofensivo e existe uma perda de bola, a matar o lançar dos contra-ataques adversários. Tudo isto que o treinador lhe pede, ontem cumpriu com distinção e rigôr.
Moutinho - Não foi um dos seus melhores jogos. Quando normalmente a sua alta rotatividade de jogo se destaca do ritmo do adversário e por vezes até dos seus colegas, ontem simplesmente esse factor não chegou para que fizesse a diferença. Todo o jogo foi disputado pelas 2 equipas a alta rotação, com grande dinâmica e aí apesar de Moutinho se sentir confortavel, não desiquilibrou. No entanto, nota positiva pela habitual entrega, determinação, garra e atitude que colocou em campo.
Carlos Martins - Depois do folhetim, a titularidade. Cada vez percebo menos a lógica desta ausência logo seguida de uma súbita titularidade do nosso médio criativo. A realidade actual, é novamente, a falta de ritmo de jogo. Mas agora a responsabilidade terá que ser dividida com PB. Excelente bomba de livre directo que William nem viu passar.
Sá Pinto - É o nosso CAPITÃO! Esta frase simplifica tudo do significado, da importância que Sá tem neste momento na equipa do Sporting. É a mistica clubistica que passa e transborda deste jogador que faz desta equipa um grupo sólido e muito unido que á imagem do seu comandante, nunca vira a cara á luta. Pena o penalty falhado, o golinho era merecido.
Koke - Com este espanhol em campo a nossa dupla de avançados parecem autenticamente a primeira frente de batalha. Junto com Liedson, enquanto teve ar, pressionou, marcou, roubou bolas aos defesas boavisteiros denotando um nivel de entrega ao jogo excelente. No entanto, falta-lhe a capacidade técnica de Deivid para receber bolas dificeis e segurá-las e fazer jogar o meio-campo, permitindo a subida da equipa no campo. Mas paciência, não tem essas caracteristicas. Tem outras, é rápido com a bola e forte nos deslocamentos do centro para as laterais (direita preferencialmente) que foram úteis ontem em transposições rápidas dado o adiantamento da linha defensiva do adversário.
Liedson - Grande, enorme jogo do levezinho! Joga, faz jogar, corre, desmarca-se, desmarca colegas, recupera bolas, marca o lateral adversário quando sobe, e sempre muita luta com os centrais. Quantas faltas fez Cissé e continuou em campo? Quantas faltas fez Ricardo Silva e ficou em campo? Já agora, aquele pontapé do R. Silva em que na TV(i) relataram como jogando a bola, já vi por menos um jogador ficar com 2 costelas partidas, mas afinal de contas jogou a bola e está tudo bem quando assim acontece... Para quando alguém que perceba de futebol e seja imparcial (como não é Luis Sobral) para comentar jogos no canal generalista?
Nani - Está fadado para boas entradas a partir do banco. Aliás essa parece ser a sua condição ideal na equipa - suplente. Entrou bem em campo, determinado o que lhe permitiu rapidamente entrar no ritmo do jogo. Boas arrancadas, algumas recuperações e essencial no aproveitar do destapar do flanco direito do Bessa com o posicionamento mais ofensivo de Manuel José (belo jogo).
Tello - Entrou também bem no jogo. Foi importante a sua competitividade a meio-campo e resguardou muitissimo bem o inferiorizado Caneira de males maiores. Ainda deu para impulsionar a equipa para a frente. Rende muito mais a meio-campo.
Hugo - Entrou para segurar a vantagem em tempo de pontapé alto e para a frente indiscriminadamente do Boavista e ajudou a dar altura no combate da bola alta.
Apenas um comentário para Carlos Brito: O Boavista teve 0 (ZER0) oportunidades de golo! Não entendo a sua indignação no final face ao árbitro, ao jogo em si. Face ao árbitro pergunto também: Quantas faltas para amarelo fez Cissé? Só viu 1. Quantas faltas para amarelo fez Ricardo Silva? Só viu 1. Penalty tem dúvidas? Deve ser o único. Penalty sobre o Fary? Talvez, mas a jogada é precedida de fora-de-jogo. Face ao jogo em si, posse de bola e cruzamentos não significam merecer ganhar ou sequer empatar quando não resultam em nenhuma ocasião clara ou menos clara para marcar. Ricardo não fez uma defesa digna de registo. Assim, não entendo tanta indignação e tantos votos de parabéns avulsos sem consubstanciação.

