sábado, dezembro 24, 2005

Futebol: Beto em "A Bola"

O capitão de equipa do Sporting deu uma entrevista ao jornal "A Bola" neste sabádo e na mesma pode-se ler em capa a seguinte afirmação: "Ninguém me explicou porque não sou convocado".

Perguntamos nós, alguém tem que explicar? E se sim, quem e o quê? O que acham de toda esta situação. Será a novela do defeso natalicio? Será mais um tiro no pé da parte do Sporting?

sexta-feira, dezembro 23, 2005

O CANAL SCP DESEJA A TODOS UM

FELIZ NATAL!!!

P.S. Não...na foto não são os administradores do blog...

quinta-feira, dezembro 22, 2005

Futebol : Noticia TSF, Beto não quer renovar contrato

A TSF, citando uma fonte próxima de Beto, noticia que o jogador não vai renovar contrato com o Sporting, mesmo que lhe seja feita alguma proposta de renovação, algo que ainda não aconteceu, terminando no fim do ano uma ligação de 16 anos.

Esta decisão deve-se ao mal estar de Beto por não estar a ser convocado por Paulo Bento e pela falta de proposta de renovação, até à data. Consta que existe uma proposta de um clube britânico que pode fazer Beto emigrar...ele que tem 29 anos e terá certamente a ultima oportunidade de fazer um bom contracto na carreira.

Agora ou no fim da época...boa sorte Beto e obrigado por toda a dedicação.

Futebol : Paulo César não devias ter aparecido...adeus?

Esta agora...Paulo César apareceu no jogo com o Rio Ave, juntamente com o amigo Zé Elias (que por coincidencia...também decidiu vir a Lisboa ver o jogo...férias certamente) e o mesmo amigo Zé "botou a boca no trombone" e declarou que o Paulo César viria para Alvalade...a fazer fé na "Bola" de hoje...já não vem porque os responsáveis do Sporting não acharam piada à fuga de informação e a quebra de sigilo é razão suficiente para quebrar o negócio.

Enquanto no "Jogo" o acordo está próximo, dependendo de diferenças salariais....no "Record", Paulo César está mais longe, pois está dificil o acordo financeiro...com o Paris SG.

Ora bem...3 diários e 3 realidades diferentes...:p mais vale ver só um deles e acreditar piamente no que lá vai, porque senão é o caos informativo.

Das 3 situações, a que me parece mais "noticia" é a decisão do Sporting em desistir do negócio devido à quebra do sigilo do negócio...ora bem, isto a ser verdade, Romagnoli é apenas um disfarce para a contratação de um nº 10 e basicamente podemos esquecer as expeculações jornalisticas...e vendo bem, só me recordo de um jogador anunciado que acabou por vir para o Sporting...Edson que já saiu...de resto...bato as palmas à SAD pois tem feito tudo no máximo secretismo, como deve ser.

:) A ser verdade...estão com azar os jornais desportivos...nunca mais vão acertar numa contratação do Sporting e a credibilidade vai pelo cano.

P.S. Afinal parece que os dois jogadores foram a Alvalade a convite do Deivid, ex-colega no Santos...o Zé Elias é que fala demais.

quarta-feira, dezembro 21, 2005

Futebol: Liedson em discurso directo

À partida para o Brasil para o periodo de ferias, Liedson proferiu as seguintes declarações:

«Estou bem no Sporting. Estou muito feliz. Todos sabem que o meu interesse é ficar, mas não depende só de mim. Aliás, depende mais do Sporting que de mim. Estou disposto a qualquer coisa. Já passámos [jogador e empresário] o que queremos e ficamos à espera para ver o que se vai resolver.»

«Ficar um ano ou dez é sempre bom. Estou feliz aqui. Nunca pensei nem disse que queria sair. O meu pensamento foi sempre ficar. Nem quando não era convocado? Sim, nem aí. Estou com a cabeça no Sporting. Estou disposto a ajudar e sou do Sporting. Os treinos que fiz foram prova disso. O Paulo Bento viu os meus treinos. Estava a trabalhar bem e motivado, à espera de uma nova oportunidade. Essa oportunidade foi-me dada e soube aproveitá-la.»

