O actual presidente Filipe Soares Franco concedeu esta noite uma entrevista clarificadora á SICnoticias. Deixando claro que se perfila como candidato á presidência do clube nas próximas eleições, não deixando de enumerar algumas condições para que tal tomada de posição seja efectivada. Talvez seja oportuno começarmos por analisar essas condições.quinta-feira, janeiro 12, 2006
Entrevista SICnoticias a Filipe Soares Franco
O actual presidente Filipe Soares Franco concedeu esta noite uma entrevista clarificadora á SICnoticias. Deixando claro que se perfila como candidato á presidência do clube nas próximas eleições, não deixando de enumerar algumas condições para que tal tomada de posição seja efectivada. Talvez seja oportuno começarmos por analisar essas condições.Futebol: Estatistica
quarta-feira, janeiro 11, 2006
Futebol: Sporting 2-1 Vizela - Análise Individual
Tiago (3) - Praticamente sem trabalho de maior, esteve quase sempre seguro, acabou por sofrer um golo que nada podia fazer.Abel (4) - Estreia fulgurante do lateral vindo de Braga, aparentou uma capacidade fisica bastante superior a todos os seus companheiros (alguma influência da diferença de preparação fisica entre Braga e Sporting?), parecia um autêntico cavalo nas arrancadas pela direita, a fazer lembrar Saber mas agora com mais mestria no passe, teve um momento mau ao perder a bola e causar contra ataque isolado do Vizela mas viria a recuperar em grande velocidade.
Tello (2) - Apagadissimo o lateral chileno não está agora num momento positivo, num jogo em que tinha bastante liberdade para subir manteve-se quase sempre preso na defesa, tem que melhorar.
Caneira (3) - Sem deslumbrar teve uma actuação sobria o q.b., de realçar que a defesa constituida com Polga torna o Sporting bastante permeável no jogo aéreo.
Polga (2) - Nas mesmas condições que Caneira, nada fez que se nota-se nem pela positiva nem pela negativa apesar de ter tentando dar fifias o que não é nada de bom para uma equipa que pretende ser segura.
Custódio (2) - Melhor que em Braga mas insufiente para controlar um meio-campo, neste momento é talvez o jogador em pior forma do 11 leonino, Custódio não consegue ganhar nem em força nem em técnica, não consegue estar no local certo no momento certo, está apático.
Carlos Martins (2) - Não esteve mal de todo na 1ª parte mas a 2ª foi de péssimo nível, desinspirado, desastrado, se fosse so a 2ª teria nota 1, valeu-lhe a 1ª parte onde foi o jogador que tentava levar a equipa para a frente.
João Moutinho (3) - O nosso sempre em pé leva porrada de tudo o que é adversário e mesmo assim vai a todas as bolas, não desiste, é incansável mas não pode fazer tudo, cumpriu no que pode sem deslumbrar.
Nani (3) - Desequilibrou o quanto pode, tentou ao máximo romper na defesa nortenha e por várias vezes o conseguiu mas exagerou no individualismo e não conseguiu ter eficácia.
Tomané (3) - Estava até se lesionar um jogador bastante activo na frente de ataque, de destacar excelentes combinações com Liedson, raro ver alguém combinar bem com Liedson logo há que afirmar que Tomané estava a cumprir, teve 2 remates que podia fazer um pouco melhor mas falta-lhe força no remate e resistência para 90m algo que só pode ser conseguido com trabalho.
Liedson (2) - Apenas bem servido pelo jovem Tomané, não conseguiu destinguir-se dos demais, apesar de lutar não conseguiu sequer aproximar-se de um simples Liedson, falhou um golo de baliza aberta a passe de Romagnoli no fim do jogo e foi o melhor que se viu do brasileiro.
Sá Pinto (4) - Decidiu e tornou-se o herói da partida, assumiu a responsabilidade de marcar o penalti por si sofrido e acabou por marcar o golo decisivo a passe de Romagnoli, Sá Pinto foi um bravo na hora de lutar e desta vez eficaz na hora de marcar.
João Alves (2) - Tentou dar uma ajuda num meio campo cada vez mais ofensivo que forçava o Vizela a recuar, não esteve mal nem bem, pode e deve fazer melhor no entanto.
Romagnoli (3) - 10 minutos em campo e muita fantasia do novo nº 30 do Sporting, espectacular jogada que daria golo de Sá Pinto apesar de afortunado na hora da decisão, amarelado incrivelmente por um toque na camisola do adversário, é assim que os arbitros recebem os novos jogadores do Sporting.
Futebol: Resultado final Sporting 2 - Vizela 1
Futebol: Ao intervalo Sporting 0 - Vizela 1 Ai, ai, ai...
Futebol: Sporting x FC Vizela (20h)
É este o 11 que acreditamos ver no Alvalade XXI para disputar a eliminatória com o FC Vizela mas se em todos os jogos acabamos sempre por nos ver fintados por Paulo Bento neste jogo de Taça mais imprevísivel é o 11 que iremos iniciar no entanto optamos por arriscar este que está acima.Será um jogo extremamente importante não só para prosseguir na Taça mas também para reagir à derrota em Braga e também para lançar novos jogadores como Abel e Romagnoli, será também o jogo dos regressos de Beto e Polga bem como a possibilidade de pudermos continuar a ver um pouco mais de Tomané que estará no banco de suplentes.
Não faltes, é nos momentos mais dificeis que o Sporting precisa de ti...
Até logo... no ALVALADE XXI!
Futebol: Análise ao Futebol Clube Vizela
O sorteio da quinta eliminatória da Taça de Portugal colocou o actual 10º classificado da Liga de Honra no caminho do Sporting, jogo este que será uma reedição das épocas de 1983/84 quando o clube minhoto nos quartos-de-final foi eliminado pelos leões em Alvalade por 2-0 (Romeu e Kostov) e de 1988/89 por 4-1 (Mário Jorge, Silas, Miguel e Jorge Plácido, Ferrinho (a.g.).O FC Vizela trata-se de uma filial do F.C. Porto, usando equipamento idêntico ao do clube da cidade do Porto.(camisola às riscas azuis e brancas e calção azul), é u m clube que participou por uma vez na 1ª Divisão na época de 1984/85 acabando então na 16ª e última posição, já mais recentemente, na época passada, sagrou-se vencedor da zona Norte da II Divisão B com um total de 82 pontos (72-32 em golos), consagrando Bock como o maior goleador dos campeonatos nacionais com a marca de 32 remates certeiros.
O Vizela tem um orçamento global (modalidades, futebol de formação e sénior) de um milhão de euros, dinheiro resultante das quotas de 2600 sócios, da venda de camarotes, da ajuda dos industriais da região, entre outros. É um clube que se orgulha de ter as contas em dia numa altura em que o futebol vive tremendas dificuldades financeiras e em que a Liga de Honra é um espelho perfeito com as recentes crises no Estoril, Ovarense, Marco e Maia.
É também um clube que aposta na formação, sendo o terceiro maior clube do Minho a formar jogadores depois do Sp. Braga e do V.Guimarães, sendo a sua maior bandeira, Vítor Paneira, antigo jogador do Benfica, formado nas escolas do clube, tem cerca de 300 jovens nas camadas de formação e sessenta por cento do plantel sénior é constituído por jogadores formados no clube.
À frente dos destinos da equipa está o experiente treinador Carlos Garcia, 55 anos, e conta nas suas fileiras com Bock, avançado formado no F.C. Porto, Artur Jorge, ponta-de-lança nascido no V. Guimarães, e Margarido, veterano lateral que passou pelo Marítimo e Varzim, bem como o médio Pedro Caravana iniciado no Gil Vicente.
Futebol: Parece que andam atentos ao nosso blog...
Sei que o Benfica está na iminência de fazer uma oferta ao Bolton. Amanhã [quarta-feira] irei contactar o Bolton para saber se essa oferta foi feita. Creio que será de 400 mil, 500 mil libras [580 mil, 730 mil euros], mas não sabemos se será por empréstimo ou a título definitivo», explicou o representante de Borgetti ao maisfutebol.