sábado, março 11, 2006

Futebol: Próximo adversário Boavista FC


O adversário desta noite é tão somente a melhor equipa desta 2ª volta, e que detém o recorde de maior número de vitórias seguidas nesta edição da Liga - 7. Valor esse que nós desejamos igualar batendo esta noite os axadrezados. Muitssimo bem orientada por Carlos Brito, previligiando o futebol de ataque rápido pelas alas, que assenta numa boa organização defensiva para a qual muito contribui um meio-campo atlético e prático. A grande figura desta equipa tem sido o nosso bem conhecido João Pinto, a realizar (mais) uma época fantástica, recuperando inclusivamente os seus dotes de goleador (é o melhor marcador da equipa). Mas felizmente para nós, não joga. Juntemos-lhe Helder Rosário, Cadu e Tiago e são ausências de peso para o embate com o nosso moralizadissimo Sporting. Habitualmente adepto confesso do 4x3x3, Carlos Brito hoje deverá apresentar o seguinte onze: William; Rui Duarte, Ricardo Silva, Cissé, Areias; Manuel José, Paulo Sousa, Lucas; Zé Manel (atenção á velocidade deste jogador), Fary e Diogo Valente.
Chaves para o nosso triunfo serão: uma forte pressão sobre o meio-campo boavisteiro impondo sempre a nossa vantagem numérica nessa zona do campo (Sá, Romagnoli, Custódio e Moutinho para Paulo Sousa, Lucas e Manuel José) impedindo inclusivamente as saídas para contra-ataque, mobilidade já caracteristica do nosso sector mais avançado para arrastar para zonas mais laterais para desiquilibrar os centrais adversários, entradas incisivas dos nossos médios em situação de finalização como Moutinho, Sá e Romagnoli. Não falo na nossa defesa porque tem estado segurissima ultimamente bem alicercada num super-confiante Ricardo. Depois é só ter atenção ao turbo Zé Manel, aos possiveis livres directos em posições comprometedoras de Diogo Valente e/ou Manuel José (dependendo do lado). Confio que o Boavista irá sentir decisivamente as 4 ausências forçadas para este jogo na sua mecanização e mesmo estilo de jogo e nós saberemos aproveitar esse facto. Depois do passeio ontem do FCP pelo Bonfim, só um resultado nos interessa... A VITÓRIA.

sexta-feira, março 10, 2006

Futebol : Bombardeiro Carlos Martins de volta

Depois de umas semanas de baixa, Carlos Martins volta aos convocados, ficando de fora Luís Loureiro, Miguel Garcia e André Marques...acho bem, faz-nos muita falta um bombardeiro em campo.

Koke deverá ser titular no lugar de Deivid, que está com problemas físicos, mas foi convocado.

Convocados:

Guarda-redes: Nelson e Ricardo;

Defesas: Abel, Polga, Tonel, Hugo, Caneira e Tello;

Médios: Custódio, Moutinho, João Alves, Carlos Martins, Romagnoli e Nani;

Avançados: Sá Pinto, Douala, Koke, Deivid e Liedson.

quinta-feira, março 09, 2006

Futebol: As 9 finais rumo ao Titulo

Aqui fica a lista das nove autênticas batalhas até ao tão ambicionado titulo nacional:
Boavista (C), União Leiria (F), Penafiel (C), V. Guimarães (F), FCP (C), E. Amadora (F), Naval (C), Rio Ave (F), Braga (C).
Destaques pela grau de dificuldade máximo previsivel para as rececpções a: Boavista (Sábado), FCP e Braga e para as visitas a Leiria e Guimarães. E a última jornada para além do nosso jogo com o Braga tem também um Boavista x FCP.
EU ACREDITO! TODOS COM A EQUIPA, UNIDOS PELO NOSSO GRANDIOSO SPORTING!

terça-feira, março 07, 2006

Futebol: Folhetim Carlos Martins

Carlos Jorge Neto Martins, conhecido no mundo do futebol por Carlos Martins, (Martinelli para nós não é cherbakov?), 23 anos até ao fim de Abril, nascido em Oliveira do Hospital, médio de ataque centro internacional em todos os escalões excepto o principal, 71 jogos e 12 golos em 5 épocas como futebolista profissional do Sporting Clube de Portugal.