«Nunca tive problemas disciplinares. O único problema que tive aqui foi quando errei com Peseiro e no final do ano passado, mas as coisas foram resolvidas.»

«Regresso a dia 28. Infelizmente para vocês... querem que chegue atrasado mas saio da Baia a dia 28 e chego a 29, às seis da manhã, e treino às 9.30.»

E esta hein?

Análise táctica do Sporting-Rio Ave

Se o Rio Ave surpreendeu com o onze incial e respectivo esquema táctico utlizado em relação ao que tinhamos antecipado, já em termos de ideologia mantêve-se. António Sousa priveligiou o preenchimento do meio-campo tentando assim facilitar a curta troca de bola entre os seus jogadores tentando assim obviar a que o Sporting a tivesse em seu poder e pudesse construir jogadas de perigo. Como diz Mourinho: "não se sofrem golos quando a bola está em nosso poder". Utilizando um 4-4-2 declarado, apenas com a nuance de Chidi baixar para marcar Custódio em processo defensivo tentando evitar que o nosso trinco pudesse ser o 1º organizador de jogo. Paulo Bento, demonstrando um conhecimento deste Rio Ave abdicou, e bem, de Nani colocando em campo simultaneamente Sá Pinto e João Alves, garantindo assim que tinhamos sempre igualdade numérica nesse local do campo. Mais, garantindo que também o Sporting queria manter a posse de bola em detrimento de ataques rápidos que como na Naval, resultaram em demasiadas percas de bola ainda em fase de construção do ataque por se tentar fazer tudo demasiado depressa. Com o jogo tacticamente equilibrado, o Rio Ave falhou clamorosamente em 2 bolas paradas e quando deu por isso estava a perder 2-0. A 2ª parte não tem história, a nossa equipa a jogar como gosta, espaço para receber a bola, rodar e embalar para a baliza e com os jogadores que melhor aplicam esse futebol (Nani, Liedson, Carlos Martins, Tello), tudo ficou mais fácil. E não fossem as infelizes lesões que sofremos e Sá Pinto e João Alves teriam tido oportunidade de ir descansar mais cedo, porque claramente estoiraram a meio da 2ª parte. Ficam os números prometedores dos 2 últimos jogos: 5 golos marcados (muitos desperdiçados com baliza aberta) - 0 sofridos (Ricardo já evitou pelo menos dois feitos).

Futebol : Sporting pesca em Santos?

Paulo César esteve ontem a ver o Sporting-Rio Ave, juntamente com Zé Elias (que coincidencia...) e segundo o amigo Zé (jogaram ambos no Santos), o amigo Paulo confessou-lhe que viria jogar para o Sporting, emprestado pelo Paris-SG.

Acredito nesta contratação, pois é mais ao estilo de Carlos Freitas...com secretismo, jogador internacional brasileiro (convocado por Scolari) e emprestado até ao final da época.

Quanto ao Zé Elias...não há nada...apenas foi ver o jogo, era interessante jogar no Sporting (e nós que nem precisamos de um médio centro), mas ninguém lhe fez proposta.

Ahh...e ambos acabam agora em Dezembro os contratos que tinham com o Santos...tendo Paulo César que regressar a Paris.

Deivid e Polga aprovam a contratação...natural que digam isso...alguém o conhece mais pormenorizadamente?

Futebol: Sporting 3-0 Rio Ave - Análise Individual


Ricardo (4) - Simplesmente impecável, único calafrio numa saida fora da area sendo de resto intransponivel, Ricardo merece hoje ouvir palmas mais que a maioria pois todos sabemos o que passou durante os últimos meses, mais uma vez deixou a sua baliza inviolável e conseguiu subir o seu registo para 2 golos sofridos nos últimos 5 jogos e sem culpas em nenhum.

Rogério (-) - Os últimos minutos com a camisola do Sporting acabaram da maneira que ninguém gostaria, Rogério de saída para o Fluminense saiu lesionado e a chorar para a imensa multidão que o ovacionava de pé, foi a saída de cena de um grande senhor, um profissional de mão cheia que todos sentiremos saudades.

