sexta-feira, janeiro 06, 2006

Futebol: próxima batalha - S. C. de Braga

O Braga é o adversário que se segue. Treinada e muito bem pelo prof. Jesualdo Ferreira, esta equipa aparece no caminho do Sporting numa altura muito sensivel da época para ambas as equipas. O Braga porque vem de um ciclo de derrotas consecutivas e o nosso clube porque precisa de continuar a somar os 3 pontos a cada jogo que passa para poder ainda sonhar com algo mais que as competições europeias (neste momento estamos em 4º - acesso uefa). Esta equipa tem adoptado como modelo táctico o 4x3x3 que se carateriza por uma grande organização defensiva, consentindo habitulamente um múmero muito reduzido de golos, mas marcando também poucos golos a que não é alheio o facto de João Tomás ter estado lesionado durante grande parte desta 1ª volta. Com a indisponibilidade de poder contar com o seu melhor jogador por lesão - Jorge Luis, deixo aqui o que penso puderá ser o onze a defrontar:
Paulo Santos; Luis Filipe, Nunes, Nem, Pedro Costa; Madrid (?), Vandinho, Castanheira; Jaime, João Tomás, Wender.

quinta-feira, janeiro 05, 2006

Futebol: Listagem actualizada do plantel e disponíveis para Braga

Para o regresso à competição e a viagem a Braga o Sporting apresenta o seguinte plantel:

GR: Ricardo (76) Nélson (1) Tiago (16)
DD: Miguel Garcia (15) Abel (78)
DE: Tello (11) André Marques (55)
DC: Tonel (13) Beto (22) Semedo (3)
DC: Caneira (12) Polga (4)
MDC: Custódio (27) Luís Loureiro (8)
MCD: Carlos Martins (5) João Alves (34)
MCE: João Moutinho (28) Nani (18)
MAC: Sá Pinto (10) Romagnoli (30)
AV: Douala (17) Varela (20)
PL: Liedson (31) Deivid (23)

Concluindo, com todas as alterações e resultante das 3 entradas e 6 saídas até ao momento, o Sporting dispõe de um plantel de 24 jogadores, 3 guarda-redes e 21 jogadores de campo, um plantel relativamente equilibrado, faltando provavelmente mais um avançado.

No entanto para Braga a situação não se afigura nada fácil, partindo do pressuposto que só 2 g.r. serão convocados, ficavamos com 21 jogadores de campo para 16 posições, só que isso não será possivel, Sá Pinto encontra-se castigado, André Marques, Beto, Luís Loureiro e Varela lesionados, deixando o lote de disponíveis reduzido aos 16 minimos.

Paulo Bento decidirá assim se Polga e Deivid entrarão no lote de convocados mesmo com poucos treinos e péssimo comportamento profissional ou se haverá uma aposta em jovens como André Nogueira (DD), Zezinando (MDC), Celestino (MAC) ou David Caiado (AC) que já ontem treinaram com o plantel principal para compensar as baixas no mesmo, a decisão está nas mãos de P. Bento, a opinião nas vossas mãos...

quarta-feira, janeiro 04, 2006

Futebol : Polga - "Não havia lugares para toda a família"

Como o cunhado já cá estava, devem ter sido só os 14 primos e a empregada...não sabia que tinham de se apresentar todos ao trabalho em Alvalade...se calhar, digo eu, deveria ter vindo sozinho e o resto do pessoal ia mais tarde.

Sinceramente, não há nada que eu dê mais importancia do que à minha família e estou junto deles o máximo de tempo possível, agora não precaver o retorno de toda a gente a tempo e horas e ficar lá uma semana a mais, ignorando a entidade patronal...porque não podia vir sozinho??

Ah...e ainda "compreende" se não for convocado...agradecemos a compreensão...pela não convocatória e pela multa que aí virá.