Podia ser este o retrato de um jogador mas Carlos Martins não é apenas isto, Carlos Martins é um caso de paixão, com 14 jogos e 2 golos nesta época Carlos Martins é daqueles jogadores que se espera sempre mais, quando todos esperamos o momento em que definitivamente mostre todo o seu futebol lá aparece mais uma lesão a travar toda a progressão demonstrada.

Sucessivas lesões de cariz muscular e a maioria delas sem razão aparente fazem de Martins um jogador habituado a frequentar o departamento clinico do Sporting, agora ao que parece chateado pelas frequentes lesões procura ajuda especializada na Alemanha através da consulta de um especialista ligado ao Bayern Munique.

O departamento clinico leonino afirma que o jogador se encontra em plenas condições, havendo uma corrente de opinião que defende que o problema de Martins será apenas psicologico, algo que só a própria força de vontade do jogador poderia resolver, Martins no entanto pensa que existe algo mais e agora na Alemanha tenta recuperar para estar em condições para a recta final da época.

Está assim explicado o caso que muito se tem empolado nos últimos dias, como Paulo Bento diz, tanto Sporting como Carlos Martins não tem interesse em que as qualidades do mesmo se percam, muito pelo contrário.

O Canal SCP deseja as rápidas melhoras quer a nível físico quer a nível psicologico do nosso camisola 5, todos esperamos que a arte e a raça de Carlos Martins sejam vistas não apenas em 2 ou 3 jogos mas sim frequentemente e sem lesões.

FORÇA CARLOS, ESTAMOS CONTIGO, ÉS UM DOS NOSSO!

segunda-feira, março 06, 2006

Futebol: Sporting 2 x Gil Vicente 0 - Análise Individual

Ricardo - Uma defesa apenas a relatar do nosso guardião a remate de Carlitos. Mero espectador durante todo o jogo.
Abel - Mais uma boa exibição do nosso lateral direito. Espectacular disponibilidade ofensiva, sempre com qualidade técnica acima da média. Faz claramente a diferença na nossa equipa, e é já um dos maiores desuiquilibradores que temos no plantel.
Tonel - Certo durante todo o jogo, com especial atenção ao jogo aereo, onde esteve imperial... mesmo depois da entrada de Carlos Carneiro.
Polga - Seguro e... tudo fácil na noite de ontem para o nosso campeão do mundo.
Tello - Exibição agradável do chileno numa posição em que manifesta claras dificuldades de adaptação. Felizmente para si, Carlitos foi forçado a deambular por todo o ataque face á lesão precoce de Nandinho e assim raramente teve aturado trabalho defensivo. Ofensivamente esteve bem e bateu algumas bolas paradas com bastante apropósito (duas grandes defesas de Paulo Jorge na 1ª parte).
Custódio - Ontem podia e devia ter-se envolvido mais na construção das jogadas ofensivas da equipa. Começo a pensar que serão instruções de Paulo Bento para que o nosso médio-defensivo se reduza a isso mesmo - médio-defensivo em exclusivo. Não havia nenhum gilista no seu raio de acção que justificasse uma marcação apertada ou dedicada visto não actuarem com nenhum ponta-lança, nem falso ponta-lança, nem nº 10. Portanto, Custódio ontem deveria ter assumido a 1ª fase de construção do jogo da equipa, libertando até um pouco mais Moutinho desse papel para poder desiquilibrar mais á frente no campo, talvez no último passe.
Moutinho - Grande exibição e juntamente com o homem da foto (do Record) o melhor em campo. Rápido e incisivo no ataque, determinado e raçudo na recuperação de bola e sobretudo extremamente esclarecido quando faltavam ideias ao futebol da equipa. Explana uma maturidade no campo absolutamente incrivel para um jogador da sua idade. João não engana, está destinado a altissimos voos no futebol europeu. Cláusula rescisão louca precisa-se!
Nani - Não me convence. Pálida exibição deste jovem que continua a manifestar lacunas no seu processo de formação enquanto jogador profissional. Tempo de passe errado, drible fácil mas inconclusivo e pouco produtivo, incapacidade para se colocar ou desmarcar para tirar partido da sua velocidade e um-contra-um com bola controlada em rapidez para cima do defesa. Nesta altura, está longe de demonstrar argumentos que justifiquem a titularidade.
Douala - Outra má exibição. Não está confiante e se a isso lhe juntarmos a sua habitual falta de capacidade técnica de recepção, controle e dominio de bola, especialmente como ontem era obrigado por força de jogar bem na frente, então temos a nulidade total. Já tinha alertado/pedido para que não fosse titular, adivinhava-se o que iria acontecer. Será que o Middlesborough ainda estará interessado? Talvez com uns telefonemazinhos do Freitas a coisa se arranje...;)
Sá Pinto - Alma de leão. Actualmente Sá nunca joga mal. Está sempre disponivel para o jogo, assume a posse de bola, movimenta-se na procura de espaços e não regateia esforços em prole do colectivo. É o nosso GRANDE CAPITÃO!
Deivid - A função que ontem desempenhou, sem a companhia de Liedson, só resulta no seu desgaste precoce. Não pode ser a referência única e óbvia de um futebol directo que não se adapta ás suas caracteristicas. Precisa de ter e sentir a bola no pé. O seu futebol vive de toque de bola, de remate fácil e pronto. Numa dessas situações, quase marcava a passe de Sá Pinto. Excelente assistência para o 1º golo de Koke.
Romagnoli - A sua visão de jogo e boa capacidade de passe e futebol ao 1º toque são importantes opções para Paulo Bento. Como se acabou por verificar ontem com a jogada em que divide louros com Moutinho do 2º golo.
Koke - Já justificava a estreia. Não era o único aqui neste blog e noutros a pedir encarecidamente uma oportunidade para o espanhol no nosso 11. Está confiante, determinado e é possuidor de um remate forte e que resulta em finalizações explosivas. Ontem foi a chave que abriu as portas da vitória com 2 golos. Um deles numa desmarcação e finalização bombástica a passe de morte de Deivid, o 2º de mero oportunismo a confirmar a boa jogada de Moutinho e Romagnoli. Obriga a mais utilização por Paulo Bento com alternativa natural a avançado ao lado de Liedson e em concorrência directa com Deivid.
João Alves - Mais uns minutos deste médio que nunca traz nada á equipa. Reconheço que talvez esteja a começar a embirrar (o que tanto critico nos adeptos do meu clube) mas... não há mais ninguém para jogar no meio-campo?
Uma palavra apenas para a minha mais completa desilusão face ao apresentado e produzido pelo Gil e seu treinador Ulisses Morais que honestamente tinha em mais alta consideração. A conversa do protesto por não jogar o Mateus, a lesão prematura do Nandinho, não disfarçam os medos e receios excessivos quando ainda tinha Carlos Carneiro e Rodolfo Lima no banco. Esperava muito mais futebol vindo de Barcelos, mas o pessoal agradece. ;)