Lembrar-se-ão do post aqui colocado sobre a hipótese/desejo de podermos ter Borgetti de verde e branco, pois bem, parece que a hipótese não era de todo descabida e alguém esteve atento ao nosso blog e desviou a ideia para o outro lado da 2ª circular. Agora pasmem-se com as declarações do próprio Borgetti: "Quase não tenho jogado na liga inglesa, só na Taça e na Taça UEFA. Portanto, se houver a oportunidade de sair, saio. Quero jogar. Para mim, ser emprestado não há problema. Só quero jogar até por causa do Campeonato do Mundo".
Eu juro que não falei com o jogador antes de ter colocado o post a dizer exactamente isto. lol
Talvez esteja na hora dos dirigentes do nosso clube abrirem os olhos, não?!
terça-feira, janeiro 10, 2006
Futebol: 7ª Saída... Varela , 8ª Saída... Semedo
Os jovens leões Silvestre Varela e José Semedo são as duas mais recentes saídas do plantel profissional do Sporting Clube de Portugal, Silvestre Varela foi cedido ao Vitória Futebol Clube de Setúbal, enquanto Semedo foi cedido ao Clube Desportivo Feirense de Sta. Maria da Feira.Procuram assim ter mais minutos numa época em que se joga muito da presença de ambos no Europeu de Sub-21 em finais de Maio de 2006, no Sporting Varela jogou bastante pouco enquanto que Semedo nunca saiu do banco.
Quando se expecula numa potencial entrada de Adriano, Tomané continua entre os eleitos, é assim o actual plantel do Sporting Clube de Portugal:
GR: Ricardo (76) Nélson (1) Tiago (16)
DD: Miguel Garcia (15) Abel (78)
DE: Tello (11) André Marques (55)
DC: Tonel (13) Beto (22)
DC: Caneira (12) Polga (4)
MDC: Custódio (27) Luís Loureiro (8)
MCD: Carlos Martins (5) João Alves (34)
MCE: João Moutinho (28) Nani (18)
MAC: Sá Pinto (10) Romagnoli (30)
AV: Douala (17) Tomané (41)
PL: Liedson (31) Deivid (23)
Futebol : Convocados para a Taça...Deivid Out!
Parece que o rapaz continua com pouca vontade de jogar à bola...pena ter voltado do Brasil...devia ter mandado um cheque chorudo em vez de voltar...com tão pouca vontade de jogar...mais vale o Tomané, que certamente quer suar e bem aquela bela camisola.Seguem os convocados...destacam-se a estreia de Leandro Romagnoli, a continuidade do já citado Tomané e o retorno de Polga (se tiver ponte aérea entre a Academia e Alvalade...)
Guarda-redes: Ricardo e Tiago;
Defesas: Abel, Miguel Garcia, Polga, Beto, Caneira, Tonel, Tello;
Futebol : Adriano, o "craque" emprestado que se segue?
Segundo notícia d' "A Bola", Adriano estará de volta a Portugal, por um empréstimo de 6 meses com destino a Alvalade, após má temporada no Cruzeiro de Belo Horizonte.Impressão minha ou Adriano é um avançado fixo de área (marcou os seus golitos e tem o seu valor...) e é exactamente o contrário do que se tem falado ser necessário para o ataque da equipa? Avançados do estilo, assim de repente, lembro-me de Liedson e Deivid.
O certificado de Romagnoli já chegou...é uma boa notícia...mas quem é que lhe vai proteger as costas para poder explanar toda a sua criatividade? Custódio é muito macio e joga sozinho...Moutinho não é trinco e também é fraco fisicamente...precisa-se de músculo.
segunda-feira, janeiro 09, 2006
Futebol: Taça de Portugal - Sporting x Vizela (4ªfeira)
Prossegue a prova rainha do futebol português e prossegue a estupidez dos dirigentes do Sporting, depois de marcarem o jogo com o Varzim para as 15 horas e consequentemente ter um estádio as moscas prejudicando o próprio clube e os seus associados, agora a direcção do Sporting, decidiu ou permitiu que o jogo com o Vizela fosse marcado para uma hora em que pudessem ir mais pessoas mas ao mesmo tempo faz com que vão menos ao optar por não enviar cartas para compra de bilhetes em multibancos ou mesmo na internet obrigando as pessoas interessadas a irem comprar as bilheteiras do Estádio com a agravante que quem comprar o bilhete apenas no dia do jogo pagará mais 5 euros do que no dia anterior e apenas avisam agora que já será tarde para a maioria das pessoas.Numa altura em que a crise afecta não só os clubes desportivos mas toda a sociedade em geral afectando maioritáriamente as pessoas, numa altura que os clubes desportivos continuam a roubar claramente as pessoas que gostam de futebol para pagar ordenados chorudos a meninos mimados, é nesta altura que o Sporting mostra mais uma faceta de incompetência que já devia estar banida à muito e não pensem que é apenas no que diz respeito a jogadores de futebol.
Eleições Já!!!

Depois de tudo o que tem ocurrido no passado recente do clube (desde ameaça de fechar o jornal, ameaça de acabar com os modalidades amadoras, passivo galopante, etc.) acrescento agora a gota de água. Soares Franco em resposta á pergunta óbvia e obrigatória de um jornalista sobre se teria sido uma boa opção o empréstimo de Wender ao Braga e logo na altura em que teve lugar, responde "acho que sim. Não vejo porque não." Aqui está o problema é que o Sr. Filipe Soares Franco não vê mas todos os adeptos do clube vêem. Vêem e não lhes agrada nada. Os imponderaveis amontoam-se num clube cuja equipa de futebol é directamente regida por uma SAD que deveria só por si ser uma garantia de profissionalismo, então como explicar casos tipo: certificado internacional de Romagnoli não chega a tempo quando se aproxima um jogo em que as opções escasseam, Beto é operado ao nariz (sem caracter de urgência) na semana em que supostamente teria mais condições de voltar pelo menos á convocatória, saídas em massa por empréstimos em saldo de jogadores que supostamente estariam a mais no plantel mas que afinal é unanime a sua utilidade para permitir alguma profundidade no banco, trocar por empréstimos reciprocos Wender que nos custou (parece) 200 mil por Abel (suplente no Braga) até ao final da temporada quando o jogo seguinte é precisamente com essa equipa, inabiliadade de procurar no mercado soluções para colmatar saídas de jogadores importantes na equipa (Rochemback por exemplo), atrasos recorrentes de jogadores brasileiros no regresso das férias (?) de Natal (2 vezes em 2 anos), distanciamento claro entre os adeptos e o clube que o sentem cada vez mais como o Bes Clube de Portugal e não o nosso grandioso SPORTING CLUBE DE PORTUGAL.
sábado, janeiro 07, 2006
Futebol: SC Braga 3 Sporting 2 - Análise individual
Ricardo (3) - Sofreu 3 golos mas pouco mais podia fazer, tentou motivar a equipa para o ataque final, contou com várias defesas muito boas e apenas uma má saída a um cruzamento, não foi por ele que o Sporting perdeu.Miguel Garcia (1) - Extremas dificuldades em parar o sportinguista Wender, não era fácil a sua tarefa de marcar o melhor jogador adversário e aconteceu o que se esperava Wender mostrou as razões de ter sido contratado, lamentável ser emprestado e logo numa altura destas.
Tello (2) - Várias vezes ultrapassado no seu flanco, tentou dar algum pendor ao jogo ofensivo mas defensivamente falhou.
Caneira (2) - Não foi uma estreia brilhante do jovem de Negrais, não conseguiu transmitir toda a sua qualidade mas demonstrou bons pormenores.
Tonel (1) - Talvez o pior jogo de Tonel com a camisola do Sporting, batido nos 3 golos, bastantes erros para um jogador que costuma ser sobrio.
Custódio (1) - Custódio foi um capitão simplesmente apático, em que o melhor que fez foram 3 remates para cima da baliza e ao lado, o melhor momento aquele em que foi substituido.