P.S. Já agora que estamos em fase de compreensão...eu até compreendia se a SAD não lhe renovasse o contrato...aplaudia até.

terça-feira, janeiro 03, 2006

Futebol: Mais um risco pisado por Polga

Ora bem...já vamos no dia 3 de Janeiro de 2006 e andamos com a costumeira novela brasileira anual...mudam as personagens, mantem-se o problema.

Curiosamente, este ano Liedson (a personagem da época passada) disse logo à saída de Portugal quando voltaria...e cumpriu...foi esperto e comprou bilhete de ida e volta...Polga e Deivid...nem vê-los...cancelaram o voo deles? Então como é que isso explica um atraso de vários dias...não tem havido aviões?

Aparentemente tem existido ponte aérea entre Lisboa e Brasil, já que o presidente do Slb conseguiu ir ao Brasil e voltar...e até vieram uns amigos para andar à estalada por cá....não tinham 2 cadeirinhas para trazer os rapazes do Sporting com eles?

Se é imperdoável (multa pesadissima) o Deivid faltar tantos dias ao trabalho sem dar satisfações, que dizer do Polga? Sim...eu sei que não sou propriamente o membro nº 1 do Polga-fãn-club, mas...mais esta depois de se ter recusado a jogar no Sporting-Nacional da época passada e as constantes paragens cerebrais nos 90 minutos de cada jogo?

Como refere o joãoscp78 no Sector ....que mais é preciso para o Polga sair do clube??? Indisciplina já teve...falta de respeito pelo clube também já demonstrou (tal como o Liedson e agora o Deivid)...não era altura de deixar de ter escola de samba e começar a ter profissionais de futebol?

segunda-feira, janeiro 02, 2006

Futebol: e porque não Borgetti?

Quando parece ficar clara a intenção do SCP em adquirir um n.º 9 tipico, é de preguntar: e porque não Borgetti? Este jogador mexicano, titular indiscutivel do seu país, é um avançado com as caracteristicas já identificadas como muito carenciadas no nosso plantel, isto é, forte presença fisica na área e bom jogo áereo. E vem na sequência de declarações deste jogador á imprensa do seu país, reconhecendo que não tem sido feliz em Inglaterra no Bolton, jogando apenas em 3 jogos (Uefa), portanto sem tempo de jogo para poder estar em boas condições de competir no Mundial da Alemanha (Grupo de Portugal). Na certeza de que a SAD está atenta ao mercado e tem os seus recursos financeiros bastante limitados, aqui estará uma (boa) hipótese para uma contratação quem sabe em termos de empréstimo até final da época.

domingo, janeiro 01, 2006

Mundo Sporting: Ano do Centenário - 1906-2006

O Sporting Clube de Portugal acaba de entrar no ano do Centenário, fundado a 1 de Julho de 1906, o Sporting completará os 100 anos neste ano civil de 2006, neste ano de Centenário reiteramos mais uma vez o pedido de compreensão e apoio de todos os sportinguistas para com todas as actividades do nosso clube, só todos juntos conseguiremos ter hipóteses de atingir os objectivos pretendidos, que não são apenas desportivos mas também económico-financeiros porque quem diz que um clube tem que pensar no futebol de certo não repara no que está a acontecer por todo o mundo onde clubes fecham ou abdicam de competir, não podemos permitir que continuem a prejudicar o Sporting Clube de Portugal directa e indirectamente, precisamos de estar unidos e fortes.

Todos nós sabemos que o Sporting é mais que um clube, é uma imensa instituição que não só se dedica a actividade desportiva mas também a várias actividades de carácter social como associações de ajuda aos sportinguistas como "Os Leões de Portugal", é obvio que são as actividades desportivas e em especial o futebol que movem a grande massa adepta leonina, no entanto é importante não esquecermos que tudo o que faz parte do Sporting é importante.

