sexta-feira, fevereiro 24, 2006

Futebol: Lista de convocados para a deslocação a Coimbra

Guarda-redes: Ricardo e Tiago;
Defesas: Abel, Polga, Hugo, Tonel, Caneira;
Médios: Luís Loureiro, Custódio, Moutinho, João Alves, Romagnoli, Nani e Tello;
Avançados: Koke, Deivid, Liedson e Douala.
Destaque para as ausências de Sá Pinto e Carlos Martins. Se o primeiro é por indicação do Departamento médico para poupar o nosso grande capitão para o que falta do resto da Liga, já Martins é por opção técnica (embora também se deva prender com razões de precaução e poupança das capacidades fisicas do nosso médio mais desiquilibrador). Assim arrisco um onze para amanhã:
Ricardo; Abel, Polga, Tonel, Caneira; Custódio, Moutinho, Romagnoli e Nani; Deivid e Liedson.

Novas revelações - Estou INDIGNADO!

"Verifiquei que, de facto, havia um défice na exploração que era preciso colmatar, nomeadamente um grande desvio no bingo. O que faz a diferença na exploração do Sporting, o que contribui com cerca de 30 por cento no desvio de tesouraria é o bingo. Na SAD há dois vectores que contribuem pouco para o défice de tesouraria. Concretizando, o Sporting tinha-se comprometido a fazer todos os anos uma mais-valia de 5.5 milhões de euros. No ano passado, só fez 6.7 milhões de euros. Só tinha livre para investir 1.2 milhões de euros e investiu mais de 9 milhões. Ficou com défice na tesouraria. Em cima desses cerca de 8 milhões de euros, teve o azar de não ir às competições europeias, o que provoca uma ausência de receita de 4 milhões. Na SAD temos um défice de tesouraria de 12 milhões de euros, o que representa 75 por cento do défice global que anda à volta de 16 milhões de euros. Em resumo, 4 do Sporting, cerca de 12 da SAD." Estas saõ revelações de Filipe Soares Franco entrevista ao Jornal Record. Perante isto, respondam-me se souberem:
- Como é possivel que o bingo seja fonte quase única de desvio de tesouraria do Sporting-clube?
- Como é possivel que a SAD com uma mais-valia anual obrigatória de 5,5 milhões, tendo conseguido 6,7 milhões, não se tenha limitado a re-investir os restantes 1, 2 milhões de euros?
- Quem é/são o/s responsável/eis pela luz verde dum investimento extra de 8 milhões?
- Se efectivamente o prejuizo em termos de inexistência de receita duma ausência nas competições europeias é de 4 milhões de euros, então não será OBRIGATÓRIO garantir e assegurar dentro do possivel que a equipa de futebol atinja esse objectivo consecutivamente?
- Qual a alternativa a realizar um encaixe financeiro consideravel (venda de património rende por baixo 50 milhões de euros) a utilizar para colmatar incumprimento com a banca desde junho 2005 e re-equilibrar com alguma margem este défice?
- Qual a garantia de que não serão realizados investimentos extra na SAD tão volumosos como o referido, sem quaisquer resultados de ordem desportiva daí decorrentes?
A resposta a esta última pergunta é óbvia e daí resulta a minha mais profunda INDIGNAÇÃO. É que se esse investimento é realizado por admnistrações totalmente incompetentes em termos de gestão desportiva (não me canso de referir, sublinhar isto) como infelizmente tem acontecido sucessivamente, o destino deste projecto é agravar ainda mais o défice de tesouraria da SAD, com resultados desportivos longe dos pretendidos. basta dizer que dos investimentos mais avolumados que calculo estejam incluidos nesse esforço desmedido extra, temos João Alves, Wender, entre outros, que pura e simplesmente nada trouxeram á nossa equipa de futebol. Portanto longe, muito longe de se traduzirem em investimentos resultantes em futuras mais-valias, como são desejavelmente todos a realizar por uma empresa como é a Sporting Futebol SAD.