João Alves (1) - Inexistente o jogador nascido em Chaves foi mais uma vez uma sombra daquele jogador talentoso que despontou exactamente naquele estádio.
João Moutinho (3) - Infelicidade no primeiro golo do adversário que tentou combater com a sua habitual entregue que de pouco valeu ao Sporting.
Nani (4) - Sem dúvidas o grande desequilibrador do 11 inicial, Nani tentou imprimir velocidade, creatividade e arte e por muitas vezes conseguiu, foi um oasis no deserto até ao intervalo, conseguiu melhorar ainda na segunda parte.
Douala (3) - Várias arrancadas, umas perigosas, outras inconsequentes, Douala não conseguiu despedir-se da melhor maneira mas sem dúvidas que hoje até tentou.
Liedson (4) - Não resolveu mas quase, dois golos normalmente dariam para ganhar se a equipa em que joga não fosse o Sporting, são 2 golos cheios de oportunidade daquele a que chamam o "rato de area", muito bem quando teve hipóteses já que não foi muito bem servido.
Carlos Martins (4) - 45m em campo suficientes para convencer e mostrar que merece mais que isso assim as lesões o deixem, é sem dúvidas o único que pode assumir o estatuto de patrão na equipa do Sporting e dos que sentem a camisola, tentando sempre levar a equipa para a frente.
Tomané (3) - A estreia deste jovem de 18 anos não foi coroada nem com um golo nem com uma vitória mas a boa exibição ninguém lhe a tira, quase marcava por 2 vezes, participou em várias triangulações perigosas.
David Caiado (2) - Poucos minutos em campo e várias arrancadas pela esquerda, não foi feliz mas tentou o que podia quando todo o Braga se defendia.
Futebol : Sp.Braga 1 - 4 Sporting....n?? Wender n é nosso???
Futebol : Intervalo Sp.Braga 2 - 0 Sporting...aiaiai...
- O meio campo é demasiado macio...desde que o Rochemback saiu não existe um elemento forte fisicamente que faça a diferença...nem me parece que vá existir, se n aparecer nenhum puto...
- É impressão minha ou é muito estupido ir trocar Abel pelo Wender antes de um Sp.Braga-Sporting, tirando ao Braga um defesa suplente e dando ao Braga um avançado que tanta falta nos faria, até porque já se sabia que o Sá Pinto estaria castigado? Não valia mais esperar para a semana...Abel nem é titular...
- Volto a dizer...querem um avançado? Existe João Tomás, para mim o melhor avançado português a jogar cá, junto com Hugo Almeida.
- Custa-me dizer isto...mas estou com saudades do Polga....
- Entraram Tomané e Carlos Martins...vamos ver se a coisa melhora...
Futebol: Antevisão SC Braga x Sporting (21h15/Tvi)

Na defesa, Miguel Garcia manterá a lateral direita conquistada depois da saída de Rogério deixando Abel ainda no banco, acontecerá a estreia de Caneira com a camisola do Sporting depois de cumprir um jogo à cerca de 10 anos atrás, fazendo dupla com Tonel, o melhor central do momento no Sporting, dupla esta que será a reedição de uma dupla já vista na selecção de sub-21 à uns anos atrás, ficando completa a defesa com o chileno Tello marcador de um fenomenal golo em Braga à 2 anos atrás.
No meio campo veremos Custódio na posição mais recuada, acompanhado pelos interiores João Alves de regresso a um Estádio que bem conhece e do jovem leão João Moutinho, sendo que numa posição mais ofensiva aparecerão Carlos Martins descaído pela direita e Douala de partida para o CAN depois deste jogo preferencialmente descaído pela esquerda, podendo haver trocas de posicionamento durante o encontro.
Na frente de ataque o homem que resolve ou que esperamos nós que resolva, Liedson.
Vamos ter fé e acreditar que o Sporting vai ganhar!
sexta-feira, janeiro 06, 2006
Futebol : Lista de convocados Sp.Braga - Sporting
Defesas: Abel, Miguel Garcia, Caneira, Tonel, Semedo e Tello;
Médios: Custódio, Pereirinha, João Alves, João Moutinho, Nani e Carlos Martins;
Avançados: Caiado, Tomané, Douala e Liedson.
Convocatória cheia de estreias...Abel, Caneira, Pereirinha, Caiado e Tomané...5 em 18...sangue novo à solta na pedreira de Braga.
Futebol: Paulo Bento decidiu... 15 disponiveis 3 juniores convocados... Polga e Deivid de fora
Paulo Bento tomou mais uma vez uma posição de força ao deixar de fora dos convocados os brasileiros retardatários Polga e Deivid, numa altura em que não pode contar com Sá Pinto castigado, Beto, L. Loureiro e André Marques lesionados, Varela sem ritmo de jogo por ter estado lesionado até à dias e ainda sem Romagnoli por falta de certificado internacional o plantel ve-se reduzido a 17 elementos e como P. Bento não conta com os 2 brasileiros reduz-se assim a 15 as opções possiveis para o jogo em Braga.Paulo Bento mostra mais uma vez que não admite brincadeiras e aqui no Canal SCP estamos de acordo com a posição do treinador mesmo que isso implique derrotas momentaneas, é assim que se deve encarar o futuro sem medos e com disciplina acima de tudo, com o pensamento estritamente visado no colectivo.
Aproveitamos também para regozijar a aposta e confiança nos nossos miudos, Força Miudos.
Futebol : Deivid, Polga e Romagnoli fora dos convocados
Este homem aumentou em muito a já grande admiração que tinha por ele...depois das férias extras, mesmo com o plantel curto, Deivid e Polga ficam fora dos convocados...O Sporting pode sair prejudicado...possível...mas mais importante que o que poderá acontecer amanhã (e jogaremos sempre com 11, sejam eles quais forem), Paulo Bento demonstra que ninguém está acima do grupo, chamando-se Beto, Liedson ou outro qualquer e uma demonstração clara que falta de respeito perante os restantes jogadores, leva ao afastamento.
Parabéns Paulo Bento pela coragem e verticalidade...tivesse tido o Peseiro a mesma e hoje ainda estaria, certamente, no Sporting.
Futebol: próxima batalha - S. C. de Braga
O Braga é o adversário que se segue. Treinada e muito bem pelo prof. Jesualdo Ferreira, esta equipa aparece no caminho do Sporting numa altura muito sensivel da época para ambas as equipas. O Braga porque vem de um ciclo de derrotas consecutivas e o nosso clube porque precisa de continuar a somar os 3 pontos a cada jogo que passa para poder ainda sonhar com algo mais que as competições europeias (neste momento estamos em 4º - acesso uefa). Esta equipa tem adoptado como modelo táctico o 4x3x3 que se carateriza por uma grande organização defensiva, consentindo habitulamente um múmero muito reduzido de golos, mas marcando também poucos golos a que não é alheio o facto de João Tomás ter estado lesionado durante grande parte desta 1ª volta. Com a indisponibilidade de poder contar com o seu melhor jogador por lesão - Jorge Luis, deixo aqui o que penso puderá ser o onze a defrontar:quinta-feira, janeiro 05, 2006
Futebol: Listagem actualizada do plantel e disponíveis para Braga
GR: Ricardo (76) Nélson (1) Tiago (16)
DD: Miguel Garcia (15) Abel (78)
DE: Tello (11) André Marques (55)
DC: Tonel (13) Beto (22) Semedo (3)
DC: Caneira (12) Polga (4)
MDC: Custódio (27) Luís Loureiro (8)
MCD: Carlos Martins (5) João Alves (34)
MCE: João Moutinho (28) Nani (18)
MAC: Sá Pinto (10) Romagnoli (30)
AV: Douala (17) Varela (20)
PL: Liedson (31) Deivid (23)
Concluindo, com todas as alterações e resultante das 3 entradas e 6 saídas até ao momento, o Sporting dispõe de um plantel de 24 jogadores, 3 guarda-redes e 21 jogadores de campo, um plantel relativamente equilibrado, faltando provavelmente mais um avançado.