Ao falarmos de desporto, podemos falar dos campeões de atletismo como Carlos Lopes, Fernando Mamede, Rui Silva ou Obikwelu, dos de andebol, dos de hóquei em patins onde pontificava o saudoso Livramento, dos de ciclismo onde Joaquim Agostinho era e é ainda a maior figura da história do ciclismo nacional, dos de basquetebol, dos de futsal, dos de ténis de mesa, dos de natação, dos de artes marciais, de tantas e tantas modalidades, todos eles são o Sporting, porque o Sporting somos nós, os que envergamos a camisola, os que sentimos o clube, os que choramos nas derrotas e nas vitórias.

Como modalidade rainha, o futebol que nos empolga, que nos seduz, que nos faz vibrar e sofrer, as imensas equipas do Sporting que nos representaram, umas melhores, outras piores, mas sem dúvidas que todas com um sentimento em comum, ganhar, nem sempre foi possível, mas tantos e tantos dignificaram a camisola e muitos brilharam, dos 5 violinos a Hilário, de Vitor Damas a Manuel Fernandes, aos mais recentes campeões de 2000 e 2002, muitos ficaram na história gloriosa do Sporting Clube de Portugal e para que isso continue a crescer precisamos da ajuda de todos, dispensamos os que se dizem sportinguistas mas na pratica mais não são do que simples adeptos da critica fácil, os primeiros que aparecem quando algo está mal, precisamos que todos tenham compreensão que o Sporting apesar do Sporting ser grande existem coisas que não estão ao nosso alcance, não falo em vitórias porque essas temos que lutar mesmo sem poder financeiro, falo em outro tipo de coisas que muitos querem e não medem as dificuldades.

Um desejo para 2006, que o Sporting seja muito feliz, que choremos de alegria em Maio, 2005 foi um ano quase perfeito mas na recta final o Sporting fraquejou, culparam muitos mas por exemplo eu estive na Final da Taça Uefa que o Sporting teve o privilégio de organizar e senti que a equipa não teve o apoio que podia ter tido, estavam cansados de uma época desgastantes, atormentados pelo resultado anterior e num jogo que podia virar uma página na história verde e branca não tiveram aquele apoio que podiam ter tido, muitos sportinguistas tem um defeito, desanimam fácil e não apoiam, era um daqueles momentos que nós na bancada tinhamos que acreditar mais que até os próprios jogadores para empurrá-los para a vitória, falo nisto porque é condição fulcral para o exito, chega de perseguir os nossos, vamos apoiar, vamos cantar, vamos lutar... porque é a ELE que AMAMOS!

PS: Que tal começar já em Braga... mas seguir-se em todos os jogos, não num ou outro, mas SEMPRE?!

sexta-feira, dezembro 30, 2005

Futebol : Caneira - "Decidi ir para Alvalade"

Aparentemente, a decisão está tomada, por razões pessoais e profissionais (espero que a razão pessoal seja arrependimento da maneira como fugiu há 6 anos), e Caneira jogará no Sporting até ao final da época...

Não existindo mais volte-faces, cá o esperamos para reforçar a equipa na luta pelo título, dando mais qualidade a qualquer uma das posições da defesa, ficando a faltar, a meu ver, um avançado para fechar o plantel...mas também Janeiro ainda nem começou.

Mostrando Marco Caneira profissionalismo a 100% e dedicação total pela camisola verde e branca, por mim está perdoado.

;-) Boas entradas em 2006 para todos.

Futebol: Declarações de Filipe Soares Franco na apresentação dos reforços

Aproveitando a apresentação dos reforços Romagnoli e Abel, o Presidente do Sporting Clube de Portugal e da Sporting S.A.D. aproveitou para tecer as seguintes declarações:

«Existe um acordo assinado entre as três partes. Não posso confirmar se vem ou não. O que posso confirmar é que há um compromisso entre o Sporting e o Valência que está escrito. Se o jogador não vier não foi o Sporting que falhou com o acordado. É porque houve alguém que não cumpriu»
«O que interessa é que há documentos assinados com responsáveis do Valência com poderes para o fazer. Se houver incumprimento não é nosso. Ou é do Valência ou do jogador.» (falando do processo de transferência por empréstimo de Marco Caneira).