Tello (4) - Excelente o internacional do Chile, mais uma vez como lateral esquerdo Rodrigo Tello conseguiu desta vez imprimir velocidade e intencionalidade na ala esquerda, muito bom a atacar, sempre disponível para integrar o jogo colectivo, das melhores partidas do chileno dos últimos tempos, assistência para o golo de Tonel.

Tonel (4) - Primeiro golo na liga com a camisola do Sporting seria suficiente para dar uma nota positiva ao jovem central das escolas do FC Porto, no entanto não basta isso para qualificar a exibição do hoje em dia melhor central do Sporting, ele esteve impecável, transmitindo segurança quer no jogo aereo quer a flor da relva, muito bem Tonel.

Polga (3) - Algumas falhas e cortes mal feitos mancharam a exibição do ex-jogador do Grêmio de Porto Alegre, no entanto temos que elogiar as coisas boas que conseguiu ir fazendo, está a subir de forma mas tem que se livrar dos constantes lapsos.

Custódio (3) - Melhor que no jogo anterior, Custódio podia ter inaugurado o marcador na sequência de uma bola parada, não conseguiu e pautou o seu jogo pela regularidade, ainda fora de forma tenta recuperar da melhor maneira.

Sá Pinto (4) - Batalhador incansável, Ricardo Coração de Leão não primou pela técnica na partida de hoje, lutou e levou a equipa para a frente mesmo quando parecia estar de rastos, Sá Pinto encarna bem a mentalidade leonina e tal não ficaria melhor demonstrado no facto de no final do desafio ir oferecer a sua camisola à claque Directivo Ultras XXI, Sá Pinto é um grande leão.

João Moutinho (2) - Abaixo do normal o jovem leão acabou o desafio lesionado depois de muitos minutos sem conseguir exponenciar todo o seu futebol, merece o descanso como ninguém pois é um dos jogadores mais utilizados nesta época desportiva.

João Alves (3) - O melhor jogo de João Alves pelo Sporting e não só pela assistência para o 1-0, o transmontano tentou sempre pegar no jogo da equipa na primeira parte e era o primeiro a levar a equipa para a frente, quebrou um pouco na segunda parte devido ao recuo em virtude da saída de João Moutinho e consequente entrada de Carlos Martins para a posição 10.

Deivid (1) - Eclipsado durante todo o jogo o fenomenal avançado brasileiro não consegue pegar de estaca na equipa e com a presença de Liedson mais dificil o fica, não se entendem como deviam, saiu lesionado e não se sentiu a sua falta.

Liedson (5) - Liedson foi Pai Natal Verde no dia de hoje, passou de vilão para herói, do Estrela para o Rio Ave, hoje Liedson quis resolver e tudo fez para o fazer, lutou até a exaustão, parecia mais motivado que nunca, marcou 2 golos, podia ter marcado mais, e mais que isso até ao meio campo vinha recuperar bolas, o Homem do Jogo.

Miguel Garcia (4) - Muito bem mais uma vez o jovem alentejano cumpriu com distinção na função entregue a Rogério no inicio do jogo, bem a defender e hoje também bem nas várias súbidas que realizou até a area contraria, Força Miguel estamos contigo!

Nani (3) - Jogou a 2ª parte e jogou bem, melhor que Deivid, conseguiu várias jogadas bem conseguidas e deu mais apoio ao meio campo, hoje jogou vindo do banco mas não amuou nem desperdiçou esta bela oportunidade, esteve bem.

Carlos Martins (3) - Nitidamente a procura da melhor forma, o número 5 verde e branco deixou pormenores de encantar a massa adepta leonina, classe de bem jogar, toque de bola como só ele sabe, é jogador.

terça-feira, dezembro 20, 2005

Futebol : Sporting - Rio Ave...quem joga?


Normalmente...falho sempre esta previsão, mas insisto...
Logo à noite, Rogério deve voltar à lateral direita, para a despedida (é mais ofensivo que o Miguel García) e Douala deverá ser titular em vez de Deivid.

Esta equipa é baseada no que aconteceu contra a Naval...a equipa melhorou quando entrou Sá Pinto, a nível da agressividade no meio campo, devendo por isso ser titular hoje em vez de João Alves...
Deivid foi uma nulidade ao lado de Liedson e também se viu mais profundidade ofensiva quando entrou o Douala...
Carlos Martins não deverá ser titular, devido a vir de lesão.