No entanto para Braga a situação não se afigura nada fácil, partindo do pressuposto que só 2 g.r. serão convocados, ficavamos com 21 jogadores de campo para 16 posições, só que isso não será possivel, Sá Pinto encontra-se castigado, André Marques, Beto, Luís Loureiro e Varela lesionados, deixando o lote de disponíveis reduzido aos 16 minimos.
Paulo Bento decidirá assim se Polga e Deivid entrarão no lote de convocados mesmo com poucos treinos e péssimo comportamento profissional ou se haverá uma aposta em jovens como André Nogueira (DD), Zezinando (MDC), Celestino (MAC) ou David Caiado (AC) que já ontem treinaram com o plantel principal para compensar as baixas no mesmo, a decisão está nas mãos de P. Bento, a opinião nas vossas mãos...
quarta-feira, janeiro 04, 2006
Futebol : Polga - "Não havia lugares para toda a família"
Como o cunhado já cá estava, devem ter sido só os 14 primos e a empregada...não sabia que tinham de se apresentar todos ao trabalho em Alvalade...se calhar, digo eu, deveria ter vindo sozinho e o resto do pessoal ia mais tarde.Sinceramente, não há nada que eu dê mais importancia do que à minha família e estou junto deles o máximo de tempo possível, agora não precaver o retorno de toda a gente a tempo e horas e ficar lá uma semana a mais, ignorando a entidade patronal...porque não podia vir sozinho??
Ah...e ainda "compreende" se não for convocado...agradecemos a compreensão...pela não convocatória e pela multa que aí virá.
P.S. Já agora que estamos em fase de compreensão...eu até compreendia se a SAD não lhe renovasse o contrato...aplaudia até.
terça-feira, janeiro 03, 2006
Futebol: Mais um risco pisado por Polga
Ora bem...já vamos no dia 3 de Janeiro de 2006 e andamos com a costumeira novela brasileira anual...mudam as personagens, mantem-se o problema.Curiosamente, este ano Liedson (a personagem da época passada) disse logo à saída de Portugal quando voltaria...e cumpriu...foi esperto e comprou bilhete de ida e volta...Polga e Deivid...nem vê-los...cancelaram o voo deles? Então como é que isso explica um atraso de vários dias...não tem havido aviões?
Aparentemente tem existido ponte aérea entre Lisboa e Brasil, já que o presidente do Slb conseguiu ir ao Brasil e voltar...e até vieram uns amigos para andar à estalada por cá....não tinham 2 cadeirinhas para trazer os rapazes do Sporting com eles?
Se é imperdoável (multa pesadissima) o Deivid faltar tantos dias ao trabalho sem dar satisfações, que dizer do Polga? Sim...eu sei que não sou propriamente o membro nº 1 do Polga-fãn-club, mas...mais esta depois de se ter recusado a jogar no Sporting-Nacional da época passada e as constantes paragens cerebrais nos 90 minutos de cada jogo?
Como refere o joãoscp78 no Sector ....que mais é preciso para o Polga sair do clube??? Indisciplina já teve...falta de respeito pelo clube também já demonstrou (tal como o Liedson e agora o Deivid)...não era altura de deixar de ter escola de samba e começar a ter profissionais de futebol?
segunda-feira, janeiro 02, 2006
Futebol: e porque não Borgetti?
Quando parece ficar clara a intenção do SCP em adquirir um n.º 9 tipico, é de preguntar: e porque não Borgetti? Este jogador mexicano, titular indiscutivel do seu país, é um avançado com as caracteristicas já identificadas como muito carenciadas no nosso plantel, isto é, forte presença fisica na área e bom jogo áereo. E vem na sequência de declarações deste jogador á imprensa do seu país, reconhecendo que não tem sido feliz em Inglaterra no Bolton, jogando apenas em 3 jogos (Uefa), portanto sem tempo de jogo para poder estar em boas condições de competir no Mundial da Alemanha (Grupo de Portugal). Na certeza de que a SAD está atenta ao mercado e tem os seus recursos financeiros bastante limitados, aqui estará uma (boa) hipótese para uma contratação quem sabe em termos de empréstimo até final da época.domingo, janeiro 01, 2006
Mundo Sporting: Ano do Centenário - 1906-2006
O Sporting Clube de Portugal acaba de entrar no ano do Centenário, fundado a 1 de Julho de 1906, o Sporting completará os 100 anos neste ano civil de 2006, neste ano de Centenário reiteramos mais uma vez o pedido de compreensão e apoio de todos os sportinguistas para com todas as actividades do nosso clube, só todos juntos conseguiremos ter hipóteses de atingir os objectivos pretendidos, que não são apenas desportivos mas também económico-financeiros porque quem diz que um clube tem que pensar no futebol de certo não repara no que está a acontecer por todo o mundo onde clubes fecham ou abdicam de competir, não podemos permitir que continuem a prejudicar o Sporting Clube de Portugal directa e indirectamente, precisamos de estar unidos e fortes.Ao falarmos de desporto, podemos falar dos campeões de atletismo como Carlos Lopes, Fernando Mamede, Rui Silva ou Obikwelu, dos de andebol, dos de hóquei em patins onde pontificava o saudoso Livramento, dos de ciclismo onde Joaquim Agostinho era e é ainda a maior figura da história do ciclismo nacional, dos de basquetebol, dos de futsal, dos de ténis de mesa, dos de natação, dos de artes marciais, de tantas e tantas modalidades, todos eles são o Sporting, porque o Sporting somos nós, os que envergamos a camisola, os que sentimos o clube, os que choramos nas derrotas e nas vitórias.
Como modalidade rainha, o futebol que nos empolga, que nos seduz, que nos faz vibrar e sofrer, as imensas equipas do Sporting que nos representaram, umas melhores, outras piores, mas sem dúvidas que todas com um sentimento em comum, ganhar, nem sempre foi possível, mas tantos e tantos dignificaram a camisola e muitos brilharam, dos 5 violinos a Hilário, de Vitor Damas a Manuel Fernandes, aos mais recentes campeões de 2000 e 2002, muitos ficaram na história gloriosa do Sporting Clube de Portugal e para que isso continue a crescer precisamos da ajuda de todos, dispensamos os que se dizem sportinguistas mas na pratica mais não são do que simples adeptos da critica fácil, os primeiros que aparecem quando algo está mal, precisamos que todos tenham compreensão que o Sporting apesar do Sporting ser grande existem coisas que não estão ao nosso alcance, não falo em vitórias porque essas temos que lutar mesmo sem poder financeiro, falo em outro tipo de coisas que muitos querem e não medem as dificuldades.
Um desejo para 2006, que o Sporting seja muito feliz, que choremos de alegria em Maio, 2005 foi um ano quase perfeito mas na recta final o Sporting fraquejou, culparam muitos mas por exemplo eu estive na Final da Taça Uefa que o Sporting teve o privilégio de organizar e senti que a equipa não teve o apoio que podia ter tido, estavam cansados de uma época desgastantes, atormentados pelo resultado anterior e num jogo que podia virar uma página na história verde e branca não tiveram aquele apoio que podiam ter tido, muitos sportinguistas tem um defeito, desanimam fácil e não apoiam, era um daqueles momentos que nós na bancada tinhamos que acreditar mais que até os próprios jogadores para empurrá-los para a vitória, falo nisto porque é condição fulcral para o exito, chega de perseguir os nossos, vamos apoiar, vamos cantar, vamos lutar... porque é a ELE que AMAMOS!
PS: Que tal começar já em Braga... mas seguir-se em todos os jogos, não num ou outro, mas SEMPRE?!
sexta-feira, dezembro 30, 2005
Futebol : Caneira - "Decidi ir para Alvalade"
Aparentemente, a decisão está tomada, por razões pessoais e profissionais (espero que a razão pessoal seja arrependimento da maneira como fugiu há 6 anos), e Caneira jogará no Sporting até ao final da época...Não existindo mais volte-faces, cá o esperamos para reforçar a equipa na luta pelo título, dando mais qualidade a qualquer uma das posições da defesa, ficando a faltar, a meu ver, um avançado para fechar o plantel...mas também Janeiro ainda nem começou.
