segunda-feira, março 27, 2006

Futebol: Sporting 2 x Penafiel 0 - Abatidos a Tiro


Ricardo - Noite descansada, só ligeiramente interrompida por uma rápida e decidida saída aos pés de Diallo já na 2ª parte, no que terá sido a única meia oportunidade de golo do Penafiel em todo o jogo.
Abel - Mais um bom jogo do nosso lateral direito que pura e simplesmente não sabe jogar mal. Certissimo a defender, sempre disponivel para incorporar o ataque.
Tonel - Imperial. Confiante. Regular. Está num grande momento de forma, bem visivel na velocidade com que dobra os laterais.
Polga - Com Tonel estão-se a revelar uma dupla no eixo da defesa intrasponivel. Muito rápido, e quando em forma como actualmente, muito versátil e bom tecnicamente, o que lhe permite inclusivamente com espaço, saír com a bola controlada para o ataque rápido, como o fez ontem em várias situações.
Tello - Sinceramente, não me pareceu um bom jogo do chileno. Mesmo a lateral, já lhe vi melhores exibições. Mal posicionalmente, o que dificultou por vezes até a 1ª fase de transição, e sobretudo desastrado no transporte de bola pelo seu flanco. Algumas perdas de bola em zona proibida são bem o reflexo desse desacerto.
Luis Loureiro - Demonstrou uma falta de ritmo competitivo que apesar de natural e compreensivel dada a pouca utilização que tem tido, não deixa de emperrar o jogo da equipa. Bem posicionalmente, o que é manifestamente insuficiente quando do outro lado estava uma equipa fraquissima e totalmente incipiente na posse de bola. pedia-se mais envolvência ofensiva ao nosso trinco.
Moutinho - Se a 1ª parte correu mais ou menos bem, tal deve-se não só aos golos marcados, mas sobretudo ao constante empurrão que Moutinho dava no jogo do Sporting ofensivamente. Sempre em alta rotação, ontem então ficou ainda mais visivel pois estava sozinho a jogar aquela velocidade, e muito esclarecimento. Caíu na 2ª parte, como toda a equipa, mas ainda assim merece o destaque pois pareceu-me com Nani, sempre inconformado mesmo com o 2-0 favorável.
Nani - Bom jogo do nosso criativo. Revela ainda alguma inconsequência em muitas acções, mas também muita imprevisibilidade que é indispensável no actual modelo de jogo. Melhor exemplo não há que o seu golo (agradecendo a contribuição do defesa contrário).
João Alves - Grande pontapé na inibição de vestir a mais linda camisola do mundo. Resultou num golo fantástico. Agora é só libertar-se dos fantasmas e jogar o que sabe (que não é pouco).
Douala - Não vou criticar mais o camaronês. Apenas lamento que tenha voltado a dar-me razão quando pedi aqui que não voltasse a ser opção sobretudo a titular. Confiança nula, habilidade zero, capacidade técnica insuficiente, rendimento insuficiente. Sustituido demasiado tarde por Koke.
Liedson - Grande entrega ao jogo, mas não estava nas melhores condições fisicas e na minha opinião puderia e deveria ter sido substituido mais cedo (nada havia em jogo), para poupar o nosso melhor avançado para os importantes compromissos que se avizinham.
Koke - Bom entrada em jogo sempre disponivel para a bola e muito rápido sobre a mesma. É solução, e fez questão de voltar a demonstrá-lo.
Carlos Martins - Entrou já tarde, e não conseguiu sacudir um jogo que já estava mais que decidido. Espero a sua titularidade em Guimarães, será essencial para o assalto ao titulo.
Sá - Entrada quase perfeita em campo, com um cabeceamento que quase resultava em golo. Tempo para pouco mais.
Uma palavra para Paulo Bento que soube gerir muitissimo bem o plantel neste jogo, resguardando jogadores como Sá e Martins tão propensos a problemas musculares, dando minutos a jogadores que apareceram muito motivados e disponiveis como João Alves e Loureiro.

6 comentários:

bgvp disse...

Grande thor... apenas lamento o concordar mais uma vez contigo sobre o douala... não pode voltar a ser avançado no Sporting, como extremo ainda se escapa, mas a avançado? Ridiculo! Koke em pc tempo fez melhor.

Thor disse...

Basicamente chegamos á conclusão que temos uma 1ª linha de 12/13 jogadores, verdadeiras opções para Paulo Bento atacar o titulo. A saber: Ricardo, Abel, Miguel Garcia, Tonel, Polga, Caneira, Custódio, Nani, Moutinho, Martins, Sá, Liedson, Deivid. Infelizmente é o que há...
Não vale a pena comparar por exemplo com o volume de opções de Adriaanse no FCP, veja-se a entrada decisiva de 2 jogadores de "banco" como Jorginho e Hugo Almeida. Mas também o orçamento é outro, só 3 vezes maior.

bgvp disse...

Podes crer no entanto cada jogo é um jogo...e se nao temos desperdiçado pontos com estrela e academica em casa...od estariamos nos agr?

Nuno Moraes Bastos disse...

Lamento destoar mas não creio que o Tello seja mais do que um bom suplente.

Preocupa-me mais a composição da defesa contra o Porto no caso de alguém ser selectivamente amarelado em Guimarães...

Jogo a jogo, até à vitória final!

bgvp disse...

tenho que concordar também com o pensamento do liedsonshow pq sem duvidas a equipa tem sido bastante pragmatica o que impede o brilho a jogadores que entrem em pouco tempo...priviligia-se o colectivo em vez do individual...

Thor disse...

Atenção pessoal, retiraram do contexto o meu comentário. Quando falei no numero de soluções, passava apenas por tentar explicar de alguma forma o que teria levado PB a dar a titularidade a Douala na ausência de Deivid. E este ter estado mutio mal. Depois, é importante que mesmo acreditando no titulo, comecemos a retirar muita deste pressão excessiva que se está a colocar no grupo de trabalho. A realidade objectiva é aquela que eu apontei, quer em número de opções válidas de 1ª linha, quer em soluções técnico-tácticas para o jogo. Se o fizermos vamos conseguir ter uma equipa para o próximo ano mais forte e sem complexos na eventualidade da não conquista este ano. Lembram-se todos certamente dos efeitos devastadores do "morrer na praia" do ano passado no inicio desta época. Isso simplesmente terá que ser evitado a todo o custo. Até porque os jogadores nucleares da equipa actual (exceptuando Sá) são miúdos em afirmação, não estrelas confirmadas. Isto é, precisam de tempo de maturação e alguns inclusivamente como Nani por exemplo, precisam ainda de concluir o seu processo de formação enquanto jogadores de futebol.
Por favor, não entendam isto como um comentário desmotivador, mas é essencial como disse não perdermos nunca de vista, a realidade nua e crua dos factos. Com todos os jogadores disponiveis somos superiores ao Porto enquanto equipa e nalguns sectores mesmo enquanto individualidades, mas na ausência de 2, 3 jogadores em certas posições, ficamos a perder. É isso que me preocupa, sabendo que vamos a Guimarães com o Polga tapado, isto só a titulo de exemplo.