:) Naturalmente, estou à espera que Paulo Bento me troque as voltas....tem feito sempre isso, hoje não deve ser diferente...

21h30m. Alvalade XXI ou Sportv

segunda-feira, dezembro 19, 2005

Mais um da "cantera" - Luis Boa Morte

É imperioso destacar o grande desempenho que este jogador formado no nosso clube tem efectuado em Inglaterra. No Fulham, clube treinado por Chris Coleman que lembro foi contratado para acabar com a predominância de estrangeiros na equipa do tempo do anterior treinador, já é nesta altura capitão de equipa e indiscutivel no onze. A sua evolução táctica tem sido assinalavel, tornando-se hoje um jogador que actua atrás do(s) ponta(s)-de-lança com uma propensão nova que tem desenvolvido para o último passe, resultando em várias assistências a rasgar as defesas contrárias para golos fáceis. Quando falamos da contratação do jogador a ou b, nº 10 para o Sporting fico sempre um pouco nostálgico destes jogadores, dos quais Boa Morte não é caso único, que formados na nossa escola estão em grande no panorama internacional.

Futebol : Convocados para o jogo do ano

A pouco mais de 24 horas do jogo mais importante do ano, Sporting-Rio Ave, saiem os convocados.

Vejo com agrado que Carlos Martins volta aos 18, após a lesão que deixou a equipa uns furos bem abaixo da qualidade que vinha a demonstrar, quando ele era titular.

Vejo também que Beto continua de fora, o que mostra que Paulo Bento corta completamente a direito...não vê nomes e se não confia no jogador por alguma razão...está fora.
Pode-se gostar do Beto ou não (eu até o aprecio) mas dou razão ao Paulo Bento...ele é que tem de escolher pelos seus critérios...estejamos de acordo ou não...seja qual for o jogador.

Seguem os convocados

Guarda-redes: Ricardo e Tiago.

Defesas: Tello, André Marques, Tonel, Rogério, Miguel Garcia, Polga.

Médios: Custódio, Carlos Martins, Nani, João Alves e João Moutinho, Wender.

Avançados: Douala, Sá Pinto, Liedson, Deivid.

Os Srs. que se seguem - Rio Ave F.C.



É já amanhã que a nossa equipa mede forças com este Rio Ave. Esta equipa visita Alvalade na sequência de uma vitória caseira face ao Gil Vicente. Normalmente alinha num esquema de 4x3x1x2 tão do agrado do seu treinador António Sousa. No último jogo alinhou com: Mora; Zé Gomes, Danielson, Idalécio, Cleiton; Mozer, Delson, Marquinhos; Agostinho; Chidi e Gaúcho. Do onze do Rio Ave destaca-se claramente o laterla direito Zé Gomes, aliás marcador do golo solitário no último jogo que deu os 3 pontos. Lateral de alta rotação, com boa capacidade ofensiva e de recuperação defensiva fácil. Lateral moderno que faz todo o corredor. Destaco ainda o guarda-redes capaz de exibições incriveis de enorme fulgôr, mas também de falhas comprometedoras, depende do dia. Esperemos que amanhã não seja o seu dia. Muita atenção ao povoamento do meio-campo, Rio Ave irá tentar sempre estar em superioridade numérica nesse local. Vamos vêr como Paulo Bento resolve essa nuance do jogo...

Futebol: 3ª Saída ... Rogério

Confirma-se a saída do polivalente jogador brasileiro, do meio campo à lateral direita do clube, Rogério sempre cumpriu as suas posições com grande espirito de sacrificio e dedicação à causa colectiva, depois de época e meia em Alvalade onde cumpriu 57 jogos e 6 golos (até hoje), Rogério prepara-se para aceitar um novo desafio e rumar ao tricolor do Rio de Janeiro, o histórico Fluminense.

O valor da saída de certo será irrisório perante as qualidades deste grande jogador que é ainda melhor profissional, fossem 11 Rogérios e de certeza que o Sporting não perderia tantos jogos, no entanto sai porque é a sua vontade e razões de ordem pessoal assim o determinam.