Mostrando Marco Caneira profissionalismo a 100% e dedicação total pela camisola verde e branca, por mim está perdoado.
;-) Boas entradas em 2006 para todos.
Futebol: Declarações de Filipe Soares Franco na apresentação dos reforços
Aproveitando a apresentação dos reforços Romagnoli e Abel, o Presidente do Sporting Clube de Portugal e da Sporting S.A.D. aproveitou para tecer as seguintes declarações:«O que interessa é que há documentos assinados com responsáveis do Valência com poderes para o fazer. Se houver incumprimento não é nosso. Ou é do Valência ou do jogador.» (falando do processo de transferência por empréstimo de Marco Caneira).
«O Beto está no Sporting há 17 anos, é capitão e não era aceitável para o Sporting nem para o próprio jogador apresentar uma proposta de um quarto do vencimento. Não era digno do Sporting nem para o próprio jogador. Até amanhã o Beto terá uma proposta para renovar o seu contrato»
«O contrato celeberado com o Beto foi noutros tempos. As condições do futebol eram diferentes e as perspectivas de negócio também.»(falando sobre a renovação do capitão de equipa Beto).
Futebol: Romagnoli (30) e Abel (78) já tem número!
Os dois reforços leoninos foram apresentados ao inicio da tarde e ficou-se a saber que o argentino El Pipi Romagnoli vestirá a camisola nº 30, enquanto que o ex-bracarense Abel utilizará o nº 78 nas costas!GR: Ricardo (76) Nélson (1) Tiago (16)
DD: Miguel Garcia (15) Abel (78)
DE: Tello (11) André Marques (55)
DC: Beto (22) Polga (4) Tonel (13) Semedo (3)
MDC: Custódio (27) Luís Loureiro (8) João Alves (34)
MAC: João Moutinho (28) Sá Pinto (10) Carlos Martins (5) Nani (18) Romagnoli (30)
AC: Liedson (31) Deivid (23) Varela (20) Douala (17)
Futebol : Caneira se marcha al Sporting
Noticia do As.com de hoje, 30/12/2005...vou copiar textualmente...espanhol entende-se bem...“No me voy por el Mundial, lo que quiero es jugar”
El Valencia ha llegado a un acuerdo con el Sporting de Lisboa, a falta únicamente de unos pequeños flecos, para la cesión hasta el próximo 30 de junio de Marco Caneira. El club luso se hará cargo de la parte proporcional de la ficha del lateral valencianista, que no entraba en los planes de Quique Sánchez Flores, que le había dejado fuera de las convocatorias en las últimas jornadas.
De esta forma, Caneira regresa, aunque cedido, al equipo en el que se formó y del que se marchó hace seis años, con el objetivo de disfrutar de los minutos que se le negaban en el Valencia y que necesita para poder estar con Portugal en el próximo Mundial de Alemania.
"No me voy triste de Valencia. Son cosas que pasan en el fútbol y que no siempre se pueden explicar", aseguró ayer Caneira en Portugal, tras estar reunido con los dirigentes del Sporting de Lisboa. Después, le tocó pasar toda la mañana en las oficinas del Valencia para intentar cerrar su cesión y por la tarde se ejercitó en Paterna. Tras la sesión, aseguró que "no me voy por el Mundial, sino porque lo que quiero es jugar. Será una cesión y nunca un traspaso y espero que se pueda concretar en breve".
O pingue-pongue continua...até ás 12h30m?
quinta-feira, dezembro 29, 2005
Futebol : Conferência adiada para amanhã
P.S. Está marcada para as 12h30m...
Futebol : Conferência de Imprensa ás 18 horas
O Sporting marcou para hoje, pelas 18 horas, uma conferência de imprensa no auditório do Estádio José Alvalade, provavelmente para apresentar Romagnoli, Abel (já confirmado pelo Sp.Braga) e Marco Caneira...se não surgir mais nenhuma surpresa até lá.Fala-se também nas saídas de Hugo e Varela para o Vit. Setúbal, por empréstimo...agora pergunto-me...se saíu Pinilla....saiem Silva, Wender e Varela...enquanto Douala vai ao CAN...quem substitui Liedson/Deivid no resto da época? Sá Pinto??
Romagnoli é médio ofensivo, por isso não é opção para ponta de lança...sou só eu que vejo o ataque a ficar curto? Não virá mais ninguém?
Futebol: Perspectiva do melhor onze para 2006
Futebol: Sexta Saída (Wender) ... Terceira Entrada (Abel)
É uma troca desejada por todas as partes, Wender regressa a Braga e Abel assina pelo Sporting, um negócio com base em empréstimo de 6 meses em ambos os casos, para os jogadores a hipótese de competir ao mais alto nível, para os clubes a solução de carências existentes nos planteis.Wender contratado a pedido de José Peseiro para tentar resolver a falta de extremos no plantel nunca se conseguiu adaptar, e vendo que dificilmente com Paulo Bento conseguiria conquistar a titularidade no Sporting neste momento pediu para sair.
Abel é um sonho antigo do Sporting, já no tempo em que pertencia aos quadros do Vitória SC de Guimarães estava referenciado, entretanto saído para o Braga continuou a mostrar todas as suas qualidades na posição de lateral direito, no inicio da época era também uma das hipóteses para reforçar a defesa juntamente com Nunes também do Braga mas devido ao elevado valor pedido pelos arsenalistas minhotos a negociação não permitiu incluir estes elementos.
Abel, 27 anos, nascido em Penafiel e com passagens no Penafiel, no Vitória de Guimarães e no SC Braga, na sua 6ª época na 1ª Liga, é assim o substituto natural do brasileiro Rogério e lutará com o jovem alentejano Miguel Garcia pela posição de lateral direito do Sporting Clube de Portugal.
quarta-feira, dezembro 28, 2005
Futebol : Fechado acordo por Marco Caneira
Segundo o site Maisfutebol, está fechado o acordo entre o Valencia e o Sporting, para a cedência de Marco Caneira até ao final da época.A cedência é feita sem hipótese do Sporting contratar o jogador definitivamente no final da época, pois o Valencia pretende mantê-lo nos seus quadros.
Caneira volta a Alvalade, após a deserção do clube, há algumas épocas atrás, juntamente com Paulo Costa e Alhandra, tendo passado pelo nosso rival Benfica, em 2001/2002, realizando uma excelente temporada, habitualmente como lateral esquerdo. Também pode jogar a lateral direito, central e trinco...é um jogador para toda a obra.
Marco Caneira sofreu na época passada dos piores dramas humanos possiveis, ao perder a sua filha com meses...felizmente o casal já foi abençoado com outra criança.
Muita sorte de verde e branco vestido...numa casa que nunca devia ter abandonado, é o nosso desejo...perdoamos a sua deserção, pela grande vontade em voltar... e força Caneira, luta por nós.
Futebol: Romagnoli já chegou!
Já chegou a nossa nova esperança para ver alguma magia no meio campo leonino...veio juntamente com Tello e diz que está felicissimo por o Sporting o ter querido contratar...tenhas muita sorte é o que te desejamos.Após os habituais exames médicos, o médio ofensivo será apresentado...com a camisa 10 ocupada...irá ocupar a amaldiçoada nº 7?
Futebol: Quinta Saída... Paíto
O Moçambicano Paíto é o quinto jogador a sair na abertura de mercado, o jovem esquerdino antecipa o final de contrato com o Sporting e assina com o Vitória Sport Clube de Guimarães um contrato de 6 meses.Podemos recordar que se trata de um jovem vindo bastante novo para as escolas do Sporting, competiu na extinta equipa B, sendo mais tarde promovido ao plantel principal, não obstante uma imensa margem de progressão e enorme valia técnica, Paíto nunca se conseguiu impôr, saíndo assim do Sporting aos 23 anos e a 6 meses do final do contrato sem renovação do mesmo.