quinta-feira, fevereiro 23, 2006

Dia D para FIlipe Soares Franco

A Assembleia Geral extraordinária do Sporting Clube de Portugal realiza-se hoje às 20.30 horas, no Centro de Congressos de Lisboa (antiga FIL), que terá como ponto único deliberar sobre alienação de imóveis não afectos a uso desportivo do Clube.
Dia D de:
- Decisão: impõe-se deliberar na efectiva venda ou não de património não-desportivo do clube;
- Descontrolo: financeiro e orçamental que permitiu que o clube chegasse a esta situação aflitiva (sem pânicos);
- Demissão: é certo e sabido que caso a proposta venda do património proposta por FSF não seja sufragada pela maioria de 2/3 dos sócios, FSF demitir-se-á de imediato.
- Desastre: se a solução passar por uma deliberação contrária á venda, nascendo um movimento populista que açambarcará mercenariamente o clube, através do apelo á mistica e ao poder dos associados nas decisões futuras do clube.
Mas, esperemos que, como na História Mundial, este dia sirva apenas para marcar uma viragem. Neste caso, na saúde financeira do nosso grandioso SPORTING CLUBE PORTUGAL.

segunda-feira, fevereiro 20, 2006

Atletismo: SPORTING CAMPEÃO NACIONAL DE PISTA COBERTA

O SPORTING sagrou-se Campeão Nacional de Pista Coberta em Masculinos e Femininos.

Foi o 11º titulo do Sporting em Masculinos ficando à frente do Benfica e da Juventude Operária do Monte Abraão (JOMA).

Já em Femininos foi o 12º titulo do nosso clube acabando à frente da Juventude Operária do Monte Abraão (JOMA) e CA Madeira.

O Canal SCP mostra-se orgulhoso dos nossos Campeões que tantos sacrificios fazem para continuar a por o Sporting no lugar mais alto do pódio.

Parabéns Campeões!