Amanhã no Estádio José de Alvalade Rogério fará a sua despedida ao que tudo indica como titular e aí eu estarei lá para tributar-lhe uma enorme salva de palmas porque ele merece não por uma coisa (marcou o golo do SCP na final da Uefa e deu esperança a milhões) ou outra (golos e cortes decisivos) mas por tudo o que fez no Sporting (trajecto impecável de profissionalismo e liderança dentro e fora do campo).

A ti Rogério, um muito obrigado, serás sempre um dos nossos!

domingo, dezembro 18, 2005

Natação: Sporting Hexa-Campeão Feminino

A formação leonina de natação feminina sagrou-se pela sexta vez consecutiva campeã nacional de natação da 1ª divisão, apesar de acabar com os mesmos 98 pontos que a formação do FC Porto, o Sporting venceu por vantagem nas vitórias individuais.

Às nossas nadadoras, treinadores e treinadoras, seccionistas e todos os elementos ligados à natação do Sporting Clube de Portugal, com uma saudação especial ao Director Técnico e Desportivo Carlos Cruxinho, o Canal SCP envia os parabéns e agradecimentos por mais uma vitória cheia de esforço e garra que engrandece a grande instituição que é o Sporting Clube de Portugal.

Modalidades: Resultados

Futsal: Boavista 1 Sporting 7

A equipa de futsal do Sporting foi vencer ao Porto a formação axadrezada por claros e saudosos números, 1-7 foi o resultado que permite ao Sporting manter-se no topo da classificação com 35 pontos, mais 2 do que a FJ Antunes e mais 6 que o SL Benfica.

Andebol: Sporting 25 Sporting da Horta 26

A recepção leonina à filial nº 80 não correu da melhor maneira e os leões de Portugal não conseguiram vencer os leões açorianos, foi uma derrota contra o maior adversário na luta pelo titulo da Divisão de Elite, derrota que no entanto não retira a formação leonina do 1º posto 49 pontos, seguido do São Bernardo de Aveiro com 46 e do Sporting da Horta com 44 que tem 3 jogos em atraso.

Futebol de Formação: 3 vitórias em 3 jogos!

Juniores: Sporting 6 - Oeiras 0
Juvenis: Sporting 1 - Estrela Amadora 0
Iniciados: Sporting 6 - Oeiras 0

sábado, dezembro 17, 2005

Futebol: Naval 0 Sporting 2 - Análise Individual

Ricardo (4) - Uma noite em que pouco ou nenhum trabalho teve mas mostrou-se sempre tranquilo e decidido, espectacular e decisiva defesa a evitar o 1-1 e a valer claramente a vitória, é dele também e mais que ninguém a merece.

Miguel Garcia (3) - No lugar de Rogério o jovem alentejano cumpriu sem deslumbrar, nada falhou, mas pouco se mostrou, no entanto sendo defesa... é isto que tem que fazer.

Tello (3) - Um pouco melhor que o seu colega da direita, o lateral chileno procurou ajudar o ataque em algumas ocasiões.

Tonel (4) - Mais uma exibição cheia de confiança, Tonel é nesta altura o melhor defesa do Sporting, não vacila e acima de tudo transmite imensa confiança quer para os colegas quer para os adeptos.

Polga (3) - Uns furos abaixo do seu colega de sector mas sem dúvidas melhor que o antigo Polga de há uns meses atrás, está a melhorar aos poucos e se conseguir estabilizar o seu jogo pode render ainda mais.

Custódio (2) - Neste jogo como capitão de equipa Custódio previligiou mais uma vez a equipa em detrimento da individualidade no entanto não deixa de se ver que não está num bom momento, não consegue desequilibrar no miolo, transmite pouca agressividade numa faixa de terreno onde a é necessária.

João Alves (1) - Mais uma oportunidade desaproveitada do jovem transmontano, desta vez Paulo Bento lançou-o a titular e não conseguiu transmitir força nem querer aquela zona do terreno, tarda em se afirmar.

João Moutinho (4) - Nota-se que não está tão bem como podia mas não deixou de ser decisivo, sacou um penalty e marcou-o, o primeiro golo da carreira como profissional no Sporting, foi dele sempre a voz de comando no meio campo do Sporting.