De Paíto guardo a imagem de arrancadas empolgantes no flanco esquerdo mas também de finalizações disparatadas e pior que isso de fifias constantes, mas não posso deixar de guardar uma palavra para o golo que marcou no Estádio da Luz na época passada para a Taça de Portugal, em que fintou meia equipa do Benfica e marcou golo, golo fenomenal que não serviria de nada, mas que naquele momento levou à euforia milhares de Sportinguistas que estavam naquele recinto, inclusive eu, que estava exactamente na bancada junto a todo o lance no meio dos adeptos benfiquistas e não me coibi de festejar de maneira efusiva.
Por isso Paíto, o meu muito Obrigado, que voltes à nossa casa que és um dos nossos, Boa Sorte Paíto.
terça-feira, dezembro 27, 2005
Futebol: Ficha Técnica de Leandro Romagnoli
Nome: Leandro Atilio Romagnoli (El Pipi)Data de Nascimento: 17/03/1981
Idade: 24 anos
Nacionalidades: Argentina e Italiana
Naturalidade: Capital Federal (Argentina)
Internacionalizações: 1 (Argentina)
Posição: Médio de Ataque Centro (10)
Pé preferido: Direito
Altura: 172cm
Peso: 68kg
| Ano | Clube | Jogos | Golos |
| 1998 | San Lorenzo (Arg) | 13 | 1 |
| 1999 | San Lorenzo (Arg) | 35 | 2 |
| 2000 | San Lorenzo (Arg) | 37 | 8 |
| 2001 | San Lorenzo (Arg) | 9 | 3 |
| 2002 | San Lorenzo (Arg) | 21 | 1 |
| 2003 | San Lorenzo (Arg) | 19 | 4 |
| 2004 | San Lorenzo (Arg) | 18 | 3 |
| 2004 | VeraCruz (Méx) | 14 | 0 |
| 2005 | VeraCruz (Méx) | 29 | 1 |
Romagnoli já cá mora (fonte TSF e VeraCruz)
Esta é a imagem da grande promessa acabada de contratar por empréstimo de 1 ano e meio com opção de compra do passe no final desse periodo ao VeraCruz do México. Campeão olimpico sub-20 pela Argentina, numa equipa em que era uma peça fundamental com Saviola, Coloccini, D'Alessandro, etc. Tecnicamente já produziu, de caracter parafraseando Beto Acosta "mais do que grande jogador é uma grande pessoa". Esperemos que se adapte rapidamente ao nosso futebol, trabalhe com afinco e sem dúvida promete. Desde já peço a todos os adeptos do futebol e em especial do nosso clube que não se aprecem a fazer comparações descabidas e desproporcionadas com Lucho Gonzalez. Lucho será titular no Mundial pela Argentina, fortissima candidata á conquista do troféu, e é nesta altura um dos melhores médios do futebol mundial (sem qualquer exagero). Aguardemos então para observar o futebol do "Pipi" Romagnoli com a camisola mais bonita do mundo - verde e branca listada do único SCP!
Futebol: Plantel actualizado por posição
DD: Miguel Garcia (15)
DE: Tello (11) André Marques (55) Paíto (21)
DC: Beto (22) Polga (4) Tonel (13) Semedo (3)
MDC: Custódio (27) Luís Loureiro (8) João Alves (34)
MAC: João Moutinho (28) Sá Pinto (10) Carlos Martins (5) Nani (18)
AC: Liedson (31) Deivid (23) Varela (20) Douala (17) Wender (51)
segunda-feira, dezembro 26, 2005
Futebol: Quarta Saída... Silva
Elpídeo Silva é o 4º jogador a abandonar o plantel do Sporting, após ter sido contratado ao Boavista FC, Silva passou uma época em Alvalade para na época seguinte ser emprestado ao Vitória de Guimarães.A um jogador que nunca conseguiu revelar-se como mais valia para o Sporting mas que apesar de tudo ainda deu algumas alegrias na época de Fernando Santos, o Canal SCP deseja uma boa continuação de carreira, que voltes aos golos Pistoleiro.
Futebol: Ricardo em "A Bola"
Ricardo deu uma entrevista ao jornal "A Bola" publicada hoje 2f dia 26 de Dezembro onde se podem salientar algumas frases:«A vontade de criticar era tanta que chegaram a dizer que fiz uma grande defesa mas com a mão errada!»
«Ninguém se lembra do que fiz de positivo»
«Se pestanejar posso ser criticado»
«Se fosse fraco teria desistido»
«Quero ser campeão em Alvalade, quero títulos, porque é isso que nos faz entrar na história dos clubes. Além disso, sinto que tenho a dívida de dar essa alegria aos sportinguistas. Podem confiar em mim!»
Ainda bem que não desististe Ricardo, precisamos de ti ao melhor nível porque queremos que sejas campeão, mereces por tudo o que já passaste, por isso e por outras coisas mais, FORÇA RICARDO!
domingo, dezembro 25, 2005
Agenda: 25/12/1948 - Sporting vence Atlético 5-1
No dia de Natal em 1948 o Sporting recebeu e venceu o Atlético Clube de Portugal por 5-1 no antigo Estádio do Lumiar, a vitória na 14ª jornada permitiu ao Sporting reforçar a sua candidatura ao primeiro Tricampeonato da história do clube que viria a conquistar com 5 pontos de avanço sobre o rival Benfica. Marcaram contra o Atlético 3 dos 5 violinos, Peyroteu (3), Vasques e Albano.Melhor prenda que esta? Impossível... Neste dia em que todos queremos acima de tudo saúde, paz e amor, não fica mal lembrar estes grandes senhores que contribuiram para a história e grandeza do Sporting, o Canal SCP aproveita assim para homenagear os 5 VIOLINOS (Jesus Correia, Albano, Peyroteu, Travassos e Vasques).
PS: Obrigado pri ;)
sábado, dezembro 24, 2005
Futebol: Beto em "A Bola"
O capitão de equipa do Sporting deu uma entrevista ao jornal "A Bola" neste sabádo e na mesma pode-se ler em capa a seguinte afirmação: "Ninguém me explicou porque não sou convocado".sexta-feira, dezembro 23, 2005
quinta-feira, dezembro 22, 2005
Futebol : Noticia TSF, Beto não quer renovar contrato
A TSF, citando uma fonte próxima de Beto, noticia que o jogador não vai renovar contrato com o Sporting, mesmo que lhe seja feita alguma proposta de renovação, algo que ainda não aconteceu, terminando no fim do ano uma ligação de 16 anos.Esta decisão deve-se ao mal estar de Beto por não estar a ser convocado por Paulo Bento e pela falta de proposta de renovação, até à data. Consta que existe uma proposta de um clube britânico que pode fazer Beto emigrar...ele que tem 29 anos e terá certamente a ultima oportunidade de fazer um bom contracto na carreira.
Agora ou no fim da época...boa sorte Beto e obrigado por toda a dedicação.
Futebol : Paulo César não devias ter aparecido...adeus?
Esta agora...Paulo César apareceu no jogo com o Rio Ave, juntamente com o amigo Zé Elias (que por coincidencia...também decidiu vir a Lisboa ver o jogo...férias certamente) e o mesmo amigo Zé "botou a boca no trombone" e declarou que o Paulo César viria para Alvalade...a fazer fé na "Bola" de hoje...já não vem porque os responsáveis do Sporting não acharam piada à fuga de informação e a quebra de sigilo é razão suficiente para quebrar o negócio.Enquanto no "Jogo" o acordo está próximo, dependendo de diferenças salariais....no "Record", Paulo César está mais longe, pois está dificil o acordo financeiro...com o Paris SG.
Ora bem...3 diários e 3 realidades diferentes...:p mais vale ver só um deles e acreditar piamente no que lá vai, porque senão é o caos informativo.