domingo, fevereiro 19, 2006

Futebol: Sporting 3 x Paços Ferreira 0 - Análise individual

Ricardo - Providencial a sua defesa logo nos primeiros minutos do jogo, quando se deparou cara-a-cara com Junior Bahia na melhor ocasião de golo (e única) do Paços em todo o jogo. Transpira confiança que se estende por todo o bloco defensivo.
Abel - Mais um grande jogo do nosso defesa direito reforço de Inverno. Sempre muito perigoso nas suas incursões ofensivas, e dificilmente perde um lance defensivamente. Já impõe a compra do seu passe no final da época.
Tonel - Imperial no jogo aereo, sem complicar no jogo pelo chão. Confiança nesta altura é a palavra de ordem neste sector da nossa equipa.
Polga - Implacavel nos duelos com qualquer um dos avançados que cairam na sua zona de acção. Ficou na retina um corte "á Campeão do Mundo" de carrinho com perfeito tempo de entrada a anular um remate forte e potencialmente perigoso já dentro da área de rigor.
Caneira - Apesar de globalmente bem, imperdoavel a sua incapacidade de recuperação no lance logo no inicio do jogo de contra-ataque quase letal do Paços, em que Didi corre 60 metros com a bola pelo seu flanco sem que Caneira tenha esboçado qualquer recuperação defensiva para a contrariar. Subiu bem no seu flanco emprestando profundidade, mas terá que estar atento á recuperação defensiva, sabendo-se que não se trata de um jogador particularmente rápido. Na 1ª parte também demonstrou algumas dificuldades em conter Didi que aparecia pelo seu lado.
Custódio - Bem defensivamente e na sua colocação táctica no terreno. Mas, causa-me imenso espanto a sua inibição ofensiva (nada habitual em épocas anteriores), até mesmo a sua participação na 1ª fase de construção. Normalmente com passes muito lateralizados e curtos. Talvez lhe falte ainda os niveis de confiança dos seus colegas mais atrasados. No entanto, muito postiva a sua clara melhoria em termos de condição fisica.
Moutinho - (Mais um) Grande jogo do pequeno, em tamanho, enorme, em entrega, João Moutinho. A sua alta rotatividade é uma constante fonte de desiquilibrios na estrutura defensiva do adversário. Lance do penalty (clarissimo, foi a chamada entrada "a varrer" de Peçanha) foi um óptimo exemplo disso. Pena encontrá-lo muitas vezes encostado á lateral esquerda, mas serão certamente indicações de PB para dar maior largura á equipa.
Carlos Martins - Talvez o jogo menos conseguido de entre os mais recentes do nosso médio criativo. Insisto que não é compativel com Romagnoli no mesmo onze. Neste momento, Martins deve ser o nosso médio ofensivo que assume a condução do jogo. Talvez tenha sentido demasiadamente a tentação de rematar de fora da área para explorar o estado do terreno (muito escorregadio).
Romagnoli - Definitivamente inadaptado ao estado do terreno. O nosso argentino pratica um futebol de toque de bola, gosta de tabelar e saír ao 1º toque nas jogadas, tudo isso ontem era praticamente impossivel. De resto não entendi a opção de PB em colocar Pipi como titular naquelas condições, neste jogo em particular. Esforçado sem dúvida, mas ainda sem o ritmo de jogo do futebol europeu. A rever... noutras condições climatéricas.
Sá Pinto - Brilhante 1ª parte em todos os aspectos do nosso simbolo máximo leonino no 11 actual, coroada com 1 golo na marcação irrepreensivel de uma grande penalidade indiscutivel. Adaptou-se maravilhosamente á posição de 2º avançado com Liedson, com grande mobilidade que lhe é caracteristica, mas a detonar constantemente o lado esquerdo da defesa do Paços. Pena a lesão que o impediu de continuar a grande exibição na 2ª parte (desconheço ainda qual a lesão de que padeceu). Grande capitão, demonstra toda a garra do verdadeiro LEÃO!
Liedson - Jogo dificil para o Levezinho, face á grande exibição protagonizada por Luis Carlos, que deveria ter sido interrompida pelo árbitro com ordem de expulsão aquando daquela entrada assassina "a ceifar" Liedson na ala esquerda já depois da bola ter passado. Sentiu-se mais confortável na 2ª parte aquando da entrada de Deivid e Nani, e já com outro tipo de espaços concedidos pelo Paços em busca do prejuizo.
Deivid - Sem ter sido uma grande exibição, longe disso, gostei do jogo de Deivid. É indesmentivel a sua grande capacidade técnica e sobretudo de recepção de bola em condições dificeis (quando comparado com Douala...) O seu golo resulta de uma brilhante assistência de Nani, mas a sua desmarcação é de antologia, fugindo ao 2º poste nas costas de toda a defesa Paçense.
Nani - Depois de o ter criticado por mais que uma vez pela sua dificuldade em fazer o último passe e agarrar-se demasiado á bola, pois ontem foi precisamente o contrário que fez avolumar o marcador. Está nos 2 golos, com 2 assistências de compêndio futebolistico. Na 1ª contemporiza a jogada e coloca com garnde precisão no movimento goleador de Deivid. Na 2ª em grande velocidade faz um passe atrasado deixando logo nesse momento toda a defesa em contrapé e permitindo o remate vitorioso de Tello. Assim, Nani é certamente uma grande opção para a nossa equipa. Velocidade no transporte de bola, forte no um-contra-um e mortifero no último passe. Muito bem!
Tello - Imperdoavel o meu esquecimento do Rodrigo. Entrou bem no jogo e teve a capacidade de finalizar uma excelente jogada rápida de ataque com um remate certeiro com o seu pior pé. A sua colocação a meio-campo é sem dúvida uma opção muito válida para PB, que finalmente percebeu que o deverá utilizar como médio em detrimento de um flop como João Alves.

sábado, fevereiro 18, 2006

Futebol: TODOS A ALVALADE (Sporting-Paços: 20h30)


Venho mais uma vez pedir a TODOS os SPORTINGUISTAS o ESFORÇO económico temporal de irem ver o nosso clube contra a equipa de Paços de Ferreira, certo que tal DEDICAÇÃO e DEVOÇÃO será essencial para a conquista dos 3 pontos, vitória esta que será decisiva para a caminhada para o titulo e consequente GLÓRIA.

PS: APOIEM O SPORTING... DO 1º AO ÚLTIMO MINUTO...