Nani (4) - O melhor em campo, Nani foi o jogador que mais vezes conseguiu ou pelo menos tentou destabilizar o jogo, sem Nani o jogo teria sido sem dúvidas para dormir, vários remates e várias jogadas individuais.

Deivid (1) - Fez-lhe mal a febre, voltou apático e não se viu em campo, talvez sem culpa porque mais uma vez se revelou que com Liedson em campo, Deivid não rende, e mesmo o contrário se verifica, está mais que visto que não fazem uma boa dupla.

Liedson (3) - Apesar de não estar bem esteve melhor que o seu colega de sector, conseguiu provocar alguns desequilibrios, fundamental no passe a isolar Moutinho no lance do penalty e influente no 2-0.

Sá Pinto (3) - Sá Pinto quer se queira quer não é dos poucos que transmite garra naquela equipa, talvez mesmo só ao nível de Moutinho ou Carlos Martins, é obvio que Sá já não joga como antigamente mas ontem mais uma vez foi importante para a equipa ter mais tranquilidade.

Douala (2) - Duas boas arrancadas, esperava-se mais de um fresco Douala.

Rogério (1) - Pouco tempo em campo, talvez para a despedida, trouxe coesão e pouco mais.

Futebol : Naval 0 - 2 Sporting...valeram os 3 pontos

O Sporting venceu a Naval por 2-0, num dos jogos mais secantes que eu já vi...quase que conseguiu a proeza de me adormecer...a primeira parte então...pavorosa.

Pressão quase nula no meio campo sportinguista, ao ponto de terem sido feitas ao intervalo apenas 4 faltas...os jogadores do Sporting esperavam apenas por um erro e mesmo quando a bola lhes ia parar aos pés, normalmente era oferecida ao adversário...o que vale é que esta Naval foi decididamente a pior equipa que já vi este ano. Felizmente veio o penalty e Moutinho estreou-se a marcar...assim sem o merecer, o Sporting vencia ao intervalo.

Na segunda parte, Sá Pinto veio dar alguma garra ao meio campo e a equipa melhorou, apesar dos dois avançados continuarem abandonados à sua sorte...Nani destacava-se também, por ser o unico homem a levar a equipa para a frente e a "acordar" os 357 gajos que decidiram pagar bilhete...mas resultados práticos...nicles.

Valeu um brinde do central da Naval para matar o jogo, depois de Ricardo ter sido o salvador da pátria com uma defesa fantástica...e assim se consegue 3 pontos sem se fazer muito por isso...tivesse o Peseiro esta estrelinha e andávamos todos a festejar uefa e campeonato.

Estiveram muito bem em jogo Ricardo, os dois centrais, Tonel e Polga e Nani...passaram completamente despercebidos João Alves e Deivid (estiveram lá?). Creio que mais uma vez ficou comprovado que Deivid e Liedson não funcionam juntos...acabam por ficar os dois abandonados à sua sorte...com Liedson a recuar para buscar bola, sem o apoio de um 2º avançado/extremo (como Douala ou Sá Pinto) e Deivid perdido fora da zona de finalização, sem conseguir fazer uma jogada.

Para finalizar...péssimo jogo, vitória merecida para a equipa menos má...melhorias evidentes na equipa a nível defensivo, com Ricardo a surgir em grande nesta fase da época....piorias evidentes a nível ofensivo.

sexta-feira, dezembro 16, 2005

Futebol: Naval x Sporting - Constituição da Equipa

Ricardo, M. Garcia, Tonel, Polga, Tello, Custódio, João Alves, João Moutinho, Nani, Deivid e Liedson!

Futebol: Segunda Saída ... Edson

Edson é o segundo jogador a abandonar o plantel do Sporting na abertura de mercado, o jogador brasileiro vindo de Leiria deixa assim o Sporting após apenas 1 jogo pelo Sporting na Liga Portuguesa, o pontapé canhão nunca se conseguiu impor devido aos constantes problemas musculares que o atormentaram.

Edson ruma ao Légia de Varsóvia da Polónia por empréstimo do Sporting, continuará a vestir de verde mas espera-se que desta vez com mais sorte.