«O Beto está no Sporting há 17 anos, é capitão e não era aceitável para o Sporting nem para o próprio jogador apresentar uma proposta de um quarto do vencimento. Não era digno do Sporting nem para o próprio jogador. Até amanhã o Beto terá uma proposta para renovar o seu contrato»
«O contrato celeberado com o Beto foi noutros tempos. As condições do futebol eram diferentes e as perspectivas de negócio também.»(falando sobre a renovação do capitão de equipa Beto).

Futebol: Romagnoli (30) e Abel (78) já tem número!

Os dois reforços leoninos foram apresentados ao inicio da tarde e ficou-se a saber que o argentino El Pipi Romagnoli vestirá a camisola nº 30, enquanto que o ex-bracarense Abel utilizará o nº 78 nas costas!

A listagem actualizada do plantel é agora a seguinte:

GR: Ricardo (76) Nélson (1) Tiago (16)
DD: Miguel Garcia (15) Abel (78)
DE: Tello (11) André Marques (55)
DC: Beto (22) Polga (4) Tonel (13) Semedo (3)
MDC: Custódio (27) Luís Loureiro (8) João Alves (34)
MAC: João Moutinho (28) Sá Pinto (10) Carlos Martins (5) Nani (18) Romagnoli (30)
AC: Liedson (31) Deivid (23) Varela (20) Douala (17)

Futebol : Caneira se marcha al Sporting

Noticia do As.com de hoje, 30/12/2005...vou copiar textualmente...espanhol entende-se bem...

“No me voy por el Mundial, lo que quiero es jugar”

El Valencia ha llegado a un acuerdo con el Sporting de Lisboa, a falta únicamente de unos pequeños flecos, para la cesión hasta el próximo 30 de junio de Marco Caneira. El club luso se hará cargo de la parte proporcional de la ficha del lateral valencianista, que no entraba en los planes de Quique Sánchez Flores, que le había dejado fuera de las convocatorias en las últimas jornadas.

De esta forma, Caneira regresa, aunque cedido, al equipo en el que se formó y del que se marchó hace seis años, con el objetivo de disfrutar de los minutos que se le negaban en el Valencia y que necesita para poder estar con Portugal en el próximo Mundial de Alemania.

"No me voy triste de Valencia. Son cosas que pasan en el fútbol y que no siempre se pueden explicar", aseguró ayer Caneira en Portugal, tras estar reunido con los dirigentes del Sporting de Lisboa. Después, le tocó pasar toda la mañana en las oficinas del Valencia para intentar cerrar su cesión y por la tarde se ejercitó en Paterna. Tras la sesión, aseguró que "no me voy por el Mundial, sino porque lo que quiero es jugar. Será una cesión y nunca un traspaso y espero que se pueda concretar en breve".

O pingue-pongue continua...até ás 12h30m?

quinta-feira, dezembro 29, 2005

Futebol : Conferência adiada para amanhã

Afinal...temos de aguardar...consta que falta chegar um fax relativo a Romagnoli...amanhã teremos novidades...vamos ver se o negócio não embrulha...

P.S. Está marcada para as 12h30m...

Futebol : Conferência de Imprensa ás 18 horas

O Sporting marcou para hoje, pelas 18 horas, uma conferência de imprensa no auditório do Estádio José Alvalade, provavelmente para apresentar Romagnoli, Abel (já confirmado pelo Sp.Braga) e Marco Caneira...se não surgir mais nenhuma surpresa até lá.

Fala-se também nas saídas de Hugo e Varela para o Vit. Setúbal, por empréstimo...agora pergunto-me...se saíu Pinilla....saiem Silva, Wender e Varela...enquanto Douala vai ao CAN...quem substitui Liedson/Deivid no resto da época? Sá Pinto??