Das 3 situações, a que me parece mais "noticia" é a decisão do Sporting em desistir do negócio devido à quebra do sigilo do negócio...ora bem, isto a ser verdade, Romagnoli é apenas um disfarce para a contratação de um nº 10 e basicamente podemos esquecer as expeculações jornalisticas...e vendo bem, só me recordo de um jogador anunciado que acabou por vir para o Sporting...Edson que já saiu...de resto...bato as palmas à SAD pois tem feito tudo no máximo secretismo, como deve ser.
:) A ser verdade...estão com azar os jornais desportivos...nunca mais vão acertar numa contratação do Sporting e a credibilidade vai pelo cano.
P.S. Afinal parece que os dois jogadores foram a Alvalade a convite do Deivid, ex-colega no Santos...o Zé Elias é que fala demais.
quarta-feira, dezembro 21, 2005
Futebol: Liedson em discurso directo
À partida para o Brasil para o periodo de ferias, Liedson proferiu as seguintes declarações:«Estou bem no Sporting. Estou muito feliz. Todos sabem que o meu interesse é ficar, mas não depende só de mim. Aliás, depende mais do Sporting que de mim. Estou disposto a qualquer coisa. Já passámos [jogador e empresário] o que queremos e ficamos à espera para ver o que se vai resolver.»
«Ficar um ano ou dez é sempre bom. Estou feliz aqui. Nunca pensei nem disse que queria sair. O meu pensamento foi sempre ficar. Nem quando não era convocado? Sim, nem aí. Estou com a cabeça no Sporting. Estou disposto a ajudar e sou do Sporting. Os treinos que fiz foram prova disso. O Paulo Bento viu os meus treinos. Estava a trabalhar bem e motivado, à espera de uma nova oportunidade. Essa oportunidade foi-me dada e soube aproveitá-la.»
«Nunca tive problemas disciplinares. O único problema que tive aqui foi quando errei com Peseiro e no final do ano passado, mas as coisas foram resolvidas.»
«Regresso a dia 28. Infelizmente para vocês... querem que chegue atrasado mas saio da Baia a dia 28 e chego a 29, às seis da manhã, e treino às 9.30.»
E esta hein?
Análise táctica do Sporting-Rio Ave
Futebol : Sporting pesca em Santos?
Paulo César esteve ontem a ver o Sporting-Rio Ave, juntamente com Zé Elias (que coincidencia...) e segundo o amigo Zé (jogaram ambos no Santos), o amigo Paulo confessou-lhe que viria jogar para o Sporting, emprestado pelo Paris-SG.Acredito nesta contratação, pois é mais ao estilo de Carlos Freitas...com secretismo, jogador internacional brasileiro (convocado por Scolari) e emprestado até ao final da época.
Quanto ao Zé Elias...não há nada...apenas foi ver o jogo, era interessante jogar no Sporting (e nós que nem precisamos de um médio centro), mas ninguém lhe fez proposta.
Deivid e Polga aprovam a contratação...natural que digam isso...alguém o conhece mais pormenorizadamente?
Futebol: Sporting 3-0 Rio Ave - Análise Individual

Rogério (-) - Os últimos minutos com a camisola do Sporting acabaram da maneira que ninguém gostaria, Rogério de saída para o Fluminense saiu lesionado e a chorar para a imensa multidão que o ovacionava de pé, foi a saída de cena de um grande senhor, um profissional de mão cheia que todos sentiremos saudades.
Tello (4) - Excelente o internacional do Chile, mais uma vez como lateral esquerdo Rodrigo Tello conseguiu desta vez imprimir velocidade e intencionalidade na ala esquerda, muito bom a atacar, sempre disponível para integrar o jogo colectivo, das melhores partidas do chileno dos últimos tempos, assistência para o golo de Tonel.
Tonel (4) - Primeiro golo na liga com a camisola do Sporting seria suficiente para dar uma nota positiva ao jovem central das escolas do FC Porto, no entanto não basta isso para qualificar a exibição do hoje em dia melhor central do Sporting, ele esteve impecável, transmitindo segurança quer no jogo aereo quer a flor da relva, muito bem Tonel.
Polga (3) - Algumas falhas e cortes mal feitos mancharam a exibição do ex-jogador do Grêmio de Porto Alegre, no entanto temos que elogiar as coisas boas que conseguiu ir fazendo, está a subir de forma mas tem que se livrar dos constantes lapsos.
Custódio (3) - Melhor que no jogo anterior, Custódio podia ter inaugurado o marcador na sequência de uma bola parada, não conseguiu e pautou o seu jogo pela regularidade, ainda fora de forma tenta recuperar da melhor maneira.
Sá Pinto (4) - Batalhador incansável, Ricardo Coração de Leão não primou pela técnica na partida de hoje, lutou e levou a equipa para a frente mesmo quando parecia estar de rastos, Sá Pinto encarna bem a mentalidade leonina e tal não ficaria melhor demonstrado no facto de no final do desafio ir oferecer a sua camisola à claque Directivo Ultras XXI, Sá Pinto é um grande leão.
João Moutinho (2) - Abaixo do normal o jovem leão acabou o desafio lesionado depois de muitos minutos sem conseguir exponenciar todo o seu futebol, merece o descanso como ninguém pois é um dos jogadores mais utilizados nesta época desportiva.
João Alves (3) - O melhor jogo de João Alves pelo Sporting e não só pela assistência para o 1-0, o transmontano tentou sempre pegar no jogo da equipa na primeira parte e era o primeiro a levar a equipa para a frente, quebrou um pouco na segunda parte devido ao recuo em virtude da saída de João Moutinho e consequente entrada de Carlos Martins para a posição 10.
Deivid (1) - Eclipsado durante todo o jogo o fenomenal avançado brasileiro não consegue pegar de estaca na equipa e com a presença de Liedson mais dificil o fica, não se entendem como deviam, saiu lesionado e não se sentiu a sua falta.
Liedson (5) - Liedson foi Pai Natal Verde no dia de hoje, passou de vilão para herói, do Estrela para o Rio Ave, hoje Liedson quis resolver e tudo fez para o fazer, lutou até a exaustão, parecia mais motivado que nunca, marcou 2 golos, podia ter marcado mais, e mais que isso até ao meio campo vinha recuperar bolas, o Homem do Jogo.
Miguel Garcia (4) - Muito bem mais uma vez o jovem alentejano cumpriu com distinção na função entregue a Rogério no inicio do jogo, bem a defender e hoje também bem nas várias súbidas que realizou até a area contraria, Força Miguel estamos contigo!
Nani (3) - Jogou a 2ª parte e jogou bem, melhor que Deivid, conseguiu várias jogadas bem conseguidas e deu mais apoio ao meio campo, hoje jogou vindo do banco mas não amuou nem desperdiçou esta bela oportunidade, esteve bem.
Carlos Martins (3) - Nitidamente a procura da melhor forma, o número 5 verde e branco deixou pormenores de encantar a massa adepta leonina, classe de bem jogar, toque de bola como só ele sabe, é jogador.
terça-feira, dezembro 20, 2005
Futebol : Sporting - Rio Ave...quem joga?

Normalmente...falho sempre esta previsão, mas insisto...
Logo à noite, Rogério deve voltar à lateral direita, para a despedida (é mais ofensivo que o Miguel García) e Douala deverá ser titular em vez de Deivid.
Esta equipa é baseada no que aconteceu contra a Naval...a equipa melhorou quando entrou Sá Pinto, a nível da agressividade no meio campo, devendo por isso ser titular hoje em vez de João Alves...
Deivid foi uma nulidade ao lado de Liedson e também se viu mais profundidade ofensiva quando entrou o Douala...
Carlos Martins não deverá ser titular, devido a vir de lesão.
:) Naturalmente, estou à espera que Paulo Bento me troque as voltas....tem feito sempre isso, hoje não deve ser diferente...