Futebol: Próximo adversário FC Paços Ferreira

Hoje temos no percurso do nosso grandioso SPORTING até ao tão almejado e ambicionado titulo nacional, o FC Paços Ferreira. Treinado por um "homem da casa" José Mota, esta equipa tem como principal caracteristica um fio de jogo bem definido que assenta na constante vontade de jogar futebol. As suas equipas primam sempre pela tentativa de jogar bem e valorizar a posse de bola, muito perigosas normalmente em contra-ataque quando actuam fora da Mata Real. O esquema táctico que normalmente utiliza é o 4x3x3, onde prevalece a velocidade que sempre tentam imprimir pelos homens das alas. Fica o recado á atenção dos laterais leoninos que gostam de subir e bem, para as devidas compensações que não puderão falhar. Aqui fica o onze provavel do Paços para este jogo: Peçanha (em grande no último jogo frente ao Gil segurou os 3 pontos); Primo, Luis Carlos, Emerson, Fredy; Paulo Sousa, Junior, Pedrinha; Junior Bahia, João Paulo, Didi (melhor marcador da equipa).
Acredito na nossa vitória neste jogo, mas a nossa equipa terá que entrar logo desde o apito inicial determinada em resolver rapidamente a questão. Se o jogo evoluir com o nulo, o Paços ganhará confiança e puderá produzir um bom futebol rápido de contra-ataque. Chave verde e branca para este jogo será (mais uma vez) o nosso meio-campo onde teremos forçosamente que impôr, em vantagem numérica (4 verdes para 3 amarelos), a nossa troca de bola, criatividade e mais-valia técnica. Aposto em golos dos nosso médios criativos: Sá, Carlos Martins ou Moutinho.

sexta-feira, fevereiro 17, 2006

Renovações : Fábio Paim até 2010

Depois de Liedson renovar contrato e Polga recusar a proposta que lhe foi apresentada, hoje foi a vez do junior Fábio Paim, apontado já há bastante tempo como a estrela mais cintilante da academia, renovar contrato até 2010 com contrato profissional.

Existia alguma expeculação sobre a continuidade de Paim no Sporting, falando-se inclusive que estariam a tentar "desviá-lo" para o FCP (eu já começava a duvidar que alguma vez jogasse pelos séniores) mas no final a questão contratual foi ultrapassada e Paim (se tiver sorte e juizinho) poderá ser um dos nossos futuros ídolos com a camisa verde e branca.

;-) Aguardamos o 1º golo no palco do Alvalade XXI

P.S. Clausula de rescisão....€25M

Futebol : Convocatória Sporting - P. Ferreira

Paulo Bento não mudou nada e repete a convocatória do jogo de Setúbal

Guarda-redes: Nelson e Ricardo;

Defesas: Abel, Tonel, Hugo, Polga, Caneira e Tello;

Médios: Carlos Martins, Custódio, João Moutinho, Romagnoli, Sá Pinto e Nani;

Avançados: Douala, Liedson, Koke e Deivid.

Amanhã, todos a Alvalade devolver os 3-0 ao Paços...desta vez sem o Polga a defesa esquerdo.... ás 20h30.

quinta-feira, fevereiro 16, 2006

Mundo Sporting: ESPECIAL ELEIÇÕES

  • Filipe Soares Franco, actual Presidente do Sporting cooptado a quando da saída de Dias da Cunha, antigo Presidente Substituto, antigo Vice-Presidente, uma das caras de sempre do Projecto Roquette, será candidato se conseguir a aprovação para venda de património na Assembleia Geral de 23 de Fevereiro.
  • A apoiar o projecto de FSF aparecem o ex-Presidente José Roquette e o actual Presidente da Comissão do Centenário e Presidente do Conselho Fiscal Ernesto Ferreira da Silva.
  • Do lado da oposição a este cenário, aparece o Ex-Presidente Dias da Cunha, ex-vice-Presidente e actual candidato Dias Ferreira, o ex-Presidente João Rocha, o ex-Presidente da Assembleia Geral e provável candidato Abrantes Mendes e/ou o ex-Presidente do Conselho Fiscal Jesus de Oliveira.
  • Espera-se por outro lado pela posição de figuras como: o ex-Vice-Presidente e Presidente da SAD Miguel Ribeiro Teles, o ex-Administrador da SAD José Eduardo Bettencourt, o ex-Presidente da SAD Luís Duque, o ex-Presidente José Sousa Cintra, etc.
PS: Quem puder contribuir com ideias e dados sobre os 2 lados da barricada, agradecemos de bom grado ;) a guerra vai começar e pelo menos uma coisa boa já fez, acabou-se a paz podre que existia nos bastidores de Alvalade.