domingo, março 05, 2006

Futebol: Próximo adversário Gil Vicente FC

Hoje teremos como adversário o aguerrido Gil Vicente. Esta equipa da bonita cidade de Barcelos tem realizado uma liga
algo irregular esta temporada, e assim por esta altura ainda se vê envolvida na árdua luta para evitar a despromoção do escalão maior. Na minha opinião, muitissimo bem orientada por Ulisses Morais, caracteriza-se por jogar todas as partidas com a preocupação de discutir os resultados até ao fim, sem tácticas ultra-defensivas (transportes públicos em frente da baliza), e ainda muitas vezes tentando e conseguindo mesmo praticar um futebol bonito de desenvolvimentos pelas alas com cruzamentos bem medidos para, talvez, um dos melhores cabeceadores do futebol português - Carlos Carneiro. Exactamente por deter no seu plantel vários jogadores poderosos nesse aspecto do jogo, o seu treinador trabalha até á exaustão as jogadas de bola parada tentando rentabilizar ao máximo homens como: Gregory, Marcos António, Rovérsio, Carlos Carneiro, Braima, etc. O Gil apresenta-se em Alvalade depois de uma jornada passada muito complicada (vários motivos: roubalheira do árbitro um deles, pancadaria a montes outro) em Barcelos com o Boavista que resultou numa derrota de dificil digestão e nesta altura precisará carenciadamente de pontuar. Vamos ver como reage este Gil. Prevejo o seguinte onze a apresentar por Ulisses Morais sabendo que Luis Coentrão está castigado, Marcos António e Rovérsio em dúvida: Paulo Jorge (espero que continue a titular, e não decida voltar a colocar o incrivel Jorge Batista); João Pereira, Gregory, Rovérsio, João Pedro; Bruno Tiago, Elias; Carlitos, Gouveia, Nandinho; Mateus. Tacticamente a equipa alterna mutio entre um 4x3x3 declarado com os dois alas a jogarem bem avançados, ou uma opção um pouco mais contida de 4x2x3x1 em que os dois alas têm preocupações defensivas em ajudar a fechar os seus corredores, como será certamente o caso hoje frente ao Sporting e os seus laterais ofensivos, especialmente Abel.
Chave para derrotar esta equipa gilista deverá passar por uma grande concentração competitiva para não permitir veleidades em bolas paradas, e tentar tirar o máximo partido de alguma falta de versatilidade, velocidade e coordenação do centro da defesa/meio-campo gilista em lances rápidos e de bola controlada em um-contra-um com os nossos avançados, e ainda usar e abusar de diagonais, já que esta equipa por vezes erra clamorosamente quando tenta insistentemente colocar os avançados contrários em fora-de-jogo.

