sexta-feira, fevereiro 24, 2006

Novas revelações - Estou INDIGNADO!

"Verifiquei que, de facto, havia um défice na exploração que era preciso colmatar, nomeadamente um grande desvio no bingo. O que faz a diferença na exploração do Sporting, o que contribui com cerca de 30 por cento no desvio de tesouraria é o bingo. Na SAD há dois vectores que contribuem pouco para o défice de tesouraria. Concretizando, o Sporting tinha-se comprometido a fazer todos os anos uma mais-valia de 5.5 milhões de euros. No ano passado, só fez 6.7 milhões de euros. Só tinha livre para investir 1.2 milhões de euros e investiu mais de 9 milhões. Ficou com défice na tesouraria. Em cima desses cerca de 8 milhões de euros, teve o azar de não ir às competições europeias, o que provoca uma ausência de receita de 4 milhões. Na SAD temos um défice de tesouraria de 12 milhões de euros, o que representa 75 por cento do défice global que anda à volta de 16 milhões de euros. Em resumo, 4 do Sporting, cerca de 12 da SAD." Estas saõ revelações de Filipe Soares Franco entrevista ao Jornal Record. Perante isto, respondam-me se souberem:
- Como é possivel que o bingo seja fonte quase única de desvio de tesouraria do Sporting-clube?
- Como é possivel que a SAD com uma mais-valia anual obrigatória de 5,5 milhões, tendo conseguido 6,7 milhões, não se tenha limitado a re-investir os restantes 1, 2 milhões de euros?
- Quem é/são o/s responsável/eis pela luz verde dum investimento extra de 8 milhões?
- Se efectivamente o prejuizo em termos de inexistência de receita duma ausência nas competições europeias é de 4 milhões de euros, então não será OBRIGATÓRIO garantir e assegurar dentro do possivel que a equipa de futebol atinja esse objectivo consecutivamente?
- Qual a alternativa a realizar um encaixe financeiro consideravel (venda de património rende por baixo 50 milhões de euros) a utilizar para colmatar incumprimento com a banca desde junho 2005 e re-equilibrar com alguma margem este défice?
- Qual a garantia de que não serão realizados investimentos extra na SAD tão volumosos como o referido, sem quaisquer resultados de ordem desportiva daí decorrentes?
A resposta a esta última pergunta é óbvia e daí resulta a minha mais profunda INDIGNAÇÃO. É que se esse investimento é realizado por admnistrações totalmente incompetentes em termos de gestão desportiva (não me canso de referir, sublinhar isto) como infelizmente tem acontecido sucessivamente, o destino deste projecto é agravar ainda mais o défice de tesouraria da SAD, com resultados desportivos longe dos pretendidos. basta dizer que dos investimentos mais avolumados que calculo estejam incluidos nesse esforço desmedido extra, temos João Alves, Wender, entre outros, que pura e simplesmente nada trouxeram á nossa equipa de futebol. Portanto longe, muito longe de se traduzirem em investimentos resultantes em futuras mais-valias, como são desejavelmente todos a realizar por uma empresa como é a Sporting Futebol SAD.

3 comentários:

Cherbakov disse...

Esta SAD é um flop autentico...há 10 anos que andamos a ouvir falar de "projecto" e "rigor financeiro" e na realidade temos resmas de erros crassos de gestão...

A nivel desportivo então, ao tempo que não existe uma gestão profissional (sim, pq o que é que banqueiros e ex-presidentes de federações de tenis percebem de futebol?) e até parece que o que interessa no Sporting nem é o futebol...que o futebol é secundário....por favor...

Agora vem a desculpa da falta de verbas das competições europeias...até já ouvi o contrário, que a ida à final da UEFA tinha dado mais prejuizo do que dinheiro...e a venda do Enakarhire, não deu um encaixe grande?
Qual a necessidade de contratar João Alves e Wender? Independentemente do seu sucesso desportivo (nulo) não seria mto mais rentável apostar no Edgar Marcelino e no Zezinando, por exemplo?
Recordo-me bem que o João Moutinho fez uma pré-época fabulosa em 2004/2005...voltou aos juniores e só qd o Tinga quis sair...é que o promoveram para ser o motor da equipa na melhor fase da época...não valia mais "arriscar" a ter mais Moutinhos?

Aparentemente o rigor financeiro só valia para deixar o Liedson a ganhar menos do que o Nelson (alguém acordou agora...provavelmente a ganhar mt € em comissões) e agora querem vender os aneis...se calhar os aneis tem que ser vendidos...mas só o deveriam ser após NÓS sócios, escolhermos por quem...pela monarquia instalada ou por alternativas...

Eu sei o que quero...quero uma gestão altamente profissional, com homens de futebol, virada para o futebol, com o aproveitamento máximo da academia...contratar de fora só mesmo claras mais-valias para a equipa...para suplentes temos mta gente a precisar de oportunidades.

Thor disse...

Caro Zeist, sem dúvida que comentários como o teu sempre ajudam a esclarecer mais um pouco apesar de todos tentarmos absorver o máximo de informação acerca da verdadeira situação do Sporting e seus projectos para o futuro. Falando por mim, já conhecia a lógica da venda de FSF e concordo com ela. O meu problema está na confiança (ou falta dela) em que uma direcção por si encabeçada, garanta que nunca viabilizará investimentos extra na SAD. Isto é, contratações acima do possivel, e ainda por cima, sem quaisquer contrapartidas desportivas ou outras. É fundamental, essencial, determinante, uma gestão desportiva competente. E isso não temos tido nestes útlimos anos.

bgvp disse...

Acima de tudo mto importante esta discussão para o Sporting, só realmente é pena não se avançar para eleições, com cada qual com o seu projecto :p pq isto soa a chantagem