quarta-feira, fevereiro 15, 2006

Futebol: Abel em discurso directo

O lateral direito emprestado pelo Sporting de Braga prestou declarações à comunicação social no dia de hoje, das quais destacamos as seguintes:

"Desde o primeiro dia que falei com os meus colegas disse-lhes que as primeiras impressões eram muito positivas. Confirma-se que estou a gostar de estar aqui"

"Espero ficar. Não estou preocupado. Tenho a certeza que o sucesso da equipa é o meu também"

E o Canal SCP junta-se ao desejo de Abel promovendo neste espaço um apelo à administração da SAD leonina para accionar a opção de compra deste belissimo jogador que já mostrou ter qualidade e garra para representar o nosso clube.

PS: Agradeço desde já a toda a administração, em especial, ao Presidente Filipe Soares Franco, o esforço económico-financeiro para manter Liedson.

Futebol : Liedson vale €8.5M

€8.5 Milhões de Euros para 4 anos...ordenados, comissões, direitos de imagens e outras % e tais...é muito dinheiro? Claro que é...o Liedson merece? Claro que sim...podia-se evitar pagar todo esse montante? Poder...podia...o Liedson continuava no Sporting? Not really....

Liedson é actualmente o melhor jogador a actual em Portugal é um avançado (na minha opinião) da qualidade de um Shevchenko...um avançado com uma excelente média de concretização, que raramente se lesiona (estou a bater na madeira), que luta em todo o campo e que vai buscar uma bola, se for preciso, à biqueira da bota do Beto, como aconteceu no jogo na luz...motivado então - e nós bem lhe vimos jogos na era Peseiro, onde andava nitidamente em baixo psicologicamente (pudera...a ganhar menos do que os dois guarda-redes suplentes...) - torna-se quase imparável.

Pode-se dizer que é muito dinheiro, ainda para mais com o falado tecto salarial, mas a realidade é que haveria por essa Europa fora (e Brasil...e Russia...e Oriente...) uma fila de clubes disposto a pagar-lhe isso, incluindo os nossos rivais...consta que a pressão feita pelo Slb foi bastante...e já há bastante tempo que ela acontecia...

Liedson é um jogador fora de série, daquele tipo de jogadores que levam uma equipa a ganhar títulos, quase sozinho...deixá-lo sair seria um erro tremendo e justificava um esforço financeiro...até porque a sua saída implicava a contratação de outro avançado...pago provavelmente a peso de ouro e nada garantia que não fosse um barrete como o Pinilla ou Miccoli...assim já se sabe o que a casa gasta e o investimento é mais seguro.

Muito bem SAD, bom trabalho.

Personalidades: João Rocha polémico em entrevista ao jornal Record

"O Projecto Roquette liquidou o Sporting. Ninguém soube o que era o projecto, porque ele não dizia. Sabia-se, apenas, que era uma dezena de sociedades, dirigentes e funcionários superiores a ganhar centenas de milhares de contos. O projecto foi reduzir os sócios de mais de 100 mil para pouco mais de 30 mil, foi acabar com as modalidades amadoras, foi vender património, foram dezenas e dezenas de milhões de contos de prejuízo que não aparecem nos resultados, porque parte deles foram executados pelo Sporting. No caso da SAD deram-se informações falsas aos associados e à própria CMVM para a entrada na bolsa."
"O que lhe posso dizer é que era tudo tão bom que ele próprio, José Roquette, ia subscrever capital e a primeira coisa que fez quando saiu foi vender todas as acções da SAD que tinha comprado. Isto levou os sócios a perderem quase 14 milhões de contos só na subscrição e nos resultados negativos."
"Quando José Roquette entrou, o clube estava numa situação caótica, mas ele aceitou um passivo de 4 milhões de contos e, actualmente, ascende a 60 milhões de contos. É uma diferença enorme."
Havia um projecto com o FC Porto que era muito prejudicial para o Sporting. Era mesmo inqualificável. Insurgi-me num Conselho Leonino e numa assembleia geral. Era um projecto gravíssimo que só podia sair da cabeça de um indivíduo sem responsabilidades. José Roquette dizia que era um projecto válido, porque era a única maneira de Sporting e FC Porto estarem sempre representados na Liga dos Campeões."
Deixo apenas estes pequenos excertos da entrevista reproduzida hoje no jornal Record.
É o começo, apenas o começo, do lavar da roupa suja em público. E como a água já corre barrenta...
P.S.: Permitam-me o desabafo, isto para a equipa deve ser do melhor!