21h30m. Alvalade XXI ou Sportv
segunda-feira, dezembro 19, 2005
Mais um da "cantera" - Luis Boa Morte
É imperioso destacar o grande desempenho que este jogador formado no nosso clube tem efectuado em Inglaterra. No Fulham, clube treinado por Chris Coleman que lembro foi contratado para acabar com a predominância de estrangeiros na equipa do tempo do anterior treinador, já é nesta altura capitão de equipa e indiscutivel no onze. A sua evolução táctica tem sido assinalavel, tornando-se hoje um jogador que actua atrás do(s) ponta(s)-de-lança com uma propensão nova que tem desenvolvido para o último passe, resultando em várias assistências a rasgar as defesas contrárias para golos fáceis. Quando falamos da contratação do jogador a ou b, nº 10 para o Sporting fico sempre um pouco nostálgico destes jogadores, dos quais Boa Morte não é caso único, que formados na nossa escola estão em grande no panorama internacional.
Futebol : Convocados para o jogo do ano
A pouco mais de 24 horas do jogo mais importante do ano, Sporting-Rio Ave, saiem os convocados.Vejo com agrado que Carlos Martins volta aos 18, após a lesão que deixou a equipa uns furos bem abaixo da qualidade que vinha a demonstrar, quando ele era titular.
Vejo também que Beto continua de fora, o que mostra que Paulo Bento corta completamente a direito...não vê nomes e se não confia no jogador por alguma razão...está fora.
Seguem os convocados
Guarda-redes: Ricardo e Tiago.
Defesas: Tello, André Marques, Tonel, Rogério, Miguel Garcia, Polga.
Médios: Custódio, Carlos Martins, Nani, João Alves e João Moutinho, Wender.
Avançados: Douala, Sá Pinto, Liedson, Deivid.
Os Srs. que se seguem - Rio Ave F.C.

É já amanhã que a nossa equipa mede forças com este Rio Ave. Esta equipa visita Alvalade na sequência de uma vitória caseira face ao Gil Vicente. Normalmente alinha num esquema de 4x3x1x2 tão do agrado do seu treinador António Sousa. No último jogo alinhou com: Mora; Zé Gomes, Danielson, Idalécio, Cleiton; Mozer, Delson, Marquinhos; Agostinho; Chidi e Gaúcho. Do onze do Rio Ave destaca-se claramente o laterla direito Zé Gomes, aliás marcador do golo solitário no último jogo que deu os 3 pontos. Lateral de alta rotação, com boa capacidade ofensiva e de recuperação defensiva fácil. Lateral moderno que faz todo o corredor. Destaco ainda o guarda-redes capaz de exibições incriveis de enorme fulgôr, mas também de falhas comprometedoras, depende do dia. Esperemos que amanhã não seja o seu dia. Muita atenção ao povoamento do meio-campo, Rio Ave irá tentar sempre estar em superioridade numérica nesse local. Vamos vêr como Paulo Bento resolve essa nuance do jogo...
Futebol: 3ª Saída ... Rogério
Confirma-se a saída do polivalente jogador brasileiro, do meio campo à lateral direita do clube, Rogério sempre cumpriu as suas posições com grande espirito de sacrificio e dedicação à causa colectiva, depois de época e meia em Alvalade onde cumpriu 57 jogos e 6 golos (até hoje), Rogério prepara-se para aceitar um novo desafio e rumar ao tricolor do Rio de Janeiro, o histórico Fluminense.A ti Rogério, um muito obrigado, serás sempre um dos nossos!
domingo, dezembro 18, 2005
Natação: Sporting Hexa-Campeão Feminino
A formação leonina de natação feminina sagrou-se pela sexta vez consecutiva campeã nacional de natação da 1ª divisão, apesar de acabar com os mesmos 98 pontos que a formação do FC Porto, o Sporting venceu por vantagem nas vitórias individuais.Modalidades: Resultados
Futsal: Boavista 1 Sporting 7Andebol: Sporting 25 Sporting da Horta 26
Futebol de Formação: 3 vitórias em 3 jogos!
Juvenis: Sporting 1 - Estrela Amadora 0
Iniciados: Sporting 6 - Oeiras 0
sábado, dezembro 17, 2005
Futebol: Naval 0 Sporting 2 - Análise Individual
Ricardo (4) - Uma noite em que pouco ou nenhum trabalho teve mas mostrou-se sempre tranquilo e decidido, espectacular e decisiva defesa a evitar o 1-1 e a valer claramente a vitória, é dele também e mais que ninguém a merece.Custódio (2) - Neste jogo como capitão de equipa Custódio previligiou mais uma vez a equipa em detrimento da individualidade no entanto não deixa de se ver que não está num bom momento, não consegue desequilibrar no miolo, transmite pouca agressividade numa faixa de terreno onde a é necessária.
João Alves (1) - Mais uma oportunidade desaproveitada do jovem transmontano, desta vez Paulo Bento lançou-o a titular e não conseguiu transmitir força nem querer aquela zona do terreno, tarda em se afirmar.
João Moutinho (4) - Nota-se que não está tão bem como podia mas não deixou de ser decisivo, sacou um penalty e marcou-o, o primeiro golo da carreira como profissional no Sporting, foi dele sempre a voz de comando no meio campo do Sporting.
Nani (4) - O melhor em campo, Nani foi o jogador que mais vezes conseguiu ou pelo menos tentou destabilizar o jogo, sem Nani o jogo teria sido sem dúvidas para dormir, vários remates e várias jogadas individuais.
Deivid (1) - Fez-lhe mal a febre, voltou apático e não se viu em campo, talvez sem culpa porque mais uma vez se revelou que com Liedson em campo, Deivid não rende, e mesmo o contrário se verifica, está mais que visto que não fazem uma boa dupla.
Liedson (3) - Apesar de não estar bem esteve melhor que o seu colega de sector, conseguiu provocar alguns desequilibrios, fundamental no passe a isolar Moutinho no lance do penalty e influente no 2-0.
Sá Pinto (3) - Sá Pinto quer se queira quer não é dos poucos que transmite garra naquela equipa, talvez mesmo só ao nível de Moutinho ou Carlos Martins, é obvio que Sá já não joga como antigamente mas ontem mais uma vez foi importante para a equipa ter mais tranquilidade.
Douala (2) - Duas boas arrancadas, esperava-se mais de um fresco Douala.
Rogério (1) - Pouco tempo em campo, talvez para a despedida, trouxe coesão e pouco mais.
Futebol : Naval 0 - 2 Sporting...valeram os 3 pontos
O Sporting venceu a Naval por 2-0, num dos jogos mais secantes que eu já vi...quase que conseguiu a proeza de me adormecer...a primeira parte então...pavorosa.Pressão quase nula no meio campo sportinguista, ao ponto de terem sido feitas ao intervalo apenas 4 faltas...os jogadores do Sporting esperavam apenas por um erro e mesmo quando a bola lhes ia parar aos pés, normalmente era oferecida ao adversário...o que vale é que esta Naval foi decididamente a pior equipa que já vi este ano. Felizmente veio o penalty e Moutinho estreou-se a marcar...assim sem o merecer, o Sporting vencia ao intervalo.
Estiveram muito bem em jogo Ricardo, os dois centrais, Tonel e Polga e Nani...passaram completamente despercebidos João Alves e Deivid (estiveram lá?). Creio que mais uma vez ficou comprovado que Deivid e Liedson não funcionam juntos...acabam por ficar os dois abandonados à sua sorte...com Liedson a recuar para buscar bola, sem o apoio de um 2º avançado/extremo (como Douala ou Sá Pinto) e Deivid perdido fora da zona de finalização, sem conseguir fazer uma jogada.
sexta-feira, dezembro 16, 2005
Futebol: Naval x Sporting - Constituição da Equipa
Futebol: Segunda Saída ... Edson
Edson é o segundo jogador a abandonar o plantel do Sporting na abertura de mercado, o jogador brasileiro vindo de Leiria deixa assim o Sporting após apenas 1 jogo pelo Sporting na Liga Portuguesa, o pontapé canhão nunca se conseguiu impor devido aos constantes problemas musculares que o atormentaram.Edson ruma ao Légia de Varsóvia da Polónia por empréstimo do Sporting, continuará a vestir de verde mas espera-se que desta vez com mais sorte.