Romagnoli é médio ofensivo, por isso não é opção para ponta de lança...sou só eu que vejo o ataque a ficar curto? Não virá mais ninguém?

Futebol: Perspectiva do melhor onze para 2006

Com as contratações já aqui anunciadas, deixo o que penso ser o melhor onze para 2006 do nosso SCP:
Ricardo; Miguel Garcia, Tonel, Polga, Caneira; Custódio, Moutinho, Carlos Martins, Romagnoli; Liedson e Deivid.
Suplentes: Tiago, Semedo, Abel, Tello, Nani, Sá Pinto, João Alves.
Substituição aos 60-65 min: entra Nani, sai Deivid.
Pode começar já em Braga.

Futebol: Sexta Saída (Wender) ... Terceira Entrada (Abel)

É uma troca desejada por todas as partes, Wender regressa a Braga e Abel assina pelo Sporting, um negócio com base em empréstimo de 6 meses em ambos os casos, para os jogadores a hipótese de competir ao mais alto nível, para os clubes a solução de carências existentes nos planteis.

Wender contratado a pedido de José Peseiro para tentar resolver a falta de extremos no plantel nunca se conseguiu adaptar, e vendo que dificilmente com Paulo Bento conseguiria conquistar a titularidade no Sporting neste momento pediu para sair.

Abel é um sonho antigo do Sporting, já no tempo em que pertencia aos quadros do Vitória SC de Guimarães estava referenciado, entretanto saído para o Braga continuou a mostrar todas as suas qualidades na posição de lateral direito, no inicio da época era também uma das hipóteses para reforçar a defesa juntamente com Nunes também do Braga mas devido ao elevado valor pedido pelos arsenalistas minhotos a negociação não permitiu incluir estes elementos.

Abel, 27 anos, nascido em Penafiel e com passagens no Penafiel, no Vitória de Guimarães e no SC Braga, na sua 6ª época na 1ª Liga, é assim o substituto natural do brasileiro Rogério e lutará com o jovem alentejano Miguel Garcia pela posição de lateral direito do Sporting Clube de Portugal.

quarta-feira, dezembro 28, 2005

Futebol : Fechado acordo por Marco Caneira

Segundo o site Maisfutebol, está fechado o acordo entre o Valencia e o Sporting, para a cedência de Marco Caneira até ao final da época.

A cedência é feita sem hipótese do Sporting contratar o jogador definitivamente no final da época, pois o Valencia pretende mantê-lo nos seus quadros.

Caneira volta a Alvalade, após a deserção do clube, há algumas épocas atrás, juntamente com Paulo Costa e Alhandra, tendo passado pelo nosso rival Benfica, em 2001/2002, realizando uma excelente temporada, habitualmente como lateral esquerdo. Também pode jogar a lateral direito, central e trinco...é um jogador para toda a obra.

Marco Caneira sofreu na época passada dos piores dramas humanos possiveis, ao perder a sua filha com meses...felizmente o casal já foi abençoado com outra criança.

Muita sorte de verde e branco vestido...numa casa que nunca devia ter abandonado, é o nosso desejo...perdoamos a sua deserção, pela grande vontade em voltar... e força Caneira, luta por nós.

Futebol: Romagnoli já chegou!

Já chegou a nossa nova esperança para ver alguma magia no meio campo leonino...veio juntamente com Tello e diz que está felicissimo por o Sporting o ter querido contratar...tenhas muita sorte é o que te desejamos.

Após os habituais exames médicos, o médio ofensivo será apresentado...com a camisa 10 ocupada...irá ocupar a amaldiçoada nº 7?

Futebol: Quinta Saída... Paíto

O Moçambicano Paíto é o quinto jogador a sair na abertura de mercado, o jovem esquerdino antecipa o final de contrato com o Sporting e assina com o Vitória Sport Clube de Guimarães um contrato de 6 meses.