terça-feira, fevereiro 14, 2006

Futebol : Conferência de Imprensa ás 17h


Será que é desta que finalmente lhe pagam o que merece???

segunda-feira, fevereiro 13, 2006

Futebol: Sorteio da Taça de Portugal dá Académica-SPORTING

O Sporting vai se deslocar ao Estádio Cidade de Coimbra para defrontar a Associação Académica de Coimbra OAF para os quartos de final da Taça de Portugal, o encontro realizar-se-há a 15 de Março de 2006.

Num encontro recheado de tradição os leões deslocam-se ao campo dos estudantes com o intuito de chegarem às meias finais, a todos os sportinguistas da zona centro, pede-se o apoio incondicional e em massa.

domingo, fevereiro 12, 2006

Futebol: Vitória Setubal 1 - 2 SPORTING (C Martins e J Moutinho) - Análise Individual

Ricardo (5) - De todas as vezes a que foi chamado respondeu com coragem e precisão, duas grandes defesas, várias bolas socadas da área e várias saídas fora da area com pés e/ou cabeça, Ricardo foi Ricardão, Parabéns!

Abel (4) - Mais uma exibição extremamente regular do lateral nortenho, defendeu sempre bem e procurou também ajudar o ataque, parece que nasceu para jogar no Sporting.

Caneira (4) - Mais afoito ofensivamente do que em outros jogos, esteve também muito bem a defender, é uma ajuda preciosa aos centrais.

Tonel (3) - Imperial no jogo aereo, teve no rasteiro uma hipótese de golo que desperdiçou, bastante regular como é o seu timbre, não complicou.

Polga (4) - Inspirado o campeão do mundo ao serviço do Sporting, esteve em grande, tudo o que era bola ele cortava e era também o primeiro a tentar lançar o Sporting para o ataque, ao contrário de Sansão, Polga tornou-se mais forte desde que cortou o cabelo, parece outro.

Custódio (3) - Fundamental no controle de jogo a meio-campo, não consegue ainda ser o Custódio que estavamos habituados, no entanto nota-se algumas melhorias num jogador que tem tudo para ser muito melhor.
C Martins (5) - Fenomenal, o mais talentoso jogador verde e branco com bola nos pés, em dúvidas para o jogo foi sem dúvidas o melhor, recuperado de mais uma lesão, Martins não começou da melhor maneira ao falhar alguns passes mas depois foi simplesmente ele, controlo de bola divinal, toque de bola soberbo, tempo de passe extraordinário, remate preciso, marcou e deu a marcar, que mais pedir a um jogador?

J Moutinho (4) - Primeiro golo de bola corrida do jovem leão, decisivo na superioridade leonina em campo, muito tempo descaído na esquerda onde apesar de não render o melhor que pode consegue fazer a diferença em relação a outros, está a crescer e é o mais utilizado pelo Sporting, João Moutinho.

Sá Pinto (3) - A entrega e garra habitual hoje mais vistas em prol do colectivo do que do brilho individual, mais um penalti marcado contra o Sporting com acção de Sá Pinto borra um pouco o trabalho brioso do nosso capitão mas não nos faz esquecer tudo o que ele faz de bom.

Douala (3) - Excelentes arrancadas a do extremo leonino, pena não ter conseguido ter efectividade nas suas acções, com um pouco mais de precisão no futuro, poderá ser muito útil na caminhada para o titulo.

Liedson (3) - Um pouco apagado em relação aos mais recentes jogos, devido a forte marcação que sofreu, apenas um remate perigoso de cabeça e muito suor em campo.

Deivid (1) - Algumas movimentações interessantes mas sem trazer nada a equipa.