sábado, março 04, 2006

Futebol : Convocados Sporting-Gil Vicente

Sá Pinto volta à lista de convocados depois de ter ficado de fora por lesão, no jogo contra a Académica, enquanto ficam de fora Liedson, Caneira (5º amarelo) e Carlos Martins...

Estou curioso sobre as "razões técnicas" que deixam Carlos Martins de fora novamente...um jogador que estava a ser o motor da equipa, o homem que fazia a diferença e que "deu" a vitória em Setúbal...passa a não convocado na semana seguinte, sem ser por problemas físicos.

Pela experiência que temos de Paulo Bento, quando um jogador não respeita de alguma maneira o restante grupo de trabalho, deixa de contar até que a "harmonia" volte...isso aconteceu com Liedson, com Polga e com Deivid (inclusive chegámos a jogar com juniores no importantissimo jogo de Braga) e agora com Carlos Martins...gostava era de perceber o que ele fez...mas Paulo Bento cortou logo (e bem) qualquer rastilho de expeculação...é opção tecnica e ponto final.

O mais importante é que os dois, Carlos Martins e Paulo Bento saibam o que se passa e resolvam a questão rapidamente, até porque Carlos Martins é um jogador importantissimo e faz muita falta para a recta final do campeonato.

Os convocados para o jogo mais importante da época, frente ao Gil Vicente - lembrem-se que ganharam na Luz e em Belem...as vindas a Lisboa tem-lhes corrido bem (exceptuando Amadora...e agora Alvalade :p) - são:

Guarda-redes: Ricardo e Nélson;

Defesas: Abel, Tonel, André Marques, Polga, Miguel Garcia, Tello;

Médios: João Alves, Luís Loureiro, Custódio, Nani, João Moutinho, Romagnoli;

Avançados: Sá Pinto, Koke, Deivid, Douala.

quarta-feira, março 01, 2006

Mercado : 1ª contratação 2006 / 2007

Ronny, lateral/médio esquerdo, campeão brasileiro pelo Corinthians (suplente de Gustavo Nery) assinou até 2010 e é o primeiro reforço para 2006/2007.

Segundo o nosso ex-jogador Rogério, Ronny é parecido com Roberto Carlos, pela sua propensão ofensiva e forte remate.

Esta contratação vem colmatar uma lacuna no plantel visto Marco Caneira não estar confirmado para a próxima época e Rodrigo Tello não ser propriamente um defesa esquerdo...assim o Sporting arranja uma alternativa a André Marques.

Segundo noticia o site Calciomercato, Inter e Sampdoria estavam de olho no jogador, assim como em Yannick que também assinou pelo Sporting (ainda é junior).

domingo, fevereiro 26, 2006

Video : Imagens de um golo fabuloso

Vídeo gentilmente "roubado" a http://stromp.castpost.com/

Peço desculpa pelo gamanço, mas isto merece ser divulgado a quem não viu...uma obra prima...