Podemos recordar que se trata de um jovem vindo bastante novo para as escolas do Sporting, competiu na extinta equipa B, sendo mais tarde promovido ao plantel principal, não obstante uma imensa margem de progressão e enorme valia técnica, Paíto nunca se conseguiu impôr, saíndo assim do Sporting aos 23 anos e a 6 meses do final do contrato sem renovação do mesmo.

De Paíto guardo a imagem de arrancadas empolgantes no flanco esquerdo mas também de finalizações disparatadas e pior que isso de fifias constantes, mas não posso deixar de guardar uma palavra para o golo que marcou no Estádio da Luz na época passada para a Taça de Portugal, em que fintou meia equipa do Benfica e marcou golo, golo fenomenal que não serviria de nada, mas que naquele momento levou à euforia milhares de Sportinguistas que estavam naquele recinto, inclusive eu, que estava exactamente na bancada junto a todo o lance no meio dos adeptos benfiquistas e não me coibi de festejar de maneira efusiva.

Por isso Paíto, o meu muito Obrigado, que voltes à nossa casa que és um dos nossos, Boa Sorte Paíto.

terça-feira, dezembro 27, 2005

Futebol: Ficha Técnica de Leandro Romagnoli

Nome: Leandro Atilio Romagnoli (El Pipi)
Data de Nascimento: 17/03/1981
Idade: 24 anos
Nacionalidades: Argentina e Italiana
Naturalidade: Capital Federal (Argentina)
Internacionalizações: 1 (Argentina)
Posição: Médio de Ataque Centro (10)
Pé preferido: Direito
Altura: 172cm
Peso: 68kg
Palmarés: Vencedor do Campeonato do Mundo FIFA Sub-20 2001, Vencedor do Torneio Clausura em 2001 (Campeonato de Encerramento, 2ª volta), Vencedor da Taça Mercosur em 2001 e Vencedor da Taça Sul-Americana em 2002

Ano Clube Jogos Golos
1998 San Lorenzo (Arg) 13 1
1999 San Lorenzo (Arg) 35 2
2000 San Lorenzo (Arg) 37 8
2001 San Lorenzo (Arg) 9 3
2002 San Lorenzo (Arg) 21 1
2003 San Lorenzo (Arg) 19 4
2004 San Lorenzo (Arg) 18 3
2004 VeraCruz (Méx) 14 0
2005 VeraCruz (Méx) 29 1

Romagnoli já cá mora (fonte TSF e VeraCruz)

Esta é a imagem da grande promessa acabada de contratar por empréstimo de 1 ano e meio com opção de compra do passe no final desse periodo ao VeraCruz do México. Campeão olimpico sub-20 pela Argentina, numa equipa em que era uma peça fundamental com Saviola, Coloccini, D'Alessandro, etc. Tecnicamente já produziu, de caracter parafraseando Beto Acosta "mais do que grande jogador é uma grande pessoa". Esperemos que se adapte rapidamente ao nosso futebol, trabalhe com afinco e sem dúvida promete. Desde já peço a todos os adeptos do futebol e em especial do nosso clube que não se aprecem a fazer comparações descabidas e desproporcionadas com Lucho Gonzalez. Lucho será titular no Mundial pela Argentina, fortissima candidata á conquista do troféu, e é nesta altura um dos melhores médios do futebol mundial (sem qualquer exagero). Aguardemos então para observar o futebol do "Pipi" Romagnoli com a camisola mais bonita do mundo - verde e branca listada do único SCP!

Futebol: Plantel actualizado por posição

GR: Ricardo (76) Nélson (1) Tiago (16)
DD: Miguel Garcia (15)
DE: Tello (11) André Marques (55) Paíto (21)
DC: Beto (22) Polga (4) Tonel (13) Semedo (3)
MDC: Custódio (27) Luís Loureiro (8) João Alves (34)
MAC: João Moutinho (28) Sá Pinto (10) Carlos Martins (5) Nani (18)
AC: Liedson (31) Deivid (23) Varela (20) Douala (17) Wender (51)