Nani (3) - Poucos minutos em campo e um expectacular remate à trave após não menos expectacular jogada.

Hugo (-) - Uma estreia para defender os 3 pontos, um regresso coroado com exito.

Futebol : Nacional Madeira 1 - União Leiria 4

LOLLLLLLLLLLL!!!!!!!!!!!!!!!!!

Próximo adversário: Vitória de Setúbal


O próximo adversário na nossa caminhada que se pretende culmine no titulo nacional, é o Vitória Setúbal, a defrontar hoje no seu reduto. Treinado actualmente por um "homem da casa" Hélio Sousa que substituiu Norton de Matos já com a época em andamento. Depois de todos os problemas financeiros que afectaram quase fatalmente o Vitória no final da vigência da direcção oportunista de Chumbita Nunes (este sempre com os seus salários em dia e os jogadores com 4 meses em atraso), a realidade actual não deverá ser muito diferente mesmo com uma nova direcção a comandar os destinos do clube do Sado.
Depois da saída de alguns jogadores fundamentais da equipa como Moretto, Fonte, Tchmogo e Dembelé e mesmo com a suposta compensação pela entrada de alguns jovens emprestados pelos 2 grandes de Lisboa como Hélio Roque, Carlitos e Varela, a dura realidade do vitória é a quebra de resultados positivos culminando mesmo com uma goleada na passada jornada em Barcelos.
Actuando habitualmente num esquema de 4x2x3x1 que priveligia sobretudo a consistência defensiva. Trata-se também de uma equipa com muito poucos golos marcados fruto da sua manifesta insuficiência em colocar muitas unidades na zona de finalização. Em suma, defende com muitos e ataca sempre com poucos. Aqui fica o onze que me atrevo a adiantar (qual Zandinga) para esta noite:
Marco Tábuas; Janicio, Flávio (Verissimo), Auri, Nandinho; Binho, Ricardo Chaves; Pedro Oliveira, Sandro, Carlitos; Varela.
Esta noite sobretudo por defrontar um Sporting em clarissimo crescendo de forma e confiança, é de esperar um Setúbal extremamente compacto e que tentará espreitar o contra-ataque sempre que possivel. Espero um jogo dificil para o nosso clube, e em que a importância da eficácia em concretizar as ocasiões de golo será decisiva para facilitar o atingir dos nossos objectivos neste jogo. Um nulo prolongado no tempo de jogo só nos trará mais dificuldades, especialmente pela carência que infelizmente temos no plantel no que diz respeito a um avançado possante fisicamente e com bom jogo áereo para colocar num pressing final. Assim, FORÇA SPORTING desde o 1º minuto de jogo para decidir o mais rápido possivel este jogo!

sábado, fevereiro 11, 2006

Aniversários: Estão de parabens os Ricardos

30 anos...é o aniversário que o grande Ricardo celebra hoje...um Ricardo consistente, confiante...muito longe do guarda-redes trémulo da época passada...tem feito a diferença este ano e exorcizou de vez o fantasma Baía.

Parabéns Ricardo.

Hoje também temos o aniversário de outro Ricardo, 24 anos, também atleta do Sporting, embora esteja emprestado a outro clube nesta época...veremos se tem finalmente a sua oportunidade para o ano...

Ricardo Jorge Martins Duarte...quem é o primeiro a acertar no "nickname" do jogador?

Futebol: Convocados para Setúbal

Aqui fica a lista dos 18 convocados do Grandioso SPORTING CLUBE PORTUGAL para a deslocação a Setúbal:
Guarda-redes: Ricardo e Nelson;
Defesas: Abel, Polga, Hugo, Tello, Tonel e Caneira;
Médios: Custódio, Moutinho, C. Martins, Nani e Romagnoli;
Avançados: Sá Pinto, Douala, Koke, Deivid e Liedson.
Destaques para a aparente recuperação de Carlos Martins, Abel e Koke, bem como o regresso de Douala da CAN.
Não resisto a aventurar-me e deixar o meu onze: Ricardo; Abel, Tonel, Polga, Caneira; Custódio, Moutinho, C. Martins, Sá; Liedson e Deivid. (Mas fiquem atentos no vosso canal de sempre para o post com o onze a apresentar efectivamente por PB em Setúbal).