Futebol: Académica 0 x Sporting 3 - Análise Individual

Ricardo - Excelente exibição, plena de segurança e com niveis de confiança contagiantes a toda a defesa. Destaco a sua cada vez maior voz de liderança em termos de organização da própria estrutrura defensiva e nunca hesitando em pedir mais aos seus companheiros de sector e ao meio-campo de cobertura. Enorme defesa a uma remate fortissimo de curta distância de N'Doye.
Abel - Basta dizer que finalmente temos um defesa direito de raiz na nossa equipa. Certissimo a defender, ontem tinha pela frente N'Doye e em algumas situações também o lateral esquerdo adversário Vitor Vinha (18 anos - aplaude-se de pé o conceder destas oportunidades pelo Prof. Nelo Vingada), portanto trabalho complicado que cumpriu a preceito. Já a sua influência na manobra ofensiva da equipa é determinante, e quando a opção inicial de transição não é pelo seu corredor, quando é necessário variar o flanco e alargar o permietro de jogo, ele já lá está, desmarcado e pronto. Qualquer opção diferente da compra definitiva do seu passe no final da temporada, será incompreensivel.
Tonel - Está confiante e não inventa. Forte no jogo aereo, e ontem com uma tranquilidade extrema que lhe permitiu evitar fazer faltas perigosas sobre os avançados contrários de costas para a baliza, e que saõ normalmente perigosas. O nosso central apenas revela, na minha opinião, alguma falta de sentido posicional em termos de o possibilitar acorrer mais a dobrar os seus colegas de sector batidos, mas para esse efeito temos...
Polga - É forçoso destacar a exibição do nosso actual PATRÃO da defesa. Intrasponivel nos duelos individuais, rapidissimo a dobrar os seus companheiros, tempos de entrada aos lances perfeitos. Está num momento de forma enorme, e assim, é claramente forçoso RENOVAR!
Caneira - Jogo muito complicado para o nosso lateral. Viu um cartão amarelo no minimo ridiculo (estas arbitragens habilidosas já são demais!) numa jogada em que nem sequer fez falta, e se foi por protestos, apenas o vi colocar as mãos na cabeça, enfim... Depois, tal como aconteceu com Abel, teve de se deparar por várias vezes com mais que um adversário pelo seu flanco, e na 2ª parte o treinador academista ainda lançou mais um jogador fresco e rápido para o seu flanco, valendo aí a ajuda preciosissima de Liedson em ajuda defensiva. Digamos que cumpriu num jogo sempre muito dificil para poder brilhar. Muito importante a sua colaboração constante a fechar ao meio em várias situações, já que a Académica jogava com 2 pontas-lança.
Custódio - Ainda sem estar num bom momento de forma, no entanto, a sua grande capacidade de leitura táctica fazem dele insubstituivel neste momento na equipa. Sempre com a máxima atenção ás compensações defensivas, e com grande empenho nas recuperações de bola, cumpriu bem o seu papel. Para quando toda a dimensão do seu futebol, com a componente ofensiva que já demonstrou a época passada?
Moutinho - Grande exibição do nosso mais rotativo médio. Sempre disponivel seja para conduzir, seja em desmarcação para receber, seja em garra para recuperar a bola, seja em leitura táctica para preencher os espaços no nosso meio-campo defensivo. Melhor exemplo foi mesmo o seu golo, nunca o defesa esquerdo da Briosa sonhou que ainda aparecesse por ali algum jogador verde-e-branco, mas esqueceu-se claro, que no nosso 11 actual marca presença - João Moutinho.
Romagnoli - Ontem sem Carlos Martins, já deu para ver alguma da dimensão futebolistica deste reforço de Inverno. Acabou por conduzir, enquanto ainda tinha capacidade fisica para tal, o ataque com grandes pormenores reveladores de classe e qualidade e com uma excelente visão de jogo. Mas, a dura realidade é que não tem ritmo para mais que 30 minutos. Como resolver esta situação? Deixo a minha opinião, Pipi é uma boa opção para entrar a partir do banco. Para uma substituição de Sá ou Martins, por exemplo. Mas a titular, por favor, NÃO!
Nani - Mais um caso que me parece óbvio de um jogador talhado para entrar em campo vindo do banco de suplentes. Alterna demasiado entre bons e maus momentos. Sendo que os maus resultaram ontem sempre em contra-ataques e ataques rápidos do adversário, e os bons apenas em faltas favoraveis ou alguma subida da equipa no terreno, portanto manifestamente insuficiente. Continua a agarrar-se demasiado á bola, será que ninguém o alerta para isso? Tem que melhorar o remate de meia-distância para jogar como médio ofensivo titular no Sporting actual ou de futuro.
Deivid - Boa 1ª parte especialmente durante a melhor fase de toda a equipa. Está no 1º golo e é indiscutivel a sua espectacular valia técnica com tudo o que representa em termos de problemas que coloca ás defensivas advesárias. Apenas o gostaria de ver recuperar alguma da velocidade que demonstrou ao serviço do Santos, em que arrancava rápido com a bola bem controlada para cima dos defesas e rematava colocado. Ainda vai muito a tempo de o demonstrar em Alvalade.
Liedson - QUE GRANDE GOLO! Execução espantosa e explosiva do Levezinho! Para além desta sua dimensão ofensiva, sempre muito disponivel para ajudar atrás, especialmente sobre o nosso flanco esquerdo defensivo, o que só demonstra bem a sua entrega e dedicação em prol da equipa. Não me esqueço, no entanto, daquele falhanço de baliza aberta em que tenta picar artisticamente a bola por cima de Pedro Roma, mas... logo a seguir a sua irreverência retiram o palhaçinho cobardolas do Pedro Roma (um dos melhores GR da Liga) do jogo e um penalty para acabar com qualquer esperança academista no jogo.
João Alves - Algum tempo em campo e ainda sem conseguir disfarçar um medo terrivel de usar a nossa camisola. Caro João, não é medo que deves sentir, é ORGULHO!
Hugo - Pouco tempo só para sentir pulso ao jogo. Jogo resolvido, mas até puderia ter sido importante caso a Académica lograsse a proeza de marcar o 1-2 e voltasse ao jogo.
Douala - Velocidade ele tem, mas... e o resto para ser jogador de futebol de alto nivel. É sempre uma opção para o contra-ataque, e ontem a certa altura o jogo estava mesmo propenso para um jogador como Douala fazer miséria, mas... não fez.

sábado, fevereiro 25, 2006

Futebol: Próximo adversário - A. Académica Coimbra


A nossa próxima batalha rumo ao tão desejado titulo nacional, está marcada para hoje, em Coimbra, frente á Associação Académica local. Clube com enormes tradições no futebol português, faz parte do núcleo de clubes simpáticos que todos gostamos de ver a disputar a principal Liga do nosso futebol.
Orientada pelo Prof. Nelo Vingada (não esquecer que atingiu os pontos mais altos da sua longa carreira como adjunto do nosso extraórdinário Prof. Carlos Queirós), a Académica tem feito um trajecto dentro das possibilidades estruturais do clube (poucas) e por isso, luta como pode, pela manutenção na Liga BetandWin. Pratica um futebol muito organizado e sobretudo compacto defensivamente, espreitando só pela certa o contra-ataque ou mesmo um ou outro lance de bola parada. Desde a perca precoce (ainda com muito por explicar) de Marcel (principal goleador da equipa na 1ª metade da Liga), têm procurado várias soluções ofensivas, no entanto qualquer uma delas longe de atingir o rendimento do brasileiro actualmente no nosso inferior vizinho da 2ª circular. Deixo aqui o onze previsivel para a Académica de hoje, sabendo que um dos seus melhores executantes, o lateral-esquerdo Ezequias está indisponivel: Pedro Roma (um dos melhores GR da Liga); Nuno Luis, Danilo, Hugo Alcântara, Sarmento; Roberto Brum, Paulo Adriano, Dionattan, Filipe Teixeira, N'Doye (lembram-se deste e aquele golinho o ano passado em Alvalade); Joeano. Propositadamente coloquei a equipa em 4x5x1 porque acredito que é o que vamos ter de defrontar, duas linhas defensivas muito juntas, bem ao jeito do prof. Vingada e as suas tácticas dos transportes públicos (autocarro, eléctrico, comboio, tudo o que há) em frente da baliza. Assim, recomenda-se muita paciência á nossa equipa, em especial ao meio-campo e laterais para nunca desguarnecerem a retaguarda, mantendo sempre os equilibrios, pois é por aí que a Briosa tentará conseguir algo do jogo. Com calma e sobretudo muita tranquilidade e confiança, vamos certamente ultrapassar este dificil obstáculo, e citando Paulo Bento: "1 - 0 basta para somarmos os 3 pontos."

sexta-feira, fevereiro 24, 2006

Futebol: Lista de convocados para a deslocação a Coimbra

Guarda-redes: Ricardo e Tiago;
Defesas: Abel, Polga, Hugo, Tonel, Caneira;
Médios: Luís Loureiro, Custódio, Moutinho, João Alves, Romagnoli, Nani e Tello;
Avançados: Koke, Deivid, Liedson e Douala.
Destaque para as ausências de Sá Pinto e Carlos Martins. Se o primeiro é por indicação do Departamento médico para poupar o nosso grande capitão para o que falta do resto da Liga, já Martins é por opção técnica (embora também se deva prender com razões de precaução e poupança das capacidades fisicas do nosso médio mais desiquilibrador). Assim arrisco um onze para amanhã:
Ricardo; Abel, Polga, Tonel, Caneira; Custódio, Moutinho, Romagnoli e Nani; Deivid e Liedson.

Novas revelações - Estou INDIGNADO!

"Verifiquei que, de facto, havia um défice na exploração que era preciso colmatar, nomeadamente um grande desvio no bingo. O que faz a diferença na exploração do Sporting, o que contribui com cerca de 30 por cento no desvio de tesouraria é o bingo. Na SAD há dois vectores que contribuem pouco para o défice de tesouraria. Concretizando, o Sporting tinha-se comprometido a fazer todos os anos uma mais-valia de 5.5 milhões de euros. No ano passado, só fez 6.7 milhões de euros. Só tinha livre para investir 1.2 milhões de euros e investiu mais de 9 milhões. Ficou com défice na tesouraria. Em cima desses cerca de 8 milhões de euros, teve o azar de não ir às competições europeias, o que provoca uma ausência de receita de 4 milhões. Na SAD temos um défice de tesouraria de 12 milhões de euros, o que representa 75 por cento do défice global que anda à volta de 16 milhões de euros. Em resumo, 4 do Sporting, cerca de 12 da SAD." Estas saõ revelações de Filipe Soares Franco entrevista ao Jornal Record. Perante isto, respondam-me se souberem:
- Como é possivel que o bingo seja fonte quase única de desvio de tesouraria do Sporting-clube?
- Como é possivel que a SAD com uma mais-valia anual obrigatória de 5,5 milhões, tendo conseguido 6,7 milhões, não se tenha limitado a re-investir os restantes 1, 2 milhões de euros?
- Quem é/são o/s responsável/eis pela luz verde dum investimento extra de 8 milhões?
- Se efectivamente o prejuizo em termos de inexistência de receita duma ausência nas competições europeias é de 4 milhões de euros, então não será OBRIGATÓRIO garantir e assegurar dentro do possivel que a equipa de futebol atinja esse objectivo consecutivamente?
- Qual a alternativa a realizar um encaixe financeiro consideravel (venda de património rende por baixo 50 milhões de euros) a utilizar para colmatar incumprimento com a banca desde junho 2005 e re-equilibrar com alguma margem este défice?
- Qual a garantia de que não serão realizados investimentos extra na SAD tão volumosos como o referido, sem quaisquer resultados de ordem desportiva daí decorrentes?
A resposta a esta última pergunta é óbvia e daí resulta a minha mais profunda INDIGNAÇÃO. É que se esse investimento é realizado por admnistrações totalmente incompetentes em termos de gestão desportiva (não me canso de referir, sublinhar isto) como infelizmente tem acontecido sucessivamente, o destino deste projecto é agravar ainda mais o défice de tesouraria da SAD, com resultados desportivos longe dos pretendidos. basta dizer que dos investimentos mais avolumados que calculo estejam incluidos nesse esforço desmedido extra, temos João Alves, Wender, entre outros, que pura e simplesmente nada trouxeram á nossa equipa de futebol. Portanto longe, muito longe de se traduzirem em investimentos resultantes em futuras mais-valias, como são desejavelmente todos a realizar por uma empresa como é a Sporting Futebol SAD.

quinta-feira, fevereiro 23, 2006

Dia D para FIlipe Soares Franco

A Assembleia Geral extraordinária do Sporting Clube de Portugal realiza-se hoje às 20.30 horas, no Centro de Congressos de Lisboa (antiga FIL), que terá como ponto único deliberar sobre alienação de imóveis não afectos a uso desportivo do Clube.
Dia D de:
- Decisão: impõe-se deliberar na efectiva venda ou não de património não-desportivo do clube;
- Descontrolo: financeiro e orçamental que permitiu que o clube chegasse a esta situação aflitiva (sem pânicos);
- Demissão: é certo e sabido que caso a proposta venda do património proposta por FSF não seja sufragada pela maioria de 2/3 dos sócios, FSF demitir-se-á de imediato.
- Desastre: se a solução passar por uma deliberação contrária á venda, nascendo um movimento populista que açambarcará mercenariamente o clube, através do apelo á mistica e ao poder dos associados nas decisões futuras do clube.
Mas, esperemos que, como na História Mundial, este dia sirva apenas para marcar uma viragem. Neste caso, na saúde financeira do nosso grandioso SPORTING CLUBE PORTUGAL.